Desenvolver mecânicas de jogos |
84 horas de duração |
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Contexto de jogo: Conceitos e definição a partir de temas, restrições e objetos.
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Experiência do jogador: interaçõesdo jogador e respostas do jogo.
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Jogos analógicos e digitais: conceitos, tipos de jogos (mercado nacional e internacional), documentação de regras e peças de jogos.
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Mecânica de jogos: princípios e características de mecânicas.
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Mercado de Jogos: histórico, tendências e possibilidades de carreira.
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Playtest: princípios, análise de experiência do jogador e critérios de avaliação.
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Princípios de desenvolvimento de jogos: gêneros e subgêneros, mecânicas, roteiro, relação desafio-recompensa, níveis de jogos, estética.
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Prototipagem: definição, elaboração e aplicabilidade.
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Regras de jogo: elaboração, objetivos de jogo, definição de condições de vitória e derrota; documentação de regras e elementos de jogos.
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Storytelling: roteirização e aplicação a jogos.
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Planejar o desenvolvimento de jogo digital |
108 horas de duração |
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Algoritmos: pseudolinguagem, elaboração de passos de algoritmo, criação e uso de variáveis, desvios condicionais, repetições.
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Conceito de jogo: delimitação do gameplay central, identificação de público-alvo e elaboração de documento de pitch.
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Conceitos matemáticos: conjuntos, relações, funções e álgebra booleana.
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Enredo: registro no GDD, storyboard e adaptação à proposta do jogo.
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Estrutura do software do jogo digital.
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Game Design Document: definição, elementos, contexto e aplicabilidade.
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Mundo de jogo: análise, planejamento e conferência dos elementos e interações do mundo virtual.
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Pensamento computacional: decomposição, reconhecimento de padrões, abstração e algoritmos.
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Produção de um jogo: etapas de pré-produção, produção e pós-produção.
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Projeto de desenvolvimento do jogo: definição, avaliação de escopo de projeto, planejamento de custos, etapas e prazos e aplicabilidade.
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Sistemas digitais: funcionamento de hardware e software e tecnologias elegíveis para jogos digitais.
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Teste de mesa: definição e técnicas.
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Manipular Elementos Multimídia |
108 horas de duração |
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Áudio digital: conceitos, formatos e funcionamento; softwares de edição de áudio.
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Características artísticas: conceitos e aplicabilidade, tipos de arte para jogos 2D e 3D.
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Formatos de arquivo e compatibilidade com tecnologias do projeto.
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Imagem Digital 2D: princípios e características; Edição com softwares editores de imagem.
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Imagem Digital 3D: princípios e características; Princípios de modelagem 3D; Edição com softwares de modelagem; Formatos de arquivo e compatibilidade com tecnologias do projeto.
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Integração software-asset: conceitos e planejamento.
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Princípios de animação 2D e 3D: conceitos e técnicas.
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Codificar em Linguagem de programação |
96 horas de duração |
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Ambientes de desenvolvimento: tipos, instalação e configuração.
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Arquitetura de algoritmos: conceitos e aplicabilidades.
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Estrutura de dados: conceitos, tipos e aplicabilidades.
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Linguagem de Programação: sintaxe, palavras reservadas, declarações, desvios, condicionais, laços de repetição, estrutura de dados, sub-rotinas e parâmetros.
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Lógica de programação: conceitos e aplicabilidades.
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Programação estruturada e orientação a objeto: diferenças entre as abordagens, conceitos de orientação a objeto, classes e objetos.
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Programar em Game Engine |
108 horas de duração |
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Câmeras: Conceitos, tipos de câmera e utilização
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Cenas de jogo: Criação, carregamento de cenas, inserção de sprites e objetos de jogo na cena.
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Ciclo de execução de jogo: conceito, frame, movimentação do personagem utilizando tempo.
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Conceitos de física: controle de movimentação utilizando vetores 2D e 3D, colisão, rotação e gravidade dos game objects.
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Controle de versão do projeto de jogo digital: conceito, recursos básicos e aplicabilidade.
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Criação de terrenos: Conceito e utilização.
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Documentação do código: utilização no desenvolvimento do jogo digital.
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Game engine: Conceito, instalação, configuração e interface.
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Inteligência Artificial: conceito e formas de programação; Funcionalidades de Inteligência Artificial do Engine.
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Interação com o jogo: técnicas e tecnologias de entrada de dados no game engine.
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Manutenção de jogos digitais: Correção e aprimoramento no jogo digital; Testes de caixa branca e caixa preta; Validação das alterações; Princípios de qualidade de software.
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Programação Orientada a Objetos: hierarquia, classes abstratas, interfaces e polimorfismo.
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Scripting no engine: características, funções básicas e execução.
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Sistema de HUD: manipulação de interface de usuário; Exposição de dados do mundo de jogo ao jogador com recursos do game engine.
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Tilemap: Conceitos e utilização.
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Projeto Integrador Desenvolvedor de Games |
25 horas de duração |
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Integrar os elementos multimídia do jogo digital |
108 horas de duração |
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Animação em engine: criação, manipulação, configuração e controle via código.
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Áudio em engine: manipulação, configuração, componentes do engine para áudio e controle via código; Padrão Singleton e melhores práticas no gerenciamento de áudio.
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Controle de versão do projeto de jogo digital: Recursos de Nuvem, integração com engine e configuração de repositório.
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Importação de Assets: formatos, compatibilidade; funcionalidades de importação do engine, reconfiguração de modelos e sprites.
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Manipulação de mapas de imagens: configurações de spriteshetse de tilemaps.
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Materiais e texturas: conceitos, configuração e aplicação.
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Programação Orientada a Objetos: estruturas de dados e tipos genéricos
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Repositórios online de artes: obtenção de assets, importação e utilização.
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Sistema de partículas: Conceito e utilização.
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Validação da Integração: procedimentos e técnicas de testes
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Programar Jogos Digitais para PC |
96 horas de duração |
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Controle de versão em programação de jogos digitais: segurança da informação, compartilhamento de projetos com equipe de trabalho e resolução de conflitos.
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Defeitos e falhas em programas de computador: Documentação do processo de desenvolvimento.
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Entrada de dados na programação de interações do usuário: teclado, mouse e joystick.
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Gameplay do jogo: programação de mecânicas, jogabilidade e usabilidade a partir da tecnologia aplicável a PC.
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Interface de usuário: manipulação de elementos de HUDem PC, resoluções de tela e programação de lógica de elementos de HUD.
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Manipulação de assets: aspectos próprios da tecnologia de PC, qualidade e resolução da arte, iluminação, montagem de cenas e personagens de acordo com GDD.
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Programação de jogos digitais para PC: prototipação, técnicas de programação, integração de recursos técnicos e elementos de mecânica.
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Programação orientada aos objetos: tratamento de erros e exceções, manipulação de eventos, ferramentas avançadas de linguagem; Padrões de projeto clássicos.
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Programar Jogos Digitais para Mobile |
96 horas de duração |
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Aparelhos móveis: conceitos, características técnicas e sistemas operacionais.
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Application Programming Interface (APIs) para plataformas móveis: serviços de nuvem, configuração e integração com jogos digitais; implementação de pontuação e ranking.
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Assets para mobile: otimização de recursos e adaptação de assets.
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Controle de versão em programação de jogos digitais: branches e operações de merge.
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Entradas de dados em plataformas móveis: conceitos de sistema de toque, de sistemas de movimento e de teclados virtuais.
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Interface de usuário: manipulação de elementos de HUD em telas mobile, resolução de tela, ajustes e programação de lógica de elementos de HUD.
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Monetização em jogos mobile: conceitos e aplicações.
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Programação de jogos digitais para mobile: prototipação, implementação de recursos técnicos e de elementos de mecânica.
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Programação Orientada a Objeto: aplicação de interface, injeção de dependência e padrões de projeto para jogos.
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Qualidade de software: registro de teste, bugtrackers e correções de defeitos.
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Recursos de engine para entradas de dados: funções, usabilidade e interação do jogador com o mundo de jogo.
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Recursos nativos de plataformas móveis: acesso a partir de engine; funcionamento e criação de plug-ins.
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Programar Jogos Digitais Multiplayer |
108 horas de duração |
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Banco de dados: conceitos, modelagem, implementação e aplicação para jogos multiplayer.
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Chamadas de procedimento remoto (RPC): princípios e utilização.
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Controle de versão em programação de jogos digitais: manipulação de versões, tags e releases.
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Frameworks de terceiros para desenvolvimento de jogos digitais multiplayer: instalação, configuração e funcionamento.
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Lag em jogos multiplayer: definição, causas e técnicas de resolução.
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Multiplayer local: conceito, prototipação e mecânicas de jogos; Aplicação de entradas de dados.
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Princípios da arquitetura cliente-servidor: instalação, configuração e funcionamento, Sincronização entre os clientes e o servidor.
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Princípios de desenvolvimento de jogos multiplayer: sockets, threads, controle e sincronização de jogo e controle de latência.
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Princípios de redes de computadores: topologia, endereçamento, protocolos, redes de alto desempenho.
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Sincronização de jogadores em rede: Princípios e implementação.
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Testes automatizados: conceito, aplicação e qualidade de software.
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Realizar publicação de jogos digitais |
48 horas de duração |
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Bibliotecas para publicação: implementação de funcionalidades necessárias para a loja virtual e inclusão de recursos adicionais ao jogo.
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Direitos Autorais: Definição, redação de requisitos e aplicabilidade.
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Disponibilização de jogos físicos: conceitos e estratégias.
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Manutenção de software: definições, processos e ferramentas.
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Plataformas de venda: conceitos, tipos, políticas e utilização; plataformas de venda para PC, mobile e plataformas web; plataformas livres.
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Publicação de jogo: preparação de ambiente e estratégias de disponibilização do jogo.
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Publicação para Console: conceitos e planejamento.
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Vendas: Estratégias, formas de divulgação e rentabilização.
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Projeto Integrador Técnico em Programação de Jogos Digitais |
15 horas de duração |
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