Preparo de bolos e tortas

Cursos Livres
Produção de alimentos
40
horas
Não há Turmas disponíveis no momento.

Fazer bolos e tortas pode ser o caminho escolhido por quem deseja montar o próprio negócio ou gerar uma renda extra[1]. Esse tipo de mercado bastante popular e promissor, principalmente por ser simples de começar, pela acessibilidade do investimento inicial e pelo fato de o empreendedor poder iniciá-lo em sua própria residência.

Ao mesmo tempo, a diversificação e a rentabilidade dos serviços de panificação vêm crescendo. Como a demanda é alta, esse nicho acolhe todos os tipos de produções, do produto mais modesto ao mais sofisticado[2]. Tão importante quanto a estética, há de se considerar o sabor como um fator determinante para a fidelização do cliente. Com este curso de preparo de bolos e tortas, os profissionais da gastronomia poderão ampliar sua capacidade criadora, elaborando bolos e tortas e tendo a qualidade como diferencial do seu empreendimento, justificando, assim, a oferta deste curso.

 

[1] TORREÃO, L. Bolos e tortas são opções para quem deseja empreender. In: Portal Senac Pernambuco. Recife, 7 mar. 2018. Disponível em: http://www.pe.senac.br/bolos-e-tortas-sao-opcoes-para-quem-deseja-empreender/. Acesso em: 12 set. 2018.

[2] ASSAS. Empreendedor: Dicas para seu negócio de tortas e doces artesanais. In: Blog Asaas. [S.l.], 4 jul. 2014. Disponível em: https://www.asaas.com/blog/empreendedor-dicas-para-seu-negocio-de-tortas-e-doces-artesanais/. Acesso em: 12 set. 2018.

 

 

O curso de aperfeiçoamento em preparo de bolos e tortas tem como objetivo desenvolver a seguinte competência: elaborar produções de bolos e tortas.

É destinado a profissionais que atuam no segmento de produções alimentícias ou de gastronomia.

  • Cocção: tempo e temperatura.
  • Decoração: com bicos de confeitar, semi-espatulados e espatulados.
  • Documentos orientadores: ficha técnica de produção, ordem de serviço, entre outros.
  • Estrutura de bolos e tortas: tipos de massas (aerada, cremosa e seca), recheios, coberturas e cremes (inglês, zabaione, confeiteiro, chantilly, fouettée).
  • Legislação e procedimentos: boas práticas para serviço de alimentação quanto a: higiene pessoal e ambiental, equipamentos, móveis, utensílios de trabalho e insumos (recebimento, armazenamento, pré-preparo, preparo, resfriamento, envase, embalamento, distribuição e transporte); riscos de contaminação cruzada (uso de utensílios e equipamentos contaminados), multiplicação de micro-organismos e descarte de resíduos.
  • Mise en place: conceito e aplicabilidade.
  • Técnicas de montagem e finalização de bolos e tortas.

Acesso ao Curso
- Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) completo
- Idade maior ou igual a 16 anos.
Documento Necessário para Matrícula
- CPF
- RG.

Sim, este curso possui certificado de conclusão.