O mercado de games é um dos setores que mais crescem no mundo, e no Brasil não está atrás. Segundo a Associação Brasileira de Desenvolvedores de Jogos (Abragames), o país é o 10º maior mercado de games do mundo e o maior da América Latina.



O crescimento desse mercado no País é impulsionado por diversos fatores, como o aumento do acesso à internet, o crescimento da população jovem e o desenvolvimento de novas tecnologias. Segundo dados da Abragames, o mercado movimentou R$ 2,8 bilhões em 2022. Esse valor representa um crescimento de 12% em relação ao ano anterior. O setor também gerou mais de 100 mil empregos diretos e indiretos. Só a região Centro-Oeste detém 6% das empresas desenvolvedoras, segundo a Associação.



E os números para o setor continuam otimistas: Segundo a Newzoo, empresa especializada em dados de jogos, o número de jogadores globais deve continuar a crescer à razão de 4,3% atingindo 3,79 bilhões de jogadores até o final de 2026.



E se tem demanda, tem também mercado profissionalizante para isso.



A indústria de games oferece uma ampla gama de oportunidades de carreira, desde desenvolvedores de jogos até designers, programadores e uma ampla variedade de especialidades.



Como ingressar na indústria de games



Para ingressar na indústria de games, é importante ter uma formação técnica na área e, hoje, existem diversos cursos voltados para o segmento, todos, importantes para o desenvolvimento da carreira.  Mas, além da formação acadêmica, é importante desenvolver hard skills e soft skills, para garantir destaque na profissão.



As hard skills são as habilidades técnicas necessárias para o exercício da profissão. Já as soft skills são as capacidades comportamentais, como criatividade, comunicação, trabalho em equipe e resolução de problemas. Para quem vai trabalhar na indústria de games, ter um portfólio atualizado e com os trabalhos que demonstram suas habilidades e talentos é um atrativo para o empregador ou mesmo o cliente. Afinal, é ali que devem estar os trabalhos relevantes para a área em que você deseja atuar.



E você, já pensou em trabalhar na área de game?


Tags:
TI
Voltar

Notícias Relacionadas

Senac Hub Academy TI

Semana de consagração: alunos de tecnologia entregam game para Gibiteca, app para restaurante e produto para empresa da Capital

Publicado em 04/04/2024

Nesta semana, os estudantes do Técnico Desenvolvimento de Games e da Fábrica de Software fizeram entregas importantes para a comunidade. Ao todo, foram três entregas: um game para a Gibiteca de Campo Grande, do bairro Seminário, no dia 03, um aplicativo para tablet e desktop para o Senac Escola de Turismo...

Leia mais
TI

É da área tecnológica? 5 razões para você implementar a Metodologia Ágil

Publicado em 14/03/2024

A Metodologia Ágil, conjunto de práticas que promovem resultados assertivos e -como diz o nome, rápidos - pode ser a aliada dos profissionais que atuam na área ou de estudantes.

Leia mais
TI

Terceira fase do Voucher Desenvolvedor reúne jovens para vivência em todas as unidades do Senac

Publicado em 29/02/2024

Confira como foi a etapa de vivência do Programa Voucher Desenvolvedor.

Leia mais
Senac Corumbá Beleza e Bem-estar TI

Senac Corumbá oferece qualificação nas áreas da beleza e TI neste início de ano

Publicado em 15/01/2024

Neste mês de janeiro, o Senac Corumbá oferece oportunidades de qualificação em vários cursos na área da beleza e tecnologia da informação. Opções para quem deseja ingressar no mercado de trabalho ou atualizar o perfil profissional, neste início de ano.

Leia mais
TI

Alunos do Senac criam sistema de gestão para facilitar atendimento da Abrec/MS

Publicado em 26/01/2024

Alunos do curso de Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, do programa Fábrica de Software do Senac, entregaram nesta terça-feira (23) um sistema de atendimento ao paciente produzido gratuitamente por eles, como parte da conclusão do curso, que vai facilitar a organização da Associação Beneficente dos Renais Crônicos de MS (Abrec/MS). O programa oferece qualificação gratuita na área da tecnologia da informação a jovens e adultos.

Leia mais