Como utilizar a gastronomia a seu favor? Será que é possível manter um valor nutricional bom com os alimentos que gostamos? Qual a importância da nutrição? Há milhares de anos, Hipócrates já afirmava: “que teu alimento seja teu remédio e que teu remédio seja teu alimento.” Existe uma relação direta entre nutrição, saúde e bem-estar físico e mental do indivíduo.



A importância da nutrição



Não é a quantidade de alimento que determina uma nutrição saudável, mas sim, quais alimentos estão sendo consumidos. É importantíssimo manter hábitos saudáveis para um bom desempenho do organismo e mente. Na prática, uma boa alimentação é aquela composta por macro e micronutrientes, sendo cada um deles: 






  • Macronutrientes: formados por carboidratos, gorduras, fibras e proteínas que são responsáveis por fornecer força, vigor, energia para o corpo se manter ativo e devem ser consumidos em maior quantidade. Os carboidratos cumprem uma função energética para o ser humano, encarregados por várias funções do metabolismo e a falta dele pode causar fraqueza, cansaço, dificuldades de concentração, dores de cabeça e tontura. As proteínas têm componentes funcionais e estruturais de todas as células, tecidos e órgãos. Já as gorduras, elas são importantes para manter a temperatura corporal, auxiliam no transporte de vitaminas, protegem os órgãos vitais, além de funcionar como importante fonte de energia. As fibras cumprem o papel de garantir o bom funcionamento intestinal.


  • Micronutrientes: devem ser consumidos em pequenas quantidades e são compostos por vitaminas e minerais fundamentais para o organismo. As vitaminas A, B, C, D, E e K fazem parte dos micronutrientes e são muito importantes para o funcionamento do sistema nervoso e cardiovascular, fortalecem a imunidade, os ossos e os músculos, além de outras funções. Os minerais como cálcio, ferro, sódio, iodo, cobre, zinco, manganês, flúor e magnésio são constituintes do grupo dos micronutrientes.





Dicas de uma boa alimentação



Para se ter uma nutrição alimentar equilibrada e saudável existem cinco princípios que podem ser seguidos:




  • Adequação: A alimentação deve se adequar ao organismo e outros fatores como situação econômica, hábitos e atividades desenvolvidas, e em relação a questões fisiológicas e casos de doenças.

  • Qualidade: O cardápio alimentar deve ser completo para satisfazer as necessidades do corpo, com alimentos nutritivos que possuem todas as substâncias necessárias para o organismo.

  • Quantidade: A quantidade de alimentos em cada refeição deve ser suficiente para suprir as necessidades do corpo. As calorias consumidas servem para cumprir com as atividades das pessoas.

  • Harmonia: Os alimentos ingeridos devem ter uma relação proporcional entre qualidade e quantidade, mantendo um equilíbrio.

  • Variedade: Selecionar alimentos diferentes, mudando diariamente o cardápio e consumindo diferentes nutrientes a cada dia.



 



Gastronomia e Nutrição



Os conhecimentos gastronômicos são adquiridos conforme o tempo e as necessidades de cada pessoa. Porém, independente de escolhas, é importante tornar a gastronomia como uma fonte nutritiva para seu corpo, ou seja, consumir alimentos essenciais para um bom funcionamento do organismo. 



Nas últimas décadas, a expectativa de vida do brasileiro aumentou e com isso os hábitos alimentares vêm sendo moldados, graças a preocupação com a qualidade de vida.  Hoje o Brasil figura o 4º lugar do ranking mundial quando o assunto é consumo de alimentos saudáveis.



Uma vida só é vivida com qualidade se a alimentação não afetar a saúde. Alimentos gordurosos, açucarados ou com muito sódio podem até ser gostosos, mas, quando consumidos em excesso, afetam o organismo de muitas maneiras e são a porta de entrada para complicações graves. Por isso, é importante consumir alimentos que forneçam macro e micronutrientes, além de, bastante água, nossa principal aliada da rotina diária.



Para uma rotina mais assertiva e vantajosa, o ideal é ter profissionais de nutrição acompanhando a alimentação diária. Esse papel da nutrição é tão fundamental que existe um órgão internacional ligados às Nações Unidas, especialmente dedicado aos problemas de nutrição da população mundial, que é o Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO), e uma data específica de comemoração, que é dia 31 de agosto. A alimentação balanceada tem uma função primordial no corpo, como desenvolver, substituir e reparar células e tecidos; produzir energia e manter o calor, para que possamos nos mover e trabalhar; conduzir processos químicos no corpo, como a digestão; proteger de infecções, manter nossa resistência às doenças e promover a cura.

É pela comida que o corpo recebe nutrientes essenciais como as vitaminas, sais minerais, carboidratos, gorduras e proteínas, sem os quais ele não funciona bem.  Então, é adotando uma dieta balanceada que vamos manter o bom funcionamento do organismo, fortalecer nosso sistema imunológico e nos proteger de doenças, além de manter o peso corporal ideal para preservar a saúde.



Gosta de cozinhar? Então vamos colocar a mão na massa!



Sair um pouco da rotina também faz bem para distrair a mente da movimentação do dia a dia. Quando comemos nosso cérebro libera substâncias químicas de prazer, e por esse motivo nos sentimos bem. 



O Senac conta com vários cursos que vão abrir sua mente para diversificar mais no seu dia a dia gastronômico. Com aprendizados práticos, ensinamos os alunos a ficarem mais aptos no ramo da gastronomia, além de, orientar e acompanhar a evolução nas habilidades culinárias. 



Além dos nossos cursos, trouxemos também algumas sugestões de receitas que podem facilmente serem utilizadas no dia a dia, mantendo uma alimentação equilibrada e fortalecida.



1.    Café d’manhã



1.1.    Pão de aveia fit de frigideira



Ingredientes 



1/2 xícara de chá de farinha de aveia

1/4 de xícara de chá de polvilho doce

Sal a gosto

1/2 colher de chá de fermento em pó

1/2 colher de sopa de azeite

1/3 de xícara de chá de água



Modo de preparo 

.1 Reúna todos os ingredientes; 

.2 Coloque a farinha de aveia, o polvilho doce, o sal e o fermento em uma tigela, e misture; 

.3 Adicione o azeite e misture; 

.4 Gradualmente, acrescente a água e misture até atingir uma massa mole, grossa, mas que não seja seca; 

.5 Transfira a massa para uma frigideira antiaderente untada com óleo; 

.6 Leve-a ao fogo baixo, tampe a frigideira, e deixe o pão cozinhar por cerca de 4 minutos. Em seguida, verifique se ele está douradinho por baixo e vire-o. Tampe a frigideira novamente e deixe-o cozinhar por mais 4 minutos; 

.7 Agora é só servir. Bom apetite! 



Sugestão de consumo: sirva seu pão de requeijão, geleias, ou queijos magros. Capriche, use a criatividade e aproveite esta delícia!



2.    Almoço



2.1.    Talharim com abobrinha





Ingredientes

300 gramas de macarrão talharim

2 unidades de abobrinha

2 colheres (sopa) de manteiga

1 cebola média picada

1 envelope de caldo de legumes em pó

1 pote de iogurte natural

2 colheres (sopa) de salsa (ou salsinha) picada

1 colher (sopa) de cebolinha verde picada

2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado•

Sal e pimenta-do-reino a gosto



Modo de preparo

1. Primeiro, cozinhe o talharim al dente e reserve. Depois, rale as abobrinhas na parte grossa do ralador e reserve também.

2. Em uma panela, aqueça a manteiga, doure a cebola, junte o caldo de legumes, o iogurte, a abobrinha, o sal e a pimenta-do-reino.

3. Misture levemente e deixe no fogo brando por cerca de 3 minutinhos ou até aquecer bem. Desligue o fogo e acrescente o talharim.

4. Salpique a salsinha, a cebolinha, o queijo parmesão e sirva em seguida. É um ótimo prato para um jantar rápido e muito saboroso! Acompanhado de um vinho então?!

Dica: Você também pode substituir o iogurte por creme de leite 



3.    Jantar



3.1.    Omelete à florentina



Ingredientes 



25 folhas frescas de espinafre

2 ovos (gemas e claras separadas)

Sal e pimenta-do-reino a gosto

1 colher de sobremesa de creme de leite fresco

1 colher de sobremesa de manteiga

3 fatias de queijo mussarela

Manteiga

1 colher de sopa (cheia) de queijo parmesão ralado para finalizar



Modo de preparo

.1 Reúna todos os ingredientes; 

.2 Em uma frigideira, refogue as folhas de espinafre até murcharem. Pique as folhas e reserve; 

.3 Em um recipiente, coloque as gemas, o sal, a pimenta, o creme de leite e misture bem. Reserve; 

.4 Em uma batedeira, bata as claras em neve com uma pitada de sal; 

.5 Adicione a mistura de gemas e misture delicadamente com uma espátula; 

.6 Em uma frigideira grande, derreta a manteiga e despeje a omelete crua, espalhando bem. Cubra com as fatias de queijo e acrescente o espinafre na metade da massa; 

.7 Deixe cozinhar até dourar por baixo. Com cuidado, dobre, fechando a omelete e transfira para um prato; 

.8 Agora é só servir. 



Dica: sirva com torradas ou como acompanhamento de um arroz branco em um almoço.


Tags:
Voltar

Notícias Relacionadas

Senac Hub Academy Gestão Comércio

Especialista em varejo vem a Capital falar sobre inovação e negócios para empresários

Publicado em 26/09/2022

Na próxima quarta-feira, 28, a partir das 8h, o Sistema Fecomércio MS, por meio do Senac MS apresenta a palestra “O incrível mundo novo do varejo – a era da disponibilidade”, com o consultor Caio Camargo, especialista em inovação no varejo.

Leia mais
Senac Dourados Senac Três Lagoas Senac Hub Academy Senac Corumbá Gastronomia Senac Ponta Porã

[Dia do Nutricionista] Nutrição e Gastronomia andam juntas

Publicado em 31/08/2022

Como utilizar a gastronomia a seu favor? Será que é possível manter um valor nutricional bom com os alimentos que gostamos? Saiba mais aqui no Blog Senac MS.

Leia mais
Senac Dourados Senac Turismo e Gastronomia

Inscrições para participar de reality show 'Sabor à Prova' são prorrogadas

Publicado em 06/07/2022

Reality tem novo prazo de inscrições e novidades no edital de participação.

Leia mais
Senac Dourados Senac Hub Academy Senac Ponta Porã

Senac MS e Instituto Unicred firmam parceria para orientar jovens sobre educação financeira

Publicado em 30/07/2022

.

Leia mais
Senac Hub Academy

Senac da Capital sedia evento nacional de startups com networking para participantes

Publicado em 23/03/2022

O Senac Hub Academy, em Campo Grande, sedia na próxima sexta-feira (25) o StartupON 2022, edição Campo Grande....

Leia mais