Preparo de gelados comestíveis: sorvetes e sorbets

Cursos Livres
Produção de alimentos
44
horas
Não há Turmas disponíveis no momento.

O sorvete é praticamente unanimidade como sobremesa gelada. Basicamente feito de leite, açúcar, frutas e essências. Tecnicamente denominado ''gelado comestível'', agrada crianças e adultos. É um alimento versátil bastante utilizado na gastronomia, justificando a necessidade de profissionais preparados para atender um público cada vez mais exigente, fomentando a criatividade nas técnicas e busca pela qualidade nos processos de preparação.

Atualmente, o Brasil conta com oito mil empresas ligadas à produção e comercialização de sorvetes. O setor gera 75 mil empregos diretos e 200 mil indiretos, com uma produção de 1129 milhões de litros em 2017, sendo o consumo per capita de 5,44 litros (ABIS, 2018)[1].

Por se tratar de um mercado em ascensão, existe a necessidade de formação, bem como de aperfeiçoamentos de técnicas e receitas criativas de sorvetes e sorbet. Justificando assim, a relevância e oferta do curso.

 

[1] ABIS. Associação Brasileira das indústrias e do Setor de Sorvetes. Clash discute a importância da comunicação para o setor de sorvetes no Brasil. Disponível em: http://www.abis.com.br/noticias_2018_1.html, Acesso em: 18 de set. 2018.

 

 

 

O curso de aperfeiçoamento Preparo de Gelados Comestíveis: sorvetes e sorbets, tem como objetivo desenvolver a seguinte competência: Realizar produções de gelados comestíveis.

É destinado a profissionais e alunos da área da gastronomia.

  • História do sorvete, evolução e tendências no comércio de sorvetes
  • Ingredientes e suas funções: emulsificantes, corantes (naturais e artificiais), estabilizantes, saborizantes (naturais e artificiais)
  • Princípios da sustentabilidade na gestão de recursos, produtos e ingredientes.
  • Sorvetes e sorbets para pessoas com restrições: lactose, açúcar e entre outros.
  • Sorvetes funcionais: oleaginosas, grãos e sementes; frutas exóticas; Sorvetes personalizados.
  • Técnicas de sorbet e sherbet (sorvete base água e base água com pequena quantidade de ingrediente lácteo), balanceamento correto de cada ingrediente
  • Técnicas tailandesas de elaboração de sorvetes.
  • Tipos de caldas, coberturas e decorações: calda de chocolate quente (trufada, amargo, ao leite e entre outros); caldas à base de frutas; confeites
  • Tipos de sorvetes e suas composições: tradicionais ou filadélfia; Francês; Soft; Sorbet, Sherbet, paletas, sorvetes gourmets e entre outros
  • Tipos e processos de conservação armazenamento (insumos e manipulados); embalagens.
  • Tipos e técnicas para fabricação de paletas mexicanas; Sorvete alcoólico; Sorvetes recheados.
  • Uso de Equipamentos de Proteção Individual e boas práticas para serviços de alimentação quanto a higiene pessoal, ambiental, equipamentos, móveis, utensílios de trabalho e insumos (recebimento, armazenamento, pré-preparo, processamento, envase e distribuição). Riscos de contaminação cruzada (principais contaminantes alergênicos). Descarte de resíduos.
  • Utilização de frutas; Conceito de cristalização.

Acesso ao Curso
- Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) completo
- Idade maior ou igual a 16 anos.
Documento Necessário para Matrícula
- CPF
- RG.

Sim, este curso possui certificado de conclusão.