Segundo o diretor do Senac MS, Vitor Mello, dentre os temas mais discutidos pela equipe estão a venda com propósito, o papel da inteligência artificial (IA) e a importância da base de dados no setor.



Vitor ressalta que a IA tem sido apontada como um motor para aumentar a produtividade e reduzir desperdícios, movendo-se em direção a operações mais eficientes. “Os debates evidenciam a carência atual de dados no varejo, como tíquete médio, peças por atendimento e venda por metro quadrado. Observou-se também uma transformação gradual do varejo, expandindo-se para agregação de serviços e retail media”, afirma Vitor Mello.



A busca e a utilização de dados para fidelização do cliente emerge como um ponto crucial, especialmente por meio de experiências personalizadas e produtos exclusivos. Um exemplo bem sucedido apresentado é da Ulta Beauty, que tem 42 milhões de membros ativos em seu programa de relacionamento, contribuindo para 95% de suas vendas. Um aspecto a ser ressaltado é a importância das parcerias, como demonstrado pela Crocs em seus famosos colabs.



Outro ponto relevante das discussões é a força da loja física e do design. Pesquisa apresentada na feira demonstrou que 63% dos consumidores ainda preferem a experiência de visitar o espaço presencial. O diretor do Senac MS destaca que o espaço físico permanece vital e a integração entre o físico e o on-line pode aumentar as vendas em até 33%. O fato foi evidenciado pelo exemplo da Five Below, que mesmo com apenas 5% das vendas on-line, usa o canal para criar tráfego para a loja física.



Ferramenta – Ainda como parte da NRF, o grupo do Senac utilizou a ferramenta chamada TPU, um instrumento que ajudou a mapear as principais reflexões para serem executadas no país, sendo que T (tendências) engloba as questões que podem ainda ser trabalhadas num cenário futuro, o P (pendências) são questões que precisam ser trabalhadas no ponto presente e o U (urgências) fatores que já deveriam ter sido resolvidas no passado.



A Missão Técnica NRF 2024 foi organizada pela Fecomércio MS e o Senac MS, com apoio do Sebrae MS. O evento começou dia 3 e vai até dia 20 de janeiro, destacando as principais tendências de consumo, tecnologia, logística, gestão e inovação.


Tags:
Voltar

Notícias Relacionadas

Eventos

2° Simpósio da Empregabilidade abordará impactos da tecnologia no mercado de trabalho

Publicado em 01/07/2024

O Senac MS, a Funsat e demais parceiros, realizam na próxima terça-feira (02), no Parque Tecnológico de Campo Grande, o 2° Simpósio da Empregabilidade...

Leia mais
Eventos

Parceria com Governo visa para promover inovação na educação e transformação digital empresarial

Publicado em 26/07/2024

Nesta quarta-feira, 24 de julho, o governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação)...

Leia mais
Eventos

MS recebeu a 2ª Reunião do Núcleo Norte Centro-Oeste que divide ideias entre regionais

Publicado em 19/07/2024

Em sua segunda edição, o Núcleo de Desenvolvimento Corporativo Norte e Centro-Oeste reuniu 11 diretores regionais, juntamente com o Departamento Nacional do Senac, para debater e compartilhar iniciativas importantes de cada região...

Leia mais
Eventos

Edital destina R$ 15,4 mi em investimentos para empresas inovadoras de MS

Publicado em 18/07/2024

A Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de MS (Fundect), órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação...

Leia mais
Eventos

Evento sobre produtos digitais com inteligência artificial acontece no Senac Hub Academy

Publicado em 09/07/2024

Evento sobre produtos digitais com inteligência artificial acontece no Senac Hub Academy...

Leia mais