Preparar para o trabalho, com metodologias pedagógicas aderentes às necessidades do mercado e possibilitando a vivência prática em sala de aula. Os alunos do Senac MS experimentam teoria e prática em seus cursos de qualificação e é por isso que, quando certificados, têm alto índice de empregabilidade.

“Quando o aluno trabalha com uma demanda real e consegue fazer a entrega, a satisfação é dupla: é dele, claro, mas também da instituição, que se mantém firme na certeza de está preparando profissionais capacitados e aptos ao mercado”, afirma o diretor regional do Senac MS, Vitor Mello. “Aqui no Senac, trabalhamos com a metodologia ativa que já proporciona experiências práticas em sala de aula. A iniciativa visa dar esse conhecimento ao aluno para quando ele se encontrar no mercado de trabalho saber exatamente como proceder”. A metodologia ativa se materializa por meio de situações de aprendizagem planejadas e desenvolvidas no ciclo ação-reflexão-ação, trazendo o aluno para o centro da ação pedagógica, visto como sujeito ativo de seu próprio processo de aprendizagem.

No final do ano passado, o próprio Senac MS teve uma demanda que, ao ser lançada à turma de Aprendizagem Comercial em Tecnologia da Informação e Aplicações Financeiras, foi prontamente aceita pelo aluno Jean Victor Boni Menezes. A meta era criar uma forma virtual para interessados em cursos do Senac ganharem descontos, mas de forma lúdica e atrativa, quando acessam o site da instituição, e o formato combinado foi uma “raspadinha”, com algumas faixas de descontos já previamente autorizados pela instituição. Jean conta que, quando a professora introduziu a ideia de fazer essa aplicação, alinhou algumas ideias e foi para casa pensando em como fazer.


“No outro dia, entreguei um esqueleto com sugestões e o maior desafio para mim foi encontrar um jeito de estruturar um bloco onde as pessoas pudessem ´raspar´. A iniciativa foi uma oportunidade de experiência; de fazer algo real”, comemora. Ter uma ferramenta de criação própria; aplicada e funcionando em um site de grande acesso foi um importante passo na carreira, diz o aluno. Foi uma experiência muito boa; ver a diferença que o desenvolvimento faz para as pessoas e instituições, ver que algo que eu criei está sendo usado por elas. É realizador e agrega muita experiência”.

A versão preliminar da aplicação foi entregue a equipe do Núcleo de Tecnologia da Informação - NUTEC do Senac MS, que teve como tarefa o aprimoramento e a adequação da funcionalidade ao site da instituição.

O curso do Jean só termina em abril deste ano e, atualmente, ele já trabalha na empresa Digix, em Campo Grande. “As aulas me ajudam a lógica para desenvolver e meu plano para o futuro é continuar implementando soluções para as pessoas, principalmente no que tange à área de desenvolvimento front-end”.

[gallery columns="2" size="medium" link="none" ids="6924,6923"]

Tags:
Voltar

Notícias Relacionadas

Senac Hub Academy TI

Semana de consagração: alunos de tecnologia entregam game para Gibiteca, app para restaurante e produto para empresa da Capital

Publicado em 04/04/2024

Nesta semana, os estudantes do Técnico Desenvolvimento de Games e da Fábrica de Software fizeram entregas importantes para a comunidade. Ao todo, foram três entregas: um game para a Gibiteca de Campo Grande, do bairro Seminário, no dia 03, um aplicativo para tablet e desktop para o Senac Escola de Turismo...

Leia mais
TI

É da área tecnológica? 5 razões para você implementar a Metodologia Ágil

Publicado em 14/03/2024

A Metodologia Ágil, conjunto de práticas que promovem resultados assertivos e -como diz o nome, rápidos - pode ser a aliada dos profissionais que atuam na área ou de estudantes.

Leia mais
Senac Hub Academy

Senac Hub Academy oferece qualificação nas áreas da design, beleza e saúde

Publicado em 19/02/2024

O Senac Hub Academy, em Campo Grande, está com inscrições abertas para cursos variados nas áreas de design, beleza e saúde, todos com início neste mês de fevereiro. Uma das opções é o curso de Vitrinismo, que prepara o profissional para a execução de vitrines, iluminação, planejamento de temas, tipos de vitrine, entre outros. As aulas têm início dia 26 de fevereiro, com 20 horas/aula.

Leia mais
TI

Terceira fase do Voucher Desenvolvedor reúne jovens para vivência em todas as unidades do Senac

Publicado em 29/02/2024

Confira como foi a etapa de vivência do Programa Voucher Desenvolvedor.

Leia mais
Beleza e Bem-estar Saúde TI Senac Ponta Porã

Cursos em diversas áreas são opções de qualificação no Senac Ponta Porã em janeiro

Publicado em 15/01/2024

A unidade do Senac Ponta Porã está com inscrições abertas para cursos variados para quem busca por qualificação profissional nas áreas da tecnologia da informação, saúde, gastronomia, comércio e beleza, todos com início neste mês de janeiro.

Leia mais