Planejar projeto visual |
36 horas de duração |
-
Briefing: objetivos e metas, orçamento e prazos, público alvo, mídias e escopo do projeto visual.
-
Gerenciamento de arquivos: nomeação, salvamento, versionamento e backup.
-
Legislação: direitos da propriedade intelectual, propriedade industrial, direitos autorais e contratos.
|
Manipular imagem bitmap |
60 horas de duração |
-
Canais de cores: alpha, seleções e edições.
-
Configuração de Layout: construção de grids, réguas, linhas guias e sangrias.
-
Design gráfico: conceitos, princípios (proximidade, alinhamento, contraste, repetição e variedade); fundamentos (equilíbrio, tensão, nivelamento e aguçamento, atração e agrupamento, positivo e negativo, enquadramento e
hierarquia e composição), linguagem visual (ponto, linha, forma, direção, dimensão, escala, movimento e textura).
-
Edição de imagem: interface do programa, ferramentas e configuração de arquivo, técnicas de seleção, camadas, fusões, máscaras, filtros e objetos inteligentes, restauração de imagem, ferramentas de Seleção.
-
Resolução de imagens: densidade por pixel (LPI, DPI e PPI).
-
Teoria das Cores: aspectos físicos e psicológicos, padrão RGB e CMYK; componentes da cor (tom, matiz e saturação).
-
Tipografia: conceitos e aplicações, edição de textos (estilos de parágrafo, caracteres e aplicação).
|
Desenvolver ilustração vetorial |
60 horas de duração |
-
Camadas: aplicação de máscaras, sobreposição e pranchetas.
-
Cores: aplicações, gradientes, combinações e modos de cor (tons de cinza, RGB e CMYK).
-
Edição de texto: tipografia (conceito, aplicações, estilos de parágrafo, caracteres, vetores, colunas, máscaras, tipologia, tipometria e aplicações de efeitos especiais).
-
Layouts de impressão: preparação, sangrias, marcas de dobras, recortes e peças gráficas (cartão-postal, cartaz e folder).
-
Software de ilustração vetorial: conceitos e aplicações, interface, configuração e importação e exportação de arquivos.
-
Vetores: ponto, linha, planos e eixos, manipulação, associação e relacionamento de planos geométricos simples (fusão, interseção, subtração, sobreposição), conversão de vetor em bitmap, transformação de bitmap em vetor.
|
Produzir projeto visual |
36 horas de duração |
-
Composição visual: elemento focal, estrutura e equilíbrio, técnicas de composição - contraste, plano x profundidade, sutileza x ousadia, minimização x exagero, simplicidade x complexidade, regularidade x irregularidade, simetria x assimetria e padrões
-
Design gráfico: processos de criação (tendências de mercado), fundamentos, equilíbrio, tensão, nivelamento e aguçamento, atração e agrupamento, positivo e negativo, enquadramento e hierarquia.
-
Impressão: tecnologias, sistemas e processos, tintas e suportes, fechamento de arquivo (postscript e PDF), publicação (impressa, digital).
|
Projeto Integrador Assistente de Produção Gráfica |
20 horas de duração |
|
Planejar projeto de vídeo digital |
48 horas de duração |
-
Áudio: propriedades, duração, timbre, intensidade, altura, sons concretos, sons vocálicos, sons musicais (trilha sonora, música incidental e programática).
-
Briefing: objetivos e metas, orçamento e prazos, público alvo, e escopo do projeto.
-
Câmera: enquadramento (plano geral, plano máster, primeiro plano, plano americano, plano médio, plano conjunto, Close Up, detalhe e panorâmico), movimentos (Travelling, Dolly, Zoom In, Zoom Out, Panorâmico e Tilt).
-
Elementos narrativos: jornada do herói, estrutura de 3 atos, personagem, narrador, tempo, fotografia, iluminação e cenário.
-
Roteiro: storyboard e animatic, sequência de cenas, planos e takes.
-
Vídeo: histórico, sistemas de transmissão (cinema, TV, internet, dispositivos móveis, Streaming).
|
Produzir material para áudio e vídeo digital |
36 horas de duração |
-
Áudio: captação, operação, formatos.
-
Câmera: configuração (foco, abertura do diafragma, velocidade, sensibilidade), lentes e filtros, operação, posicionamento, movimentação, distância focal (foco analógico e foco digital).
-
Vídeo: captação, operação, formatos e padrões, sistema (PAL, NTSC e Secam, DV, HD e UltraHD).
|
Editar vídeo e áudio digital |
60 horas de duração |
-
Ambientação: barra de informações de vídeos (GC) e marca d’água.
-
Arquivos: gerenciamento, nomear, salvar, versionamento e backup.
-
Áudio: edição (exclusão de ruídos, tiques e correção de ambiente); trilha e efeito sonoro (conceitos de foley, fundo musical, volume e equalização); transição; padrões (compressão, descompressão de arquivos digitais e frequência).
-
Cor: técnicas, correção, coloração.
-
Exportação de vídeo: configurações de Render, formatos de saída de arquivos de vídeos e áudios.
-
Samples: criação, conceitos de jingle e locução comercial.
-
Software de edição: conceitos, configurações, efeitos.
-
Vídeo: técnicas de edição (decupagem, separação de tomadas, exclusão de cenas inadequadas, exclusão de ruídos, tiques e correção de ambiente); estilo de edição (institucional, documentários, educacional e eventos); ferramentas (criação de sequencias, ferramenta fatiar, organização de footages, ordenamento de camadas de áudio e vídeo, painel de controle de efeitos); montagem dos takes; mixagem de som e imagem; transições e efeitos.
|
Animar elemento gráfico |
48 horas de duração |
-
12 Princípios da animação: Comprimir e Esticar, Antecipação, Encenação, Animação pose-a-pose ou direta, Sobreposição e continuidade da Ação, Aceleração e Desaceleração, Movimento em forma de arco, Ação Secundária, Temporização, Apelo).
-
Bitmap e vetorial: padrão de cor, montagem de camadas e formato.
-
Composições: criação, formatos, contagem de frames, organização de camadas, elementos (posição, escala, rotação, visibilidade, preenchimento, formas).
-
Máscaras: criação, recorte, edição, modos de mesclagens e aplicação de efeitos.
-
Produção: Poses, Backups, Workflow, Keyframes, editor gráfico de curvas de animação, scritps, configurações de render.
-
Tipografia: aplicação de efeitos e mesclagem em textos, criação de Lower Third (barra de redes sociais).
|
Produzir efeitos visuais |
60 horas de duração |
-
Arquivos: Dynamic Linc, exportação e fechamento, tipos de mídias, publicação on-line.
-
Câmeras: criação e animação, ambiente 3D e edição de camadas 3D.
-
Créditos: checklist e inserção de elenco.
-
Imagem: recorte, técnicas, aplicação, modos de mesclagens.
-
Software: configuração e operação, efeitos em camadas (iluminação, partículas, efeitos de lentes, efeitos de cores, distorções de camadas), rotoscopia, motion tracker, chroma key.
|
Projeto Integrador Editor de Vídeo Digital |
20 horas de duração |
|
Planejar animação |
60 horas de duração |
-
Animação: conceito, história, tipos (tradicional, rotoscopia, 2d, 3d e stopmotion), 12 princípios (comprimir e esticar; antecipação); encenação; animação pose-a-pose ou direta, sobreposição e continuidade da ação; aceleração e desaceleração; movimento em forma de arco; ação secundária; temporização; exagero; desenho volumétrico; apelo).
-
Arquivos: nomeação, edição, salvamento, versionamento e backup.
-
Desenho artístico: fundamentos, perspectiva, estrutura e proporção de objetos e personagens.
-
Elementos narrativos: jornada do herói, estrutura de 3 atos, personagem, narrador, tempo, fotografia, iluminação e cenário.
-
Enquadramento de câmera: grande plano geral, plano aberto, plano de conjunto, plano médio, plano americano, plano próximo, plano detalhe ou close-up), plongê, contra-plongê, zenital (plongê absoluto), contra zenital, frontal, lateral (perfil), traseiro (de nuca), plano ¾ (45°), câmera subjetiva.
-
Roteiro: Storytelling, storyboard e animatic.
|
Desenvolver modelagem tridimensional |
108 horas de duração |
-
Escultura digital: interface do software, ferramentas, modificação de malha, níveis de subdivisão de malha, ferramentas de pintura digital, criação de mapas de pintura, exportação de mapas de pintura e composição de mapeamento.
-
Iluminação: técnicas, aplicação, manipulação e tipos (solar, ambiente, hemisférica, de lâmpada, focal).
-
Materiais: configurações (cor, especular, difuso, reflexão, absorção, refração, transparência, translucidez e opacidade), aplicações, criação, edição de materiais e abertura de malha (unwrap UV).
-
Modelagem: importação de imagens (imagens bitmap para referências), técnicas (modelagem orgânica e modelagem inorgânica, polígono a polígono, escultura de forma primitiva), anatomia poligonal (vértices, arestas, faces e polígonos), sólidos primitivos, modificadores poligonais e ferramentas de edição de malha tridimensional.
|
Animar elemento tridimensional |
108 horas de duração |
-
Animação 3D: técnicas de animação, frame line, poses, backups, workflow, keyframes, editor gráfico de curvas de animação.
-
Câmeras: aplicações, configurações e movimentação.
-
Deformadores: tipos e aplicações na modelagem 3D.
-
Rigging e Skinning: conceitos, hierarquia e configurações de joints e bonés e aplicações.
|
Tratar renderização de animação |
36 horas de duração |
-
Renderização: configurações, motores e passes de render, imagem Still (composição, finalização e formato, animação 3D (composição finalização e formato).
-
Vídeo: mesclagem, aplicação de áudio, correção de cor, coloração, sequência de imagens, configurações de mídias, proporção da tela, aplicação de efeitos e exportação.
|
Projeto Integrador Assistente de Produção 3 D |
20 horas de duração |
|
Desenhar projeto técnico bidimensional. |
48 horas de duração |
-
Anotações técnicas: cotas, textos, linhas de chamada, planilhas e escalas.
-
Arquivos: gerenciamento, nomeação, edição, versionamento e backup
-
Briefing: objetivos e metas, orçamento e prazos, público alvo, e escopo do projeto.
-
Desenho técnico: conceito, normas técnicas ABNT, plantas baixas, vistas ortogonais, cortes, prancha de desenho e carimbo, leitura e interpretação.
-
Impressão: configuração de folha (layout), plotagem (conceito e fechamento do arquivo PDF).
-
Software CAD: criação de objetos, organização de camadas (layers), agrupamento, inserção, criação e edição de blocos, inserção de elementos e referências externas (XREF)
|
Desenvolver projeto tridimensional |
84 horas de duração |
-
Câmeras: edição, configuração, movimentação (passeio virtual).
-
Cena: composição, importação e exportação de objetos 3D.
-
Iluminação: técnicas, aplicação, manipulação e configurações.
-
Importação: desenho 2D (arquivo DWG), imagens de referência para modelagem 3D (arquivo bitmap), configuração de saída e organização de layers.
-
Materiais e texturas: criação, aplicação e configuração.
-
Modelagem 3D: estrutura poligonal (vértices, arestas, faces e polígonos); sólidos primitivos, modelagem inorgânica, Modificadores poligonais (ferramentas de edição de modelagem 3D).
-
Render: conceito, configurações, motores de render (diferenças entre CPU e GPU), formatos e passes de render.
|
Tratar imagem na maquete eletrônica |
36 horas de duração |
-
Composição de Render: mesclagem de passes de render (alpha channel, color balance, screen, render elements, occlusion, z-depth e canal diffuse)
-
Edição de imagem: Correção de cores, ferramentas (seleção, edição, configuração e mesclagem de camada, aplicação de filtros e efeitos), exportação e formato de arquivo.
|
Projeto Integrador Desenhista de maquete eletrônica |
16 horas de duração |
|