Os desafios impostos pela pandemia podem ser oportunidades para aqueles que aproveitarem o momento e retomarem as rédeas de seus planos para o 2021.



Futuro. Se essa palavra já causava ansiedade antes, em um mundo pandêmico nem se fala. A essa altura de 2019, os mais planejados já haviam escrito suas metas. Mesmo os não tão precavidos assim, certamente já sonhavam com as possibilidades de um ano novo.


Bons tempos! Hoje não se sabe muito bem o que sonhar e esperar do que vem pela frente. Se você compartilha desse sentimento, não se preocupe: você não está sozinho e nós vamos te ajudar. Podemos até não saber exatamente o que esperar de 2021, mas, com certeza, compartilhamos da mesma expectativa: que seja melhor do que 2020 foi.


A Covid-19 chegou sem avisar e, cá entre nós, que visita indesejada! Colocou todos dentro de casa, fechou as portas do comércio, adiou sonhos, cancelou planos e não dá sinais de interesse em ir embora.


Por mais que essa incerteza em relação ao futuro acabe sendo um peso sobre qualquer sinal de motivação, é preciso tomar as rédeas e voltar a ser o dono do seu próprio futuro. É hora de criar um plano para viver a vida que sempre sonhou.


O inimigo já não é mais tão desconhecido assim e, enquanto não há vacina, lutamos contra as barreiras impostas pela pandemia como guerreiros: de máscara no rosto, munidos de álcool 70, planejamento e, o principal: muito estudo e dedicação. Além de ser possível, é de extrema importância voltar a estudar em 2021.





Se você precisa de motivos, te daremos 4


Segunda onda, reinfecção e a espera da vacina. As dúvidas são muitas e sabemos disso, mas temos uma certeza: o conhecimento que temos é a única coisa que não pode ser tirada de nós. E é ele que vai fazer a diferença. Por isso, separamos algumas razões para voltar a investir nos seus estudos:


1 - em qualquer que seja a situação, estudar é essencial, principalmente, quando se busca valorização no mercado de trabalho. Com certeza você não vai se arrepender de investir no seu aprendizado e na sua qualificação profissional;


2 - cursos técnicos abrem portas e um currículo recheado faz toda a diferença. Sabe aquela vaga que não pede experiência, mas espera pelo famoso “desejável conhecimento em tal coisa”? É nessa hora que os candidatos com especializações técnicas se destacam;


3 - além disso, mais que preencher o seu currículo, conhecimento oferece as ferramentas para que você lide com problemas e encare os desafios da melhor forma;


4 - em tempos de crise, é um diferencial! E se nós deixássemos de ver a pandemia como um empecilho e passasse a ver suas oportunidades? Continuar a se capacitar, mesmo em tempos difíceis, faz com que você já saia na frente de quem interrompeu tudo nesse período.


Resumindo, a economia sentiu o impacto e as vagas estão ficando escassas. Empresas não têm tempo de errar na escolha e buscam o candidato ideal. Com a capacitação certa, é possível se destacar dos demais profissionais e aumentar as suas chances de ser escolhido.


Continuar ativo mesmo em meio ao momento que vivemos é um diferencial profissional e um aprendizado pessoal. Tem tempo livre por causa da quarentena? Precisa se sentir útil no dia a dia? Quer estar pronto quando os tempos difíceis passarem? O estudo é o caminho!


Essa é uma lição que você levará para toda a vida. Afinal, se conseguir se superar e estudar mesmo diante de uma situação como essa, haverá motivação para vencer qualquer outro obstáculo.


Se convenceu? Então é hora de colocar a mão na massa!



E agora, como fazer?



Se você chegou até aqui, o primeiro passo já foi dado e, diga-se de passagem, esse é o mais importante: ter vontade!


Com interesse, planejamento e um pouquinho de disciplina, você poderá fazer do limão uma limonada e aproveitar o ano que vem como uma oportunidade, e não uma dificuldade. Para isso, agora você precisa: encontrar os cursos certos para você, organizar sua rotina de estudos e se planejar para o que virá depois das aulas. Vamos nessa?


Encontrando o curso ideal


Leia atentamente a grade curricular do curso e também o nível dele. O importante aqui é começar aos poucos. Escolha um curso para começar, o que te pareça mais enriquecedor para esse momento, e dedique-se a ele. Quanto mais cursos você puder fazer, melhor será para a sua carreira. Mas é preciso equilibrar o seu tempo e não se sobrecarregar.


Aposte nos cursos online


As atividades presenciais estão retomando aos poucos, mas os cursos online chegaram com tudo em 2020, fazendo com que até aqueles que não gostavam da modalidade à distância buscassem opções remotas. Além de ser a melhor opção para o momento que vivemos, o ensino à distância permite estudar com praticidade, de onde e quando quiser, sendo assim, uma tendência que continuará em 2021.


Crie uma rotina de estudos


Diante de uma situação como a pandemia e a quarentena, é comum deixar hábitos, horários e rotina para depois. Porém, foque no seu objetivo: é hora de virar esse jogo!


Como estamos em casa, precisamos ensinar o cérebro quando é hora de estudar e quando é hora de relaxar. Crie uma rotina com horários específicos para estudar, fazer exercícios e revisar matérias anteriores. Tenha um lugar da casa apenas para isso e evite estudar na cama ou no sofá. Tire o pijama, vista-se de forma confortável e arrume seu espaço de estudos de forma agradável, afinal, você passará algum tempo nele. Todas essas atitudes ativam o cérebro e, com o tempo, a rotina te ajudará a ter foco.



Depois do curso



Ufa! Depois de retomar as energias e a vontade de estudar, se planejar, criar uma rotina e finalmente finalizar o curso escolhido… ainda não acabou!


O aprendizado vai além das aulas. Lembra da facilidade que o cérebro tem para aprender uma rotina? Pois bem, com a mesma facilidade, o tempo vai passar e se você não alimentar, o conhecimento adquirido ficará em uma gaveta, bem escondidinho. Não é isso que queremos!


É importante se manter sempre atualizado. Por isso, procure por podcasts, blogs, revistas, canais no youtube e criadores de conteúdo da sua área. Consumir conteúdo desse tipo mantém vivo o aprendizado na mente e ainda te ajuda a conhecer pessoas da mesma área, mesmo sem sair de casa. Aprender é uma missão constante, que nunca acaba. Mas nós garantimos que vale a pena.


Por fim, aqui vai uma dica de ouro:


Como falamos anteriormente, o conhecimento adquirido por meio dos cursos feitos será essencial tanto para a sua carreira, quanto para o profissional que você está se tornando. Para isso, é preciso mostrar aos recrutadores o que você tem de melhor.


Mostre sua experiência técnica no seu currículo. A área de cursos e atividades complementares, normalmente é um espaço pouco aproveitado pelas pessoas, mas pode ajudar muito, principalmente quem não tem experiências profissionais na área e quer trabalhar ou está em busca do sonhado primeiro emprego.


Para os cursos complementares, são apenas alguns dados: nome do curso, instituição/empresa, data e carga horária. Mas se você não tem muitas informações no seu currículo, pode dar uma caprichada na área de cursos complementares. Coloque o nome do professor do curso se for alguém conhecido no mercado ou uma pequena descrição com os principais aprendizados do curso.


Assim, as oportunidades surgirão e você estará pronto para elas!


Com planejamento, objetivos e dedicação, nem mesmo uma pandemia pode ser obstáculo para o seu sucesso profissional.


.


.


.


Nós temos um compromisso com o desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas. Educamos para o trabalho e acreditamos que o aprendizado é nosso maior bem. Por isso, pensando nesse momento que todos vivemos, separamos alguns cursos que podem te ajudar a retomar os planos e as rédeas do seu futuro!


Em Mato Grosso do Sul, o Senac conta com unidades em vários municípios (Campo Grande, Corumbá, Dourados e Três Lagoas), onde os alunos podem tirar dúvidas e contar com o apoio dos professores. Para mais informações, clique aqui.

Tags:
Voltar

Notícias Relacionadas

Senac Hub Academy TI

Semana de consagração: alunos de tecnologia entregam game para Gibiteca, app para restaurante e produto para empresa da Capital

Publicado em 04/04/2024

Nesta semana, os estudantes do Técnico Desenvolvimento de Games e da Fábrica de Software fizeram entregas importantes para a comunidade. Ao todo, foram três entregas: um game para a Gibiteca de Campo Grande, do bairro Seminário, no dia 03, um aplicativo para tablet e desktop para o Senac Escola de Turismo...

Leia mais
TI

É da área tecnológica? 5 razões para você implementar a Metodologia Ágil

Publicado em 14/03/2024

A Metodologia Ágil, conjunto de práticas que promovem resultados assertivos e -como diz o nome, rápidos - pode ser a aliada dos profissionais que atuam na área ou de estudantes.

Leia mais
Gastronomia

Receita de Páscoa - Ossobuco com Polenta: um prato fácil e suculento para você aproveitar o feriado 

Publicado em 26/03/2024

Ossobuco: além do nome de um corte de carne, é o nome de um prato conhecido como Chambaril na Itália, região da Lombardia e um dos ingredientes-chave do Sobá, prato de origem nipônica, já típico de MS, e muito apreciado.

Leia mais
Saúde

Enfermagem do Trabalho: quem pode fazer a especialização?

Publicado em 08/03/2024

A especialização em Enfermagem do Trabalho abre portas para profissionais que querem ganhar mais destaque no mercado. Essa é uma área que capacita você para zelar pelo bem-estar dos trabalhadores, prevenindo doenças e ajudando a promover mais qualidade de vida em diversos ambientes profissionais.

Leia mais
Senac Três Lagoas Saúde

Senac Três Lagoas oferece curso técnico em Enfermagem com início neste mês

Publicado em 14/03/2024

O Senac Três Lagoas está com inscrições abertas para o curso Técnico em Enfermagem, uma das áreas da saúde com alta demanda no mercado de trabalho. O curso tem início dia 18 de março e para se inscrever os interessados devem ter idade mínima de 18 anos e cursar, no mínimo, a partir do 2º ano do ensino médio

Leia mais