É verdade que nem todas as pessoas que estão no mercado de trabalho têm uma formação específica. Porém, aquelas que estudam e buscam especializações conseguem o primeiro emprego mais rápido e ainda ocupam as melhores posições nas empresas. Então, é muito importante que você faça cursos para se profissionalizar. Assim poderá direcionar melhor o seu foco na hora de buscar essa primeira oportunidade. Também vai mostrar para os recrutadores que tem conhecimentos aprofundados em uma determinada área, o que torna o seu currículo mais atrativo e abre portas para crescer na profissão. Se você também está querendo ingressar no mercado de trabalho, continue lendo e confira o passo a passo para descobrir como conseguir o primeiro emprego e iniciar uma carreira de sucesso!


Passo a passo para conseguir o primeiro emprego

Para conseguir seu primeiro emprego você precisa se preparar para o mercado. Ou seja, é importante investir em estudos, desenvolver habilidades e ter atenção àquilo que as empresas estão procurando. Para facilitar, veja a seguir o passo a passo para encontrar uma boa oportunidade.

1. Elabore um currículo objetivo

O currículo é um documento de apresentação. Os recrutadores conhecem os candidatos por meio do que está escrito nele. Portanto, é fundamental que você capriche na hora de fazer o seu, mas evite cometer o erro de colocar informações de mais.

O ideal é que o currículo seja objetivo. Dessa forma você pode apresentar tudo aquilo que é importante para os recrutadores e relevante para a vaga que está almejando. A objetividade também evita que o recrutador dispense o seu currículo por tomar muito tempo dele. Esses profissionais avaliam muitos documentos, e se o seu for direto ao ponto vai chamar a atenção.

2. Treine para se destacar em entrevistas de emprego

Mesmo que você se considere uma pessoa muito confiante, é natural sentir nervosismo e ansiedade na entrevista de emprego. O problema é que isso pode fazer com que você tenha um branco e não consiga apresentar um bom desempenho diante do recrutador.

Para evitar que aconteça, é interessante treinar antes de participar de uma entrevista de emprego. Isso envolve pensar naquilo que você vai dizer para o recrutador, como vai se apresentar e a postura que vai assumir.

Procure ver quais são as perguntas que aparecem com mais frequência nas entrevistas de emprego, por exemplo:


  • Fale um pouco sobre você

  • Por que você deseja essa vaga;

  • Por que você acha que poderia ocupar essa vaga;

  • O que você sabe sobre a empresa.

  • Faça sua lição de casa. Desenvolva respostas para essas perguntas mais comuns. Procure pensar em respostas inteligentes e bons argumentos. Assim você conseguirá se destacar na entrevista.

    3. Saiba onde encontrar vagas para o primeiro emprego

    Para conseguir o primeiro emprego você precisa descobrir onde estão as vagas. Dessa forma poderá enviar o seu currículo e participar de diferentes processos seletivos, aumentando as chances de contratação.

    Atualmente, os canais online são muito utilizados pelas empresas. Você pode fazer o cadastro do seu currículo em sites de emprego e ainda criar um perfil no LinkedIn. Aparecem muitas vagas por lá para quem está em busca do primeiro emprego também. Todos os dias surgem novidades. Além disso, os próprios recrutadores procuram profissionais nessa rede. Sem falar que você pode fazer conexões com empresas e outras pessoas para ampliar seus contatos.

    4. Desenvolva soft skills e hard skills

    Hoje em dia, as empresas buscam profissionais completos. Isso significa que elas valorizam muito a formação e os conhecimentos técnicos, mas também analisam habilidades finas e o perfil comportamental. Por isso, você precisa desenvolver tanto as hard skills quanto as soft skills.

    As primeiras são aquelas referentes ao conhecimento que você adquire em cursos, faculdades, leituras, treinamentos e outros. É a sua formação técnica. Já as soft skills são as habilidades finas relacionadas ao comportamento e à socialização, como:


  • Trabalho em equipe;

  • Boa comunicação;

  • Liderança;

  • Organização;

  • Proatividade;

  • Raciocínio lógico;

  • Gerenciamento do tempo.

  • Ao desenvolver esses dois grupos de habilidades você se desenvolve enquanto pessoa e profissionalmente, se tornando ainda mais atrativo para as empresas.

    5. Faça networking

    Networking é a prática de ampliar a rede de contatos profissionais. Você viu que sugerimos um caminho, que é o perfil no LinkedIn, mas também é possível obter mais contatos fazendo cursos, participando de grupos, fóruns e outras comunidades relacionadas à sua área de interesse ou atuação.

    É interessante participar de eventos empresariais, como palestras, feiras, seminários, encontros, webinars e workshops. Essas e outras oportunidades permitem conhecer profissionais, além de manter contato com as empresas. Dessa maneira você faz o seu nome se tornar conhecido e começa a aparecer no mercado de trabalho.

    6. Invista em educação 

    Na introdução, explicamos que quem investe em sua própria formação tem maior chance de conseguir o primeiro emprego e ocupar boas vagas no mercado. Por isso, essa dica não poderia ficar de fora. Você precisa se dedicar aos estudos para enriquecer seus conhecimentos e ter um currículo atrativo.

    Os cursos técnicos são uma excelente escolha por causa do direcionamento específico do conteúdo. Eles focam na formação prática do profissional para que ele desenvolva habilidades e competências que serão fundamentais para o dia a dia da profissão, e para vencer os desafios que surgem.

    Por terem uma grade curricular bem direcionada, os cursos técnicos são finalizados em pouco tempo. Assim você obtém o diploma rápido e todo o conhecimento e preparo que precisa para atuar no mercado de trabalho com competência.

    Também vale adquirir habilidades por meio dos cursos livres. Muitas vezes, o profissional precisa de um conhecimento ainda mais direcionado, como em uma área da tecnologia ou para usar uma determinada ferramenta. Nesse caso, é válido complementar o currículo com esse tipo de curso, que também tem um foco mais prático.

    7. Fique de olho nas tendências de mercado 

    Você pode aumentar as suas chances de conseguir o primeiro emprego observando as tendências do mercado. Isso significa analisar as áreas mais promissoras, aquelas que estão em alta agora e as que prometem oportunidades no futuro.

    Fazendo dessa forma, fica mais fácil direcionar o seu investimento em estudos. Afinal, poderá começar um curso que prepare para atuar nessas áreas que estão se destacando, e assim aumentar as suas chances de uma contratação, inclusive para ocupar cargos mais atrativos e em boas empresas.

    Não se esqueça de verificar também qual é o perfil esperado para os profissionais. Assim conseguirá desenvolver suas habilidades e características.

    8. Seja um profissional interessado

    Para finalizar a dica a nossa lista de dicas sobre como conseguir primeiro o emprego temos a questão do interesse profissional. Isso significa que você precisa se atualizar de forma constante.

    As empresas buscam profissionais que acompanham os movimentos e as mudanças do mercado. Logo, é essencial que você demonstre interesse em aprimorar as suas próprias competências de forma contínua também, que tenha atenção às novidades que surgem e procure aprender mais sobre elas, dominar tecnologias, otimizar a habilidades e assim por diante.

    A participatividade também é muito bem vista. Trata-se da sua atuação nas redes enquanto profissional, da participação em eventos, do engajamento com publicações de especialistas e empresas, e assim por diante.

    Conseguir o primeiro emprego não será difícil se você se preparar para o mercado de trabalho e buscar o desenvolvimento profissional. É importante, desde o primeiro momento, construir o seu perfil de forma atrativa para os recrutadores. Assim vai chamar a atenção das empresas para ter a oportunidade de demonstrar todo o seu potencial.

    Tem muita gente em busca de uma vaga no mercado. Então, compartilhe essas informações com seus amigos e contatos para que eles possam se preparar do jeito certo também.

    Tags:
    Voltar

    Notícias Relacionadas

    mercado de trabalho

    Como conseguir o primeiro emprego em 8 passos

    Publicado em 01/04/2024

    É verdade que nem todas as pessoas que estão no mercado de trabalho têm uma formação específica. Porém, aquelas que estudam e buscam especializações conseguem o primeiro emprego mais rápido e ainda ocupam as melhores posições nas empresas.

    Leia mais
    Gastronomia Carreira mercado de trabalho Restaurante

    Gastronomia em tempos de pandemia; o mercado se reinventa

    Publicado em 05/05/2021

    A gastronomia sempre foi um mercado em ascensão no Brasil, mas com o advento da pandemia da Covid-19 o setor sentiu um...

    Leia mais