Os consultores Fred Alecrim e Caio Camargo integram a comitiva formada por lideranças da Fecomércio MS, SENAC MS, SESC MS, além de empresários do Estado que participam da NRF 2023, a maior feira do varejo do mundo que terminou no dia 17 de janeiro.

No Varejocast do dia 16 de janeiro, eles fizeram um resumo do primeiro dia da feira.

De acordo com os consultores, a edição deste ano está maior, com mais empresas e participantes do que em anos anteriores. Inclusive, há uma área onde as empresas podem mostrar seus produtos e, na opinião de Fred Alecrim, não deu o movimento esperado nem atraiu a atenção das pessoas neste primeido dia da feira. A Exposição também trouxe uma área exclusiva para o food service.

Nos três dias da Feira, são aguardadas 40 mil pessoas, sendo 3 mil brasileiros, aproveitando o evento para a troca de ideia, diálogo e tirar os aprendizados para aplicar nos próprios negócios.

Para Fred Alecrim, a tônica principal que permearam as palestras foi sobre o Metaverso, Experiência do Cliente, o que, na opinião do consultor está muito atrelado ao momento atual do varejo, incluindo no varejo dos EUA onde o mercado está com dificuldades para atrair pessoas para trabalhar no setor.

Três grandes pontos sobre “tecnologia” foram discutidas em uma das palestras: o primeiro, o da automatização (tendência de ter cada vez menos pessoas na loja, desde um Amazon Glob que não precisa de repositor, até o algoritmo que trabalha no backoffice das empresas, diminuindo a necessidade de funcionários para algumas questões) .

Um segundo ponto é o de sistema de empresas e soluções para otimizar mais dados. Para Fred Alecrim, não são dados para se fazer a mais que a concorrência, mas informações/dados que mantenham o negócio da maneira mais assertiva e significativa.

O ponto que mais surpreendeu o consultor foi ver grandes empresas de tecnologia criando seus ecossistemas de ponta a ponta. “As vezes a empresa tem todo seu sistema de  PDV, tem todas as questões de pagamento, de hardware, que envolve uma empresa. E a novidade é empresas como a Microsoft, a IBM, a Sony, Wallmart, apostando forte em software para otimização de trabalho, para uma questão de gerenciamento comercial”, explica Fred Alecrim, que ainda destaca, a WallMart que aparece, inclusive, como provedora de soluções, vendendo sua expertise para pequenas e médias empresas.

Em uma das palestras, a NRF mostrou cases de lojas que estão se destacando em metaverso, em tecnologia, em responsabilidade pelo design, em experiências e diversão, as empresas que formam comunidade, e sem fricção (Frictionless ). São os temas que estão mantendo as empresas competitivas.



 


Tags:
Voltar

Notícias Relacionadas

Senac Hub Academy

Senac Hub Academy oferece qualificação nas áreas da design, beleza e saúde

Publicado em 19/02/2024

O Senac Hub Academy, em Campo Grande, está com inscrições abertas para cursos variados nas áreas de design, beleza e saúde, todos com início neste mês de fevereiro. Uma das opções é o curso de Vitrinismo, que prepara o profissional para a execução de vitrines, iluminação, planejamento de temas, tipos de vitrine, entre outros. As aulas têm início dia 26 de fevereiro, com 20 horas/aula.

Leia mais
Senac Ponta Porã

Cursos em diversas áreas são opções de qualificação no Senac Ponta Porã

Publicado em 15/02/2024

A unidade do Senac Ponta Porã está com inscrições abertas para cursos variados para quem busca por qualificação profissional nas áreas da beleza, saúde, comunicação e tecnologia da informação, todos com início neste mês de fevereiro.

Leia mais
Senac Turismo e Gastronomia Restaurante

Restaurante do Senac realiza almoço e jantar temático da gastronomia árabe

Publicado em 15/02/2024

Com um menu preparado com o que há de melhor na culinária árabe, o Restaurante-escola Terradaságuas proporciona um dia de apreciação da gastronomia desta região, com destaque para os aromas e cores, no dia 28 de fevereiro.

Leia mais
Senac Turismo e Gastronomia

Restaurante-escola do Senac recebe selo de certificação internacional por gestão sustentável

Publicado em 06/02/2024

O restaurante-escola Terradaságuas, do Senac Turismo e Gastronomia em Campo Grande, conquistou a categoria Ouro da certificação internacional em sustentabilidade de empreendimentos turísticos Good Travel Seal. O restaurante alcançou o índice de 100% em oito dos dez itens avaliados, de conformidade com os critérios da Green Destinations.

Leia mais
Senac Turismo e Gastronomia

Senac oferece qualificação em cursos de gastronomia na Capital

Publicado em 15/02/2024

O Senac Turismo e Gastronomia, em Campo Grande, está com inscrições abertas para qualificação profissional no segmento, com início neste mês de fevereiro. Uma das opções é o curso de Higiene e Manipulação de Alimentos, com 10 horas/aula e duas turmas disponíveis.

Leia mais