O QUE É O DEL ?

A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) lançou em 2012 no município catarinense de Fraiburgo o Programa Desenvolvimento Econômico Local (Programa DEL), atendendo a demanda das associações filiadas e diversas prefeituras catarinenses de promover um programa específico para o desenvolvimento econômico ocal, especialmente para municípios de pequeno e médio porte. Os bons resultados obtidos nos primeiros anos do Programa, chamaram atenção de outras Federações.

Em 2015 foi estabelecida uma parceria entre a Federação das Associações Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul) e a FACISC, que possibilitou a implementação do Programa DEL nos primeiros municípios gaúchos. Entre 2012 e 2022, o Programa DEL atendeu mais de 50 municípios em diversos estados do Brasil, permitindo aos municípios participantes utilizar suas forças endógenaspara promover seu desenvolvimento econômico de forma sustentável.

O QUE É O DEL TURISMO?

Em 2017, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Norte (SENAC RN) aderiu como 3º parceiro ao Programa DEL e adaptou a metodologia às necessidades de muitos municípios potiguares. Foi lançado em 2019 o Programa DEL Turismo, uma solução para municípios que tem o turismo como principal fonte de renda ou pretendem fortalecer esse setor de sua economia.

PRINCÍPIOS

PROTAGONISMO DOS ATORES LOCAIS
Gestão participativa que envolve a sociedade civil , o poder público e o setor produtivo.

SUSTENTABILIDADE
Estratégia que atende as necessidades atuais do município sem comprometer a capacidade 
das gerações vindouras.

DIVERSIFICAÇÃO
Visa a diversificação da matriz ecoômica, promovendo novas oportunidades para as 
pessoas e empresas locais.

PERMANÊNCIA
Assegurar estruturas organizacionais permanentes, permitindo que a política de desenvolvimento seja sólida e contínua, independente de mudanças na gestão do município.

POLÍTICA DE PRODUTO
Levar instrumentos da administração empresarial à gestão pública para criar um diferencial em relação aos outros destinos e agregar valor para os munícipes, empresas e turistas.

EIXOS NORTEADORES

Baseado no modelo do Global Sustainable Tourism Council, a Fundação Holandesa Green Destinations criou uma certificação que aborda o turismo sustentável a partir de sete temas.

 

GESTÃO DO DESTINO

Planejamento adequado e sistema de gerenciamento ambiental do território. 

NATUREZA E PAISAGEM 

Proteção da natureza no seu território e ao seu redor. 

MEIO AMBIENTE E CLIMA 

Conservação da fauna e flora para manutenção do equilíbrio ambiental.

CULTURA E TRADIÇÃO

Preservação do patrimônio cultural dentro e ao redor do destino.

BEM-ESTAR SOCIAL 

Promoção de condições de vida das população e valorização dos turistas. 

GESTÃO E HOSPITALIDADE 

Inserção do tema sustentabilidade em todas as atividades empresariais vinculadas ao turismo. 

RESULTADOS

RESULTADOS ESPERADOS APÓS 1 ANO DE IMPLANTAÇÃO PROGRAMA

Fortalecimento do turismo local
Inovação na gestão pública
Mobilização social
Modelo para o turismo sustentável implementado 
Governança local do turismo

ENTREGAS APÓS 1 ANO DE IMPLANTAÇÃO PROGRAMA

☑ Análise situacional e levantamento do perfil do trade local 

COMTUR estruturado, capacitado e com diretrizes definidas

☑ Câmaras técnicas atuantes

☑ Agente de articulação capacitado 

☑ Mapa estratégico e projetos para o turismo 

☑ Esboço do Plano Municipal de Turismo

☑ Inscrição no concurso Top 100 do Green Destinations

RECONHECIMENTO

PADRÃO DESTINOS VERDES

Preparados pelo Programa DEL Turismo, os destinos potiguares Tibau do Sul (Praia de Pipa) e São Miguel do Gostoso, foram certificados pela Green Destinations em 2020 e 2021 na categoria prata. 

A certificação é válida por dois anos e foi concedida pela primeira vez na América do Sul, o quie garante grande visibilidade para os destinos e atratividade para os turistas responsáveis. 

 

SUSTAINABLE TOP 100 DESTINATIONS

Desde o início do Programa DEL Turismo, um expressivo número de destinos brasileiros foi prestigiado no ranking do TOP 100 - Melhores Histórias de Destinos Responsáveis do mundo. O 
concurso internacional avalia a coerência do modelo de gestão do destino em relação ao tema 
sustentabilidade e valoriza boas práticas nesta área. 

A certificação também é concedida pela Green Destinations, vinculada ao GSTC (Conselho Internacional de Turismo Sustentável), formado por especialistas em turismo sustentável do mundo todo, que certifica destinos turísiticos, pela avaliação na forma como gerenciam e administram seu patrimônio, ambiente, clima e a qualidade de sua oferta turística. 

 

CERTIFICAÇÃO DE EMPRESAS 

Sabemos que só existem destinos sustentáveis onde as atividades empresariais turísticas são 
sustentáveis. Por isso, o DEL Turismo e o Good Travel Program da Green Destinations oferecem a certificação de empreendimentos e eventos turísticos de acordo com normas internacionais para o turismo sustentável. Esse programa de certificação, que se aplica a todos os tipos de empresas e eventos turísticos foi concebido para ser acessível e atrativo à pequenas e médias empresas. 

MAIS INFORMAÇÕES

67 3312-6260 | 67 9 9949-2638