Sommelier: vinhos

Cursos Livres
Gastronomia
144
horas
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O curso de Sommelier: vinhos tem como objetivo desenvolver as seguintes competências:

  • Realizar serviços de vinhos;
  • Elaborar e administrar cartas de vinhos.

É destinado a alunos e profissionais que atuam na área de Alimentos e Bebidas, como também de Turismo e Hospitalidade.  

  • Ampelografia: apresentação das principais uvas.
  • Análise sensorial de bebidas: definição e principais técnicas.
  • Aspectos históricos do vinho no Brasil e no Mundo.
  • Atendimento ao cliente - técnicas, tipos e perfis de clientes: características, desejos e necessidades.
  • Boas práticas da manipulação nos serviços de alimentação quanto a higiene pessoal, ambiental, equipamentos, móveis, utensílios de trabalho e insumos (recebimento, armazenamento e distribuição).
  • Características de rótulos e contrarrótulos.
  • Contexto do profissional do vinho: história da profissão sommelier, itinerário formativo, legislação da ocupação e perspectiva profissional.
  • Enografia: apresentação de países do velho e do novo mundo.
  • Ficha de degustação: procedimentos de degustação, terminologia técnica da análise sensorial de vinhos e resgate da memória sensorial.
  • Gostos básicos e sensações gustativas: doçura, salgado, acidez, amargor, calor por ação do álcool, adstringência/tanicidade.
  • Harmonização de alimentos com vinhos.
  • Manifestações sociais e culturais relacionadas ao vinho: músicas, pinturas, esculturas, poesias, festas populares, entre outras.
  • Mercado do vinho no Brasil e no mundo: produção e consumo.
  • Multiplicação de micro-organismos e descarte de resíduos.
  • Principais bebidas derivadas da uva e do vinho.
  • Principais famílias de aromas relacionadas ao vinho: primário, secundário e terciário.
  • Principais indicações geográficas de vinhos: origem e legislação.
  • Taça: influência do tipo e formato nos atributos sensoriais do vinho.
  • Técnicas de serviço: apresentação, abertura, temperatura, uso de acessórios, normas de etiqueta, ordem de serviço dos vinhos.
  • Terroir: conceito, características geográficas, questões culturais e impactos na viticultura, vinificação e características dos vinhos.
  • Tipologia de empreendimentos gastronômicos.
  • Tipos de vinhos: espumantes, tranquilos e fortificados.
  • Uso de vinhos em coquetéis.
  • Vendas: etapas, técnicas e princípios da comunicação.
  • Vinhos orgânicos, naturais e biodinâmicos: conceitos e características.
  • Vinificação: tranquilos, espumantes, fortificados, vinhos de sobremesa.
  • Viticultura: sistemas de condução, manejo, podas, tratamento, irrigação, mão de obra, fertilização.
  • Brigada de serviço: orientações sobre a carta de vinhos.
  • Características de vinhos para guarda e para consumo imediato.
  • Cartas de vinho: definição, tipos, formatos, apresentação e redação.
  • Fornecedores: canais de compras, portfólios, custo, transporte, tempo de entrega e estoque.
  • Plano de atualização por periodicidade: estação, semestralidade e demanda.
  • Precificação: custo básico, impostos e taxas, aplicação de Mark Up, margem de lucro e análise de ambiente externo (ameaças e oportunidades).
  • Princípios de marketing aplicado aos vinhos.
  • Princípios de planejamento e administração de adegas: compras, custos e preços, dimensionamento, conceito, organização, estoque, armazenagem, ergonomia, sistemas de gestão, legislação, iluminação, temperatura e tamanho.
  • Vinho como negócio: visão mercadológica – produção e comercialização do vinho.

Acesso ao Curso
- Ensino Fundamental Completo
- Idade mínima: 18 anos
Documento Necessário para Matrícula
- CPF
- RG.

Sim, este curso possui certificado de conclusão.