Executar ações de prevenção, promoção, proteção, reabilitação e recuperação da saúde |
144 horas de duração |
-
Agravos clínicos e atendimento prioritário na parada cardiorrespiratória, queimadura, choque elétrico, asfixia, engasgamento, afogamento, picada de animais peçonhentos, hemorragia, crise convulsiva e conversiva, desmaio e vertigens, luxação, entorse, fraturas, reações alérgicas, intoxicações, envenenamentos, corpos estranhos no organismo, ferimentos: conceitos, prevenção, procedimentos, intervenções e condutas.
-
Anatomia e fisiologia: características gerais dos sistemas cardiovascular, respiratório, nervoso, endócrino, tegumentar, circulatório, digestório, reprodutor feminino e masculino, músculo esquelético, órgãos do sentido, renal e urinário.
-
Comunicação na assistência de enfermagem: verbal (oral e escrita), não-verbal (gestual, expressão corporal, imagem pessoal e toque), barreiras comunicacionais, comunicação não violenta e conflitos.
-
DEA (Desfibrilação externa automática): finalidade, manuseio, manutenção e cuidados;
-
Doenças crônicas não transmissíveis (hipertensão arterial, obesidade, diabetes, doenças respiratórias e câncer): conceitos, fatores de risco, diagnóstico, complicações, sinais e sintomas.
-
Doenças transmissíveis: agente infeccioso, reservatório, período de transmissibilidade, sinais e sintomas, período de incubação, diagnóstico, complicações, ações preventivas, combate, controle e erradicação.
-
Educação em saúde: conceito, objetivos e processo de trabalho.
-
Equipe interdisciplinar e multidisciplinar: conceito e responsabilidades.
-
Evolução histórica da saúde no Brasil e a criação do Sistema Único de Saúde (SUS).
-
Higienização das mãos: tipos, conceitos, finalidades e orientações do Ministério da Saúde;
-
Imunologia: conceito, sistema imunológico e doenças autoimunes.
-
Microbiologia: morfologia, propriedades, nomenclatura, ciclo de vida, mecanismo de contágio, diagnóstico e medidas preventivas de contaminações por fungos, vírus, protozoários e bactérias.
-
Níveis de atenção à saúde no Brasil: rede de atenção e classificação.
-
Parasitologia: morfologia, propriedades, nomenclatura, ciclo de vida, mecanismo de contágio, diagnóstico e medidas preventivas de contaminações por helmintos, platelmintos, nematelmintos e artrópodes.
-
Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde: definição, finalidade, tipos, legislação e normas regulamentadoras.
-
Política de atenção integral a saúde da criança, adolescente, mulher, homem e idoso: conceito, princípio e diretrizes.
-
Política Nacional de Atenção Básica: princípios, diretrizes, infraestrutura, funcionamento e responsabilidades.
-
Política Nacional de Educação Popular em Saúde: princípios, portarias e normas regulamentadoras,
-
Política Nacional de Humanização: princípios, diretrizes, métodos, equipe transdisciplinar de referência, apoio matricial, clínica ampliada e redes de atenção.
-
Política Nacional de Imunização, Programa Nacional de Imunização e rede frio: conceitos, estrutura, princípios e gestão dos processos.
-
Precauções e isolamentos: conceitos, classificação, tipos, equipamentos e normas regulamentadoras.
-
Processo de saúde–doença: conceitos, adoecimento, cuidado centrado no indivíduo, e visão sistêmica da saúde.
-
Programa de Prevenção de Risco Ambiental: definição, finalidade, diretrizes e legislação e normas regulamentadoras.
-
Programa Nacional de Segurança do Paciente: conceito, princípios, aplicabilidade das metas internacionais e segurança do paciente, REBRAENSP (Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente).
-
Programas de saúde pública: tipos, estrutura, princípios, funcionalidade e responsabilidades.
-
Saneamento básico e sistemas ambientais: conceito, tipos (ar, água, lixo), educação ambiental, contaminação e responsabilidades.
-
Segurança do trabalhador: biossegurança: definição, legislação, prevenção de infecções em profissionais da saúde; tipos de acidentes de trabalho; conceito e princípios de ergonomia; procedimentos e equipamentos de proteção: classificação, tipos e aplicabilidade dos EPIs e EPCs; manipulação e descarte de materiais pérfurocortantes; cobertura vacinal dos profissionais de saúde; importância da notificação dos acidentes; tipos de Normas Regulamentadoras (NRs) aplicadas à saúde do trabalhador.
-
Sistema Único de Saúde (SUS): Lei n° 8.080/90, Lei n° 8.142/90 - conceito, princípios, estrutura, diretrizes, políticas e programas de saúde.
-
Suporte Básico de Vida e medidas prioritárias de atendimento, manejo e conduta aos agravos clínicos: conceitos, finalidade, cena do acidente, segurança da vítima, comunicação, contaminação, recursos para o atendimento e serviços disponíveis.
|
Participar da implementação da sistematização da assistência de enfermagem |
60 horas de duração |
-
Código de ética: definição, finalidade e aplicabilidade.
-
Conselhos de classe e órgãos colegiados: COFEN, CORENs e ABEN.
-
Documentos técnicos: prontuário, prescrição (médica, enfermagem e multiprofissional), exames, planos de cuidados e relatório de alta.
-
Escalas de serviço: finalidade e tipos.
-
História da enfermagem: evolução histórica no mundo e no Brasil.
-
Instituições de saúde: estrutura organizacional, serviços e a sistematização da assistência de enfermagem nos diferentes níveis de atenção.
-
Lei do exercício profissional.
-
Mediação de conflitos: definição, perfis comportamentais, métodos e tipos (interpessoal, intragrupos, intergrupos e intrapsíquico).
-
Método SOAP (Subjetivo, Objetivo, Avaliação e Prescrição): conceito e aplicabilidade.
-
Processo de enfermagem: histórico, diagnóstico, prescrição, evolução e registro de enfermagem.
-
Prontuários: tipos, aspectos legais, finalidade e estrutura.
-
Registros de enfermagem: finalidade, aspectos legais e critérios norteadores das anotações (organização, confidencialidade, concisão, precisão, eficácia e atualização e checagem dos procedimentos).
-
Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE): conceito, etapas, princípios, contexto histórico e aspectos legais.
-
Teorias da enfermagem: conceitos, tipos, aplicabilidade.
|
Administrar medicamentos, soluções e imunobiológicos |
108 horas de duração |
-
Ação dos medicamentos: local e sistêmica.
-
Acessos venosos periféricos e centrais: conceito, tipos de tecnologia, manipulação, manutenção e cuidados de enfermagem.
-
Administração de medicamentos pelas vias oral, tópica, vaginal, retal, endovenosa, subcutânea, intramuscular, sublingual, intradérmica, auricular, ocular, inalatória: volume tolerado e cuidados de enfermagem.
-
Cálculos aplicados ao preparo e administração de medicamentos: operações matemáticas básicas (adição, subtração, divisão, multiplicação, porcentagem, regra de três simples e conversão de unidades)
-
Documentos técnicos: prontuário, prescrição (médica, enfermagem e multiprofissional), exames, planos de cuidados e relatório de alta.
-
Dosagem dos medicamentos: fatores que modificam as dosagens e interações medicamentosas.
-
Farmacocinética e farmacodinâmica: definição e finalidade.
-
Farmacologia: conceito e relação terapêutica.
-
Grupos farmacológicos: conceito, classificação, princípios ativos, fórmula e forma farmacêutica.
-
Imunização: conceito, finalidade, calendário vacinal, doses, vias de administração, reações adversas, busca ativa e campanhas.
-
Imunobiológicos: manuseio, conservação, controle de temperatura, validade, estoque, armazenamento, rede de frio e transporte.
-
Limite de atuação: profissionais da farmácia e da enfermagem.
-
Material pérfurocortantes e contaminado: manipulação e descarte.
-
Segurança do paciente: medidas e barreiras de segurança na administração de medicamentos, aplicação dos certos, registros de enfermagem e checagem dos procedimentos
|
Estágio Profissional Supervisionado – Promoção à saúde |
80 horas de duração |
|
Prestar cuidados de enfermagem de higiene, conforto e monitoramento das condições clínicas |
132 horas de duração |
-
Alimentação: propriedades nutricionais dos alimentos, tipos de dieta, restrições alimentares e desnutrição energético-proteica
-
Aspiração de vias aéreas superiores: conceito, materiais, limite de atuação profissional, procedimento e cuidados de enfermagem.
-
Atendimento hospitalar e domiciliar: atuação de enfermagem e diferenças em relação ao ambiente, conceito de hospitalidade e hóspede.
-
Calor e frio: definição, finalidade, diferenças e tipos.
-
Cateterismo vesical: conceito, finalidade, materiais, limite de atuação e cuidados de enfermagem
-
Cuidados pós-morte: preparo do corpo, aspectos legais e éticos.
-
Decúbitos: conceito, tipos e indicações.
-
Dieta por diferentes sondas (gastrostomia e nasoenteral): conceito, finalidade, técnicas de administração e cuidados de enfermagem
-
Documentos técnicos: prontuário, prescrição (médica, enfermagem e multiprofissional), exames, planos de cuidados e relatório de alta.
-
Dor: 5º sinal vital, conceito, escala de dor e cuidados de enfermagem.
-
Ergonomia: conceito e aplicabilidade nos cuidados de enfermagem.
-
Exames de imagem: tecnologias, tipos, orientações, preparo, restrições, posições, administração de medicamentos e soluções oral e parenteral (dosagens, segurança do paciente, complicações e reações adversas) e registros de enfermagem.
-
Exames laboratoriais: tecnologias, tipos de exames, restrições, frascos de coleta, dispositivos de punção venosa, preparo, riscos pré-analíticos, orientações, locais de punção, segurança do paciente e protocolos de coletas de exames, transporte, acondicionamento e registros de enfermagem.
-
Finitude e morte: conceitos.
-
Higiene e conforto: conceito, técnica e materiais.
-
Higiene oral, intima, facial e couro cabeludo.
-
Lesões de pele: classificação das feridas, processo de cicatrização, tecnologias em curativos.
-
Lesões por pressão: definição, causas, estágios, tratamento, prevenção e protocolo de acordo com o Ministério da Saúde.
-
Métodos diagnósticos como medidas de prevenção, proteção e de recuperação em saúde nos exames de imagem e laboratoriais: conceitos, indicações, orientações e cuidados.
-
Necessidades humanas básicas em todo ciclo vital - teoria de Wanda Horta
-
Ostomia: conceito, tipos, higiene, troca e cuidados de enfermagem
-
Oxigenoterapia: definição, meios de administração de oxigênio, tipos de dispositivos, rede de gases.
-
Política Nacional de Humanização (Ministério da Saúde): assistência humanizada.
-
Registros de enfermagem: checagem dos procedimentos.
-
Segurança do paciente: protocolos de identificação e prevenção de quedas.
-
Sonda nasogástrica: conceito, finalidade, instalação e cuidados de enfermagem.
-
Tecnologias: materiais, equipamentos aplicados aos cuidados básicos de enfermagem.
-
Transporte do cliente: conceito, finalidade, tecnologias e cuidados de enfermagem.
-
Unidade do cliente: conceito, limpeza concorrente e terminal, tipos de camas, materiais e técnicas.
|
Prestar assistência de enfermagem em saúde mental |
60 horas de duração |
-
Abuso de álcool e drogas: conceito, tipos (lícitas e ilícitas) e efeitos no organismo, drogadicção e atuação da enfermagem.
-
Contenção e restrição: definição, tipos, remoção, cuidados de enfermagem e aspectos legais.
-
Documentos técnicos: prontuário, prescrição (médica, enfermagem e multiprofissional), exames, planos de cuidados e relatório de alta.
-
Psicofármacos: conceitos, princípios ativos, nome comercial, ação, dose, interações medicamentosas, reações adversas, vias de administração e cuidados de enfermagem.
-
Qualidade de vida: conceitos, doenças ocupacionais e saúde mental no exercício da enfermagem.
-
Rede de atenção em saúde mental: Comunidades terapêuticas, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), hospital dia, hospital psiquiátrico, ambulatório de saúde mental e residências terapêuticas.
-
Reforma psiquiátrica: história, diretrizes e protocolos.
-
Relacionamento terapêutico, comunicação e escuta em enfermagem: conceitos, técnicas de comunicação e abordagem à pessoa com transtorno mental.
-
Saúde mental e família: A relação família-cliente- equipe interdisciplinar.
-
Saúde mental: evolução histórica da psiquiatria no Brasil e no mundo e políticas relativas à saúde mental.
-
Segurança do paciente: medidas e barreiras de segurança na administração de medicamentos, aplicação dos certos, registros de enfermagem e checagem dos procedimentos.
-
Situações enfrentadas pelos profissionais na prestação de assistência de enfermagem em saúde mental.
-
Sofrimento psíquico: conceito, finalidade, acompanhamento, tratamento, reintegração e serviços de atendimento.
-
Teorias do desenvolvimento: formação da identidade, desenvolvimento psicossocial e psicossexual e afetividade humana.
-
Transtornos mentais: classificação, sinais e sintomas e etiologia.
|
Estágio Profissional Supervisionado – cuidado integral de enfermagem |
120 horas de duração |
|
Prestar assistência de enfermagem no período gestacional, parto, puerpério e ao recém-nascido |
72 horas de duração |
-
Administração de medicação: descrição do procedimento em recém-nascido, vias intradérmica, subcutânea e muscular, volume tolerado e cuidados de enfermagem.
-
Aleitamento materno: iniciativa, contraindicações, manejo e apoio a amamentação.
-
Alterações emocionais, depressão pré e pós-parto, baby blue e psicose puerperal.
-
Anatomia e fisiologia das mamas
-
Anatomia e fisiologia do aparelho reprodutor feminino e masculino: órgãos, funções e ciclo reprodutivo, transformações no corpo da mulher (menacme, menarca, climatério, menopausa) e do homem (andropausa, disfunções e infertilidade).
-
Assistência de enfermagem ao puerpério imediato, mediato, tardio e remoto.
-
Binômio mãe-filho: conceito e características.
-
Boletim de Apgar e Método de Capurro
-
Carteira de imunização do recém-nascido.
-
Classificação do recém-nascido: termo, pré-termo e pós-termo
-
Complicações mamárias: mastite, ingurgitamento, abscessos e traumas mamilares (fissuras, erosão, dilaceração e vesículas).
-
Documentos: declaração de nascido vivo e registros.
-
Doenças ginecológicas: fisiopatologia, sinais clínicos e cuidados de enfermagem
-
Doenças infecto contagiosas (sífilis, HIV, entre outras) e a relação com o recém- nascido e mãe.
-
Farmacologia: tipos de anestesias no trabalho de parto, medicações específicas a gestante em trabalho de parto ou em situações de abortamento.
-
Gestação de alto risco: aborto, diabetes gestacional, síndrome hipertensiva específica da gestação, descolamento prematuro de placenta, câncer na gestação, placenta prévia, trabalho de parto prematuro
-
Gestação: idade gestacional e data provável do parto.
-
Ginecologia e obstetrícia: história, definição, fundamentos e nomenclaturas.
-
Lóquios: características e tipos.
-
Maternidade, alojamento conjunto, berçário, centro obstétrico e banco de leite: conceito, equipamentos e infraestrutura.
-
Morfologia fetal: desenvolvimento embrionário e fetal
-
Perda e luto no período perinatal: gestante, recém-nascido e puérpera.
-
Período clínico e mecânico do parto: sinais de trabalho de parto, assistência de enfermagem à parturiente e humanização do nascimento.
-
Política de atenção integral à saúde da mulher.
-
Pré-natal, exames laboratoriais de rotina e imunização da gestante
-
Recém-nascido: características, fisiologia, etapas do desenvolvimento e classificação.
-
Registro de enfermagem e prontuário no centro obstétrico, na maternidade e no alojamento conjunto.
-
Segurança do binômio: transporte, identificação e registro.
-
Sinais e sintomas da gestação: presunção, probabilidade e certeza.
-
Tecnologias aplicadas a assistência ao recém-nascido: oximetro, berço aquecido, incubadora, balança e régua para mensuração de estatura.
-
Tecnologias aplicadas: centro obstétrico, berçário e alojamento conjunto.
-
Testes: pezinho, auditivo, oftalmológico e coração (oximetrias).
-
Tipos de parto: normal, natural, cesárea, fórcipe/fórceps, humanizado e extra- hospitalar.
-
Transformações locais e sistêmicas do organismo materno no ciclo gravídico puerperal.
-
Violência obstétrica: da gestação ao pós-parto.
|
Prestar assistência de enfermagem no período perioperatório |
84 horas de duração |
-
Anestesias e anestésicos: tipos, farmacocinética e farmacodinâmica, vias de administração, interações medicamentosas e eventos adversos.
-
Central de Material e Esterilização (CME): histórico, classificação, procedimentos, fluxos, tecnologias, classes e controle de qualidade.
-
Cirurgia Segura e Time Out: protocolo, conceito, finalidade, fase, aplicabilidade e responsabilidades.
-
Classificação das cirurgias: momento operatório, finalidade do procedimento, risco cardiológico, duração (Porte I, II, III e IV), potencial de contaminação, terminologias cirúrgicas (prefixos e sufixos), termos cirúrgicos (cirurgias, procedimentos e exames), indicações e cuidados de enfermagem.
-
Clínica Cirúrgica, Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Central de Material e Esterilização: aspectos históricos, estrutura física (áreas irrestritas ou não restritas, semi-restritas e restritas) e organizacional, climatização, rotinas e recursos humanos.
-
Complicações anestésico-cirúrgicas: assistência de enfermagem ao paciente com via aérea difícil, jejum prolongado, risco de queda, parada respiratória, hipertermia maligna; hipotermia acidental, tromboembolismo, hemorragia, infecção de sítio cirúrgico, síndrome compartimental e lesões de pele.
-
Drenos, cateteres e sondas: tipos, indicações e cuidados de enfermagem
-
Eletrocirurgia: bisturi elétrico, dessecação, corte e fulguração eletrocirúrgica ou eletrocoalugação, cuidados de enfermagem na utilização da placa neutra, caneta ou eletrodo ativo e laser.
-
Equipe interdisciplinar no período perioperatório: responsabilidades e limites de atuação.
-
Exames: coleta, identificação, pesagem, armazenamento, transporte do material anatomopatológico e fluídos corporais.
-
Explantes: conceitos e normas técnicas
-
Feridas cirúrgicas: definição, classificação, características, processo de cicatrização, complicações e curativos compressivos.
-
Humanização: acolhimento e ambientação do cliente e acompanhantes no ambiente cirúrgico.
-
Infecção de sítio cirúrgico: conceito, medidas preventivas, responsabilidades e profilaxia antimicrobiana.
-
Limpeza do ambiente: limpeza concorrente e terminal de equipamentos e salas operatórias.
-
Monitorização da esterilização: classificação dos indicadores químicos, monitoramento biológico, registro e documentação.
-
Organização da CME: limpeza das áreas e climatização da sala de expurgo, preparo, esterilização e guarda de materiais.
-
Órteses, próteses, materiais especiais e consignados: conceito, controle, processamento.
-
Paramentação cirúrgica: conceito, finalidade e técnica.
-
Períodos perioperatórios: pré-operatório (mediato e imediato), transoperatório (intra-operatório) e pós-operatório (imediato, mediato e tardio), conceitos,finalidades, etapas e cuidados de enfermagem.
-
Posicionamento cirúrgico: tipos e finalidade, preparo da mesa, avaliação de risco, prevenção de lesões de pele, recursos de proteção, equipamentos de exposição e fixação, medidas de conforto e cuidados de enfermagem.
-
Preparo perioperatório do cliente: exames, jejum, tricotomia, avaliação pré- anestésica e profilaxia antimicrobiana, recepção e transporte do paciente.
-
Prevenção de acidentes no ambiente cirúrgico: tipos de acidentes, medidas preventivas e riscos ocupacionais.
-
Processamento de artigos: legislação e normas técnicas, critérios, classificação dos artigos críticos, fluxograma (recepção, verificação, separação dos instrumentais e materiais, conformação, limpeza manual e automatizada, lavagem, desinfecção, reuso, biofilme, enxágue, secagem, inspeção, acondicionamento, seleção da
embalagem, empacotamento, identificação, métodos de esterilização,
rastreabilidade e distribuição
-
Produtos especiais: endoscópios gastrointestinais, instrumental para cirurgia oftalmológica, materiais para videocirurgias e cirurgias robóticas.
-
Prontuário do cliente cirúrgico: documentos, finalidade, preenchimento e questões éticas e legais.
-
Recuperação Pós-Anestésica: Assistência de enfermagem, desconforto e complicações, monitorização hemodinâmica, avaliação dos parâmetros vitais, escala de dor e índices de Aldrete e Kroulik e de Steward.
-
Sala operatória: montagem, manutenção e organização, circulação, desmontagem, manutenção e organização dos equipamentos (bisturi elétrico, aquecedor de manta térmica, foco de luz, aspirador, carro de anestesia, monitores, carro de emergência), instrumental, consignados e insumos.
-
Sistematização da Assistência de Enfermagem Perioperatória (SAEP): conceito, etapas, premissas, fluxo operacional, registros e responsabilidades.
-
Tempos cirúrgicos: diérese (secção, divulsão, punção, dilatação e serração), hemostasia (natural, temporária, pinçamento, garroteamento, farmacológica, oclusão endovascular, definitiva, ligadura, cauterização, laser, suturas, obturação, tamponamento e coagulador por gás argônio), exérese e síntese (sutura manual e mecânica, fios cirúrgicos (tipos e finalidades).
-
Transporte do cliente cirúrgico: protocolos, metas internacionais de segurança cuidados de enfermagem na transferência e responsabilidades da equipe interdisciplinar.
|
Estágio Profissional Supervisionado - cuidado especializado de enfermagem |
100 horas de duração |
|
Projeto Integrador Auxiliar de Enfermagem. |
60 horas de duração |
|
Atuar em programas de qualidade e certificação hospitalar |
48 horas de duração |
-
Comissões: definição, aplicabilidade, atuação da enfermagem, estruturas e funcionamento.
-
Documentos institucionais: conceito, missão, visão e valores
-
Experiência do paciente: conceito, diferencial estratégico e inovações em saúde.
-
Gerenciamento de risco: conceito, finalidade e atuação do técnico de enfermagem.
-
Gestão da qualidade: conceito, classificação, aplicabilidade, equipe de enfermagem.
-
Indicadores de qualidade na assistência: finalidades, aplicabilidade, medição, monitoramento, análise e resultados.
-
Metas internacionais de segurança do paciente: conceito, histórico, equipe interdisciplinar, responsabilidades e atribuições.
-
Notificação de eventos adversos: conceito, tipo, aplicabilidade e metodologia.
-
Núcleo de segurança do paciente: conceito, finalidade e atuação.
-
Processos de acreditação: contexto histórico, conceito, tipos, protocolos, manuais, protocolo operacional padrão (POPs), aplicabilidade e limites de atuação.
-
Programa de qualidade: comissões, finalidade e ferramentas de qualidade.
-
Programas de transplantes e captação de órgãos: conceito, processos, estrutura, finalidade e atuação do técnico de enfermagem.
-
Serviço de controle de infecção hospitalar: histórico, bases legais, finalidades estrutura organizacional e atuação da enfermagem.
-
Sistematização da Assistência de Enfermagem como ferramenta de gestão de qualidade para o cuidado.
|
Administrar medicamentos de alta vigilância e hemocomponentes |
60 horas de duração |
-
Banco de sangue: função, equipe, doadores e responsabilidades.
-
Cálculos: concentração de medicamentos, passos seguros na administração e gotejamento.
-
Descarte de resíduos: drogas de alta vigilância e na instalação de sangue.
-
Doação sanguínea: conceito, indicações e contraindicações, incompatibilidade sanguínea, impedimentos legais, fisiológicos e assistência de enfermagem.
-
Documentos técnicos: prontuário, prescrição (médica, enfermagem e multiprofissional), exames, termos de consentimento e planos de cuidados.
-
Drogas de alta vigilância: classificação, vias, farmacocinética, farmacodinâmica, grupos farmacológicos, administração, ação, reações adversas e cuidados de enfermagem.
-
Elementos sanguíneos: classificação, hemotransfusão, hemocomponente e hemoderivado e função.
-
Equipamentos de proteção: individual e coletiva na instalação de medicamentos de alta vigilância.
-
Iatrogenia: conceito e barreiras de prevenção de erros
-
Limite de atuação profissional: administração de drogas de alta vigilância, hemoderivados e hemocomponentes.
-
Protocolos: administração de medicamentos de alta vigilância e hemocomponentes, prevenção de flebites, rotinas de dupla checagem.
-
Quimioterápicos: tipos, medidas de segurança, finalidade, indicações, reações adversas e assistência de enfermagem.
-
Sistema sanguíneo: sistema ABO e fator Rh.
-
Tecnologias: bombas infusoras, equipos, perfusores e dispositivos venosos.
-
Terapêutica sanguínea: aférese e sangria
-
Transfusão sanguíneas: conceito, tipos, tipagem do sangue, prova cruzada, tempo de administração, reações pós transfusionais, impedimentos legais, fisiológicos e religiosos e cuidados de enfermagem.
|
Prestar assistência de enfermagem em urgência e emergência |
132 horas de duração |
-
Acolhimento com classificação de risco: conceito, humanização, responsabilidades, fluxo de atendimento, protocolos, atuação da equipe interdisciplinar e aspectos éticos e legais.
-
Atendimentos de urgência e emergência: conceitos, características e tipos de serviços e rede de atenção.
-
Drogas de urgência e emergência: vias de administração, grupos farmacológicos, farmacocinética, farmacodinâmica, reações adversas e cuidados de enfermagem.
-
Eletrocardiograma no atendimento de urgência e emergência: definição, finalidade, tipos, prescrição, procedimento e cuidados de enfermagem.
-
Equipe de enfermagem: limite de atuação nos atendimentos intra e extra hospitalar, riscos ocupacionais, equipamentos de proteção individual e coletiva e descarte de resíduos.
-
Escala de Glasgow: definição, aplicabilidade e limite de atuação.
-
Exames diagnósticos: laboratoriais (sangue, urina, culturas e líquor), imagem (RX, ressonância magnética, tomografia computadorizada, endoscopia, ultrassonografia e eletrocardiograma).
-
Manejo de emergências infecto-contagiosa (influenza, meningite, tuberculose, diarreia, encefalite, febre amarela e dengue): conceito, fluxo de atendimento, protocolos, precauções, notificações e assistência de enfermagem.
-
Óbito e comunicação de más notícias: aspectos legais, procedimentos administrativos e assistenciais.
-
Politraumatismo: conceito, abordagem, riscos, complicações e assistência de enfermagem.
-
Queimadura: conceito, classificação, extensão, gravidade, transporte, assistência de enfermagem e serviços de referência.
-
Segurança do paciente em urgência e emergência: unidade do paciente, identificação e aplicação das metas internacionais de segurança.
-
Serviços de urgência e emergência: estrutura física e organizacional, características, serviços de apoio (núcleo interno de regulação, banco de sangue, farmácia, serviço social, serviço de imagem, serviço de arquivo médico e estatística, endoscopia, laboratório e hemodinâmica), normas técnicas equipe interdisciplinar
-
Situações de urgência e emergência e assistência de enfermagem: fisiopatologia do choque, convulsão, acidente vascular encefálico, síncope, coma, parada cardiorrespiratória, infarto agudo do miocárdio, angina pectoris, edema agudo de pulmão, arritmias, emergências hipertensiva, psiquiátrica e obstétrica, insuficiência cardíaca congestiva, insuficiência respiratória, crise asmática, hiperglicemia e hipoglicemia, retenção urinária e cólica renal, hemorragia, anafilaxia, intoxicação e abdome agudo.
-
Suporte básico e avançado de vida: conceito, finalidade, protocolos e assistência de enfermagem.
-
Tecnologias e equipamentos em urgências e emergências: tipos (monitor multiparâmetros, carro de emergência, oxímetro de pulso, ventilador mecânico, cardioversor, desfibriladores (DEA), pranchas rígidas, colar cervical, aspirador, unidade manual de ventilação artificial (AMBU) e manta de aquecimento) insumos, aplicabilidade, indicação e assistência de enfermagem.
|
Prestar assistência de enfermagem em cuidados críticos |
132 horas de duração |
-
Acolhimento e humanização na unidade de terapia intensiva: responsabilidades, fluxo de atendimento, protocolos, atuação da equipe interdisciplinar e aspectos éticos e legais.
-
Alimentação por via enteral e parenteral: conceitos, finalidades, indicações, dispositivos, vias de administração, cuidados de enfermagem e limite de atuação profissional.
-
Assistência de enfermagem e protocolos em terapia intensiva: tipos (prevenção de lesão de pele, flebite, infecção de corrente sanguínea e do trato urinário, sepse, pneumonia associada a ventilação e queda), aplicabilidade e responsabilidade.
-
Balanço hídrico: definição, aplicabilidade, monitoramento (sondas, drenos, cateteres) e assistência de enfermagem.
-
Cliente oncológico em terapia intensiva: conceito, métodos diagnósticos, tratamento cirúrgico, quimioterápico e radioterápico e complicações, responsabilidade e cuidados de enfermagem.
-
Escalas dor, coma e sedação: conceito, aplicabilidade, responsabilidade e assistência de enfermagem.
-
Isolamentos ao paciente crítico: tipo, indicação, precauções, normas regulamentadoras e cuidados de enfermagem.
-
Manejo clínico do cliente adulto e pediátrico crítico: fisiopatologia e assistência de enfermagem em situações de septicemia, desequilíbrio hidroeletrolítico e ácido básico, insuficiência renal, insuficiência respiratória, insuficiência cardíaca, falência múltipla de órgãos, choques, vasculopatias (trombose, embolia e aneurismas), complicações pós cirúrgica e de parada cardiorrespiratória.
-
Manejo clínico do cliente neonatal crítico: fisiopatologia e assistência de enfermagem em situações de sepse neonatal, síndrome de aspiração de mecônio, doença da membrana hialina, mielomeningocele, hidrocefalia, insuficiência respiratória, incompatibilidade de fator Rh e sistema ABO, cardiopatia congênita, icterícia patológica, enterocolite necrotizante, AIDS, crise convulsiva, parada cardiorrespiratória, hipertensão pulmonar persistente, apnéia da prematuridade, hipoglicemia, displasia broncopulmonar e sífilis neonatal.
-
Monitorização: cardíaca, temperatura, pressão arterial (invasiva e não invasiva), pressão venosa central (PVC), pressão intracraniana, pressão intra-abdominal, capnografia e oximetria.
-
Morte encefálica: protocolos, aspectos éticos e legais, manejo familiar, testes confirmatórios, responsabilidade e doação de órgãos.
-
Organização de procura de órgãos e tecidos (OPO): estrutura, funcionamento e equipe de trabalho.
-
Terapia com marcapasso: conceito, tipos, indicação e assistência de enfermagem.
-
Terapias dialíticas: finalidade, tipos, cateteres, equipamentos, e cuidados de enfermagem.
-
Unidade de terapia intensiva: estrutura física e organizacional, características (neonatal, pediátrico e adulto), finalidade, equipamentos (cama-uti, monitor, oxímetro, bomba infusora e perfusor, ventilador, régua de gases, aspirador, suporte de soro e mesa de refeição), serviços de apoio, normas técnicas e equipe interdisciplinar
-
Ventilação mecânica: tipos, finalidade, equipamentos, assistência de enfermagem e limite de atuação.
|
Prestar assistência de enfermagem em cuidados paliativos |
72 horas de duração |
-
Ambiência: conceito, suporte a cliente e família na fase final da doença, assistência ao luto e pós luto.
-
Atuação das equipes multiprofissional e interdisciplinar nos cuidados paliativos.
-
Cuidados paliativos: contexto histórico, fundamentos e premissas.
-
Eutanásia e distanásia: conceitos, diferenças e aspectos éticos e legais.
-
Finitude, morte, morrer e luto: conceitos, aspectos ético, legais, culturais, religiosos e espirituais.
-
Integralidade da assistência em paliação: abordagem, especificidades (adulto, pediátrico e neonatal).
-
Normativa de cuidados paliativos do SUS: conceito, panorama, finalidades, indicação e responsabilidade da equipe multiprofissional.
-
Procedimentos sustentadores de vida: hipodermóclise, analgesia, sedação, alimentação via oral, sondas e cateteres e suporte psicológico.
|
Estágio Profissional Supervisionado – cuidado crítico, urgência e emergência em enfermagem |
100 horas de duração |
|
Projeto Integrador Técnico em Enfermagem |
36 horas de duração |
|