Planejamento de Demanda

Cursos Livres
Comércio
78
horas
Não há Turmas disponíveis no momento.

Este curso tem como objetivo desenvolver as seguintes competências: Pesquisar demandas de produtos no comércio e realizar as ações de acompanhamento e controle de operações logísticas.

É destinado a profissionais que atuam área de gestão comercial.

  • Comportamento do consumidor: pesquisa e levantamento de dados (tipos, métodos e estratégias); desejos e necessidades do cliente (identificação e análise); análise de inovações e tendências.
  • Indicadores comerciais: formação do custo de compra, análise de indicadores e resultados da comercialização, gestão de compras e fornecedores.
  • Indicadores de acuracidade: curva ABC e gráfico de Gantt.
  • Planejamento de demanda: análise de disponibilidade de dados; levantamento de tendências de consumo (dados externos e internos); análise de demanda para novos produtos e serviços; mapa de demandas comerciais (conceito, itens e principais formatos); apresentação de informações (gráficos, relatórios e sínteses).
  • Previsão de demanda: conceito, práticas, processos e ferramentas; modelos de previsão (julgamental; séries temporais; causa e efeito); relação entre custos, horizonte e exatidão de previsão de demanda.
  • Planejamento e gestão de estoques: estratégias, softwares e ferramentas; produtos (tipos e características para estocagem); classificação de mercadorias para armazenagem (mercadorias para venda, uso e consumo e bens patrimoniais); níveis de estoque (mínimo, médio e máximo); processamento de pedidos; relação entre estoque, demanda comercial e ações de marketing.
  • Planejamento logístico: conceito, fases, estratégias e ferramentas; relação entre objetivos estratégicos e estabelecimento de metas; tomada de decisões logísticas (estratégia da estocagem, estratégia de transporte, estratégia de localização); efetividade e custos logísticos; relação entre operação logística e operação comercial.
  • Processo de compra e gerenciamento de fornecedores: estratégias, fluxos e ferramentas; relação entre processos de compra, demanda comercial e ações de marketing.
  • Processo de controle interno (PCI): indicadores de desempenho logístico (tipos, cálculos e ferramentas de monitoramento).

Acesso ao Curso
- Ensino Médio Completo
- Idade mínima: 18 anos
Documento Necessário para Matrícula
- CPF
- RG.

Sim, este curso possui certificado de conclusão.