Segundo o diretor do Senac MS, Vitor Mello, dentre os temas mais discutidos pela equipe estão a venda com propósito, o papel da inteligência artificial (IA) e a importância da base de dados no setor.



Vitor ressalta que a IA tem sido apontada como um motor para aumentar a produtividade e reduzir desperdícios, movendo-se em direção a operações mais eficientes. “Os debates evidenciam a carência atual de dados no varejo, como tíquete médio, peças por atendimento e venda por metro quadrado. Observou-se também uma transformação gradual do varejo, expandindo-se para agregação de serviços e retail media”, afirma Vitor Mello.



A busca e a utilização de dados para fidelização do cliente emerge como um ponto crucial, especialmente por meio de experiências personalizadas e produtos exclusivos. Um exemplo bem sucedido apresentado é da Ulta Beauty, que tem 42 milhões de membros ativos em seu programa de relacionamento, contribuindo para 95% de suas vendas. Um aspecto a ser ressaltado é a importância das parcerias, como demonstrado pela Crocs em seus famosos colabs.



Outro ponto relevante das discussões é a força da loja física e do design. Pesquisa apresentada na feira demonstrou que 63% dos consumidores ainda preferem a experiência de visitar o espaço presencial. O diretor do Senac MS destaca que o espaço físico permanece vital e a integração entre o físico e o on-line pode aumentar as vendas em até 33%. O fato foi evidenciado pelo exemplo da Five Below, que mesmo com apenas 5% das vendas on-line, usa o canal para criar tráfego para a loja física.



Ferramenta – Ainda como parte da NRF, o grupo do Senac utilizou a ferramenta chamada TPU, um instrumento que ajudou a mapear as principais reflexões para serem executadas no país, sendo que T (tendências) engloba as questões que podem ainda ser trabalhadas num cenário futuro, o P (pendências) são questões que precisam ser trabalhadas no ponto presente e o U (urgências) fatores que já deveriam ter sido resolvidas no passado.



A Missão Técnica NRF 2024 foi organizada pela Fecomércio MS e o Senac MS, com apoio do Sebrae MS. O evento começou dia 3 e vai até dia 20 de janeiro, destacando as principais tendências de consumo, tecnologia, logística, gestão e inovação.


Tags:
Voltar

Notícias Relacionadas

Eventos

Senac Dourados promove evento ‘Atendimento Humanizado a Pessoa com Transtorno do Espectro Autista’

Publicado em 01/04/2024

No próximo dia 2 de abril, o Senac de Dourados sediará uma iniciativa em referência ao Dia Mundial e o Dia Nacional de Conscientização sobre o Autismo. Será um evento onde serão compartilhadas ações sobre o ‘Atendimento Humanizado a Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA)’.  

Leia mais
Eventos

Evento no Senac Hub Academy aborda tema da inteligência artificial nesta quarta-feira

Publicado em 10/04/2024

Para abordar um dos temas mais discutidos atualmente, o Senac MS sedia nesta quarta-feira (10), às 18h30, a oficina sobre "Inteligência Artificial para Professores", no Senac Hub Academy, em parceria com o Instituto de Pesquisa e Inovação em Inteligência Artificial de Mato Grosso do Sul.

Leia mais
Eventos

Senac Beauty Expert reúne palestrantes renomados em workshops com tendências de beleza

Publicado em 04/04/2024

O Senac Hub Academy, em Campo Grande, realiza nos meses de abril, julho, agosto e novembro o Senac Beauty Expert 2024, evento de beleza que vai reunir profissionais renomados da área da beleza e estética. Neste mês de abril, o evento será realizado nos dias 29 e 30, e as inscrições já estão abertas.

Leia mais
Senac Corumbá Eventos

Professora do Senac Corumbá representa MS em prêmio nacional de educação

Publicado em 10/04/2024

A professora do Senac Corumbá, Silvana do Valle Leone, é finalista no prêmio nacional "Educador Transformador", na categoria Educação Profissional da região Centro-Oeste, com um projeto de um aplicativo sobre a cidade de Corumbá, desenvolvido pelos alunos do curso Técnico de Administração.

Leia mais
Eventos

Professora do Senac MS vence mais uma etapa do prêmio Educador Transformador

Publicado em 27/03/2024

A docente Silvana do Valle Leone venceu mais uma etapa do prêmio Educador Transformador, na categoria ‘Educação Profissional’. A premiação é uma iniciativa do Instituto Significare, Bett Brasil e SEBRAE que visa valorizar e divulgar projetos e educadores transformadores de todos os cantos do Brasil.

Leia mais