Comidas dos biomas brasileiros

Cursos Livres
Gastronomia
80
horas
Não há Turmas disponíveis no momento.

O curso de aperfeiçoamento Comidas dos Biomas Brasileiros tem como objetivo desenvolver a competência: utilizar os ingredientes dos biomas brasileiros, nas preparações da gastronomia. É destinado aos profissionais da gastronomia.

  • Biomas brasileiros (amazônico, cerrado, pantanal, caatinga, mata atlântica e pampa): aspectos geográficos, históricos e culturais; ingredientes - origem, classificação, especificações, sazonalidades, características sensoriais e aplicações no uso culinário.
  • Importância de encurtar o caminho do campo à mesa.
  • O papel da cadeia produtiva: do consumidor ao pequeno produtor.
  • Sistema ou rede produtiva da gastronomia: setores econômicos no processo do campo a mesa, aproveitamento integral dos alimentos, movimentos gastronômicos de valorização dos ingredientes e de inclusão social.
  • Uso de Equipamentos de proteção individual e Boas práticas na manipulação de alimentos quanto a higiene pessoal, ambiental, equipamentos, móveis, utensílios de trabalho e insumos (recebimento, armazenamento, pré-preparo, preparo, resfriamento, envase e distribuição). Riscos de contaminação cruzada e descarte de resíduos. Princípios da sustentabilidade na gestão de recursos, produtos e ingredientes.

Acesso ao Curso
- CPF e RG
- Idade mínima de 16 anos

Sim, este curso possui certificado de conclusão.