Atualmente, a gastronomia vem se destacando cada vez mais através dos diferentes veículos de comunicação e perpassaram os interesses dos adultos. Muitas crianças e adolescentes despertaram para a gastronomia e hoje há programas específicos para essa faixa etária.
Para as crianças, ver a comida ganhando forma, cheiro e sabor, além de divertido, essa atividade ajuda no desenvolvimento de noção de quantidade e medidas, ensina sobre outras culturas e também sobre alimentação saudável. Enriquece o vocabulário, desenvolve a noção de trabalho em equipe e estimula o desenvolvimento de competências e habilidades de forma lúdica.
Pode-se atribuir à gastronomia, a cooperação para o desenvolvimento das habilidades motoras, aprimorando a noção de organização, melhora o rendimento escolar, desenvolve a noção de sustentabilidade, além de instigar na criança o interesse e a atenção pela profissão como proposta pessoal para o futuro.
Pensando nisso, o Senac através do curso Era uma vez...Na cozinha e pautado na sua Missão, Visão e Valores, coopera para a formação de cidadãos críticos, colaborativos, responsáveis, ativos, justos visando o desenvolvimento integral do estudante.