Gestão de Banco de Dados e Sql

Cursos Livres
TI
30
horas
Não há Turmas disponíveis no momento.

O conhecimento em banco de dados é importante para a organização, pois as informações estratégicas e operacionais de qualquer empresa contribuem para tomadas de decisão mais assertivas em prol do sucesso dos resultados. Não se trata de apenas aplicar banco de dados às rotinas de programação e suporte, mas de um processo contínuo de manutenção e obtenção de informações.[1]

Tendo em vista que, hoje, os dados estão entre os bens mais valiosos de uma empresa, a presença de um profissional que os compreenda, mantenha e trate deles torna-se estratégica.[2] É essencial que esse profissional tenha o conhecimento e a habilidade de lidar com os aspectos técnicos e lógicos de um banco de dados, garantindo seu bom funcionamento e a segurança das informações, justificando, assim, a oferta deste curso.

Este curso tem como objetivo dar subsídio ao participante para a gestão de banco de dados SQL.

É destinado a estudantes e profissionais interessados na administração de bancos de dados SQL, como programadores web, mobile e/ou desktop, profissionais da área de tecnologia da informação (TI), entre outros.

[1] GUPTA, S.; MITTAL, A. Introduction to database management system. Nova Delhi: University Science Express, 2009.

[2] DATE, C. J. Introdução a sistemas de bancos de dados. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

  • Banco de dados: implantação, sistema gerenciador de banco de dados (SGBD).
  • Consultas SQL: otimização de seleções (tuning), funções de agrupamentos e subconsultas, criação de visão, índices com uso de chaves ou relacionamentos entre tabelas e registros.
  • Linguagem SQL: criação e pesquisa em tabelas, ordenação de resultados, filtragem, utilização de cálculos, manipulação de datas, junção de dados.
  • Modelo de entidade e relacionamento: conceito de entidade, visão, atributos, índices, chaves candidata, primária e estrangeira, relacionamentos e integridade referencial.
  • Política de recuperação de dados: procedimentos de análise periódica de banco de dados, de testes com backup e restore, importação e exportação de arquivos automatizados.
  • Segurança do banco de dados: aspectos gerais – redundância, concorrência, integridade e consistência, criptografia, autenticação, falhas, auditoria, ameaças, controle de acesso, backup e restore.

Acesso ao Curso
- Ensino Médio Cursando
- Idade mínima de 17 anos.
Documento Necessário para Matrícula
- CPF
- RG.

Sim, este curso possui certificado de conclusão.