Publicação > Vai empreender? Qualifique-se!


 



A pandemia obrigou muita gente a rever sua relação com o trabalho e as prioridades pessoais. Além disso, tivemos alguns segmentos que reduziram as equipes, lançando trabalhadores no mercado informal. Não é a toa que acompanhamos o recrudescimento do empreendedorismo.

Esse movimento não é totalmente desconhecido dos brasileiros: 1 em cada quatro pessoas empreendem no Brasil. O boletim do Mapa de Empresas do Ministério da Economia mostra um crescimento de 26% no número de empresas abertas no segundo quadrimestre de 2021 em relação ao mesmo período do ano anterior. Foram 1,4 milhão aberturas, um número record para o período.

“Ter um negócio próprio passou de sonho a algo mais concreto, com a situação pandêmica, quando as pessoas sentiram mais necessidade de investirem em algo rentável, pelo momento vivenciado de diminuição de renda, desemprego ou na própria oportunidade que para alguns setores o momento representou ”, diz a economista do IPF - Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio MS, Regiane Dedé de Oliveira. “Muitos profissionais repensaram seus trabalhos.”

Dados de 2020 da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) apontam que a taxa de empreendedorismo potencial, composta por cidadãos que pretendem abir uma empresa nos próximos três anos, subiu de 30% (em 2019) para 53% (2020), um incremento de 75%. A pesquisa mostrou que – pela primeira vez na série histórica, ter uma empresa é o segundo sonho do brasileiro, perdendo apenas para o do “desejo de viajar”. Até 2019, essa vontade de empreender ocupava o quarto lugar! Os dados são do Sebrae e do Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBPQ) colhidos antes da pandemia.

Para quem quer se aventurar pelo mundo fora da CTPS, é bom fazer um alerta. Segundo a pesquisa Sobrevivência de Empresas 2020, a taxa de mortalidade na área de negócios é de 29%, enquanto que, entre as microempresas, é de 21,6%, e, nas de pequeno porte, 17%, nos primeiros cinco anos.

O presidente da Fecomércio MS, Édison Araújo, acredita que os percentuais relacionados a menor taxa de sobrevivência podem ter relação com a capacidade de gestão e ao pouco conhecimento do ramo. “Não é incomum a pessoa apostar em um negócio só porque tem preferências ou habilidades em algo. Porém, empreender vai além: é preciso saber o que o mercado quer, como pode ser aplicado, o que é tendência e, assim, garantir mais longevidade ao seu negócio”.

Por isso, investir na qualificação profissional constantemente é uma alternativa para buscar a solidez em um mercado que está cada vez mais competitivo. Pensar estratégias e sair na frente podem garantir vendas.

Uma coisa é certa: quem investe em pessoas com qualificação, colhe resultados positivos e a curto prazo: tem equipe motivada, atenta, menos custos, mais produtividade e competitividade. O mercado está atrás de talentos cada vez mais preparados. Então, investimento em qualificação profissional é preparar o futuro: seu e da empresa onde atua.

Confira os cursos nas áreas de comércio e gestão.

Tags:
Voltar

Notícias Relacionadas

Gestão

Como conciliar trabalho e o EAD: confira estratégias

Publicado em 19/02/2025

Conciliar trabalho e estudos é um desafio comum para muitas pessoas. A carga horária intensa, as responsabilidades e a adaptação ao ensino remoto podem dificultar a organização da rotina.

Leia mais
Gestão

Conexão NY: 7 insights da NRF para transformar seu negócio

Publicado em 15/01/2025

Conheça agora, com exclusividade, as principais novidades da NRF destacadas pelo nosso time de especialistas

Leia mais
Comércio

Rede de Talentos do Senac MS promove contratações assertivas

Publicado em 14/08/2024

Luiz Henrique Soares Gonzalez, 18 anos, terminou o curso de Aprendizagem em Vendas no Senac, e já tem emprego...

Leia mais
Comércio

O mercado em alta da gastronomia vegetariana e vegana

Publicado em 11/07/2024

O mundo da gastronomia vive em constante ebulição, e não apenas por causa das explosões de sabor que os pratos proporcionam...

Leia mais
Gestão

Confira 6 ferramentas de planejamento estratégico

Publicado em 17/07/2024

Imagine conseguir alinhar suas metas, tomar decisões mais certeiras e obter resultados incríveis. As ferramentas de planejamento estratégico são...

Leia mais