Como utilizar a gastronomia a seu favor? Será que é possível manter um valor nutricional bom com os alimentos que gostamos? Qual a importância da nutrição? Há milhares de anos, Hipócrates já afirmava: “que teu alimento seja teu remédio e que teu remédio seja teu alimento.” Existe uma relação direta entre nutrição, saúde e bem-estar físico e mental do indivíduo.



A importância da nutrição



Não é a quantidade de alimento que determina uma nutrição saudável, mas sim, quais alimentos estão sendo consumidos. É importantíssimo manter hábitos saudáveis para um bom desempenho do organismo e mente. Na prática, uma boa alimentação é aquela composta por macro e micronutrientes, sendo cada um deles: 






  • Macronutrientes: formados por carboidratos, gorduras, fibras e proteínas que são responsáveis por fornecer força, vigor, energia para o corpo se manter ativo e devem ser consumidos em maior quantidade. Os carboidratos cumprem uma função energética para o ser humano, encarregados por várias funções do metabolismo e a falta dele pode causar fraqueza, cansaço, dificuldades de concentração, dores de cabeça e tontura. As proteínas têm componentes funcionais e estruturais de todas as células, tecidos e órgãos. Já as gorduras, elas são importantes para manter a temperatura corporal, auxiliam no transporte de vitaminas, protegem os órgãos vitais, além de funcionar como importante fonte de energia. As fibras cumprem o papel de garantir o bom funcionamento intestinal.


  • Micronutrientes: devem ser consumidos em pequenas quantidades e são compostos por vitaminas e minerais fundamentais para o organismo. As vitaminas A, B, C, D, E e K fazem parte dos micronutrientes e são muito importantes para o funcionamento do sistema nervoso e cardiovascular, fortalecem a imunidade, os ossos e os músculos, além de outras funções. Os minerais como cálcio, ferro, sódio, iodo, cobre, zinco, manganês, flúor e magnésio são constituintes do grupo dos micronutrientes.





Dicas de uma boa alimentação



Para se ter uma nutrição alimentar equilibrada e saudável existem cinco princípios que podem ser seguidos:




  • Adequação: A alimentação deve se adequar ao organismo e outros fatores como situação econômica, hábitos e atividades desenvolvidas, e em relação a questões fisiológicas e casos de doenças.

  • Qualidade: O cardápio alimentar deve ser completo para satisfazer as necessidades do corpo, com alimentos nutritivos que possuem todas as substâncias necessárias para o organismo.

  • Quantidade: A quantidade de alimentos em cada refeição deve ser suficiente para suprir as necessidades do corpo. As calorias consumidas servem para cumprir com as atividades das pessoas.

  • Harmonia: Os alimentos ingeridos devem ter uma relação proporcional entre qualidade e quantidade, mantendo um equilíbrio.

  • Variedade: Selecionar alimentos diferentes, mudando diariamente o cardápio e consumindo diferentes nutrientes a cada dia.



 



Gastronomia e Nutrição



Os conhecimentos gastronômicos são adquiridos conforme o tempo e as necessidades de cada pessoa. Porém, independente de escolhas, é importante tornar a gastronomia como uma fonte nutritiva para seu corpo, ou seja, consumir alimentos essenciais para um bom funcionamento do organismo. 



Nas últimas décadas, a expectativa de vida do brasileiro aumentou e com isso os hábitos alimentares vêm sendo moldados, graças a preocupação com a qualidade de vida.  Hoje o Brasil figura o 4º lugar do ranking mundial quando o assunto é consumo de alimentos saudáveis.



Uma vida só é vivida com qualidade se a alimentação não afetar a saúde. Alimentos gordurosos, açucarados ou com muito sódio podem até ser gostosos, mas, quando consumidos em excesso, afetam o organismo de muitas maneiras e são a porta de entrada para complicações graves. Por isso, é importante consumir alimentos que forneçam macro e micronutrientes, além de, bastante água, nossa principal aliada da rotina diária.



Para uma rotina mais assertiva e vantajosa, o ideal é ter profissionais de nutrição acompanhando a alimentação diária. Esse papel da nutrição é tão fundamental que existe um órgão internacional ligados às Nações Unidas, especialmente dedicado aos problemas de nutrição da população mundial, que é o Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO), e uma data específica de comemoração, que é dia 31 de agosto. A alimentação balanceada tem uma função primordial no corpo, como desenvolver, substituir e reparar células e tecidos; produzir energia e manter o calor, para que possamos nos mover e trabalhar; conduzir processos químicos no corpo, como a digestão; proteger de infecções, manter nossa resistência às doenças e promover a cura.

É pela comida que o corpo recebe nutrientes essenciais como as vitaminas, sais minerais, carboidratos, gorduras e proteínas, sem os quais ele não funciona bem.  Então, é adotando uma dieta balanceada que vamos manter o bom funcionamento do organismo, fortalecer nosso sistema imunológico e nos proteger de doenças, além de manter o peso corporal ideal para preservar a saúde.



Gosta de cozinhar? Então vamos colocar a mão na massa!



Sair um pouco da rotina também faz bem para distrair a mente da movimentação do dia a dia. Quando comemos nosso cérebro libera substâncias químicas de prazer, e por esse motivo nos sentimos bem. 



O Senac conta com vários cursos que vão abrir sua mente para diversificar mais no seu dia a dia gastronômico. Com aprendizados práticos, ensinamos os alunos a ficarem mais aptos no ramo da gastronomia, além de, orientar e acompanhar a evolução nas habilidades culinárias. 



Além dos nossos cursos, trouxemos também algumas sugestões de receitas que podem facilmente serem utilizadas no dia a dia, mantendo uma alimentação equilibrada e fortalecida.



1.    Café d’manhã



1.1.    Pão de aveia fit de frigideira



Ingredientes 



1/2 xícara de chá de farinha de aveia

1/4 de xícara de chá de polvilho doce

Sal a gosto

1/2 colher de chá de fermento em pó

1/2 colher de sopa de azeite

1/3 de xícara de chá de água



Modo de preparo 

.1 Reúna todos os ingredientes; 

.2 Coloque a farinha de aveia, o polvilho doce, o sal e o fermento em uma tigela, e misture; 

.3 Adicione o azeite e misture; 

.4 Gradualmente, acrescente a água e misture até atingir uma massa mole, grossa, mas que não seja seca; 

.5 Transfira a massa para uma frigideira antiaderente untada com óleo; 

.6 Leve-a ao fogo baixo, tampe a frigideira, e deixe o pão cozinhar por cerca de 4 minutos. Em seguida, verifique se ele está douradinho por baixo e vire-o. Tampe a frigideira novamente e deixe-o cozinhar por mais 4 minutos; 

.7 Agora é só servir. Bom apetite! 



Sugestão de consumo: sirva seu pão de requeijão, geleias, ou queijos magros. Capriche, use a criatividade e aproveite esta delícia!



2.    Almoço



2.1.    Talharim com abobrinha





Ingredientes

300 gramas de macarrão talharim

2 unidades de abobrinha

2 colheres (sopa) de manteiga

1 cebola média picada

1 envelope de caldo de legumes em pó

1 pote de iogurte natural

2 colheres (sopa) de salsa (ou salsinha) picada

1 colher (sopa) de cebolinha verde picada

2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado•

Sal e pimenta-do-reino a gosto



Modo de preparo

1. Primeiro, cozinhe o talharim al dente e reserve. Depois, rale as abobrinhas na parte grossa do ralador e reserve também.

2. Em uma panela, aqueça a manteiga, doure a cebola, junte o caldo de legumes, o iogurte, a abobrinha, o sal e a pimenta-do-reino.

3. Misture levemente e deixe no fogo brando por cerca de 3 minutinhos ou até aquecer bem. Desligue o fogo e acrescente o talharim.

4. Salpique a salsinha, a cebolinha, o queijo parmesão e sirva em seguida. É um ótimo prato para um jantar rápido e muito saboroso! Acompanhado de um vinho então?!

Dica: Você também pode substituir o iogurte por creme de leite 



3.    Jantar



3.1.    Omelete à florentina



Ingredientes 



25 folhas frescas de espinafre

2 ovos (gemas e claras separadas)

Sal e pimenta-do-reino a gosto

1 colher de sobremesa de creme de leite fresco

1 colher de sobremesa de manteiga

3 fatias de queijo mussarela

Manteiga

1 colher de sopa (cheia) de queijo parmesão ralado para finalizar



Modo de preparo

.1 Reúna todos os ingredientes; 

.2 Em uma frigideira, refogue as folhas de espinafre até murcharem. Pique as folhas e reserve; 

.3 Em um recipiente, coloque as gemas, o sal, a pimenta, o creme de leite e misture bem. Reserve; 

.4 Em uma batedeira, bata as claras em neve com uma pitada de sal; 

.5 Adicione a mistura de gemas e misture delicadamente com uma espátula; 

.6 Em uma frigideira grande, derreta a manteiga e despeje a omelete crua, espalhando bem. Cubra com as fatias de queijo e acrescente o espinafre na metade da massa; 

.7 Deixe cozinhar até dourar por baixo. Com cuidado, dobre, fechando a omelete e transfira para um prato; 

.8 Agora é só servir. 



Dica: sirva com torradas ou como acompanhamento de um arroz branco em um almoço.


Tags:
Voltar

Notícias Relacionadas

Senac Três Lagoas

Alunos Técnico em Floresta fazem intercâmbio em fazenda escola

Publicado em 10/06/2024

Por meio de um intercâmbio entre os alunos do Técnico de Enfermagem do Senac Três Lagoas e os alunos de Agronomia da Associação de Ensino...

Leia mais
Gastronomia

Risoto Cremoso de Queijos: Uma Receita Perfeita para Conquistar Paladares

Publicado em 12/06/2024

O risoto é um prato clássico da culinária italiana que, quando bem executado, conquista até os paladares mais exigentes. Hoje, vamos ensinar uma versão deliciosa e cremosa com uma combinação irresistível de queijos. Prepare-se para impressionar seus convidados com este Risoto Cremoso de Queijos.

Leia mais
Senac Dourados Saúde

Atendimentos a idosos no CRAS é realizado por alunos de Dourados 

Publicado em 15/05/2024

Hoje amanheceu d​​​​​​​iferente para as oito alunas do Técnico em Podologia do Senac de Dourados...

Leia mais
Senac Hub Academy TI

Alunos do Voucher Desenvolvedor têm dia de atividades no mundo dos jogos

Publicado em 27/05/2024

A iniciativa da escola foi uma ação de gamificação em um dia com campeonatos, artes e dança.

Leia mais
Senac Dourados

Em ação na UEMS, unidade de Dourados prestou serviços e orientações à comunidade 

Publicado em 21/05/2024

O Senac Dourados marcou presença na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) em uma ação social que beneficiou a comunidade local...

Leia mais