Turma disponível:
Formas de pagamento: Recorrência de Cartão, Cartão de Crédito, Boleto
SENAC HUB ACADEMY

22/08/2022 à 12/02/2024 - Segunda-feira a Sexta-feira (18:45 às 22:00)

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Sobre o curso

Objetivo geral:

Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados. 

 

Objetivos específicos:

  • Promover o desenvolvimento do aluno por meio de ações que articulem e mobilizem conhecimentos, habilidades, valores e atitudes de forma potencialmente criativa e que estimule o aprimoramento contínuo.
  • Estimular nos alunos, por meio de situações de aprendizagens, atitudes empreendedoras, sustentáveis e colaborativas.
  • Articular as competências do perfil profissional com projetos integradores e outras atividades laborais que estimulem a visão crítica e a tomada de decisão para resolução de problemas.
  • Promover uma avaliação processual e formativa com base em indicadores das competências que possibilitem a todos os envolvidos no processo educativo a verificação da aprendizagem.
  • Incentivar a pesquisa como princípio pedagógico e para consolidação do domínio técnico-científico, utilizando recursos didáticos e bibliográficos.

O que vou aprender?

Planejar projeto visual 36 horas de duração
  • Briefing: objetivos e metas, orçamento e prazos, público alvo, mídias e escopo do projeto visual.
  • Gerenciamento de arquivos: nomeação, salvamento, versionamento e backup.
  • Legislação: direitos da propriedade intelectual, propriedade industrial, direitos autorais e contratos.
Manipular imagem bitmap 60 horas de duração
  • Canais de cores: alpha, seleções e edições.
  • Configuração de Layout: construção de grids, réguas, linhas guias e sangrias.
  • Design gráfico: conceitos, princípios (proximidade, alinhamento, contraste, repetição e variedade); fundamentos (equilíbrio, tensão, nivelamento e aguçamento, atração e agrupamento, positivo e negativo, enquadramento e hierarquia e composição), linguagem visual (ponto, linha, forma, direção, dimensão, escala, movimento e textura).
  • Edição de imagem: interface do programa, ferramentas e configuração de arquivo, técnicas de seleção, camadas, fusões, máscaras, filtros e objetos inteligentes, restauração de imagem, ferramentas de Seleção.
  • Resolução de imagens: densidade por pixel (LPI, DPI e PPI).
  • Teoria das Cores: aspectos físicos e psicológicos, padrão RGB e CMYK; componentes da cor (tom, matiz e saturação).
  • Tipografia: conceitos e aplicações, edição de textos (estilos de parágrafo, caracteres e aplicação).
Desenvolver ilustração vetorial 60 horas de duração
  • Camadas: aplicação de máscaras, sobreposição e pranchetas.
  • Cores: aplicações, gradientes, combinações e modos de cor (tons de cinza, RGB e CMYK).
  • Edição de texto: tipografia (conceito, aplicações, estilos de parágrafo, caracteres, vetores, colunas, máscaras, tipologia, tipometria e aplicações de efeitos especiais).
  • Layouts de impressão: preparação, sangrias, marcas de dobras, recortes e peças gráficas (cartão-postal, cartaz e folder).
  • Software de ilustração vetorial: conceitos e aplicações, interface, configuração e importação e exportação de arquivos.
  • Vetores: ponto, linha, planos e eixos, manipulação, associação e relacionamento de planos geométricos simples (fusão, interseção, subtração, sobreposição), conversão de vetor em bitmap, transformação de bitmap em vetor.
Produzir projeto visual 36 horas de duração
  • Composição visual: elemento focal, estrutura e equilíbrio, técnicas de composição - contraste, plano x profundidade, sutileza x ousadia, minimização x exagero, simplicidade x complexidade, regularidade x irregularidade, simetria x assimetria e padrões
  • Design gráfico: processos de criação (tendências de mercado), fundamentos, equilíbrio, tensão, nivelamento e aguçamento, atração e agrupamento, positivo e negativo, enquadramento e hierarquia.
  • Impressão: tecnologias, sistemas e processos, tintas e suportes, fechamento de arquivo (postscript e PDF), publicação (impressa, digital).
Projeto Integrador Assistente de Produção Gráfica 20 horas de duração
Planejar projeto de vídeo digital 48 horas de duração
  • Áudio: propriedades, duração, timbre, intensidade, altura, sons concretos, sons vocálicos, sons musicais (trilha sonora, música incidental e programática).
  • Briefing: objetivos e metas, orçamento e prazos, público alvo, e escopo do projeto.
  • Câmera: enquadramento (plano geral, plano máster, primeiro plano, plano americano, plano médio, plano conjunto, Close Up, detalhe e panorâmico), movimentos (Travelling, Dolly, Zoom In, Zoom Out, Panorâmico e Tilt).
  • Elementos narrativos: jornada do herói, estrutura de 3 atos, personagem, narrador, tempo, fotografia, iluminação e cenário.
  • Roteiro: storyboard e animatic, sequência de cenas, planos e takes.
  • Vídeo: histórico, sistemas de transmissão (cinema, TV, internet, dispositivos móveis, Streaming).
Produzir material para áudio e vídeo digital 36 horas de duração
  • Áudio: captação, operação, formatos.
  • Câmera: configuração (foco, abertura do diafragma, velocidade, sensibilidade), lentes e filtros, operação, posicionamento, movimentação, distância focal (foco analógico e foco digital).
  • Vídeo: captação, operação, formatos e padrões, sistema (PAL, NTSC e Secam, DV, HD e UltraHD).
Editar vídeo e áudio digital 60 horas de duração
  • Ambientação: barra de informações de vídeos (GC) e marca d’água.
  • Arquivos: gerenciamento, nomear, salvar, versionamento e backup.
  • Áudio: edição (exclusão de ruídos, tiques e correção de ambiente); trilha e efeito sonoro (conceitos de foley, fundo musical, volume e equalização); transição; padrões (compressão, descompressão de arquivos digitais e frequência).
  • Cor: técnicas, correção, coloração.
  • Exportação de vídeo: configurações de Render, formatos de saída de arquivos de vídeos e áudios.
  • Samples: criação, conceitos de jingle e locução comercial.
  • Software de edição: conceitos, configurações, efeitos.
  • Vídeo: técnicas de edição (decupagem, separação de tomadas, exclusão de cenas inadequadas, exclusão de ruídos, tiques e correção de ambiente); estilo de edição (institucional, documentários, educacional e eventos); ferramentas (criação de sequencias, ferramenta fatiar, organização de footages, ordenamento de camadas de áudio e vídeo, painel de controle de efeitos); montagem dos takes; mixagem de som e imagem; transições e efeitos.
Animar elemento gráfico 48 horas de duração
  • 12 Princípios da animação: Comprimir e Esticar, Antecipação, Encenação, Animação pose-a-pose ou direta, Sobreposição e continuidade da Ação, Aceleração e Desaceleração, Movimento em forma de arco, Ação Secundária, Temporização, Apelo).
  • Bitmap e vetorial: padrão de cor, montagem de camadas e formato.
  • Composições: criação, formatos, contagem de frames, organização de camadas, elementos (posição, escala, rotação, visibilidade, preenchimento, formas).
  • Máscaras: criação, recorte, edição, modos de mesclagens e aplicação de efeitos.
  • Produção: Poses, Backups, Workflow, Keyframes, editor gráfico de curvas de animação, scritps, configurações de render.
  • Tipografia: aplicação de efeitos e mesclagem em textos, criação de Lower Third (barra de redes sociais).
Produzir efeitos visuais 60 horas de duração
  • Arquivos: Dynamic Linc, exportação e fechamento, tipos de mídias, publicação on-line.
  • Câmeras: criação e animação, ambiente 3D e edição de camadas 3D.
  • Créditos: checklist e inserção de elenco.
  • Imagem: recorte, técnicas, aplicação, modos de mesclagens.
  • Software: configuração e operação, efeitos em camadas (iluminação, partículas, efeitos de lentes, efeitos de cores, distorções de camadas), rotoscopia, motion tracker, chroma key.
Projeto Integrador Editor de Vídeo Digital 20 horas de duração
Planejar animação 60 horas de duração
  • Animação: conceito, história, tipos (tradicional, rotoscopia, 2d, 3d e stopmotion), 12 princípios (comprimir e esticar; antecipação); encenação; animação pose-a-pose ou direta, sobreposição e continuidade da ação; aceleração e desaceleração; movimento em forma de arco; ação secundária; temporização; exagero; desenho volumétrico; apelo).
  • Arquivos: nomeação, edição, salvamento, versionamento e backup.
  • Desenho artístico: fundamentos, perspectiva, estrutura e proporção de objetos e personagens.
  • Elementos narrativos: jornada do herói, estrutura de 3 atos, personagem, narrador, tempo, fotografia, iluminação e cenário.
  • Enquadramento de câmera: grande plano geral, plano aberto, plano de conjunto, plano médio, plano americano, plano próximo, plano detalhe ou close-up), plongê, contra-plongê, zenital (plongê absoluto), contra zenital, frontal, lateral (perfil), traseiro (de nuca), plano ¾ (45°), câmera subjetiva.
  • Roteiro: Storytelling, storyboard e animatic.
Desenvolver modelagem tridimensional 108 horas de duração
  • Escultura digital: interface do software, ferramentas, modificação de malha, níveis de subdivisão de malha, ferramentas de pintura digital, criação de mapas de pintura, exportação de mapas de pintura e composição de mapeamento.
  • Iluminação: técnicas, aplicação, manipulação e tipos (solar, ambiente, hemisférica, de lâmpada, focal).
  • Materiais: configurações (cor, especular, difuso, reflexão, absorção, refração, transparência, translucidez e opacidade), aplicações, criação, edição de materiais e abertura de malha (unwrap UV).
  • Modelagem: importação de imagens (imagens bitmap para referências), técnicas (modelagem orgânica e modelagem inorgânica, polígono a polígono, escultura de forma primitiva), anatomia poligonal (vértices, arestas, faces e polígonos), sólidos primitivos, modificadores poligonais e ferramentas de edição de malha tridimensional.
Animar elemento tridimensional 108 horas de duração
  • Animação 3D: técnicas de animação, frame line, poses, backups, workflow, keyframes, editor gráfico de curvas de animação.
  • Câmeras: aplicações, configurações e movimentação.
  • Deformadores: tipos e aplicações na modelagem 3D.
  • Rigging e Skinning: conceitos, hierarquia e configurações de joints e bonés e aplicações.
Tratar renderização de animação 36 horas de duração
  • Renderização: configurações, motores e passes de render, imagem Still (composição, finalização e formato, animação 3D (composição finalização e formato).
  • Vídeo: mesclagem, aplicação de áudio, correção de cor, coloração, sequência de imagens, configurações de mídias, proporção da tela, aplicação de efeitos e exportação.
Projeto Integrador Assistente de Produção 3 D 20 horas de duração
Desenhar projeto técnico bidimensional. 48 horas de duração
  • Anotações técnicas: cotas, textos, linhas de chamada, planilhas e escalas.
  • Arquivos: gerenciamento, nomeação, edição, versionamento e backup
  • Briefing: objetivos e metas, orçamento e prazos, público alvo, e escopo do projeto.
  • Desenho técnico: conceito, normas técnicas ABNT, plantas baixas, vistas ortogonais, cortes, prancha de desenho e carimbo, leitura e interpretação.
  • Impressão: configuração de folha (layout), plotagem (conceito e fechamento do arquivo PDF).
  • Software CAD: criação de objetos, organização de camadas (layers), agrupamento, inserção, criação e edição de blocos, inserção de elementos e referências externas (XREF)
Desenvolver projeto tridimensional 84 horas de duração
  • Câmeras: edição, configuração, movimentação (passeio virtual).
  • Cena: composição, importação e exportação de objetos 3D.
  • Iluminação: técnicas, aplicação, manipulação e configurações.
  • Importação: desenho 2D (arquivo DWG), imagens de referência para modelagem 3D (arquivo bitmap), configuração de saída e organização de layers.
  • Materiais e texturas: criação, aplicação e configuração.
  • Modelagem 3D: estrutura poligonal (vértices, arestas, faces e polígonos); sólidos primitivos, modelagem inorgânica, Modificadores poligonais (ferramentas de edição de modelagem 3D).
  • Render: conceito, configurações, motores de render (diferenças entre CPU e GPU), formatos e passes de render.
Tratar imagem na maquete eletrônica 36 horas de duração
  • Composição de Render: mesclagem de passes de render (alpha channel, color balance, screen, render elements, occlusion, z-depth e canal diffuse)
  • Edição de imagem: Correção de cores, ferramentas (seleção, edição, configuração e mesclagem de camada, aplicação de filtros e efeitos), exportação e formato de arquivo.
Projeto Integrador Desenhista de maquete eletrônica 16 horas de duração

Posso fazer este curso?

  • Acesso ao Curso

- Cursando, no mínimo, o 2° ano do Ensino Médio
- Idade mínima de 16 anos

  • Documento Necessário para Matrícula

- Comprovante de residência.
- CPF
- RG.

Terei diploma ou certificado?

Sim, este curso possui Certificado de conclusão.

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