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Assistente Administrativo

Cursos Livres
Gestão
160
horas
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Objetivo geral

Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados.

Objetivos específicos

  • Promover o desenvolvimento do aluno por meio de ações que articulem e mobilizem conhecimentos, habilidades, valores e atitudes de forma potencialmente criativa e que estimulem o aprimoramento contínuo.
  • Estimular nos alunos, por meio de situações de aprendizagem, atitudes empreendedoras, sustentáveis e colaborativas.
  • Articular as competências do perfil profissional com projetos integradores e outras atividades laborais que estimulem a visão crítica e a tomada de decisão para resolução de problemas.
  • Promover uma avaliação processual e formativa com base em indicadores das competências, possibilitando, a todos os envolvidos no processo educativo, a verificação da aprendizagem.
  • Incentivar a pesquisa como princípio pedagógico e para a consolidação do domínio técnico-científico, utilizando recursos didáticos e bibliográficos.

  • Atuação do profissional nas organizações: responsabilidades do profissional nos diferentes tipos de organização, funções administrativas, hierarquia, direitos e deveres da ocupação, progressão funcional.
  • Comunicação oral e escrita e leitura e compreensão de textos.
  • Cultura organizacional: conceitos e elementos.
  • Desenvolvimento de projeto de vida que inclua o processo de orientação profissional.
  • Environmental, Social and Governance (ESG) ou Sustentabilidade Ambiental, Social e Governança: conceitos, importância e práticas sustentáveis e responsáveis.
  • Ética profissional da área administrativa e código de ética organizacional.
  • Ferramentas da qualidade: conceito, características e aplicação de brainstorming; fluxograma; matriz GUT (gravidade, urgência e tendência); planos de ação (5W2H) e Técnica dos 5 Porquês.
  • Fluxo de informações: organização, formalização do processo, ferramentas para automação do levantamento de informações para mapeamento de processos e levantamento de insumos para gerenciamento de processos.
  • Follow-up: conceito, técnica e aplicação.
  • Inclusão digital, letramento digital e ferramentas de produtividade tais como editores de texto, planilhas, apresentações.
  • Informações sobre os impactos das novas tecnologias no mundo do trabalho.
  • Inserção de dados, consultas e emissão de relatórios: ferramentas de edição de texto, apresentações, planilhas eletrônicas, armazenamento e compartilhamento de arquivos e sistemas de informação de gestão (ERP).
  • Legislações aplicáveis à segurança e proteção de dados: regras para coleta, tratamento, armazenamento e compartilhamento de dados pessoais.
  • Levantamento e organização de dados, pesquisas e documentos necessários ao planejamento estratégico.
  • Métodos e técnicas de arquivo e protocolo: classificação de documentos, recebimento, distribuição, tramitação, expedição, temporalidade, tipos de arquivo (físico e eletrônico) e ferramentas para gerenciamento eletrônico de documentos.
  • Noções e competências para economia verde e azul.
  • PDCA (Plan, Do, Check and Act): conceito, características e aplicação.
  • Pesquisa e coleta de dados: tipos de instrumentos e formas de aplicação, fonte (primária, secundária, veracidade e credibilidade das informações), normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas/ABNT (referência e citações), produção autoral, ferramentas para coleta, interpretação e análise de dados.
  • Principais áreas funcionais (Gestão de Pessoas, Logística, Finanças, Marketing e Vendas): forma e importância da atuação do setor na organização, atribuições, processos sob sua responsabilidade, documentos relacionados, ferramentas tecnológicas de comunicação e colaboração.
  • Raciocínio lógico-matemático, noções de interpretação e análise de dados estatísticos.
  • Redação de textos empresariais e oficiais: estrutura textual, coesão e coerência, pronomes de tratamento, abertura e fechamento, regras gramaticais e ortografia aplicáveis.
  • Atendimento ao cliente: conceito, evolução histórica, diversidades identitárias e culturais.
  • Atendimento inclusivo: conceitos, diferentes formas de diversidade (raça, etnia, gênero, orientação sexual, idade, habilidades físicas e mentais e religião), estratégias de adaptação ao cliente e linguagem inclusiva.
  • Comunicação oral e escrita e leitura e compreensão de textos.
  • Customer Relationship Management (CRM) ou Gestão do Relacionamento com o Cliente: registro histórico de clientes, integração das informações, automação de tarefas.
  • Documentos: contrato comercial, solicitação de serviço, roteiros e scripts de atendimento.
  • Informações sobre os impactos das novas tecnologias no mundo do trabalho.
  • Inteligência emocional no ambiente de trabalho: autoconsciência, autorregulação, automotivação, empatia, relações interpessoais.
  • Legislações aplicáveis à segurança e proteção de dados: regras para coleta, tratamento, armazenamento e compartilhamento de dados pessoais.
  • Legislações aplicáveis ao relacionamento com o cliente – Código de Defesa do Consumidor (CDC).
  • Partes Interessadas no negócio (stakeholders): conceito, classificação, relação com a organização, graus de influência, canais de comunicação, engajamento, feedbacks.
  • Processo de comunicação: conceito, elementos e tipos (verbal, não verbal, formal, informal, institucional, mercadológica, vertical, horizontal, diagonal e digital).
  • Técnicas de atendimento e mediação de conflitos.
  • Técnicas de Rapport: conceito e aplicações no atendimento.
  • Tecnologias da informação e comunicação (TICs): redes sociais, dispositivos, plataformas de comunicação, compartilhamento e armazenamento de dados – conceito e aplicabilidade na comunicação organizacional.
  • Tipos de atendimento (presencial, online ou por telefone).

Acesso ao Curso
- CPF e RG
- Ensino Fundamental (6º ao 9º Ano) cursando.
- Idade maior ou igual a 14 anos.

Sim, este curso possui certificado de conclusão.