Sommelier: cervejas

Cursos Livres
Gastronomia
108
horas
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O curso de Sommelier: cervejas tem como objetivo desenvolver as seguintes competências:

  • Realizar serviços de cervejas;
  • Elaborar e administrar cartas de cervejas.

É destinado a alunos e profissionais que atuam na área de Alimentos e Bebidas, como também de Turismo e Hospitalidade.  

  • Análise sensorial de bebidas: visual, olfativo e gustativo.
  • Armazenamento da cerveja: legislação e influência da madeira na maturação (descanso) da cerveja.
  • Atendimento ao cliente - técnicas, tipos e perfis de clientes: características, desejos e necessidades.
  • Boas práticas da manipulação nos serviços de alimentação quanto a higiene pessoal, ambiental, equipamentos, móveis, utensílios de trabalho e insumos (recebimento, armazenamento e distribuição).
  • Características de rótulos e contrarrótulos
  • Contexto do profissional da cerveja: história da profissão sommelier, itinerário formativo, legislação da ocupação e perspectiva profissional.
  • Escolas cervejeiras (Belga, Alemã, Inglesa e Americana) e estilos do novo mundo.
  • Ficha de degustação: procedimentos de degustação, terminologia técnica da análise sensorial de cervejas e resgate da memória sensorial.
  • Gostos básicos e sensações gustativas: doçura, salgado, acidez, amargor, calor por ação do álcool e adstringência.
  • Harmonização de alimentos com cervejas.
  • História da Cerveja: evolução histórica; escolas, famílias e estilos; manifestações socioculturais relacionadas; geografia da cerveja e demais destilados.
  • Indicações geográficas de cerveja: origem e legislação.
  • Mercado da cerveja no Brasil e no mundo: segmentação, produção e consumo.
  • Multiplicação de micro-organismos e descarte de resíduos.
  • Off flavors: características e principais defeitos sensoriais.
  • Principais famílias de aromas relacionadas à cerveja.
  • Processo produtivo de cerveja: insumos, métodos, etapas, tipos de fermentação e legislação da produção de cerveja.
  • Taças e copos: influência do tipo e formato nos atributos sensoriais da cerveja.
  • Técnicas de serviços de cerveja: apresentação, abertura, temperatura, uso de acessórios, normas de etiqueta.
  • Tipologia de empreendimentos gastronômicos.
  • Tipos de cervejas: lagers, ales e lambics.
  • Vendas: etapas, técnicas e princípios da comunicação.
  • Brigada de serviço: orientações sobre a carta de cervejas
  • Cartas de cervejas: definição, tipos, formatos, apresentação e redação
  • Cerveja como negócio: visão mercadológica – produção e comercialização da cerveja
  • Fornecedores: canais de compras, portfólios, custo, transporte, tempo de entrega e estoque
  • Plano de atualização por periodicidade: estação, semestralidade e demanda
  • Precificação: custo básico, impostos e taxas, aplicação de Mark Up, margem de lucro e análise de ambiente externo (ameaças e oportunidades)
  • Princípios de marketing aplicado a cervejas
  • Princípios de planejamento e administração de estoques: compras, custos e preços, dimensionamento, conceito, organização, controle, armazenagem, sistemas de gestão, legislação, iluminação, temperatura e tamanho

Acesso ao Curso
- Ensino Fundamental Completo
- Idade mínima: 18 anos
Documento Necessário para Matrícula
- CPF
- RG.

Sim, este curso possui certificado de conclusão.