A pandemia causou inúmeras mudanças ao mundo dos negócios. Como se adequar?

A reinvenção virou palavra de ordem para os negócios após a pandemia da covid-19. Sejam eles, agora, presenciais ou ainda remotos. Algumas empresas adotaram o home office, o que fez com que houvesse um novo treinamento em atendimentos. Outras, inovaram nos produtos ofertados.

E você, como vai se adequar a essa nova realidade?

Vamos com calma!

Não existe uma cartilha sobre reinvenção nos negócios. Mas, o fato é que estudar sobre coisas novas (tendências) é um bom caminho para começar. Esses estudos trazem novos aprendizados, o que amplia a visão de mundo!

 

Rumo à reinvenção




Começar agregando conhecimento ao que você já sabe (e tem) é um bom primeiro passo. Pesquise, faça cursos, invista em si mesmo ou no seu negócio. Tem funcionários? Invista no conhecimento deles também!

Outro ponto bastante importante nesse percurso é o planejamento de ações. Anote tudo: suas metas e o caminho para atingi-las. Se der, tenha uma planilha com datas, lembretes e horários. Inclua todos os objetivos do seu negócio nela: principalmente, os financeiros. Qual o investimento? Qual retorno você deseja? Anote!

Ainda no planejamento de metas, destaque o papel desempenhado por cada um dos participantes do projeto. Se você tem funcionários, faça com que eles participem desse processo de reinvenção. É importante para todos – e uma ótima experiência.

 

Reinvenção dos negócios: tope desafios




Tem alguma coisa que você acredita não ser capaz de fazer? Pois bem. Se você quer mesmo se adequar ao futuro pós-pandemia, se desafie. Não deixe que o medo o impeça de tentar algo novo. Tem dificuldades com cálculo? Faça um curso básico sobre o assunto. Comece, aos poucos, a sair da zona de conforto para conhecer novas saídas!

Neste conjunto de ações, outra dica é manter a disciplina. Não deixe para estudar depois, para planejar amanhã, para colocar em prática outro dia. Seja responsável com seus objetivos. Tenha em mente que a reinvenção é um processo e, assim como tudo na vida, precisa de organização.

Depois de dar check em todas essas etapas, não esqueça: divirta-se! Tenha prazer naquilo que você está fazendo. Negócios devem, sim, ser levados a sério. Até porque o mercado de trabalho cobra. Mas, procure fazer o que você ama e faça com carinho. O sucesso depende, e muito, de como encaramos os desafios!

Confira as soluções do Senac para sua empresa e aposte na reinvenção!

Tags:
Voltar

Notícias Relacionadas

Senac Dourados Senac Três Lagoas Senac Hub Academy Senac Corumbá Senac Turismo e Gastronomia Gestão Senac Ponta Porã

Primeiro dia de NRF, cases de lojas e palestras destacam a importância da venda e da experiência do cliente

Publicado em 20/01/2023

Os consultores Fred Alecrim e Caio Camargo integram a comitiva formada por lideranças da Fecomércio MS, SENAC MS, SESC MS, além de empresários do Estado que participam da NRF 2023, a maior feira do varejo do mundom que terminou no dia 17 de janeiro.

Leia mais
Senac Hub Academy Gestão Comércio

Especialista em varejo vem a Capital falar sobre inovação e negócios para empresários

Publicado em 26/09/2022

Na próxima quarta-feira, 28, a partir das 8h, o Sistema Fecomércio MS, por meio do Senac MS apresenta a palestra “O incrível mundo novo do varejo – a era da disponibilidade”, com o consultor Caio Camargo, especialista em inovação no varejo.

Leia mais
Gestão Comércio

Mercado em reaquecimento: empreenda!

Publicado em 02/03/2022

Após dois anos de mercado instável e volátil, o setor de negócios vislumbra um cenário diferente para 2022. A ...

Leia mais
Gestão

Mais mulheres no mercado de trabalho: quem ganha é toda uma sociedade

Publicado em 08/03/2022

A origem do Dia da Mulher, comemorado em 8 de março, é – como toda boa história, marcada por vários fatos de l...

Leia mais
Gestão Comércio

Dia do Consumidor: aposte na data para fidelizar e encantar o cliente

Publicado em 15/03/2022

O dia é de expectativa para quem vive do varejo. É que na terça-feira, 15 de março é comemorado o Dia do C...

Leia mais