Maria Luiza Batista Souza era pequena quando se encantou pela arte de cozinhar. Foi quando um chef de cozinha lhe sugeriu: “Não desista dos sonhos, nunca!”. A frase ficou marcada e é, até hoje, lembrada pela – agora - aluna do curso de Cozinheiro no Senac Turismo e Gastronomia, que representará Mato Grosso do Sul na Competição Senac de Educação Profissional, disputa nacional que reúne os melhores alunos de cada instituição pela ocupação cozinha.
Método, disciplina, técnica, criatividade. Na medida certa, tudo observado pelos juízes, os melhores docentes dos Senac espalhados pelo Brasil. “É muito diferente do dia a dia da cozinha, é preciso ser e estar correto em tudo, mas eu vejo isso como uma oportunidade de abrir as portas do meu futuro profissional”, diz a aluna Maria Luiza.

Outro aluno do Senac Turismo e Gastronomia é Patrick Souza da Silva Delmondes, do curso de Garçom. Ele vai participar da competição pela ocupação Serviços de Restaurante e já conta os dias que faltam para o início da competição. Militar, soube do Programa Soldado Cidadão, parceria da instituição com as Forças Armadas e que garante qualificação profissional aos jovens depois que eles deixam a corporação. “Eu assisti uns vídeos da competição e me apaixonei de um jeito”, diz. “Não é só servir. Tem todo um estudo, um porquê seguir a ordem. É organizado e precisa seguir uma disposição para fazer dar certo. Com o apoio que estamos recebendo, tanto do Senac quanto do Exército, estou empolgado. Quero fazer dessa, a minha profissão e oportunidade de futuro”, conta o jovem.

Novas experiências – O docente Arthur Gomes Coelho é quem está orientando Maria Luiza. Ele também será avaliador na competição nacional e afirma que, participar de um evento como este, é desafiador para docentes e alunos. “É uma competição acirrada. Julgamos habilidades como organização, limpeza, técnica, uso dos métodos de cocção e equipamentos corretos, higiene, manipulação dos alimentos. Tudo o que é preconizado no curso precisa ser feito, com excelência em quatro horas”, explica.

Para o barman Gustavo Bertolucci que trabalha no restaurante Terrasdaságuas, em Campo Grande, todos os participantes dessa competição ganham, já que o acesso as informações e as experiências adquiridas são riquíssimas. “Poucos têm acesso a esse nível de conhecimento e, ao chegar até a Competição Senac de Educação Profissional, o aluno vai adquirir e replicar ao restante do grupo e, consequentemente, ao trade local”, diz. Gustavo é o orientador de Patrick. “Essa competição cria novas oportunidades de ensino e serve de base para a construção de novos cursos ou até mesmo a ampliação dos já existentes, deixando-os mais robustos; formando especialistas para o mercado”, opina Gustavo. “São profissionais de ponta que são escolhidos para participarem”, justifica. “Quisera que todos os segmentos pudessem participar de campeonatos assim: o setor de serviços teria excelência em todos os níveis”.

[gallery columns="2" link="none" size="medium" ids="6293,6294"]

 

A competição – A Competição Senac de Educação Profissional é uma ação do Departamento Nacional do Senac e já é realizada desde 2016, exclusivamente voltada para atividades do comércio. Entre os objetivos, está o intercâmbio e o compartilhamento de informações entre os Regionais, com vistas ao aprimoramento das competências comuns. Também valoriza a ação educacional do Senac por meio de disputas entre alunos, revelando talentos e a identificação dos que estão aptos a participar do processo de preparação que define os representantes do Brasil na WordSkills, a mais importante competição mundial de educação profissional.

O Senac Mato Grosso do Sul já enviou um representante para essa competição em 2018 na na ocupação serviços de restaurante.

A Competição Senac de Educação Profissional será realizada em outubro, na cidade de de Vitória (ES). A disputa na modalidade pela ocupação Cozinha será realizada entre 4 e 10 de outubro e pela ocupação Serviço de Restaurante entre 25 a 31 de outubro.

Tags:
Voltar

Notícias Relacionadas

Senac Corumbá Eventos

Professora do Senac Corumbá representa MS em prêmio nacional de educação

Publicado em 10/04/2024

A professora do Senac Corumbá, Silvana do Valle Leone, é finalista no prêmio nacional "Educador Transformador", na categoria Educação Profissional da região Centro-Oeste, com um projeto de um aplicativo sobre a cidade de Corumbá, desenvolvido pelos alunos do curso Técnico de Administração.

Leia mais
Senac Dourados

Cursos nas áreas da gastronomia e beleza estão com inscrições abertas no Senac Dourados

Publicado em 05/04/2024

O Senac Dourados está com inscrições abertas para cursos nas áreas da gastronomia e beleza, todos com início neste mês de abril. Uma das oportunidades é o curso de Tortas Salgadas e Quiches, com início dia 08 de abril e 09 horas/aula...

Leia mais
Senac Dourados

Senac Dourados sedia 'PAM’ com objetivo de impulsionar turismo na região

Publicado em 03/04/2024

Aconteceu a primeira reunião com representantes do segmento de turismo da região e membros do CODED (Conselho de Desenvolvimento de Dourados). A ideia do encontro foi elaborar estratégias e gerar novas ideias para impulsionar o turismo local...

Leia mais
Senac Três Lagoas

Senac Três Lagoas oferece opções de cursos variados neste mês de abril

Publicado em 05/04/2024

O Senac em Três Lagoas está com inscrições abertas para cursos nas áreas da saúde, comércio, gestão e segurança, todos com início neste mês de abril. Entre as opções está o curso Qualidade na Coleta de Material Biológico, que tem início dia 08/04...

Leia mais
Senac Hub Academy TI

Semana de consagração: alunos de tecnologia entregam game para Gibiteca, app para restaurante e produto para empresa da Capital

Publicado em 04/04/2024

Nesta semana, os estudantes do Técnico Desenvolvimento de Games e da Fábrica de Software fizeram entregas importantes para a comunidade. Ao todo, foram três entregas: um game para a Gibiteca de Campo Grande, do bairro Seminário, no dia 03, um aplicativo para tablet e desktop para o Senac Escola de Turismo...

Leia mais