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Técnico em Computação Gráfica

Cursos Técnicos
TI
1000
horas
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Objetivo geral:

Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados. 

 

Objetivos específicos:

  • Promover o desenvolvimento do aluno por meio de ações que articulem e mobilizem conhecimentos, habilidades, valores e atitudes de forma potencialmente criativa e que estimule o aprimoramento contínuo.
  • Estimular nos alunos, por meio de situações de aprendizagens, atitudes empreendedoras, sustentáveis e colaborativas.
  • Articular as competências do perfil profissional com projetos integradores e outras atividades laborais que estimulem a visão crítica e a tomada de decisão para resolução de problemas.
  • Promover uma avaliação processual e formativa com base em indicadores das competências que possibilitem a todos os envolvidos no processo educativo a verificação da aprendizagem.
  • Incentivar a pesquisa como princípio pedagógico e para consolidação do domínio técnico-científico, utilizando recursos didáticos e bibliográficos.

Galeria Multimídia

  • Briefing: objetivos e metas, orçamento e prazos, público alvo, mídias e escopo do projeto visual.
  • Gerenciamento de arquivos: nomeação, salvamento, versionamento e backup.
  • Legislação: direitos da propriedade intelectual, propriedade industrial, direitos autorais e contratos.
  • Canais de cores: alpha, seleções e edições.
  • Configuração de Layout: construção de grids, réguas, linhas guias e sangrias.
  • Design gráfico: conceitos, princípios (proximidade, alinhamento, contraste, repetição e variedade); fundamentos (equilíbrio, tensão, nivelamento e aguçamento, atração e agrupamento, positivo e negativo, enquadramento e hierarquia e composição), linguagem visual (ponto, linha, forma, direção, dimensão, escala, movimento e textura).
  • Edição de imagem: interface do programa, ferramentas e configuração de arquivo, técnicas de seleção, camadas, fusões, máscaras, filtros e objetos inteligentes, restauração de imagem, ferramentas de Seleção.
  • Resolução de imagens: densidade por pixel (LPI, DPI e PPI).
  • Teoria das Cores: aspectos físicos e psicológicos, padrão RGB e CMYK; componentes da cor (tom, matiz e saturação).
  • Tipografia: conceitos e aplicações, edição de textos (estilos de parágrafo, caracteres e aplicação).
  • Camadas: aplicação de máscaras, sobreposição e pranchetas.
  • Cores: aplicações, gradientes, combinações e modos de cor (tons de cinza, RGB e CMYK).
  • Edição de texto: tipografia (conceito, aplicações, estilos de parágrafo, caracteres, vetores, colunas, máscaras, tipologia, tipometria e aplicações de efeitos especiais).
  • Layouts de impressão: preparação, sangrias, marcas de dobras, recortes e peças gráficas (cartão-postal, cartaz e folder).
  • Software de ilustração vetorial: conceitos e aplicações, interface, configuração e importação e exportação de arquivos.
  • Vetores: ponto, linha, planos e eixos, manipulação, associação e relacionamento de planos geométricos simples (fusão, interseção, subtração, sobreposição), conversão de vetor em bitmap, transformação de bitmap em vetor.
  • Composição visual: elemento focal, estrutura e equilíbrio, técnicas de composição - contraste, plano x profundidade, sutileza x ousadia, minimização x exagero, simplicidade x complexidade, regularidade x irregularidade, simetria x assimetria e padrões
  • Design gráfico: processos de criação (tendências de mercado), fundamentos, equilíbrio, tensão, nivelamento e aguçamento, atração e agrupamento, positivo e negativo, enquadramento e hierarquia.
  • Impressão: tecnologias, sistemas e processos, tintas e suportes, fechamento de arquivo (postscript e PDF), publicação (impressa, digital).
  • Áudio: propriedades, duração, timbre, intensidade, altura, sons concretos, sons vocálicos, sons musicais (trilha sonora, música incidental e programática).
  • Briefing: objetivos e metas, orçamento e prazos, público alvo, e escopo do projeto.
  • Câmera: enquadramento (plano geral, plano máster, primeiro plano, plano americano, plano médio, plano conjunto, Close Up, detalhe e panorâmico), movimentos (Travelling, Dolly, Zoom In, Zoom Out, Panorâmico e Tilt).
  • Elementos narrativos: jornada do herói, estrutura de 3 atos, personagem, narrador, tempo, fotografia, iluminação e cenário.
  • Roteiro: storyboard e animatic, sequência de cenas, planos e takes.
  • Vídeo: histórico, sistemas de transmissão (cinema, TV, internet, dispositivos móveis, Streaming).
  • Áudio: captação, operação, formatos.
  • Câmera: configuração (foco, abertura do diafragma, velocidade, sensibilidade), lentes e filtros, operação, posicionamento, movimentação, distância focal (foco analógico e foco digital).
  • Vídeo: captação, operação, formatos e padrões, sistema (PAL, NTSC e Secam, DV, HD e UltraHD).
  • Ambientação: barra de informações de vídeos (GC) e marca d’água.
  • Arquivos: gerenciamento, nomear, salvar, versionamento e backup.
  • Áudio: edição (exclusão de ruídos, tiques e correção de ambiente); trilha e efeito sonoro (conceitos de foley, fundo musical, volume e equalização); transição; padrões (compressão, descompressão de arquivos digitais e frequência).
  • Cor: técnicas, correção, coloração.
  • Exportação de vídeo: configurações de Render, formatos de saída de arquivos de vídeos e áudios.
  • Samples: criação, conceitos de jingle e locução comercial.
  • Software de edição: conceitos, configurações, efeitos.
  • Vídeo: técnicas de edição (decupagem, separação de tomadas, exclusão de cenas inadequadas, exclusão de ruídos, tiques e correção de ambiente); estilo de edição (institucional, documentários, educacional e eventos); ferramentas (criação de sequencias, ferramenta fatiar, organização de footages, ordenamento de camadas de áudio e vídeo, painel de controle de efeitos); montagem dos takes; mixagem de som e imagem; transições e efeitos.
  • 12 Princípios da animação: Comprimir e Esticar, Antecipação, Encenação, Animação pose-a-pose ou direta, Sobreposição e continuidade da Ação, Aceleração e Desaceleração, Movimento em forma de arco, Ação Secundária, Temporização, Apelo).
  • Bitmap e vetorial: padrão de cor, montagem de camadas e formato.
  • Composições: criação, formatos, contagem de frames, organização de camadas, elementos (posição, escala, rotação, visibilidade, preenchimento, formas).
  • Máscaras: criação, recorte, edição, modos de mesclagens e aplicação de efeitos.
  • Produção: Poses, Backups, Workflow, Keyframes, editor gráfico de curvas de animação, scritps, configurações de render.
  • Tipografia: aplicação de efeitos e mesclagem em textos, criação de Lower Third (barra de redes sociais).
  • Arquivos: Dynamic Linc, exportação e fechamento, tipos de mídias, publicação on-line.
  • Câmeras: criação e animação, ambiente 3D e edição de camadas 3D.
  • Créditos: checklist e inserção de elenco.
  • Imagem: recorte, técnicas, aplicação, modos de mesclagens.
  • Software: configuração e operação, efeitos em camadas (iluminação, partículas, efeitos de lentes, efeitos de cores, distorções de camadas), rotoscopia, motion tracker, chroma key.
  • Animação: conceito, história, tipos (tradicional, rotoscopia, 2d, 3d e stopmotion), 12 princípios (comprimir e esticar; antecipação); encenação; animação pose-a-pose ou direta, sobreposição e continuidade da ação; aceleração e desaceleração; movimento em forma de arco; ação secundária; temporização; exagero; desenho volumétrico; apelo).
  • Arquivos: nomeação, edição, salvamento, versionamento e backup.
  • Desenho artístico: fundamentos, perspectiva, estrutura e proporção de objetos e personagens.
  • Elementos narrativos: jornada do herói, estrutura de 3 atos, personagem, narrador, tempo, fotografia, iluminação e cenário.
  • Enquadramento de câmera: grande plano geral, plano aberto, plano de conjunto, plano médio, plano americano, plano próximo, plano detalhe ou close-up), plongê, contra-plongê, zenital (plongê absoluto), contra zenital, frontal, lateral (perfil), traseiro (de nuca), plano ¾ (45°), câmera subjetiva.
  • Roteiro: Storytelling, storyboard e animatic.
  • Escultura digital: interface do software, ferramentas, modificação de malha, níveis de subdivisão de malha, ferramentas de pintura digital, criação de mapas de pintura, exportação de mapas de pintura e composição de mapeamento.
  • Iluminação: técnicas, aplicação, manipulação e tipos (solar, ambiente, hemisférica, de lâmpada, focal).
  • Materiais: configurações (cor, especular, difuso, reflexão, absorção, refração, transparência, translucidez e opacidade), aplicações, criação, edição de materiais e abertura de malha (unwrap UV).
  • Modelagem: importação de imagens (imagens bitmap para referências), técnicas (modelagem orgânica e modelagem inorgânica, polígono a polígono, escultura de forma primitiva), anatomia poligonal (vértices, arestas, faces e polígonos), sólidos primitivos, modificadores poligonais e ferramentas de edição de malha tridimensional.
  • Animação 3D: técnicas de animação, frame line, poses, backups, workflow, keyframes, editor gráfico de curvas de animação.
  • Câmeras: aplicações, configurações e movimentação.
  • Deformadores: tipos e aplicações na modelagem 3D.
  • Rigging e Skinning: conceitos, hierarquia e configurações de joints e bonés e aplicações.
  • Renderização: configurações, motores e passes de render, imagem Still (composição, finalização e formato, animação 3D (composição finalização e formato).
  • Vídeo: mesclagem, aplicação de áudio, correção de cor, coloração, sequência de imagens, configurações de mídias, proporção da tela, aplicação de efeitos e exportação.
  • Anotações técnicas: cotas, textos, linhas de chamada, planilhas e escalas.
  • Arquivos: gerenciamento, nomeação, edição, versionamento e backup
  • Briefing: objetivos e metas, orçamento e prazos, público alvo, e escopo do projeto.
  • Desenho técnico: conceito, normas técnicas ABNT, plantas baixas, vistas ortogonais, cortes, prancha de desenho e carimbo, leitura e interpretação.
  • Impressão: configuração de folha (layout), plotagem (conceito e fechamento do arquivo PDF).
  • Software CAD: criação de objetos, organização de camadas (layers), agrupamento, inserção, criação e edição de blocos, inserção de elementos e referências externas (XREF)
  • Câmeras: edição, configuração, movimentação (passeio virtual).
  • Cena: composição, importação e exportação de objetos 3D.
  • Iluminação: técnicas, aplicação, manipulação e configurações.
  • Importação: desenho 2D (arquivo DWG), imagens de referência para modelagem 3D (arquivo bitmap), configuração de saída e organização de layers.
  • Materiais e texturas: criação, aplicação e configuração.
  • Modelagem 3D: estrutura poligonal (vértices, arestas, faces e polígonos); sólidos primitivos, modelagem inorgânica, Modificadores poligonais (ferramentas de edição de modelagem 3D).
  • Render: conceito, configurações, motores de render (diferenças entre CPU e GPU), formatos e passes de render.
  • Composição de Render: mesclagem de passes de render (alpha channel, color balance, screen, render elements, occlusion, z-depth e canal diffuse)
  • Edição de imagem: Correção de cores, ferramentas (seleção, edição, configuração e mesclagem de camada, aplicação de filtros e efeitos), exportação e formato de arquivo.

Acesso ao Curso
- Cursando, no mínimo, o 2° ano do Ensino Médio
- Idade mínima de 16 anos
Documento Necessário para Matrícula
- Certidão de nascimento ou casamento
- Comprovante de Escolaridade
- CPF
- RG.

Sim, este curso possui certificado de conclusão.