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Sobre o curso
O que vou aprender ?
Recepcionar e atender pessoas
60 horas
Atuação em rede, etiqueta e network.
Código de Defesa do Consumidor: direitos e deveres.
Consumo consciente na utilização de recursos.
Elementos de comunicação: contexto, emissor, receptor, canal, mensagem, ruídos e feedback.
Ergonomia (NR 17) e qualidade de vida no trabalho: ações que auxiliam na manutenção da saúde física e mental.
Estrutura organizacional e suas inter-relações: conceitos e elementos.
Etiqueta social e profissional na atuação do recepcionista.
Funções administrativas e organizacionais.
Organograma e departamentalização.
Planejamento de vida e carreira: desenvolvimento de metas pessoais, profissionais e econômicas e uma proposta de guia para alcançá-las; mundo do trabalho; empreendedorismo e outras formas de inserção no mercado de trabalho; construção de itinerário de profissionalização.
Segurança do trabalho: sinalização de segurança (NR 26).
Técnicas de negociação e administração de conflitos: definição, tipos, características, níveis, áreas, consequência, resolução.
Técnicas e tipos de atendimento: personalizados, diferenciados (idosos, crianças, pessoas com deficiências, gestantes), presenciais, eletrônicos, telefônicos e impressos.
Organizar e operacionalizar procedimentos de recepção
84 horas
Cadastro de clientes e fornecedores: coleta, atualização e organização dos dados.
Consumo consciente na utilização de recursos.
Equipamentos e materiais de trabalho - tipos, características e funções: agendas (física, eletrônica, individual e compartilhada), editores de texto, sistemas telefônicos, planilhas eletrônicas, apresentação digital, internet e correio eletrônico.
Estrutura organizacional e suas inter-relações: conceitos e elementos.
Matemática básica: as quatro operações, porcentagem, razão e proporção.
Métodos e técnicas de arquivo e protocolo: classificação de documentos, recebimento, distribuição, tramitação, expedição, temporalidade e tipos de arquivo (físico e eletrônico).
Normas internas de segurança: características, equipamentos, controle de acesso.
Tipos e funções de documentos: carta, circular, memorando, comunicado, e-mail, ofício, relatório, telegrama, fax, declaração, atestado, recibo, requerimento, aviso, convocação, pedido, nota fiscal, ordem de compra.
Projeto Integrador Aprendizagem em Serviços Administrativos 1
16 horas
Organizar e executar atividades de apoio aos processos da organização.
84 horas
Atendimento ao cliente: conceito e tipos de atendimento, tipos de clientes, técnicas de atendimento e abordagem ao cliente; gestão de conflitos; relacionamento interpessoal; comunicação oral, formas de contato com clientes (via telefone, e-mail e outros), técnicas de negociação.
Introdução às funções da Administração: planejamento, organização, direção e controle.
Noções da evolução histórica da Administração: Administração Científica, Teoria Clássica, Administração Humanista, Teoria Neoclássica, Modelo Japonês, Administração nos tempos atuais.
Noções das principais funções organizacionais: Gestão de Pessoas, Logística, Finanças, Marketing e Vendas e Jurídico: forma e importância da atuação do setor na Organização, atribuições, processos sob sua responsabilidade e documentos relacionados.
Noções de cultura organizacional: conceitos e elementos.
Organização: conceito, tipologia, classificação, natureza jurídica, organograma (estrutura, níveis e áreas funcionais).
Planejamento de Carreira: mundo do trabalho, formas de inserção no mercado de trabalho, preparação de currículos, entrevista de emprego.
Processos organizacionais: conceito, inter-relação e aplicabilidade.
Elaborar, organizar e controlar documentos da organização.
60 horas
Métodos e técnicas de arquivo e protocolo: classificação de documentos, recebimento, distribuição, tramitação, expedição, temporalidade e tipos de arquivo (físico e eletrônico).
Modelos de documentos: ata, carta, circular, memorando, comunicado, e-mail, ofício, relatório, telegrama, fax, declaração, atestado, procuração, recibo, requerimento, aviso, convocação, petição inicial, contrato, edital;
Planilhas para organização de dados: elaboração e formatação.
Sistema operacional cliente, editor de textos e planilha eletrônica, apresentação eletrônica, internet e e-mail.
Técnicas de redação empresarial e oficial: estrutura textual, coesão e coerência, pronomes de tratamento, abertura e fechamento, regras gramaticais e ortografia aplicáveis.
Projeto Integrador Aprendizagem em Serviços Administrativos 2
16 horas
Apoiar e executar ações referentes às rotinas de admissão e demissão de colaboradores .
36 horas
Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) – Decreto-lei 5.452/23 e alterações. Definição e consulta.
Constituição da República Federativa do Brasil, artigo 7º: dos direitos e garantias fundamentais dos trabalhadores. Relações de trabalho: conceito, histórico, relação homem e trabalho. Tipos de contrato de trabalho e formas de rescisão.
Estrutura do Departamento de Pessoal.
Fundamentos da legislação trabalhista: conceitos de empregado, empregador, autônomo, avulso, estagiário, relação de emprego; admissão e demissão de empregados, remuneração; jornada de trabalho e férias.
Noções da organização: conceito, tipologia, classificação, natureza jurídica, organograma (estrutura e níveis).
Planejamento de carreira: mundo do trabalho, formas de inserção no mercado de trabalho, marketing e apresentação pessoal, preparação de currículos, entrevista de emprego.
Poder disciplinar do empregador: advertência, suspensão, demissão por justa causa, demissão sem justa causa, aviso prévio, dispensa do empregado estável, apuração de faltas graves.
Processo de admissão: documentos necessários, ficha de registro de empregado, registro/anotações/atualizações em carteira de trabalho, cadastro do Programa de Integração Social/Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/ Pasep), declaração de encargos de família para fins de imposto de renda, ficha de salário-família, vale transporte, exame admissional.
Processo de demissão: documentos necessários, modalidades de saque do FGTS, comunicação e homologação da rescisão contratual, prazos, direito do empregado conforme o tipo de contrato, cálculo das verbas rescisórias, seguro-desemprego, exame demissional.
Prontuário do colaborador: conceito e documentos a serem arquivados.
Acompanhar e controlar a entrega de benefícios legais e espontâneos concedidos pela organização
36 horas
Benefícios legais: férias: conceito, período de férias, perda do direito de férias, abono pecuniário, parcelamento, comunicação do período de férias, pagamento das férias, adicional de 1/3 de férias, férias coletivas, encargos sociais, atraso e não concessão de férias. - gratificação Natalina (13º salário): cálculo, prazo e forma de pagamento, multa. - demais benefícios: vale-transporte, depósito do FGTS (fundo de garantia por tempo de serviço), hora extra, hora noturna, verbas rescisórias e adicionais de periculosidade e insalubridade.
Benefícios opcionais: política da organização, benefícios mais comuns.
Benefícios: conceitos, fontes, princípios, características e direitos, previdência social, benefícios obrigatórios e requisitos para concessão e gozo, benefícios espontâneos.
Auxiliar na elaboração da folha de pagamento.
72 horas
Controle de ponto: sanções. marcação manual, mecânica, eletrônica e magnética.
Jornada de trabalho: conceito, duração, intervalos, prorrogação, compensação de horas, escala de revezamento, categorias diferenciadas, descanso semanal remunerado (DSR), trabalho noturno, jornada de trabalho mensalista, jornada de trabalho horista.
Obrigações anuais do empregador: Declaração de Informações de Rendimento na Fonte (DIRF), Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), Comprovante de Rendimentos Pagos e de Retenção de Imposto de Renda na Fonte (Informe de Rendimento), Livro de Inspeção e Fiscalização do Trabalho.
Obrigações mensais do empregador: recolhimento e repasse dos encargos para o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), Receita Federal (IRRF), Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), prestar informações ao Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Operações matemáticas: 4 operações básicas, porcentagem, razão e proporção
Planejamento de Carreira: preparação de currículos, entrevista de emprego;
Processo de Controle de frequência: formas de registro, empregados desobrigados da marcação, registro de serviço externo, quadro de horários, registro dos intervalos de refeição e descanso, registro das horas extras, registro de faltas e atrasos .
Processo de elaboração da folha de pagamento: cálculo de proventos (salário, salário-família, horas extras, comissões, abonos, gratificações, prêmios, adicional de insalubridade, adicional de periculosidade, adicional noturno), afastamentos, salário-maternidade, cálculo de descontos (INSS, Imposto de Renda, descontos para sindicato, faltas e atrasos, desconto do repouso semanal remunerado, vale-transporte, pensão alimentícia, adiantamento de salário, seguro de vida, vale-refeição, plano de saúde).
Remuneração: conceitos, diferença de remuneração e salário, adicionais (hora extras, trabalho noturno, insalubridade, periculosidade, abonos, gratificações, prêmios ou comissões, salário utilidade, gorjetas, diárias de viagem), prazo e forma para pagamento, recibo/holerite do pagamento. Políticas de remuneração, prêmios e campanhas, Programa motivacional.
Salário, remuneração, adicionais, benefícios e encargos sociais, intervalos, FGTS e PIS. Contrato por prazo determinado e indeterminado.
Suspensão e interrupção do contrato de trabalho e ausências legais.
Projeto Integrador Aprendizagem em Serviços Administrativos 3
16 horas
Prática Profissional da Aprendizagem em Serviços Administrativos
692 horas
Posso fazer este curso ?
Terei diploma ou certificado ?
Sim, este curso possui certificado de conclusão.
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