A área de atuação que você tanto busca pode estar mais perto do que imagina.




Alcançar o sonho da independência financeira é uma meta para grande parte dos brasileiros. É fato que construir uma carreira leva ao poder aquisitivo que pode realizar grandes objetivos de vida, como uma viagem internacional, ter seu próprio carro e até comprar uma casa. Tudo isso é possível com muito esforço e dedicação.

A grande questão é que antes mesmo de encontrar uma profissão para poder dedicar esforços e realizar seus sonhos, é preciso escolher uma área de atuação. Alguns nascem sabendo, outros acham que sabem, mas depois descobrem que não era exatamente isso, mas boa parte das pessoas sente dificuldade em se encontrar.

Desde pequenos, somos bombardeados com o famoso “o que você quer ser quando crescer?”. Na infância, a resposta era fácil: astronauta, médico ou presidente. Daí crescemos e descobrimos as infinitas possibilidades de carreira existentes por aí e a sensação é de que quanto mais o tempo passa, mais difícil fica decidir.

Se você se identifica, não se preocupe, vamos encontrar a solução juntos. A pergunta que se deve fazer é:


 


Quais são os seus hobbies?



Mas o que você gosta de fazer de verdade? Vale tudo! Um hobby, por definição, é uma atividade praticada por puro prazer e diversão, algo que te proporcione bons momentos e te faça sentir bem consigo mesmo.


A reflexão que queremos trazer hoje é que, quando bem executado, seu hobby pode ser o seu futuro profissional. Mas, como tudo na vida, você deve pesar algumas coisas antes de decidir seguir esse caminho.


Geralmente essa é também uma atividade que te alivia do estresse do dia a dia. Então, é importante ter consciência que ele pode deixar de ser sua válvula de escape, mas trará frutos e direções para seguir.


Além disso, mesmo surgindo de um hobby, assim como todo trabalho comum, é preciso ter responsabilidade, comprometimento, investimento e dedicação para colher os resultados esperados.


 

Agora, como posso fazer disso uma profissão?

1 – Teste


Um bom termômetro para sentir se você conseguirá fazer isso por boa parte da sua vida é começar levando essa atividade como uma renda extra. Se você estiver atuando em outra área, é uma boa oportunidade de pesar as coisas e decidir qual caminho seguir. Caso esse seja seu primeiro passo profissional, você poderá viver essa experiência e sentir o que virá pela frente.


2 - Invista em material de qualidade


Por exemplo, se você gosta de acompanhar tendência, sente prazer em cuidar do seu próprio cabelo e barba, é reconhecido entre seus amigos por isso e quer seguir carreira nessa área, tem que estar ciente que não é possível usar um material mediano, já que seus serviços podem não ter a qualidade que você espera e mudar a forma como as empresas do ramo irão te enxergar.


3 - Profissionalize sua postura em relação a isso


Como falamos anteriormente, a partir do momento em que um hobby vira fonte de renda, é preciso lidar com essa tarefa com outros olhos. A forma como você mostrará isso para o mundo vai ajudar também na forma como o mercado de trabalho vai te enxergar. Por isso, invista na arte de se comunicar. Quem sabe se vender, alcança os mais altos objetivos.


 4 - Conte sua história


O tópico anterior nos leva a esse. Empresas reconhecem profissionais apaixonados pelo que fazem. Deixe que os recrutadores conheçam a sua história e não se sinta acuado em dizer que tudo começou com uma atividade de entretenimento pessoal. Isso mostrará sua paixão pela profissão e também sua garra em se profissionalizar nesse sentido.


5 - Invista sempre em aperfeiçoamento


Cada área de atuação tem suas particularidades, mas é unânime entre todas: um profissional que se mantém atualizado, se destaca no mercado. Por mais que isso seja o que você sempre soube fazer, é importante se manter em constante aperfeiçoamento. Para isso, cursos técnicos farão toda a diferença!


Agora que você tem as ferramentas, será que é hora de começar?


 


Quanto antes, melhor…



Após um ano tão difícil, se profissionalizar se tornou uma questão de necessidade, principalmente para os mais jovens. Muitas empresas estão exigindo muito mais do que o ensino fundamental e o ensino médio.  Elas querem pessoas capacitadas para preencher as vagas. E quem estiver com o currículo bem estruturado, com vários cursos e especializações, tem mais chances de ser escolhido para o cargo.


É normal ter dúvidas e se sentir inseguro nessa fase da vida. Mas, começar com aquilo que você gosta já é um excelente começo! Lembre-se é preciso testar para descobrir. Tente e as portas se abrirão para mostrar o caminho


Além disso, por meio dessa qualificação, o jovem também tem a chance de melhorar como pessoa, tornando-se um membro útil e produtivo para a sociedade.


 


… Mas, nunca é tarde para começar!



Para aqueles que já alcançaram certa maturidade e ainda estão em busca de um caminho para seguir, ainda há tempo!


 O mercado de trabalho amadureceu e aquele pensamento de “data de validade” para os profissionais já não existe mais. Sempre há tempo de olhar para dentro, se reinventar e priorizar algumas coisas.


Existe uma frase popularmente conhecida: trabalho é trabalho. E é verdade! Mas não significa que trabalho não pode ser também uma fonte de felicidade, mesmo com todas as obrigações.


Se você sente que ainda não se encontrou profissionalmente, ou caso sinta, lá dentro, aquela vontade de fazer mais do que hoje é um hobby, siga essa voz! Pode ser a costura, culinária, a habilidade de cuidar dos outros, a fotografia ou a música. As atividades de lazer podem ser lapidadas para se tornarem profissão.


Não se sinta velho demais para retomar os estudos e, consequentemente, o controle do seu sucesso.


 


O segredo é a vontade


Tanto para quem está começando, quanto para quem quer recomeçar: encarar o mercado de trabalho é um desafio e tanto. Requer coragem, garra e dedicação. Mas, se você chegou até este parágrafo, sabemos que você já tem o ingrediente principal para a receita do sucesso: força de vontade.


Seu futuro profissional é apenas seu. Olhe para si mesmo, busque em si seus gostos e vontades. Seja um hobby ou uma vocação nata, a resposta mora em cada um de nós.


 O importante é dar o primeiro passo. Para isso, conte conosco!


Confira nossa agenda de cursos

Tags:
Voltar

Notícias Relacionadas

Carreira

Como anunciar no Instagram: confira passo a passo

Publicado em 09/07/2024

Não há dúvidas de que o Instagram rouba a cena entre as redes sociais. Mais do que apenas um álbum de fotos e vídeos, ele se tornou uma verdadeira mina de ouro para quem quer impulsionar as vendas e a visibilidade de um negócio. Mas, para isso, é preciso saber como anunciar no Instagram.

Leia mais
Carreira

A vaga é sua! Siga esses passos e garanta seu primeiro emprego

Publicado em 14/06/2024

Você se dedicou e conquistou seu diploma do curso profissionalizante. A pergunta é: e agora? Como usar esse conhecimento para conseguir um bom emprego e iniciar sua carreira? Não se preocupe! No artigo de hoje...

Leia mais
Carreira

Entenda o que é curso livre e quais são as vantagens

Publicado em 10/04/2024

Você sabe o que é curso livre? Essa é uma excelente alternativa para obter um conhecimento específico, enriquecer o currículo e se preparar para entrar no mercado de trabalho, ocupando vagas mais interessantes. Existem várias opções de cursos livres voltados para as mais diferentes áreas...

Leia mais
Carreira EAD

Lançamento: 'Rede de Talentos' vai ajudar egressos com vagas de emprego

Publicado em 29/04/2024

Com o objetivo de unir interesses de alunos da instituição e empresas, o Senac MS lançou a Rede de Talentos Senac, uma plataforma de empregos...

Leia mais
Carreira

Aprenda como fazer um bom plano de carreira em 7 passos

Publicado em 18/03/2024

Se você sente que está estagnado, um plano de carreira bem elaborado pode ser o que impulso que você precisa. Afinal, ele é capaz de direcionar seu crescimento profissional, ajudando a traçar objetivos claros e alcançáveis.

Leia mais