Turma disponível:
Formas de pagamento: Boleto, Recorrência de Cartão, Cartão de Crédito
SENAC CORUMBÁ

06/06/2022 à 21/08/2023 - Segunda-feira e Quarta-feira (13:00 às 17:15)

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Sobre o curso

Objetivo geral:

Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados.

 

Objetivos específicos:

· Promover o desenvolvimento do aluno por meio de ações que articulem e mobilizem conhecimentos, habilidades, valores e atitudes de forma potencialmente criativa e que estimule o aprimoramento contínuo;

· Estimular, por meio de situações de aprendizagens, atitudes empreendedoras, sustentáveis, atitudes saudável, protagonismo juvenil, social e econômico e colaborativo nos alunos;

· Articular as competências do perfil profissional com projetos integradores e outras atividades laborais que estimulem a visão crítica e a tomada de decisão para resolução de problemas;

· Promover uma avaliação processual e formativa com base em indicadores das competências, que possibilitem a todos os envolvidos no processo educativo a verificação da aprendizagem;

· Incentivar a pesquisa como princípio pedagógico e para consolidação do domínio técnico-científico, utilizando recursos didáticos e bibliográficos.

O que vou aprender?

Recepcionar e atender pessoas 60 horas de duração
  • Atuação em rede, etiqueta e network.
  • Código de Defesa do Consumidor: direitos e deveres.
  • Consumo consciente na utilização de recursos.
  • Elementos de comunicação: contexto, emissor, receptor, canal, mensagem, ruídos e feedback.
  • Ergonomia (NR 17) e qualidade de vida no trabalho: ações que auxiliam na manutenção da saúde física e mental.
  • Estrutura organizacional e suas inter-relações: conceitos e elementos.
  • Etiqueta social e profissional na atuação do recepcionista.
  • Funções administrativas e organizacionais.
  • Organograma e departamentalização.
  • Planejamento de vida e carreira: desenvolvimento de metas pessoais, profissionais e econômicas e uma proposta de guia para alcançá-las; mundo do trabalho; empreendedorismo e outras formas de inserção no mercado de trabalho; construção de itinerário de profissionalização.
  • Segurança do trabalho: sinalização de segurança (NR 26).
  • Técnicas de negociação e administração de conflitos: definição, tipos, características, níveis, áreas, consequência, resolução.
  • Técnicas e tipos de atendimento: personalizados, diferenciados (idosos, crianças, pessoas com deficiências, gestantes), presenciais, eletrônicos, telefônicos e impressos.
Organizar e operacionalizar procedimentos de recepção 84 horas de duração
  • Cadastro de clientes e fornecedores: coleta, atualização e organização dos dados.
  • Consumo consciente na utilização de recursos.
  • Equipamentos e materiais de trabalho - tipos, características e funções: agendas (física, eletrônica, individual e compartilhada), editores de texto, sistemas telefônicos, planilhas eletrônicas, apresentação digital, internet e correio eletrônico.
  • Estrutura organizacional e suas inter-relações: conceitos e elementos.
  • Matemática básica: as quatro operações, porcentagem, razão e proporção.
  • Métodos e técnicas de arquivo e protocolo: classificação de documentos, recebimento, distribuição, tramitação, expedição, temporalidade e tipos de arquivo (físico e eletrônico).
  • Normas internas de segurança: características, equipamentos, controle de acesso.
  • Tipos e funções de documentos: carta, circular, memorando, comunicado, e-mail, ofício, relatório, telegrama, fax, declaração, atestado, recibo, requerimento, aviso, convocação, pedido, nota fiscal, ordem de compra.
Projeto Integrador Aprendizagem em Serviços Administrativos 1 16 horas de duração
Organizar e executar atividades de apoio aos processos da organização. 84 horas de duração
  • Atendimento ao cliente: conceito e tipos de atendimento, tipos de clientes, técnicas de atendimento e abordagem ao cliente; gestão de conflitos; relacionamento interpessoal; comunicação oral, formas de contato com clientes (via telefone, e-mail e outros), técnicas de negociação.
  • Introdução às funções da Administração: planejamento, organização, direção e controle.
  • Noções da evolução histórica da Administração: Administração Científica, Teoria Clássica, Administração Humanista, Teoria Neoclássica, Modelo Japonês, Administração nos tempos atuais.
  • Noções das principais funções organizacionais: Gestão de Pessoas, Logística, Finanças, Marketing e Vendas e Jurídico: forma e importância da atuação do setor na Organização, atribuições, processos sob sua responsabilidade e documentos relacionados.
  • Noções de cultura organizacional: conceitos e elementos.
  • Organização: conceito, tipologia, classificação, natureza jurídica, organograma (estrutura, níveis e áreas funcionais).
  • Planejamento de vida e carreira: desenvolvimento de metas pessoais, profissionais e econômicas e uma proposta de guia para alcançá-las; mundo do trabalho; empreendedorismo e outras formas de inserção no mercado de trabalho; construção de itinerário de profissionalização.
  • Processos organizacionais: conceito, inter-relação e aplicabilidade.
Elaborar, organizar e controlar documentos da organização. 60 horas de duração
  • Métodos e técnicas de arquivo e protocolo: classificação de documentos, recebimento, distribuição, tramitação, expedição, temporalidade e tipos de arquivo (físico e eletrônico).
  • Modelo de documentos: ata, carta, circular, memorando, comunicado, e-mail, ofício, relatório, telegrama, fax, declaração, atestado, recibo, requerimento, aviso, convocação, contrato, edital.
  • Planilhas para organização de dados: elaboração e formatação.
  • Sistema operacional cliente, editor de textos e planilha eletrônica, apresentação eletrônica, internet e e-mail.
  • Técnicas de redação empresarial e oficial: estrutura textual, coesão e coerência, pronomes de tratamento, abertura e fechamento, regras gramaticais e ortografia aplicáveis.
Projeto Integrador Aprendizagem em Serviços Administrativos 2 16 horas de duração
Apoiar e executar ações referentes às rotinas de admissão e demissão de colaboradores . 36 horas de duração
  • Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) – Decreto-lei 5.452/23 e alterações. Definição e consulta.
  • Constituição da República Federativa do Brasil, artigo 7º: dos direitos e garantias fundamentais dos trabalhadores. Relações de trabalho: conceito, histórico, relação homem e trabalho. Tipos de contrato de trabalho e formas de rescisão.
  • Estrutura do Departamento de Pessoal;.
  • Fundamentos da legislação trabalhista: conceitos de empregado, empregador, autônomo, avulso, estagiário, relação de emprego; admissão e demissão de empregados, remuneração; jornada de trabalho, férias, poder disciplinador empregador.
  • Noções da organização: conceito, tipologia, classificação, natureza jurídica, organograma (estrutura e níveis).
  • Poder disciplinar do empregador: advertência, suspensão, demissão por justa causa, demissão sem justa causa, aviso prévio, dispensa do empregado estável, apuração de faltas graves.
  • Processo de admissão: documentos necessários, ficha de registro de empregado, registro/anotações/atualizações em carteira de trabalho, cadastro do Programa de Integração Social/Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/ Pasep), declaração de encargos de família para fins de imposto de renda, ficha de salário-família, vale transporte, exame admissional.
  • Processo de Demissão: documentos necessários, modalidades de saque do FGTS, comunicação e homologação da rescisão contratual, prazos, direito do empregado conforme o tipo de contrato, cálculo das verbas rescisórias, seguro-desemprego, exame dimissional.
  • Prontuário do colaborador: conceito e documentos a serem arquivados.
Acompanhar e controlar a entrega de benefícios legais e espontâneos concedidos pela organização 36 horas de duração
  • Benefícios legais: férias: conceito, período de férias, perda do direito de férias, abono pecuniário, parcelamento, comunicação do período de férias, pagamento das férias, adicional de 1/3 de férias, férias coletivas, encargos sociais, atraso e não concessão de férias. - gratificação Natalina (13º salário): cálculo, prazo e forma de pagamento, multa. - demais benefícios: vale-transporte, depósito do FGTS (fundo de garantia por tempo de serviço), hora extra, hora noturna, verbas rescisórias e adicionais de periculosidade e insalubridade.
  • Benefícios opcionais: política da organização, benefícios mais comuns.
  • Benefícios: conceitos, fontes, princípios, características e direitos, previdência social, benefícios obrigatórios e requisitos para concessão e gozo, benefícios espontâneos.
Auxiliar na elaboração da folha de pagamento. 72 horas de duração
  • Controle de ponto: sanções. marcação manual, mecânica, eletrônica e magnética.
  • Jornada de trabalho: conceito, duração, intervalos, prorrogação, compensação de horas, escala de revezamento, categorias diferenciadas, descanso semanal remunerado (DSR), trabalho noturno, jornada de trabalho mensalista, jornada de trabalho horista.
  • Obrigações anuais do empregador: Declaração de Informações de Rendimento na Fonte (DIRF), Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), Comprovante de Rendimentos Pagos e de Retenção de Imposto de Renda na Fonte (Informe de Rendimento), Livro de Inspeção e Fiscalização do Trabalho.
  • Obrigações mensais do empregador: recolhimento e repasse dos encargos para o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), Receita Federal (IRRF), Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), prestar informações ao Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
  • Operações matemáticas: 4 operações básicas, porcentagem, razão e proporção
  • Planejamento de Carreira: preparação de currículos, entrevista de emprego;
  • Processo de Controle de frequência: formas de registro, empregados desobrigados da marcação, registro de serviço externo, quadro de horários, registro dos intervalos de refeição e descanso, registro das horas extras, registro de faltas e atrasos .
  • Processo de elaboração da folha de pagamento: cálculo de proventos (salário, salário-família, horas extras, comissões, abonos, gratificações, prêmios, adicional de insalubridade, adicional de periculosidade, adicional noturno), afastamentos, salário-maternidade, cálculo de descontos (INSS, Imposto de Renda, descontos para sindicato, faltas e atrasos, desconto do repouso semanal remunerado, vale-transporte, pensão alimentícia, adiantamento de salário, seguro de vida, vale-refeição, plano de saúde).
  • Remuneração: conceitos, diferença de remuneração e salário, adicionais (hora extras, trabalho noturno, insalubridade, periculosidade, abonos, gratificações, prêmios ou comissões, salário utilidade, gorjetas, diárias de viagem), prazo e forma para pagamento, recibo/holerite do pagamento. Políticas de remuneração, prêmios e campanhas, Programa motivacional.
  • Salário, remuneração, adicionais, benefícios e encargos sociais, intervalos, FGTS e PIS. Contrato por prazo determinado e indeterminado.
  • Suspensão e interrupção do contrato de trabalho e ausências legais.
Projeto Integrador Aprendizagem em Serviços Administrativos 3 16 horas de duração
Prática Profissional da Aprendizagem em Serviços Administrativos 480 horas de duração

Posso fazer este curso?

  • Acesso ao Curso

- Ensino Fundamental Incompleto
- Idade máxima de 24 anos incompleto.
- Idade mínima: 14 anos

  • Documento Necessário para Matrícula

- Comprovante de residência.
- CPF
- RG.

Terei diploma ou certificado?

Sim, este curso possui Certificado de conclusão.

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