Preparo de compotas e doces cristalizados

Cursos Livres
Produção de alimentos
40
horas
Não há Turmas disponíveis no momento.

Atualmente, o Brasil é um dos maiores produtores mundiais de frutas, o que demonstra a relevância e a quantidade disponível em nosso país. Buscando um aproveitamento integral dos alimentos, uma alternativa viável é a produção de geleias, compotas, caldas e doces cristalizados, que, além de contribuir para o consumo consciente, é um nicho de mercado em constante crescimento[1].

Sendo assim, percebe-se que o mercado está sempre buscando profissionais que possam não apenas fazer preparações saborosas, mas também utilizar integralmente os alimentos de acordo com a legislação vigente. Dessa forma, este curso se justifica.

O curso de aperfeiçoamento em Preparo de compotas e doces cristalizados tem como objetivo desenvolver a competência: produzir compotas e doces cristalizados.

É destinado a profissionais ou alunos de gastronomia que desejam atuar em cozinhas para executar doces cristalizados e compotas.

 

[1] FRAGOSO, A. de O. et al. O Brasil em compotas: um estudo sobre a utilização de alimentos regionais em compotas. Contextos da AlimentaçãoRevista de Comportamento, Cultura e Sociedade, São Paulo, v. 5, n. 2, p. 63-70, jul. 2017. Disponível em: http://www3.sp.senac.br/hotsites/blogs/revistacontextos/wp-content/uploads/2017/07/5.pdf. Acesso em: 19 out. 2018.

  • Aproveitamento integral de alimentos: conceito e aplicabilidade.
  • Envase: resfriamento, fechamento e tratamento térmico.
  • Etiquetagem: informações obrigatórias nos rótulos de alimentos.
  • Pré-preparo dos frutos: descasque, corte e obtenção da polpa.
  • Técnicas de cocção para produções de compotas, caldas, geleias e doces cristalizados.
  • Técnicas de comercialização: definição, etapas da venda (pré-venda, venda e pós-venda) e técnicas de atendimento ao cliente.
  • Técnicas de finalização e apresentação das produções de compotas e doces cristalizados.
  • Tipos, características sensoriais e utilização dos principais insumos para a produção de compotas e doces cristalizados: açúcares, frutas frescas e especiarias.
  • Uso de Equipamentos de Proteção Individual e boas práticas para serviços de alimentação quanto a: higiene pessoal e ambiental, equipamentos, móveis, utensílios de trabalho e insumos (recebimento, armazenamento, pré-preparo, preparo, resfriamento, envase e distribuição); riscos de contaminação cruzada e descarte de resíduos.

Acesso ao Curso
- Idade maior ou igual a 16 anos.
Documento Necessário para Matrícula
- CPF
- RG.

Sim, este curso possui certificado de conclusão.