As mulheres são a maioria da população brasileira (51,4% - IBGE) e a maioria nas universidades, portanto, representam a maior parcela de profissionais com diploma. Entretanto, ainda encontram muitas dificuldades para conquistar cargos mais altos em empresas - das 250 maiores do país, apenas 4% apresenta mulheres entre os principais executivos.

Assim, com poucas oportunidades nas empresas e em busca de crescimento profissional, muitas mulheres abrem seu próprio negócio - elas representam 52,2% dos empreendedores do país. De acordo com a pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS (IPF-MS) e o Sebrae/MS, que traçou o perfil da empreendedora de MS, a maioria das empresárias é microempreendedora individual (70,7%), tem filhos (80,6%) e fatura até R$ 5 mil por mês (58%).

A pesquisa aponta ainda que as as sul-mato-grossenses empreendem em primeiro lugar pela possibilidade de renda, em segundo devido a um sonho e em terceiro, para conciliar o trabalho com a família. Entre os maiores desafios apontados pelas empresárias estão as diversas atribuições das mulheres; a discriminação de sexo; a baixa confiança e crença em seu potencial empreendedor; e a falta de apoio dos familiares.


Dicas para ter sucesso no seu empreendimento


1) Identificar o talento

Fazer autoanálise, descobrir o próprio talento e saber sua missão é fundamental. Muitas mulheres acabam indo para um segmento diferente do que gosta por achar que pode escolher a mesma coisa que alguma pessoa conhecida escolheu. Antes de definir em que investir é preciso se perguntar “Eu posso fazer isso? Eu consigo fazer isso? De quantas pessoas eu preciso para trabalhar?” para poder fazer a escolha correta.

2) Estude o mercado e prepare-se para a gestão da empresa

Antes de começar a concretizar o seu sonho, são necessárias muitas horas de pesquisa e de leitura. Entender o funcionamento do mercado de atuação é fundamental para empreender. A Internet pode ser uma grande aliada na tarefa de levantar as informações necessárias por meio de pesquisas direcionadas. Fazer parte de encontros, grupos de mulheres empreendedoras, se cercar de pessoas que têm conhecimento e são da área, buscar networks e cursos sobre o assunto, também são ótimas opções.

3) Tenha um bom um planejamento

Não é por acaso que o planejamento é considerado um dos primeiros passos para ter o próprio negócio. A estrutura da empresa, a organização dos processos, a rotina administrativa e a divulgação devem ser definidos antes de começar a operar.

Além disso, colocando no papel e na calculadora itens necessários e custos com instalações, equipamentos e contratação de serviços e funcionários, você pode chegar a um bom planejamento financeiro da empresa. O famoso plano de negócios é uma ferramenta muito útil nesse processo, para ajudar a responder algumas questões e montar a empresa descrevendo o empreendimento e suas as operações.

4) Cuidar da imagem

Atrelar a sua imagem ao produto, conectar-se com o cliente, faz muita diferença na hora de empreender. Busque seu talento, mas invista na sua aparência, postura e forma de se comunicar.

5) Ganhar antes de gastar

Ter cuidado com os custos é fundamental para não ter prejuízos financeiros no começo do negócio. É necessário ganhar primeiro para gastar depois. Essa dica pode ser óbvia, mas esse é o erro que muitas pessoas cometem e acabam confundindo faturamento com lucro, por exemplo. O faturamento é todo o dinheiro que a empresa ganha com a venda de seu produto e serviço, enquanto o lucro é o que o empreendedor efetivamente ganha.

Confira a pesquisa da Fecomércio, na íntegra, aqui:.

Tags:
Voltar

Notícias Relacionadas

Comércio

Como fechar negócios com sucesso usando técnicas de vendas eficazes

Publicado em 14/12/2023

No mundo dos negócios, fechar negócios é essencial para o sucesso de qualquer empresa. No entanto, não é uma tarefa fácil. É preciso ter as habilidades e estratégias certas para convencer o cliente a comprar o seu produto ou serviço e, em um segundo momento, a fidelizá-lo.

Leia mais
Comércio

Senac MS participa de projeto 'MS Qualifica' com formação profissional na área do comércio

Publicado em 03/10/2023

O Sistema Comércio MS, por meio do Senac MS, participa do projeto de qualificação social e profissional do governo do Estado, o "MS Qualifica", que tem como objetivo inserir os trabalhadores no mercado de trabalho. O Senac MS vai realizar a formação profissional na área do comércio de bens, serviços e turismo.

Leia mais
Senac Dourados Senac Três Lagoas Senac Hub Academy Senac Corumbá Senac Turismo e Gastronomia Gestão Senac Ponta Porã

Primeiro dia de NRF, cases de lojas e palestras destacam a importância da venda e da experiência do cliente

Publicado em 20/01/2023

Os consultores Fred Alecrim e Caio Camargo integram a comitiva formada por lideranças da Fecomércio MS, SENAC MS, SESC MS, além de empresários do Estado que participam da NRF 2023, a maior feira do varejo do mundom que terminou no dia 17 de janeiro.

Leia mais
Senac Hub Academy Gestão Comércio

Especialista em varejo vem a Capital falar sobre inovação e negócios para empresários

Publicado em 26/09/2022

Na próxima quarta-feira, 28, a partir das 8h, o Sistema Fecomércio MS, por meio do Senac MS apresenta a palestra “O incrível mundo novo do varejo – a era da disponibilidade”, com o consultor Caio Camargo, especialista em inovação no varejo.

Leia mais
Gestão Comércio

Dia do Consumidor: aposte na data para fidelizar e encantar o cliente

Publicado em 15/03/2022

O dia é de expectativa para quem vive do varejo. É que na terça-feira, 15 de março é comemorado o Dia do C...

Leia mais