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Sobre o curso

 O objetivo do curso Técnico em Hospedagem é formar profissionais técnicos para atuarem em hotéis e também capazes de exercerem a hospitalidade em outros prestadores de serviços que queiram implantar os serviços hoteleiros em seus empreendimentos.

Nesse sentido, o curso desperta o espírito empreendedor do aluno e o capacita para atuar, operacionalizar e coordenar os serviços de hospedagem, criar intenção emocional em clientes e colaboradores, proporcionar experiências bem sucedidas, melhoria contínua e sustentabilidade do negócio.

Ainda, o curso Técnico em Hospedagem do SENAC visa formar profissionais diferenciados, com foco no atendimento personalizado e serviços que agreguem valor ao negócio.

Objetivos específicos: - Promover o desenvolvimento do aluno por meio de ações que articulem e mobilizem conhecimentos, habilidades, valores e atitudes de forma potencialmente criativa e que estimule o aprimoramento contínuo; - Estimular, por meio de situações de aprendizagens, atitudes empreendedoras, sustentáveis e colaborativas nos alunos; - Articular as competências do perfil profissional com projetos integradores e outras atividades laborais que estimulem a visão crítica e a tomada de decisão para resolução de problemas; - Promover uma avaliação processual e formativa com base em indicadores das competências, que possibilitem a todos os envolvidos no processo educativo a verificação da aprendizagem; - Incentivar a pesquisa como princípio pedagógico e para consolidação do domínio técnico-científico, utilizando recursos didáticos e bibliográficos.

Galeria Multimídia

O que vou aprender?

Auxiliar no planejamento e organização dos processos em meios de hospedagem. 60 horas de duração
  • Cargos e funções no meio de hospedagem.
  • Cenário, impactos e tendências do turismo e da hotelaria no Brasil, na região e no município.
  • Conceitos da hospitalidade.
  • Conceituação técnica, tipos e classificação dos meios de hospedagem no Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem.
  • Cronologia da hotelaria.
  • Estrutura e organograma dos meios de hospedagem.
  • Legislação aplicada aos meios de hospedagem.
  • Organismos oficiais do turismo e hotelaria.
  • Organização: conceito, tipologia, classificação, natureza jurídica, organograma (estrutura, níveis e áreas funcionais - Recursos Humanos, Logística, Finanças, Marketing e Vendas, Jurídica), características de missão, visão e valores organizacionais.
  • Pesquisa e coleta de dados: tipos de instrumentos e formas de aplicação, fonte (primária, secundária, veracidade e credibilidade das informações), normas para referência e citações de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
  • Procedimentos, normas e rotinas do meio de hospedagem.
  • Processos organizacionais: conceito, interrelação, fluxograma.
  • Tipo e perfil do consumidor de meios de hospedagem.
  • Turismo: Formas e tipologias de turismo, Trade turístico e cadeia produtiva do turismo.
  • Vocabulário técnico de turismo e hospedagem.
Executar atividades de poio administrativo em meios de hospedagem. 72 horas de duração
  • Métodos e técnicas de arquivo e protocolo: classificação de documentos, recebimento, distribuição, tramitação, expedição, temporalidade e tipos de arquivo (físico e eletrônico).
  • Modelo de documentos: administrativos e legais específicos da área de hotelaria.
  • Sistema operacional cliente, editor de textos e planilha eletrônica, apresentação eletrônica, internet e correio eletrônico.
  • Técnicas de redação empresarial e oficial: estrutura textual, coesão e coerência, pronomes de tratamento, abertura e fechamento, regras gramaticais e ortográficas.
Efetuar e controlar os procedimentos de recepção em meios de hospedagem. 72 horas de duração
  • Atendimento ao cliente e relacionamento interpessoal: conceito e tipos de atendimento, tipos de clientes, técnicas de atendimento e abordagem ao cliente; comunicação oral; gestão de conflitos e técnicas de negociação.
  • Clientes e diversidade.
  • Código de Defesa do consumidor: Direitos e deveres do consumidor.
  • Conciergerie: serviços personalizados para atendimento aos hóspedes.
  • Estrutura organizacional do hotel e fluxograma do setor de recepção: cargos e funções (recepcionista, recepcionista/caixa, concierge/Guest relation, supervisor de recepção, supervisor de reservas, atendente de reservas, mensageiro, capitão porteiro entre outros).Layout.
  • Etiqueta: Regras de etiqueta pessoal e profissional em meios de hospedagem.
  • Normas e Procedimentos de hospedagem: Recepção e atendimento de hóspedes e clientes; organização de check in e check out, walk in, no-show; trocas de UHs, overbooking, grupos; Wake up call; conferência de documentação (voucher, fatura e nota fiscal); anotação e transmissão de mensagens (funções e cuidados); Serviços financeiros em recepção (câmbio, recebimento e pagamentos, fechamento de caixa); Controle da recepção (logbook, boletim de ocorrências, borderô de discrepâncias, controles financeiros, auditoria noturna); empréstimo de objetos do hotel, guarda de bagagens, reserva de serviços turísticos ou do meio de hospedagem; Procedimentos de recebimento e registro de encomendas e recados. Procedimentos de controle da recepção; Procedimentos de passagem de turno e repasse de informações; Procedimentos para troca de unidade habitacional; Indicador de desempenho do hotel (taxa de ocupação).
  • Políticas de atendimento ao cliente em meios de hospedagem (presencial, por telefone, atendimento a pessoas com deficiência e idosos).
  • Regras de higiene e postura pessoal em meios de hospedagem.
  • Relatórios e documentos da recepção: tipos e funções.
  • Sistemas informatizados de hotelaria: principais sistemas do mercado e funcionalidades.
  • Telefonia: técnicas de atendimento a clientes internos e externos; código fonético internacional.
  • Tipologias de Unidade Habitacional (UH).
  • Tipos de diárias e pensão: corporativa, agências, operadoras, meia pensão, pensão completa.
Efetuar e controlar reservas em meios de hospedagem. 48 horas de duração
  • Canais de distribuição de reservas on-line: Especificações técnicas e comerciais dos canais de vendas eletrônicos, mensuração e avaliação dos resultados de vendas eletrônicas.
  • Informática: sistema operacional, editor de textos, planilhas eletrônicas, mensagens eletrônicas e segurança na rede, internet, redes sociais, pdf (conversão de documentos), canais eletrônicos.
  • Procedimentos de reservas: verificação de disponibilidade nos sistemas e nos portais on-line, bloqueios de UHs, registro de reservas e documentação, cancelamentos (regras e contratos), Overbooking, Reserva de grupos (tarifas e contratos), hóspedes VIP´s, hóspedes corporativos, hóspede incógnitos e demais perfis.
  • Relatórios específicos em reservas: tipos e funções.
  • Técnicas de negociação e mediação de conflitos.
Executar procedimentos da governança em meios de hospedagem. 72 horas de duração
  • Acessibilidade em governança: apartamentos adaptados, legislações, atendimento ao hóspede com deficiência e idosos.
  • Controles operacionais: compras e orçamentos (produtos de limpeza, materiais, enxovais, produtos de minibar, agenda para virar colchões, uniformes).
  • Enxoval hoteleiro: conceitos; funções; tipos de fibras (diferenças e durabilidade); cálculo de enxoval por UH e controle de circulação, planejamento de compras para reposição, definição de roupa de mesa, cama, banho e uniformes, armazenamento e inventários.
  • Equipamentos, eletrodomésticos e eletrônicos: utilização, conservação e manuais.
  • Estrutura organizacional e fluxograma do setor de governança: governanta, supervisora de andares, camareiras, serviços gerais, porteiros, manutenção, roupeiro, entre outros.
  • Higienização e arrumação dos ambientes e UHs: equipamentos e utensílios, produtos de limpeza, Procedimento Operacional Padrão (POP), móveis e utensílios ambientes; técnicas de arrumação (cama, ammenities, banheiros e minibar) de UHs e áreas comuns.
  • Informática: sistema operacional, editor de textos, planilhas eletrônicas, mensagens eletrônicas e segurança na rede, internet, redes sociais, pdf (conversão de documentos), canais eletrônicos.
  • Lavanderia hoteleira: produtos químicos; identificações de equipamentos e equipes de trabalho; fluxos de transportes de roupas a lavanderia; fluxos do processo de lavagem; características das fibras têxteis aos tipos de lavagem; passadoria e Costureira.
  • Lixo: tipos, origem, tratamento, coleta seletiva e formas de descarte dos resíduos.
  • Manutenção em meios de hospedagem: serviços e profissionais; Tipos (preventiva, preditiva e corretiva) e formas de controle (processos e planilhas).
  • Princípios da legislação trabalhista aplicada à prática profissional da governanta.
  • Princípios de liderança de equipes: estilos de liderança, papel do líder e atribuições.
  • Regras de higiene e postura pessoal; Etiqueta pessoal e profissional; Trajes e apresentação pessoal em governança.
  • Rotinas da governança: rotinas de vistorias diárias; escalas de folgas; reparos; controles de chaves e cartões magnéticos; achados e perdidos; inventários; saídas de UHs; mudanças de UHs, hóspedes VIP, abertura de cama; reclamações; controles de uniformes de funcionários e de roupas de hóspedes.
  • Setor de governança: conceito, atribuições.
  • Tipos de relatórios e documentos da governança.
  • Vocabulário técnico na área de governança.
  • Vocabulário técnico na área de manutenção.
Acompanhar os processos de segurança, saúde do trabalho e de responsabilidade ambiental em meios de hospedagem. 48 horas de duração
  • Acidentes de trabalho: conceitos, classificação e causas de acidentes. Prevenção. Fatores de risco e classificação.
  • CIPA - Organização, funcionamento e legislação.
  • EPIs E EPCs: Tipos e utilização nos setores dos meios de hospedagem.
  • Legislação trabalhista e previdenciária aplicada aos meios de hospedagem.
  • Noções de primeiros socorros: Definição, causas, tipos, sinais, sintomas e condutas nas situações de primeiros socorros - parada cardiorrespiratórias, desmaios, crises convulsivas, vertigens, corpos estranhos no organismo, hemorragias, choque hipovolêmico, traumas, fraturas, luxação, entorse, contusão, queimaduras, ferimentos lacerativos e perfurativos, envenenamento, reações alérgicas, intoxicações, afogamento, choque elétrico, mordida e picadas de animais.
  • Normas regulamentadoras: objetivos e aplicabilidade em meios de hospedagens das NRs (NR5 CIPA, NR6 - EPIS, NR8 - Edificações, NR17 Ergonomia, NR23 Proteção contra incêndio, NR26 Sinalização e Segurança.)
  • Prevenção de combate ao fogo: triângulo do fogo, classes de incêndio, extintores, procedimentos de combate, condutas em caso de sinistro.
  • Procedimentos legais nos acidentes de trabalho.
  • Responsabilidade ambiental: conceito e aplicações em meios de hospedagem.
  • Saúde e segurança no trabalho: conceito, aplicação em meios de hospedagem.
Atender clientes estrangeiros em meios de hospedagem. 108 horas de duração
  • Atendimento ao cliente e relacionamento interpessoal: conceito e tipos de atendimento, tipos de clientes, técnicas de atendimento e abordagem ao cliente; comunicação oral; gestão de conflitos e técnicas de negociação.
  • Clientes e diversidade.
  • Espanhol para bares e restaurantes: cumprimentos e apresentações; vocabulário (bebidas, pratos, tipos de serviços, utensílios, cardápio, cargos); alimentação (realização de um pedido, atendimento, solicitações diversas num bar/restaurante/serviço de quarto).
  • Espanhol para governança: cumprimentos, apresentações, horários, números, setores do hotel; equipamentos e acessórios; enxoval (cama, mesa e banho), roupas de uso pessoal; processo de arrumação e higienização.
  • Espanhol para recepção: cumprimentos e apresentações; vocabulário (direções, tipos de diárias, tipologias de UHs, cargos e funções); hospedagem (realização de check in e check out, atendimento telefônico).
  • Espanhol para reservas: cumprimentos e apresentações; vocabulário (direções, tipos de diárias, tipologias de UHs, cargos e funções); reservas (realização de uma reserva, cancelamento, alteração, formas de pagamento, grupos, atendimento telefônico).
  • Inglês para bares e restaurantes: cumprimentos e apresentações; vocabulário (bebidas, pratos, tipos de serviços, utensílios, cardápio, cargos); alimentação (realização de um pedido, atendimento, solicitações diversas num bar/restaurante/serviço de quarto).
  • Inglês para governança: cumprimentos, apresentações, horários, números, setores do hotel; equipamentos e acessórios; enxoval (cama, mesa e banho), roupas de uso pessoal; processo de arrumação e higienização.
  • Inglês para recepção: cumprimentos e apresentações; vocabulário (direções, tipos de diárias, tipologias de UHs, cargos e funções); hospedagem (realização de check in e check out, atendimento telefônico).
  • Inglês para reservas: cumprimentos e apresentações; vocabulário (direções, tipos de diárias, tipologias de UHs, cargos e funções); reservas (realização de uma reserva, cancelamento, alteração, formas de pagamento, grupos, atendimento telefônico).
  • Língua espanhola básica aplicada aos profissionais de Hotelaria: Produção oral e Compreensão de áudio em espanhol; Alfabeto, números, dias, horas, meses e expressões do tempo no cotidiano da hotelaria; Vocabulário específico na hotelaria.
  • Língua inglesa básica aplicada aos profissionais de Hotelaria: Produção oral e Compreensão de áudio em inglês; Alfabeto, números, dias, horas, meses e expressões do tempo no cotidiano da hotelaria; Vocabulário específico na hotelaria.
Prestar informações turísticas no meio de hospedagem. 48 horas de duração
  • Aspectos históricos, geográficos, socioeconômicos e ambientais aplicados ao turismo local e regional.
  • Comunicação e expressão verbal e não verbal: elementos da comunicação (emissor, receptor, canal, mensagem, ruído), coerência, articulação, vícios de linguagem, gírias, entonação, volume e velocidade da fala, postura corporal, gesticulação e tipos de linguagem.
  • Manifestações culturais locais e regionais: gastronomia, folclore, artesanato, dança, música, festas religiosas, lendas.
  • Patrimônio cultural local e regional: sítios, monumentos e edifícios histórico-culturais.
  • Produtos e serviços turísticos da localidade.
  • Recursos naturais estaduais: parques, reservas, unidades de conservação e sítios de interesse turístico.
Auxiliar no planejamento e organização de eventos em meios de hospedagem. 60 horas de duração
  • Acessibilidade em eventos: formas de verificação e legislação para eventos.
  • Autorizações, alvarás, contratos e licenças: documentos necessários, prazos e requerimentos.
  • Cerimonial e protocolo: principais regras e aplicações.
  • Check-list, cronograma e ordem de serviços para eventos: função, itens, formato e distribuição para as equipes envolvidas.
  • Equipes de trabalho em eventos: cargos e funções, perfil profissional.
  • Eventos: conceitos, caracterização e classificação (categoria, área de interesse, localização, características e tipologia).
  • Legislação para o mercado de eventos: Leis locais, ECAD, Seguro de Responsabilidade Civil, ART, VT, Lei Antifumo, Lei Seca, Lei da Meia Entrada.
  • Linguagem e terminologia técnica aplicada a eventos.
  • Lixo: tipos, origem, tratamento, coleta seletiva e formas de descarte dos resíduos.
  • Noções de operação e manutenção de equipamentos: mesa e caixa de som, microfone, notebook, projetor, iluminação, dentre outros.
  • Orçamento: previsão, pesquisa, negociação, tipos de cálculo, pagamento de fornecedores e equipes de trabalho, tipos de contratos, impostos e taxas.
  • Ordem de serviço: conceito, procedimentos de execução.
  • Pós-evento: ajustes dos espaços; fechamento de despesas e receitas; avaliação e elaboração de relatórios e planilhas finais.
  • Pré evento: objetivos e estratégias, recursos utilizados, seleção de fornecedores pessoais e de apoio,
  • Riscos externos e ambientais na cena do acidente: definição, tipos, avaliação e medidas de controle.
  • Segurança em eventos: categoria de riscos - humanos, técnicos, naturais e biológicos.
  • Situações especiais: roubos e furtos, taxas de direitos autorais, lei do silêncio, serviços de estacionamento, doenças, shows com pirotecnia e efeitos especiais, geradores, sonorização, menores em eventos, desordem pública e violência, gerenciamento de crises.
  • Sustentabilidade em eventos: materiais e resíduos; Água e saneamento; energia; Aquisições e bens de consumo; Compensação de Carbono, Responsabilidade social.
  • Técnicas na elaboração de propostas: público-alvo, expectativas do cliente, orçamentos, elaboração de cronogramas, análise de espaços necessários.
  • Trans-evento: supervisão, controle e integração das diversas áreas do hotel, instalações específicas (mobiliário, equipamentos, utensílios), decoração, controles administrativos (documentação).
Executar atividades de organização e controle de serviços de alimentos e bebidas. 60 horas de duração
  • Acessibilidade em serviços de alimentos e bebidas.
  • Boas práticas: estrutura física, controle da água, controle de pragas, controle da saúde do manipulador, regras para visitantes.
  • Cálculo per capita de alimentos e bebidas.
  • Cardápio/menu e cartas de bebidas: objetivos, tipos, público-alvo, tamanho, redação, cor, letras, papel, divisões e quantidade.
  • Controle de fornecedores e classificação dos produtos alimentícios.
  • Controle de perigos em cozinhas profissionais: definição e qualificação.
  • Controles na produção: pré-preparo, preparo e porcionamento.
  • Estoque de alimentos e bebidas: princípios de gestão e organização.
  • Fundamentos da enologia: a videira, as uvas, as cepas, o solo, o clima; tipos de vinhos; principais produtores de vinhos no mundo, leitura de rótulos e carta de vinhos.
  • Linguagem e terminologia técnica aplicada a área de alimentos e bebidas.
  • Lixo: tipos, origem, tratamento, coleta seletiva e formas de descarte dos resíduos.
  • Mise en place do salão: disposição de mesas e aparadores, layout e utensílios.
  • Mise en-place da mesa: montagem básica e montagem completa.
  • Montagem de café da manhã e coffee breaks.
  • Noções de contaminação alimentar: controle de perigos e ações corretivas.
  • Ordem de serviço: conceito, procedimentos de execução.
  • Procedimentos de higiene: pessoal, equipamentos, utensílios e vestuários.
  • RDC nº 216/04.
  • Recebimento e armazenamento dos alimentos e bebidas.
  • Serviço de bebidas: classificação geral das bebidas - fermentadas, destiladas, quentes, frias, coquetéis, dentre outros.
  • Serviço do vinho: apresentação, temperatura, abertura da garrafa, ordem de serviço à mesa, aeração e decantação.
  • Serviços à mesa: técnicas de serviço intermediário (colocação e retirada de utensílios); ordem de precedência em jantares/almoços: prioridades no atendimento, regras de etiqueta ao servir; utensílios e equipamentos: nomenclatura, vocabulário, pronúncia e utilização.
  • Serviços de alimentos: serviço à francesa, serviço a inglesa direto e indireto, serviço empratado, serviço de travessa sobre a mesa, serviço volante, buffet.
  • Serviços de room service: almoços e jantares.
  • Serviços de room service: café da manhã e datas especiais.
  • Taças e copos: classificação e utilização.
  • Tipos de bebidas: refrigerante e água, sucos, cerveja, long drink, bebidas destiladas servidas em dose, vinho, espumante, champagnes, conhaque, licor e café.
  • Utensílios básicos do serviço de vinhos.
Auxiliar no planejamento e organização de atividades de lazer e recreação em meios de hospedagem. 36 horas de duração
  • Conceitos de: brinquedo, brincadeira, jogos e jogos cooperativos.
  • Formas de contratação (direta ou terceirizada) de agente de recreação.
  • Lazer e qualidade de vida: o lazer em nossos dias; condições de lazer; o tempo de lazer; espaço do lazer; lazer e turismo.
  • Lazer e recreação para diferentes tipos de hotel: urbanos, resorts, fazendas, parques temáticos, entre outros.
  • Planejamento de atividades para crianças, adolescentes, adultos, idosos e pessoas com deficiência.
  • Tipos de equipamentos e materiais: piscina, sauna, sala de jogos, quadra de esportes, barcos, bicicletas, dentre outros.
  • Tipos e características de atividades lúdicas, recreação para espaços internos e externos, jogos recreativos e dinâmicas de grupos.
Auxiliar na governança da hotelaria hospitalar. 60 horas de duração
  • Atendimento humanizado na saúde.
  • Gestão das internações: fluxo dos serviços no gerenciamento de leitos.
  • Gestão de pessoas em serviços de hotelaria hospitalar.
  • Governança nos serviços de saúde: especificidades e interface com demais setores do hospital: Enfermaria, recepção, centro cirúrgico, nutrição.
  • Hierarquia funcional no hospital.
  • Hotelaria hospitalar: conceito e hospitalidade no hospital, hotelaria clássicaxhotelaria hospitalar.
  • Segurança hospitalar: POPs, laudos, protocolos de atendimento com implementação e acompanhamento, limpeza e desinfecção de superfícies, medidas de biossegurança, Controle de infecção, manuseio e controle de resíduos, lavanderia e rouparia.
  • Sistema de saúde: conceito, estrutura, organização.
Prática Profissional Supervisionada - Técnico em Hospedagem. 80 horas de duração
Projeto Integrador Técnico em Hospedagem. 56 horas de duração

Posso fazer este curso?

  • Acesso ao Curso

- CPF e RG
- Ensino Médio concluído, ou cursando o 2º ano do Ensino Médio
- Idade mínima: 18 anos

  • Documento Necessário para Matrícula

- Certidão de nascimento
- Comprovante de residência.

Terei diploma ou certificado?

Sim, este curso possui Certificado de conclusão.