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Técnico em Programação de Jogos Digitais

Cursos Técnicos
Games
1000
horas
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Objetivo geral:

Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados. 

 

Objetivos específicos:

  • Promover o desenvolvimento do aluno por meio de ações que articulem e mobilizem conhecimentos, habilidades, valores e atitudes de forma potencialmente criativa e que estimule o aprimoramento contínuo;
  • Estimular, por meio de situações de aprendizagem, atitudes empreendedoras, sustentáveis e colaborativas nos alunos;
  • Articular as competências do perfil profissional com projetos integradores e outras atividades laborais que estimulem a visão crítica e a tomada de decisão para resolução de problemas;
  • Promover uma avaliação processual e formativa com base em indicadores das competências, que possibilitem a todos os envolvidos no processo educativo a verificação da aprendizagem;
  • Incentivar a pesquisa como princípio pedagógico e para consolidação do domínio técnico-científico, utilizando recursos didáticos e bibliográficos.

Galeria Multimídia

  • Contexto de jogo: Conceitos e definição a partir de temas, restrições e objetos.
  • Experiência do jogador: interaçõesdo jogador e respostas do jogo.
  • Jogos analógicos e digitais: conceitos, tipos de jogos (mercado nacional e internacional), documentação de regras e peças de jogos.
  • Mecânica de jogos: princípios e características de mecânicas.
  • Mercado de Jogos: histórico, tendências e possibilidades de carreira.
  • Playtest: princípios, análise de experiência do jogador e critérios de avaliação.
  • Princípios de desenvolvimento de jogos: gêneros e subgêneros, mecânicas, roteiro, relação desafio-recompensa, níveis de jogos, estética.
  • Prototipagem: definição, elaboração e aplicabilidade.
  • Regras de jogo: elaboração, objetivos de jogo, definição de condições de vitória e derrota; documentação de regras e elementos de jogos.
  • Storytelling: roteirização e aplicação a jogos.
  • Algoritmos: pseudolinguagem, elaboração de passos de algoritmo, criação e uso de variáveis, desvios condicionais, repetições.
  • Conceito de jogo: delimitação do gameplay central, identificação de público-alvo e elaboração de documento de pitch.
  • Conceitos matemáticos: conjuntos, relações, funções e álgebra booleana.
  • Enredo: registro no GDD, storyboard e adaptação à proposta do jogo.
  • Estrutura do software do jogo digital.
  • Game Design Document: definição, elementos, contexto e aplicabilidade.
  • Mundo de jogo: análise, planejamento e conferência dos elementos e interações do mundo virtual.
  • Pensamento computacional: decomposição, reconhecimento de padrões, abstração e algoritmos.
  • Produção de um jogo: etapas de pré-produção, produção e pós-produção.
  • Projeto de desenvolvimento do jogo: definição, avaliação de escopo de projeto, planejamento de custos, etapas e prazos e aplicabilidade.
  • Sistemas digitais: funcionamento de hardware e software e tecnologias elegíveis para jogos digitais.
  • Teste de mesa: definição e técnicas.
  • Áudio digital: conceitos, formatos e funcionamento; softwares de edição de áudio.
  • Características artísticas: conceitos e aplicabilidade, tipos de arte para jogos 2D e 3D.
  • Formatos de arquivo e compatibilidade com tecnologias do projeto.
  • Imagem Digital 2D: princípios e características; Edição com softwares editores de imagem.
  • Imagem Digital 3D: princípios e características; Princípios de modelagem 3D; Edição com softwares de modelagem; Formatos de arquivo e compatibilidade com tecnologias do projeto.
  • Integração software-asset: conceitos e planejamento.
  • Princípios de animação 2D e 3D: conceitos e técnicas.
  • Ambientes de desenvolvimento: tipos, instalação e configuração.
  • Arquitetura de algoritmos: conceitos e aplicabilidades.
  • Estrutura de dados: conceitos, tipos e aplicabilidades.
  • Linguagem de Programação: sintaxe, palavras reservadas, declarações, desvios, condicionais, laços de repetição, estrutura de dados, sub-rotinas e parâmetros.
  • Lógica de programação: conceitos e aplicabilidades.
  • Programação estruturada e orientação a objeto: diferenças entre as abordagens, conceitos de orientação a objeto, classes e objetos.
  • Câmeras: Conceitos, tipos de câmera e utilização
  • Cenas de jogo: Criação, carregamento de cenas, inserção de sprites e objetos de jogo na cena.
  • Ciclo de execução de jogo: conceito, frame, movimentação do personagem utilizando tempo.
  • Conceitos de física: controle de movimentação utilizando vetores 2D e 3D, colisão, rotação e gravidade dos game objects.
  • Controle de versão do projeto de jogo digital: conceito, recursos básicos e aplicabilidade.
  • Criação de terrenos: Conceito e utilização.
  • Documentação do código: utilização no desenvolvimento do jogo digital.
  • Game engine: Conceito, instalação, configuração e interface.
  • Inteligência Artificial: conceito e formas de programação; Funcionalidades de Inteligência Artificial do Engine.
  • Interação com o jogo: técnicas e tecnologias de entrada de dados no game engine.
  • Manutenção de jogos digitais: Correção e aprimoramento no jogo digital; Testes de caixa branca e caixa preta; Validação das alterações; Princípios de qualidade de software.
  • Programação Orientada a Objetos: hierarquia, classes abstratas, interfaces e polimorfismo.
  • Scripting no engine: características, funções básicas e execução.
  • Sistema de HUD: manipulação de interface de usuário; Exposição de dados do mundo de jogo ao jogador com recursos do game engine.
  • Tilemap: Conceitos e utilização.
  • Animação em engine: criação, manipulação, configuração e controle via código.
  • Áudio em engine: manipulação, configuração, componentes do engine para áudio e controle via código; Padrão Singleton e melhores práticas no gerenciamento de áudio.
  • Controle de versão do projeto de jogo digital: Recursos de Nuvem, integração com engine e configuração de repositório.
  • Importação de Assets: formatos, compatibilidade; funcionalidades de importação do engine, reconfiguração de modelos e sprites.
  • Manipulação de mapas de imagens: configurações de spriteshetse de tilemaps.
  • Materiais e texturas: conceitos, configuração e aplicação.
  • Programação Orientada a Objetos: estruturas de dados e tipos genéricos
  • Repositórios online de artes: obtenção de assets, importação e utilização.
  • Sistema de partículas: Conceito e utilização.
  • Validação da Integração: procedimentos e técnicas de testes
  • Controle de versão em programação de jogos digitais: segurança da informação, compartilhamento de projetos com equipe de trabalho e resolução de conflitos.
  • Defeitos e falhas em programas de computador: Documentação do processo de desenvolvimento.
  • Entrada de dados na programação de interações do usuário: teclado, mouse e joystick.
  • Gameplay do jogo: programação de mecânicas, jogabilidade e usabilidade a partir da tecnologia aplicável a PC.
  • Interface de usuário: manipulação de elementos de HUDem PC, resoluções de tela e programação de lógica de elementos de HUD.
  • Manipulação de assets: aspectos próprios da tecnologia de PC, qualidade e resolução da arte, iluminação, montagem de cenas e personagens de acordo com GDD.
  • Programação de jogos digitais para PC: prototipação, técnicas de programação, integração de recursos técnicos e elementos de mecânica.
  • Programação orientada aos objetos: tratamento de erros e exceções, manipulação de eventos, ferramentas avançadas de linguagem; Padrões de projeto clássicos.
  • Aparelhos móveis: conceitos, características técnicas e sistemas operacionais.
  • Application Programming Interface (APIs) para plataformas móveis: serviços de nuvem, configuração e integração com jogos digitais; implementação de pontuação e ranking.
  • Assets para mobile: otimização de recursos e adaptação de assets.
  • Controle de versão em programação de jogos digitais: branches e operações de merge.
  • Entradas de dados em plataformas móveis: conceitos de sistema de toque, de sistemas de movimento e de teclados virtuais.
  • Interface de usuário: manipulação de elementos de HUD em telas mobile, resolução de tela, ajustes e programação de lógica de elementos de HUD.
  • Monetização em jogos mobile: conceitos e aplicações.
  • Programação de jogos digitais para mobile: prototipação, implementação de recursos técnicos e de elementos de mecânica.
  • Programação Orientada a Objeto: aplicação de interface, injeção de dependência e padrões de projeto para jogos.
  • Qualidade de software: registro de teste, bugtrackers e correções de defeitos.
  • Recursos de engine para entradas de dados: funções, usabilidade e interação do jogador com o mundo de jogo.
  • Recursos nativos de plataformas móveis: acesso a partir de engine; funcionamento e criação de plug-ins.
  • Banco de dados: conceitos, modelagem, implementação e aplicação para jogos multiplayer.
  • Chamadas de procedimento remoto (RPC): princípios e utilização.
  • Controle de versão em programação de jogos digitais: manipulação de versões, tags e releases.
  • Frameworks de terceiros para desenvolvimento de jogos digitais multiplayer: instalação, configuração e funcionamento.
  • Lag em jogos multiplayer: definição, causas e técnicas de resolução.
  • Multiplayer local: conceito, prototipação e mecânicas de jogos; Aplicação de entradas de dados.
  • Princípios da arquitetura cliente-servidor: instalação, configuração e funcionamento, Sincronização entre os clientes e o servidor.
  • Princípios de desenvolvimento de jogos multiplayer: sockets, threads, controle e sincronização de jogo e controle de latência.
  • Princípios de redes de computadores: topologia, endereçamento, protocolos, redes de alto desempenho.
  • Sincronização de jogadores em rede: Princípios e implementação.
  • Testes automatizados: conceito, aplicação e qualidade de software.
  • Bibliotecas para publicação: implementação de funcionalidades necessárias para a loja virtual e inclusão de recursos adicionais ao jogo.
  • Direitos Autorais: Definição, redação de requisitos e aplicabilidade.
  • Disponibilização de jogos físicos: conceitos e estratégias.
  • Manutenção de software: definições, processos e ferramentas.
  • Plataformas de venda: conceitos, tipos, políticas e utilização; plataformas de venda para PC, mobile e plataformas web; plataformas livres.
  • Publicação de jogo: preparação de ambiente e estratégias de disponibilização do jogo.
  • Publicação para Console: conceitos e planejamento.
  • Vendas: Estratégias, formas de divulgação e rentabilização.

Acesso ao Curso
- Comprovante de escolaridade
- Cursando, no mínimo, o 2° ano do Ensino Médio
- Idade mínima de 16 anos
Documento Necessário para Matrícula
- Certidão de nascimento ou casamento
- CPF
- RG.

Sim, este curso possui certificado de conclusão.