Já pensou em como agilizar os processos do seu negócio, com flexibilidade e boa gestão, mesmo lidando com as particularidades do segmento por si só, é dinâmico e que sempre tem uma atualização, como a área de TI?

A Metodologia Ágil, conjunto de práticas que promovem resultados assertivos e -como diz o nome, rápidos - pode ser a aliada dos profissionais que atuam na área ou de estudantes. O conceito é simples: elas consistem no fracionamento de entregas em ciclos menores. O benefício: eventuais problemas podem ser corrigidos mais rapidamente e os planejamentos serem revistos, além de acelerar entregas de um determinado projeto. O resultado: a melhoria contínua, pois permite que a equipe possa ir implementando novas informações e demandas, sem que o projeto seja paralisado.

Existem diversos métodos ágeis, que podem ser utilizados conforme a necessidade de cada empresa. Entre os métodos ágeis mais adotados estão Feature Driven Development – FDD, Microsoft Solutions Framework –MSF, Dynamic System Development Model– DSDM, Extreme Programming–XP e Scrum.

5 impactos da metodologia ágil no seu trabalho:

Flexibilidade: a abordagem ágil permite adaptar-se rapidamente a mudanças do projeto ou nas necessidades dos clientes. Isso é especialmente útil em ambientes de trabalho dinâmicos, onde os requisitos podem mudar frequentemente.

Entrega contínua de valor: em vez de esperar até o final do projeto para entregar um produto final, a metodologia ágil enfatiza a entrega contínua de incrementos ao cliente. Isso permite que o cliente comece a utilizar e fornecer feedback sobre o produto mais cedo, ajudando a garantir que o produto final atenda às suas necessidades.

Colaboração e comunicação: as metodologias ágeis incentivam a colaboração e feedback também entre os membros da equipe, proporcionando uma comunicação aberta e transparente. Isso ajuda a evitar mal-entendidos e ruídos de comunicação, além de promover um ambiente de trabalho mais colaborativo e eficaz.

Auto-organização da equipe: as equipes ágeis são encorajadas a se auto-organizar, o que significa que elas têm autonomia para decidir como realizar o trabalho da melhor maneira possível. Isso promove um maior senso de responsabilidade e comprometimento por parte dos membros da equipe.

Melhoria contínua: As metodologias ágeis enfatizam a importância da melhoria contínua. Após cada ciclo de trabalho (iteração), a equipe realiza uma retrospectiva para identificar o que funcionou bem e o que pode ser melhorado. Isso ajuda a equipe a aprender com suas experiências e aprimorar seu processo ao longo do tempo.

Ficou interessado no assunto? Nós podemos te ajudar nessa jornada!

O Senac MS tem o curso “Metodologias Ágeis” destinado a estudantes e profissionais da área de TI, gestores de equipes e interessados em metodologias de gerenciamento de projetos.


Tags:
TI
Voltar

Notícias Relacionadas

Senac Hub Academy TI

Semana de consagração: alunos de tecnologia entregam game para Gibiteca, app para restaurante e produto para empresa da Capital

Publicado em 04/04/2024

Nesta semana, os estudantes do Técnico Desenvolvimento de Games e da Fábrica de Software fizeram entregas importantes para a comunidade. Ao todo, foram três entregas: um game para a Gibiteca de Campo Grande, do bairro Seminário, no dia 03, um aplicativo para tablet e desktop para o Senac Escola de Turismo...

Leia mais
TI

É da área tecnológica? 5 razões para você implementar a Metodologia Ágil

Publicado em 14/03/2024

A Metodologia Ágil, conjunto de práticas que promovem resultados assertivos e -como diz o nome, rápidos - pode ser a aliada dos profissionais que atuam na área ou de estudantes.

Leia mais
TI

Terceira fase do Voucher Desenvolvedor reúne jovens para vivência em todas as unidades do Senac

Publicado em 29/02/2024

Confira como foi a etapa de vivência do Programa Voucher Desenvolvedor.

Leia mais
TI

Sistema Comércio MS e governo do Estado firmam parceria para execução do programa Voucher Desenvolvedor

Publicado em 26/01/2024

O Sistema Comércio MS, por meio da Fecomércio MS e do Senac MS, formalizou na manhã desta quinta-feira (25) a assinatura da parceria com o governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) e da Secretaria Estadual de Educação (SED), para a realização do programa "Voucher Desenvolvedor", que vai capacitar 540 pessoas, de forma gratuita, no curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas. A solenidade foi realizada no Senac Hub Academy, em Campo Grande.

Leia mais
TI

Alunos do Senac criam sistema de gestão para facilitar atendimento da Abrec/MS

Publicado em 26/01/2024

Alunos do curso de Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, do programa Fábrica de Software do Senac, entregaram nesta terça-feira (23) um sistema de atendimento ao paciente produzido gratuitamente por eles, como parte da conclusão do curso, que vai facilitar a organização da Associação Beneficente dos Renais Crônicos de MS (Abrec/MS). O programa oferece qualificação gratuita na área da tecnologia da informação a jovens e adultos.

Leia mais