Você sabe ao certo o que é estética corporal? Muita gente ainda acredita que ela se relaciona apenas com a aparência, mas, na verdade, alguns procedimentos também auxiliam a promover saúde e qualidade de vida. Ao mesmo tempo, o cuidado com a imagem é importante para que a pessoa tenha mais autoaceitação, autoestima e segurança.
Tudo isso favorece a saúde mental e reflete de forma positiva nos demais aspectos da vida. Sendo assim, a estética corporal vai muito além da vaidade, sendo um processo de autocuidado que pode trazer uma série de benefícios. Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo para conhecer esse ramo de atuação.
O que é estética?
A estética corporal é um campo que aplica técnicas, tratamentos e procedimentos com o intuito de tratar diferentes partes do corpo. Mas o foco nesse caso é trabalhar características que possam provocar algum tipo de incômodo estético para a pessoa. Porém, como dito na introdução, os procedimentos também podem auxiliar a promover bem-estar e qualidade de vida. Inclusive, muitas vezes complementam tratamentos médicos, como é o caso das técnicas que amenizam a retenção de líquido, melhoram a circulação sanguínea e auxiliam no processo de recuperação pós-operatório.
Por isso, a estética corporal promove uma série de benefícios, por exemplo:
- correção de características que causam desconforto;
- elevação da autoestima;
- complemento para tratamentos médicos;
- auxílio no processo de recuperação de alguns pacientes;
- mais autoconfiança e segurança;
- valorização da imagem e da beleza natural;
- promoção de bem-estar e qualidade de vida.
Como funciona?
Como você viu na explicação sobre o que é estética corporal, esse ramo de atuação engloba diferentes técnicas e procedimentos. Podem ser realizados por meio de manobras manuais ou com o auxílio de instrumentos, acessórios e equipamentos. Tudo vai depender do tipo de procedimento que a pessoa precisa para promover os resultados desejados. Afinal, na estética corporal é possível, por exemplo, realizar tratamentos para reduzir a gordura localizada ou a celulite, ou ainda, manobras que estimulam o sistema linfático para eliminar a retenção de líquido, conforme citamos.
Isso é especialmente importante para pessoas propensas a inchaços corporais ou para aqueles que acabaram de passar por cirurgias e precisam complementar as medidas pós-operatórias.
A estética corporal também ajuda a corrigir os efeitos do tempo sobre a pele, por exemplo, melhorando a aparência e a textura dela. Além de combater a flacidez, estrias e outras marcas. Quem se incomoda com cicatrizes de procedimentos médicos ou acidentes, também se beneficia da estética corporal. Existem procedimentos voltados para esse fim, que ajudam a reduzir marcas como essas estimulando a renovação da pele.
Para indicar o procedimento ideal, o esteticista faz uma entrevista com o paciente para entender aquilo que o incomoda e quais resultados espera. Depois, avalia a área do corpo a ser tratada e indica o tratamento ideal, além da quantidade de sessões e do intervalo entre elas para alcançar os resultados de uma forma segura.
Como está o mercado de trabalho para estética facial e corporal?
As pessoas têm procurado adotar medidas e hábitos que auxiliam a promover o seu próprio bem-estar e qualidade de vida. Existe uma preocupação cada vez maior em se sentir bem consigo mesmo, e isso também envolve os aspectos estéticos. Já é sabido que apreciar a própria imagem tem um impacto significativo na saúde mental. Além disso, tem um envolvimento direto com as relações interpessoais. Ajuda a ter segurança para desenvolver boas relações, e isso impacta a vida pessoal e profissional.
Por isso, a estética corporal tem ganhado cada vez mais a atenção, o que faz com que o mercado de trabalho esteja aquecido. Existe uma grande procura pelos tratamentos, logo, há também necessidade de mais profissionais especializados para atender a essa grande demanda.
É possível trabalhar em clínicas de estética por meio de vínculo empregatício. Mas também existe a possibilidade de atuar em grandes empresas, hospitais ou ainda empreender abrindo o próprio negócio. Além disso, é possível fazer parcerias com outros profissionais, como médicos e até mesmo com academias, para receber a indicação de pacientes e ampliar cada vez mais a carteira de clientes atendidos.
Como se especializar em estética e cosmética, por exemplo?
Para atuar no ramo de estética corporal, é preciso fazer um curso profissionalizante na área. Você pode investir na formação superior em estética e cosmética e focar nos tratamentos voltados no corpo e na saúde. Assim, poderá aplicar diferentes É interessante fazer cada vez mais cursos para ampliar a quantidade de procedimentos que você vai disponibilizar para os seus futuros clientes. Além disso, é uma forma de manter os conhecimentos atualizados e trazer novidades para destacar cada vez mais o seu trabalho no mercado. A atualização é muito importante para manter a competitividade.
Por isso, você precisa da formação de base e dessas extensões de conhecimento. O que também prova para os seus clientes que você continua evoluindo como profissional.
Outra dica bem interessante é conferir quais são as demandas atuais do mercado ou da região onde você pretende atuar. Assim pode identificar os tratamentos que ainda não são muito oferecidos para se especializar neles e trazer essas novidades. Com isso, a concorrência será menor e você conquista mais clientes. Um detalhe que não podemos esquecer é a importância de buscar essa especialização em instituições renomadas.
Considere que a estética corporal trabalha com as características e a imagem das pessoas. Em muitos casos, também é uma questão de saúde. Por isso, é fundamental ter uma formação de boa qualidade para adquirir todo o conhecimento técnico necessário para atuar com competência. Prefira as instituições já prestigiadas no mercado. Gostou de saber mais sobre o que é estética corporal?
Essa é uma boa alternativa de ramo de atuação para quem deseja encontrar oportunidades de forma imediata e ter uma boa perspectiva de carreira. Afinal, a tendência é de que a procura por procedimentos estéticos cresça cada vez mais. Agora que você conheceu todas as oportunidades que esse curso pode oferecer, aproveite para acompanhar outras publicações do nosso blog e ampliar ainda mais os seus conhecimentos sobre esta e outras áreas do conhecimento.
Tags:
Voltar