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Sobre o curso

Formar profissionais aptos a recepcionar, encaminhar e atender ao cliente no salão e bar de restaurantes, bares e similares, possuindo domínio da etiqueta dos serviços de restaurante.

O que vou aprender?

Recepcionar e atender clientes no salão e bar do restaurante, bares e similares. 108 horas de duração
  • 1.Aspectos conceituais e históricos de turismo, hotelaria e gastronomia. 1.1.Sistema de turismo e cadeia produtiva. 1.2.Atrativos, equipamentos e infraestrutura turística e serviços básicos locais.1.3.A história da gastronomia no mundo e no Brasil. 1.3.1.Gastronomia e identidade cultural.1.3.2.Gastronomia brasileira e o regionalismo. Pratos regionais.1.3.3.A gastronomia como atrativo turístico.1.3.4.Roteiro gastronômicos1.3.5.Tendências e oportunidades no mercado gastronômico.1.3.6.Denominações culinárias e terminologia dos pratos.
  • 2.O técnico em Serviços de Restaurante e Bar: atribuições e perfil profissional2.1.Competências de um técnico em SRB.2.2.Etiqueta social: apresentação pessoal e postura profissional.2.3.Ética profissional e responsabilidade nas relações interpessoais2.4.Comunicação e trabalho em equipe.2.5.Plano de carreira em serviços de alimentação: oportunidades, função e etapas de elaboração. 2.6.Legislação trabalhista: relação de emprego, jornada de trabalho, remuneração e taxas de serviço, compensação de horas, horário noturno, intervalos e repousos, faltas e atrasos, férias.
  • 3.Princípios de qualidade no atendimento aos clientes.3.1.Tipologia e perfis comportamentais dos clientes.3.2.Princípios e regras de expressão - tom de voz, expressões comuns, padrão de linguagem, ruídos da comunicação.3.3.Comunicação oral e escrita no atendimento ao cliente.3.4.Código de defesa do consumidor - principais disposições.3.5.Técnicas de atendimento ao cliente no restaurante, no bar e no caixa.
  • 4.Inglês instrumental.4.1. Vocabulário técnico de inglês aplicado ao setor de alimentos e bebidas: alfabeto, números, cores, alimentos, utensílios, dias da semana, meses, hora, substantivos, aspectos climáticos, lugares públicos.4.2.Expressão e interpretação dos termos básicos necessários à comunicação com o cliente estrangeiro.4.3.Situações do cotidiano no restaurante e no bar: formas de tratamento e saudações. Solicitação de pedidos de pratos e bebidas. Recebimento e fechamento de conta. Situações adversas.
  • 5.Fundamentos de Informática: elaboração de relatórios, planilhas de controle de estoque, entradas e saídas; banco de dados de clientes e fornecedores; mala direta; apresentações em slides dos produtos de restaurante e bar; criação de cardápios e outros documentos utilizados em restaurantes e bares. 5.1.Internet: correio eletrônico, download de arquivos, pesquisa e informação, boas práticas para navegação na internet.
Realizar serviços de mesa no atendimento em restaurante, bares e similares. 108 horas de duração
  • 1.Introdução aos serviços de restaurante: tipos, temáticos, regionais, tradicionais e internacionais.
  • 2.Estrutura Funcional / Operacional - cargos, tarefas, postos e fluxos de trabalho
  • 3.Estrutura Física: layout básico, instalações, mobiliário, equipamentos e utensílios.3.1Mise-en-place do restaurante.3.2Higiene de equipamentos e utensílios.3.3Materiais e Produtos de Limpeza.3.4Boas práticas na manipulação dos alimentos.
  • 4.Técnicas de recepção e atendimento ao cliente: abordagem ao cliente, argumentação, venda sugestiva, finalização do atendimento.
  • 5.Modalidades de serviço: Inglesa direto, Inglesa indireto, Prato pronto, Serviço à americana, Serviço à Francesa, Serviço de travessa na mesa (Table d'Hotel).
  • 6.Cardápio: conceito e formas de apresentação. 6.1.Elaboração do cardápio: focal point, sugestão do chef.
  • 7.Dobradura de guardanapos.
  • 8.Fechamento do serviço do restaurante.
  • 9.Uso de tecnologias da informação relacionadas à atividade (máquina de cartão de crédito, computadores, impressoras, fax, calculadoras, telefones. Registro de Dados e informações importantes.
Realizar os serviços de bar no atendimento em restaurante, bares e similares. 96 horas de duração
  • 1.Tipologia de bar: origem e evolução dos bares. 1.1Estrutura Funcional / Operacional - cargos, tarefas, postos e fluxos de trabalho.1.2Mobiliário, equipamentos e utensílios do bar.1.3Mise-en-place do bar.1.4Copos e taças: tipos e finalidade
  • 2.Bebidas: origem e características.2.1.Bebidas alcóolicas e não alcóolicas.2.2.Classificação geral das bebidas alcoólicas: bebidas fermentadas; bebidas destiladas; bebidas compostas ou por infusão.2.3.Processos de fabricação das bebidas alcoólicas.2.4.Bebidas não alcóolicas: sucos, refrigerantes, leite, chás e café.
  • 3.Coquetelaria3.1Classificação de coquetéis: categoria, modalidade e finalidade.3.2Técnicas de elaboração de coquetéis e suas apresentações.3.3Ficha técnica e rótulos de garrafas: leitura e decodificação.3.4Conservação e armazenamento de produtos: temperatura, validade, embalagem transporte.
  • 4.Introdução a enologia4.1História do vinho. 4.2Tipos de vinho. Métodos de elaboração dos vinhos. 4.3A vinificação de tintos, brancos e rosados e espumantes. 4.4Regiões produtoras de vinhos no mundo e no Brasil. 4.5Mise-en-place do serviço de vinhos.4.6Técnicas de degustação de vinhos.
  • 5.A carta de bar5.1Tipos de carta de bar, estrutura e desenvolvimento da carta5.2Harmonização de bebidas e alimentos
  • 6.Atendimento ao cliente no bar
  • 7.Fechamento do serviço de bar
  • 8.Documentos administrativos: tipos, fluxo e preenchimento
Auxiliar na coordenação da operação de alimentos e bebidas nos setores de bar e restaurantes. 108 horas de duração
  • 1.Gestão dos produtos e serviços em gastronomia - missão, planejamento, viabilidade e mercado, expectativa do negócio, empreendedorismo.
  • 2.Princípios de administração em Alimentos e Bebidas: Conceitos de administração, gestão de organizações, organograma, normas e procedimentos administrativos.
  • 3.Legislação trabalhista aplicada a Alimentos e Bebidas: CLT, Código de defesa do consumidor. Direitos, obrigações e responsabilidades contratuais, relações contratuais e estrutura do sistema fiscal.
  • 4.Atribuições e responsabilidades do setor: cargos e tarefas do restaurante.
  • 5.Gestão de pessoas5.1.Liderança de equipes: potencial para perfil de liderança; modalidades de liderança; relacionamento humano e liderança; transformação de grupos em equipes; análise da demanda por equipe5.2.Recrutamento e seleção: o processo de recrutamento e seleção; o planejamento do processo de seleção por competências; o recrutamento de pessoal - fontes de recrutamento; a entrevista de seleção por competências; o envolvimento dos gestores; a avaliação dos candidatos. 5.3.Capacitação, remuneração e promoção de pessoal.
  • 6.Controles gerenciais: diário, controles mensais, relatórios, planilha de transferência, inventário de materiais, escala.
  • 7.Segurança e manutenção patrimonial. 7.1.Documentação comprobatória de legalidade do estabelecimento. 7.2.Serviços de manutenção e prevenção da estrutura do prédio, dos equipamentos de refrigeração dos departamentos e dos alimentos, e de aquecimento. 7.3.Acessos e mobilidade de rotina e para pessoas especiais. 7.4.Plano de segurança e controle ambiental do patrimônio. 7.5.Controles de serviços e segurança.
  • 8.Operacionalização do sistema de gerenciamento de restaurantes e bares: Acesso ao sistema de gerenciamento. Inclusão de dados. Cancelamento de itens. Alteração de itens. Transferência de itens. Sistemas de gerenciamento de restaurantes mais comuns.
Projeto Integrador 20 horas de duração
Auxiliar no controle e inventário do estoque de bebidas e utensílios de salão e bar. 84 horas de duração
  • 1.O processo de alimentos e bebidas e a administração de materiais: compras, recebimento, estocagem, produção, vendas e contabilização.
  • 2.A gestão de estoque e seus reflexos no lucro, preço de venda e capital de giro.2.1.Documentação do processo de estocagem: ficha de prateleira, ficha de estoque, requisição de mercadoria e inventário periódico.2.2.Recebimento de mercadorias.2.3.Classificação ABC de materiais.2.4.Dimensionamento de estoque: estoque mínimos, estoque máximo e ponto de pedido.
  • 3.O sistema de compras: cadastro de produtos, cadastro de fornecedores, processo de compras, tarefas e responsabilidade do comprados. 3.1.Procedimentos e metodologia de compras, seleção de produtos e insumos. 3.2.Procedimentos e metodologia de compras e seleção de fornecedores.
  • 4.Armazenagem: métodos de armazenagem, especificações básicas e layout do projeto. 4.1.Métodos e processos de conservação. 4.2.Métodos e processos de acompanhamento de validades. 4.3.Análise de giro e estoque. 4.4.Procedimentos e metodologia de reposição de estoque.
  • 5.Planilha eletrônica: Conceitos sobre Planilhas; Relatórios de entrada e saída de produtos, check-list de produtos e insumos, planilha de compras e estoque e outros documentos relacionados aos processos de bares e restaurantes.
Auxiliar no cálculo de orçamentos e custos para o planejamento das despesas nos serviços de restaurante, bares e similares. 60 horas de duração
  • 1.Políticas e procedimentos financeiros aplicáveis a um empreendimento de Alimentos e Bebidas.
  • 2.Gerenciamento de compras e controle contábil de serviços de restaurante e bar.
  • 3.Análise fiscal e gerencial de serviços de restaurante e bar: fluxo de caixa, planos de contas, demonstrativos de receita e balanço. 3.1Custo benefício.3.2Porcentagem.
  • 4.Orçamento: previsão, estrutura e acompanhamento.
  • 5.Custos: conceito, tipos, formas de cálculos, ponto de equilíbrio.
Comercializar produtos oferecidos nos serviços de restaurante, bares e similares. 72 horas de duração
  • 1.O composto do marketing: os quatro Ps.
  • 2.Etapas do processo de vendas: preparação, abordagem, apresentação objeções/argumentação. Fechamento e ações pós-venda.
  • 4.Visão mercadológica e publicidade de produtos de Alimentos e Bebidas. A segmentação de mercado.
  • 5.Promoção de vendas - princípios, política, campanhas publicitárias, atrações; festivais gastronômicos; Comemorações.
  • 6.Contratos e acordos comerciais. Técnicas de negociação, descontos.
  • 7.Pesquisas de opinião: conceitos, tipos e instrumentos de pesquisa, aplicação.
Auxiliar na coordenação dos eventos realizados em restaurante, bares e similares. 72 horas de duração
  • 1.Etiqueta social e profissional: normas e regras. 1.1. Etiqueta à mesa: conceitos, regras de etiqueta e de boas maneiras para o convívio social. 1.2. Etiqueta à mesa por tipos de cardápios, montagens de buffets e ornamentações. Cerimonial e protocolo: tipos e regras.
  • 2. Eventos: Categorias, tipos e cerimonial. 2.1. Infraestrutura necessária ao porte do evento. 2.2. Elaboração de cardápios e serviços específicos, conforme tipo do evento. 2.3. Articulação com os departamentos de restaurante e bar. 2.4. Harmonização de comidas e bebidas.2.5. Tendências do mercado de eventos gastronômicos.
Prática profissional Supervisionada em Serviços de Restaurante e Bar 52 horas de duração
Projeto Integrador 20 horas de duração

Posso fazer este curso?

  • Acesso ao Curso

- Comprovante de escolaridade (Ensino Fundamental Completo)

  • Documento Necessário para Matrícula

- CPF
- RG.

Terei diploma ou certificado?

Sim, este curso possui Certificado de conclusão.