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Sobre o curso
O que vou aprender ?
Orientar clientes em relação às mercadorias, produtos e serviços.
60 horas
Editor de textos: fontes, parágrafo, imagem, cabeçalho e rodapé, leiaute de página.
Elementos de comunicação: contexto, emissor, receptor, canal, mensagem, ruídos e feedback.
Etiqueta social e profissional na atuação do repositor.
Lei nº 8.078/90 - Código de Defesa do Consumidor: Título I – Capítulo III.
Planejamento de carreira: mundo do trabalho, formas de inserção no mercado de trabalho, marketing e apresentação pessoal, preparação de currículos, entrevista de emprego.
Planilha eletrônica: funções básicas, elaboração, organização e formatação de dados.
Procedimento de troca e devolução de mercadorias e produtos.
Técnicas e tipos de atendimento: personalizados, diferenciados (idosos; crianças; pessoas com deficiência; gestantes).
Abastecer o ponto de vendas com mercadorias e produtos
84 horas
DIVISA/SVS Nº 16 DE 23/05/2017, Art 32 e 33: Boas práticas para estabelecimentos comerciais de alimentos e para serviços de alimentação.
Editor de textos: fontes, parágrafo, imagem, cabeçalho e rodapé, leiaute de página.
Etiquetação e fixação dos preços nas mercadorias e produtos.
Exposição de mercadorias e produtos: formas de arrumação no Ponto de Venda (PDV), horizontal, vertical e em bloco.
Ferramentas da qualidade aplicadas nas empresas do comércio: Fluxograma, PDCA, 5W2H, check list de produtos e mercadorias, etc.
Lei nº 8078/90 - Código de Defesa do Consumidor: conceitos (consumidor, fornecedor, produtos e serviços), Título I - Capítulos IV e V, Título III - Capítulo III.
Métodos de controle do fluxo de estoque: recebimento, armazenagem, primeiro que vence, primeiro que sai – PVPS.
Normas regulamentadoras ABNT NBR (NRs 05, 06, 17, 23 e 26): CIPA, Equipamentos de Proteção Individual – EPIs, ergonomia, proteção contra incêndios e sinalização de segurança.
Organização do PDV: categorização das mercadorias, produtos e insumos, limpeza e higienização.
Os setores Varejista e Atacadista: conceito, características, estratégias, estrutura e funções.
Planilha eletrônica: funções básicas, elaboração, organização e formatação de dados.
Prevenção de perdas: Conceito de perdas e quebras, registro de ocorrências, tipos de perdas e quebras e formas de minimizar ocorrências.
Produtos perecíveis: conceito, organização e manuseio.
Promoção de vendas: definição, características, materiais de pontos de vendas.
Visual Merchandising no PDV: definição, atmosfera de compra, técnicas de merchandising, ações promocionais, material de ponto de venda, a experiência do cliente.
Projeto Integrador Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Vendas 1
16 horas
Realizar procedimentos de conferência de equipamentos, materiais e produtos no processo logístico
84 horas
Cargos/ocupações/organograma dos envolvidos nas operações de movimentação de carga.
Comunicação oral e escrita, leitura e compreensão de textos e inclusão digital.
Definição de logística e da cadeia de suprimentos.
Desunitilização do recebimento de cargas e unitização (paletização, entre outras formas) para armazenagem.
Educação financeira e para o consumo e informações sobre o mercado e o mundo do trabalho.
Educação fiscal para o exercício da cidadania.
Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Equipamentos Proteção Coletiva (EPCs): definição, tipos de principais características (NR6).
Equipamentos facilitadores das operações logísticas para carga e descarga.
Fases do recebimento de equipamentos, materiais e produtos: entrada, conferência qualitativa, quantitativa e regularização.
Indicadores de desempenho de recebimento: programado versus realizado.
Metodologias de codificação e classificação de equipamentos, materiais e produtos.
Noções de direitos trabalhistas e previdenciários, de saúde e segurança no trabalho e do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA.
Organização, planejamento e controle do processo de trabalho e trabalho em equipe.
Planejamento de Carreira: mundo do trabalho, formas de inserção no mercado de trabalho, marketing e apresentação pessoal, preparação de currículos, entrevista de emprego.
Procedimentos de arquivo e protocolo: físico e digital.
Procedimentos de devolução: físico e documental.
Produção de relatório e interpretação de textos: coesão e coerência textual.
Raciocínio lógico-matemático, noções de interpretação e análise de dados estatísticos.
Sistema de informação no controle de entrada e saída de cargas: editor de textos e planilha eletrônica.
Sistemas e tipos de etiquetas: código de barras (European Article Numbering – EAN; Uniform Product Code – UPC; Quick Response Code – QRCODE), radio Frequency Identification – RFID, entre outras.
Tipos de cargas e Classificação Internacional Maritime Dangerous Goods – IMDG.
Tipos de documentos: pedido de compra, nota fiscal, romaneio de carga, ficha de inspeção, ficha de cautela, requisição de materiais.
Tipos e funções de embalagens.
Organizar estoques de equipamentos, materiais e produtos
60 horas
Cálculo de estoque: mínimo, máximo, ponto de pedido, análise de cálculo do estoque de segurança;
Comunicação oral e escrita, leitura e compreensão de textos e inclusão digital;
Controle de estoque: sistema de informação, inventário, acurácia, giro e cobertura;
Equipamentos para a movimentação de materiais;
Estoque: conceito, tipos e classificação de níveis;
Ferramentas para controle de estoques: curva ABC e XYZ.
Incentivo à participação individual e coletiva, permanente e responsável, na preservação do equilíbrio do meio ambiente, com enfoque na defesa da qualidade ambiental como um valor inseparável do exercício da cidadania.
Indicadores de desempenho e fatores que afetam o estoque;
Limpeza e higienização do ambiente de estoque: procedimentos organizacionais (5S, entre outros);
Métodos de controle de estoques: kaban, kardex, Just in Time (JIT), etc;
Noções de direitos trabalhistas e previdenciários, de saúde e segurança no trabalho e do ECA;
Noções de transporte, movimentação, armazenagem de equipamentos, materiais e produtos;
O leiaute na armazenagem: itens de estoque, corredores, portas de acesso, prateleiras, estruturas, características de áreas de risco, tipos de leiaute;
Organização do estoque no local de armazenagem: localização, endereçamento de produtos, instalações, leiaute;
Organização, planejamento e controle do processo de trabalho e trabalho em equipe;
Procedimentos e normas de descarte de materiais e produtos;
Raciocínio lógico-matemático, noções de interpretação e análise de dados estatísticos;
Segurança do trabalho: normas regulamentadoras ABNT NBR e EPIs e EPCs (NR6 e NR17);
Sistema de reendereçamento de estoques;
Sistemas de informação no controle de entrada e saída do estoque;
Técnicas de armazenagem: definição e características;
Tipos de equipamentos utilizados no processo de armazenagem;
Tipos e funções de embalagens para estocagem;
Projeto Integrador Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Vendas 2
16 horas
Planejar e organizar ações de venda
48 horas
Acessibilidade e diversidade: atendimento inclusivo e cidadão para idosos, crianças, pessoas com deficiência e gestante.
Canais de vendas: venda pessoal, mala direta, catálogo, telemarketing, resposta direta, e-commerce e multimídia;
Comunicação oral e escrita, leitura e compreensão de textos e inclusão digital (art. 10 - MTE 723/12);
Conceitos e importância da logística e do estoque na área comercial;
Direitos humanos, com enfoque no respeito à orientação sexual, raça, etnia, idade, credo religioso ou opinião política (art. 10 - MTE 723/12);
Diversidade cultural brasileira (art. 10 - MTE 723/12);
Editor de textos: fontes, parágrafo, imagem cabeçalho e rodapé, leiaute de página;
Estrutura organizacional e suas inter-relações: funções organizacionais e organograma;
Funções administrativas: planejamento, direção, organização e controle;
Incentivo à participação individual e coletiva, permanente e responsável, na preservação do equilíbrio do meio ambiente, com enfoque na defesa da qualidade ambiental como um valor inseparável do exercício da cidadania (art. 10 - MTE 723/12).
Indicadores de desempenho de vendas: conceitos e aplicações;
Internet e correio eletrônico: envio e recebimento de e-mail com e sem anexo;
Marketing: definição, objetivos, composto de marketing, estratégias;
Merchandising: definição, atmosfera de compra, técnicas de merchandising, ações promocionais, material de ponto de venda;
Organização, planejamento e controle do processo de trabalho e trabalho em equipe (art. 10 - MTE 723/12);
Pesquisa de mercado: tipos, coleta de dados, tabulação, gráficos, relatórios e análise;
Planejamento de Carreira: mundo do trabalho, formas de inserção no mercado de trabalho, marketing e apresentação pessoal, preparação de currículos, entrevista de emprego. Formas de atuação: como prestador de serviços, autônomo e empregado;
Planejamento estratégico: conceitos, tipos e metodologias;
Planilha eletrônica: funções básicas, elaboração, organização e formatação de dados;
Promoção de venda: desconto, bonificação, mercadorias gratuitas, convenções e feiras, brindes/amostras, cupons, pacotes promocionais, cartões fidelidade, promoções combinadas e cruzadas, displays e demonstrações;
Prospecção: definição, passos da prospecção: análise do negócio, análise do mercado e segmentação do mercado;
Raciocínio lógico-matemático, noções de interpretação e análise de dados estatísticos (art. 10 - MTE 723/12);
Segurança física do trabalhador: ergonomia, saúde física e mental, prevenção de riscos (NR17 e NR05).
Stakeholders: conceito e influências;
Tipos de venda: atacado e varejo;
Realizar a venda
60 horas
Apresentação de mercadorias, produtos e serviços;
Classificação, componentes e ciclo de vida de mercadorias, produtos e serviços;
Comportamento do consumidor, pessoas física e jurídica: fatores internos (motivação, aprendizagem, percepção, atitudes, personalidade) e fatores externos (família, classe social, grupos de referência, cultura);
Comunicação oral e escrita, leitura e compreensão de textos e inclusão digital (art. 10 - MTE 723/12);
Comunicação: conceito e elementos;
Direitos humanos, com enfoque no respeito à orientação sexual, raça, etnia, idade, credo religioso ou opinião política (art. 10 - MTE 723/12);
Diversidade cultural brasileira (art. 10 - MTE 723/12);
Educação fiscal para o exercício da cidadania (art. 10 - MTE 723/12).
Marketing de relacionamento: estratégias, funções e importância;
Matemática: grandezas proporcionais, regra de três simples e composta, porcentagem, juros simples e composto, pesos e medidas.
Organização, planejamento e controle do processo de trabalho e trabalho em equipe (art. 10 - MTE 723/12);
Parâmetros da língua padrão: coerência e coesão textual;
Público-alvo: definição e elaboração de roteiro de vendas;
Raciocínio lógico-matemático, noções de interpretação e análise de dados estatísticos (art. 10 - MTE 723/12);
Técnicas de atendimento ao cliente;
Técnicas de negociação;
Técnicas de Vendas;
Tipos de documentos: pedidos, notas e cupons fiscais, relatórios de perda e de vendas, ficha de cadastro de clientes e Lei nº 8078/90 – Código de Defesa do Consumidor.
Realizar ações de pós-venda
36 horas
Cobrança de dívidas.
Comunicação oral e escrita, leitura e compreensão de textos e inclusão digital (art. 10 - MTE 723/12).
CRM: apresentação e utilização do software.
Diversidade cultural brasileira (art. 10 - MTE 723/12).
Fidelização: conceito, sistemas, importância.
Inventário físico: conceito e procedimentos.
Marketing de relacionamento: estratégias, funções e importância.
Organização, planejamento e controle do processo de trabalho e trabalho em equipe (art. 10 - MTE 723/12).
Pesquisa de satisfação de clientes: tipos, coleta de dados, tabulação, gráficos, relatórios e análise.
Pós-venda: conceito e histórico.
Procedimentos de troca e devolução.
Raciocínio lógico-matemático, noções de interpretação e análise de dados estatísticos (art. 10 - MTE 723/12).
Projeto Integrador Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Vendas 3
16 horas
Prática Profissional da Aprendizagem em Serviços de Vendas
480 horas
Posso fazer este curso ?
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Sim, este curso possui certificado de conclusão.
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