MERCADO DE TI

A tecnologia da informação é uma área que está passando por um constante crescimento. Isso se deve pela maior conscientização dos empresários em entender a necessidade desses profissionais em suas empresas, ou até mesmo para serem donos de empresas, com um olhar mais tecnológico e inovador. 

De acordo com uma pesquisa feita pela FEEx – FIA Employee Experience, os colaboradores deste segmento recebem 84% mais convites para participar de processos seletivos em outras empresas, tornando-os almejados e influenciando na valorização. 

Atualmente, o mercado está com uma falta de mão de obra significativa, isso se deve à falta de pessoas preparadas para assumir funções, principalmente em front-end, back-end, desenvolvimento de software, gestão, desenvolvimento de aplicativos, engenharia de software, entre outras.  Quando o assunto é remuneração, esse setor fica 58% acima da média de mercado, com uma média de R$8.000,00 mensal.



DESAFIOS ATUAIS



Apesar de ser uma área próspera, ela ainda possui alguns desafios que podem se tornar objetivos de conquista para esses profissionais. 

1. Alinhamento aos objetivos estratégicos

Isso diz a respeito do alinhamento entre áreas diversas com a área de TI. É preciso que as informações caminhem juntas para que a tecnologia consiga criar estruturas capazes de otimizar operações e elevar funcionalidades.

2.Proteção de dados da empresa híbrida

As preocupações maiores são os dados e a garantia da segurança deles. Eles envolvem informações essenciais e até confidenciais, que, se vazados, podem prejudicar a empresa e sua prosperidade. O trabalho remoto requer um cuidado dobrado, principalmente pelo compartilhamento excessivo de dados através de links, documentos e informações on-line.

3.Orçamento de TI

Investir em TI deveria ser uma das primeiras prioridades de qualquer empresa, porém, essa área acaba necessitando de um orçamento mais elevado, o que pode desmotivar novos empreendedores de investir minimamente o necessário.

4.Garantia da performance nas aplicações 

Muitas empresas falham no monitoramento de aplicações, o que pode gerar problemas maiores a longo prazo. Escolher uma ferramenta que acompanhe a saúde das aplicações é essencial para uma rotina tranquila.



NOVAS OPORTUNIDADES DE ATUAÇÃO



Como já abordado anteriormente, as oportunidades na área da tecnologia da informação são crescentes. As atuações podem variar desde assistente até diretor de empresas, isso podendo ser uma vantagem, visto que, o processo de adquirir experiências pode começar mais rápido e mais cedo. E uma boa notícia é que a busca por profissionais juniores, com no máximo dois anos de carreira, teve crescimento de mais de 170% no 1º semestre de 2021. 

Seguindo uma ordem, as tecnologias que mais vão gerar empregos até 2025 são: 

1. Big Data & Analytics – 26,1% 

Pode ser aplicado na empresa como uma inteligência de mercado, além de, compliance, análise de riscos e prevenção de fraudes. É uma tecnologia que permite o processamento de dados estruturados e não-estruturados, permitindo uma análise com eficiência. No dia a dia, essa área pode ser aplicada como uma orientação de melhorias internas, redução de custos e implementação de novas oportunidades a partir dos dados obtidos.

2. Web mobile e outras – 16,4% 

Basicamente é a internet nos celulares. Dados apontam que é fundamental para uma empresa estar presente na internet móvel, uma vez que 90% das pessoas concluem uma compra pelos celulares. Essa performance vai depender, também, da mão de obra e da expertise humana, isso porque é necessário um desenvolvimento de uma página web bem estruturada e um posicionamento on-line, pontos que unidos geram mais visibilidade e, consequentemente, mais retorno para a empresa e mais busca por pessoal capacitado.

3. Nuvem – 16,8% 

A aplicação em nuvem pode ser um método que possui uma segurança a mais, isso porque os arquivos são gerenciados por um servidor que consegue acompanhar as movimentações. A nuvem já é uma força dominante, então, investir nisso tem sido o objetivo de grandes empresas que, consequentemente, buscam por profissionais capacitados e entendidos sobre essa área.

4. Internet das Coisas – 12,8% 

A famosa sigla IoT é um estágio diferente da internet. Ela faz com que objetos de todos os tipos, que não possuem interação direta conosco, humanos, passem a estar conectados, o famoso "smart" (smart tv, smartphone). Como área ingressante ao mercado de trabalho, a internet das coisas pode ser usada na automação no varejo (atuação na logística de transporte de mercadorias até a experiência do cliente na loja, focando em um atendimento personalizado), aplicação de segurança (monitorar o que acontece em sua residência, viabilizar sensores, alarmes e produtos de alerta remoto), smart cities, que é uma área dentro do IoT que visa planejar e monitorar melhor o funcionamento da cidade, e entre várias outras aplicações que serão necessárias em um futuro próximo.

5. Inteligência artificial – 13,8%

Está diretamente ligado com a internet das coisas, as duas áreas se retroalimentam. Os dados gerados pela IoT permitem o funcionamento dos algoritmos que serão analisados pela IA, assim, produzindo resultados sem a dependência de trabalho humano para gerar ações imediatas. Com isso, a inteligência artificial e a IoT podem ser utilizadas no mercado de trabalho para criação de novos modelos inovadores de negócios que se traduzem em novos fluxos de receita.

6. Blockchain – 6,3% 

Essa tecnologia tem ganhado um espaço de grande de importância. Ela pode ser a principal ferramenta para a solução de falhas de sistemas e interrupções do mercado financeiro mundial. Segundo um estudo elaborado pelo Banco Santander, utilizar o blockchain por instituições financeiras vai viabilizar, de forma mais eficiente o gerenciamento e negociações de ativos a custos muito mais baixos.

7. Segurança da informação - 5,2% 

Metodologia que abrange uma séria de medidas (políticas, processos e métodos) para garantir critérios de integridade, confidencialidade e disponibilidade dos dados da empresa ou de pessoa física. O profissional desta área terá em suas mãos uma grande responsabilidade que é o não vazamento de informações, o que abrange a segurança em dispositivos móveis, utilização de ferramentas de proteção e computação em nuvem que garantem camadas extras de proteção e sempre buscando monitorar os movimentos, além de, até treinar os colaboradores para um conhecimento básico, gerando mais segurança de quem lida no dia a dia com os dados da empresa.

8. Realidade virtual – 0,8% 

Basicamente um ambiente virtual em que o ser humano é imergido através de estímulos sonoros e visuais. Pode ser explorada em desenvolvimento de games e diversas outras funções, até mesmo para tratamentos psicológicos.

9. Robótica – 0,5%

O investimento na implementação de robôs triplicou nos últimos anos. Essa é uma inteligência que visa a automação de robôs, isso pode elevar a produtividade, mas, não desconsiderando a mão de obra e expertise humana, pontos iniciais para desenvolver a inteligência e ações dos objetos.

10. Impressão 3D – 0,3% 

Para um perfeito funcionamento de impressão 3D, ela precisa estar combinada com um hardware e um software correto para a demanda, além da capacidade humana de capturar, usar e aplicar dados e criar insights úteis. A Heineken abordou que a impressão 3D veio para ficar e tem trazido inúmeros benefícios, como otimização de segurança dos produtos e controle de qualidade, otimização na linha de produção e confecção de uma variedade de ferramentas necessárias no dia a dia das fábricas, possibilitando uma manutenção melhor, segura e até mais rápida.



COMO SE REINVENTAR NESSE MEIO?

Como mencionado anteriormente, o grande volume de atividades repetitivas pode ser facilmente substituído por robôs, o que geraria mais economia, menos desperdício e mais retorno. Porém, independente da evolução tecnológica, os robôs não irão substituir profissionais qualificados, criativos, inovadores e com senso crítico. A Era Digital exige pessoas que saibam atuar em ambientes ágeis, em formato de grupos (squads) multidisciplinares e com autonomia para tomar decisões, além de, acelerar processos. Existem metodologias, como a scrum, que podem ser aplicadas para melhor desenvolvimento de projetos, a fim de otimizar processos e produtividade dos grupos de trabalho.

O desafio atual para se reinventar nessa área é ser especialista, mas com uma visão generalista e conectado com o mercado. Não precisa dominar todas as áreas, mas como uma está dentro da outra, o interessante seria ter uma noção de todos os assuntos.

FALTA DE MÃO DE OBRA CAPACITADA E RETENÇÃO DOS PROFISSIONAIS

De acordo com o relatório da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), a tecnologia da informação demandará cerca de 420 mil profissionais até 2024. Porém, o número de profissionais capacitados e qualificados está bem abaixo do mínimo necessário.

Outro grande desafio do contratante é a retenção dos profissionais que realmente são qualificados. Devido à grande oferta de vagas nesta área, as pessoas que possuem domínio em TI acabam recebendo muitas propostas de emprego e, muitas vezes, com benefícios e salários mais vantajosos. A ressignificação de carreiras tem tornado os próprios profissionais qualificados mais criteriosos com as oportunidades. Hoje, as pessoas já questionam valores e avaliam mais se sua remuneração está de acordo com seus méritos.

O ano de 2021 bateu o recorde no que diz a respeito dos ataques cibercriminosos em busca de roubo e sequestro de dados. Isso exige do mercado a priorização em investimento e conhecimento da tecnologia da informação para uma melhor implementação da segurança dos dados. Com isso, é importante que as instituições fiquem atentas às tendências do mercado de TI constantemente, organizando e priorizando ações que permitam a continuidade do negócio e se posicionar.

 


Tags:
Voltar

Notícias Relacionadas

TI Profissão Carreira

Tecnologia da informação: reconhecimento, valorização e realidade deste mercado

Publicado em 23/08/2022

Se você ainda não sabe muito bem como seguir na profissão de tecnologia da informação ou está pensando em migrar para esta carreira, este conteúdo é para você.

Leia mais
Carreira Estudo

Um novo mercado, um novo profissional

Publicado em 20/07/2022

Estudo constante e desenvolvimento de habilidades no decorrer da vida são imprescindíveis!

Leia mais
Saúde TI

Abra alas para as oportunidades: profissões do futuro

Publicado em 18/02/2022

As profissões do futuro estão acontecendo agora! E se você não quer perder a chance de se preparar o mercado de trab...

Leia mais
Senac Hub Academy TI

Aluno do Senac MS cria ferramenta usada com sucesso em site da instituição

Publicado em 25/02/2022

Preparar para o trabalho, com metodologias pedagógicas aderentes às necessidades do mercado e possibilitando a...

Leia mais
Saúde TI Comércio

Saiba quais são as 3 áreas em alta no mercado profissional em 2022

Publicado em 08/02/2022

2022 é um ano emblemático para muitos profissionais. Temos aqueles que querem saber quando tudo vai voltar “a ser co...

Leia mais