A área de atuação que você tanto busca pode estar mais perto do que imagina.




Alcançar o sonho da independência financeira é uma meta para grande parte dos brasileiros. É fato que construir uma carreira leva ao poder aquisitivo que pode realizar grandes objetivos de vida, como uma viagem internacional, ter seu próprio carro e até comprar uma casa. Tudo isso é possível com muito esforço e dedicação.

A grande questão é que antes mesmo de encontrar uma profissão para poder dedicar esforços e realizar seus sonhos, é preciso escolher uma área de atuação. Alguns nascem sabendo, outros acham que sabem, mas depois descobrem que não era exatamente isso, mas boa parte das pessoas sente dificuldade em se encontrar.

Desde pequenos, somos bombardeados com o famoso “o que você quer ser quando crescer?”. Na infância, a resposta era fácil: astronauta, médico ou presidente. Daí crescemos e descobrimos as infinitas possibilidades de carreira existentes por aí e a sensação é de que quanto mais o tempo passa, mais difícil fica decidir.

Se você se identifica, não se preocupe, vamos encontrar a solução juntos. A pergunta que se deve fazer é:


 


Quais são os seus hobbies?



Mas o que você gosta de fazer de verdade? Vale tudo! Um hobby, por definição, é uma atividade praticada por puro prazer e diversão, algo que te proporcione bons momentos e te faça sentir bem consigo mesmo.


A reflexão que queremos trazer hoje é que, quando bem executado, seu hobby pode ser o seu futuro profissional. Mas, como tudo na vida, você deve pesar algumas coisas antes de decidir seguir esse caminho.


Geralmente essa é também uma atividade que te alivia do estresse do dia a dia. Então, é importante ter consciência que ele pode deixar de ser sua válvula de escape, mas trará frutos e direções para seguir.


Além disso, mesmo surgindo de um hobby, assim como todo trabalho comum, é preciso ter responsabilidade, comprometimento, investimento e dedicação para colher os resultados esperados.


 

Agora, como posso fazer disso uma profissão?

1 – Teste


Um bom termômetro para sentir se você conseguirá fazer isso por boa parte da sua vida é começar levando essa atividade como uma renda extra. Se você estiver atuando em outra área, é uma boa oportunidade de pesar as coisas e decidir qual caminho seguir. Caso esse seja seu primeiro passo profissional, você poderá viver essa experiência e sentir o que virá pela frente.


2 - Invista em material de qualidade


Por exemplo, se você gosta de acompanhar tendência, sente prazer em cuidar do seu próprio cabelo e barba, é reconhecido entre seus amigos por isso e quer seguir carreira nessa área, tem que estar ciente que não é possível usar um material mediano, já que seus serviços podem não ter a qualidade que você espera e mudar a forma como as empresas do ramo irão te enxergar.


3 - Profissionalize sua postura em relação a isso


Como falamos anteriormente, a partir do momento em que um hobby vira fonte de renda, é preciso lidar com essa tarefa com outros olhos. A forma como você mostrará isso para o mundo vai ajudar também na forma como o mercado de trabalho vai te enxergar. Por isso, invista na arte de se comunicar. Quem sabe se vender, alcança os mais altos objetivos.


 4 - Conte sua história


O tópico anterior nos leva a esse. Empresas reconhecem profissionais apaixonados pelo que fazem. Deixe que os recrutadores conheçam a sua história e não se sinta acuado em dizer que tudo começou com uma atividade de entretenimento pessoal. Isso mostrará sua paixão pela profissão e também sua garra em se profissionalizar nesse sentido.


5 - Invista sempre em aperfeiçoamento


Cada área de atuação tem suas particularidades, mas é unânime entre todas: um profissional que se mantém atualizado, se destaca no mercado. Por mais que isso seja o que você sempre soube fazer, é importante se manter em constante aperfeiçoamento. Para isso, cursos técnicos farão toda a diferença!


Agora que você tem as ferramentas, será que é hora de começar?


 


Quanto antes, melhor…



Após um ano tão difícil, se profissionalizar se tornou uma questão de necessidade, principalmente para os mais jovens. Muitas empresas estão exigindo muito mais do que o ensino fundamental e o ensino médio.  Elas querem pessoas capacitadas para preencher as vagas. E quem estiver com o currículo bem estruturado, com vários cursos e especializações, tem mais chances de ser escolhido para o cargo.


É normal ter dúvidas e se sentir inseguro nessa fase da vida. Mas, começar com aquilo que você gosta já é um excelente começo! Lembre-se é preciso testar para descobrir. Tente e as portas se abrirão para mostrar o caminho


Além disso, por meio dessa qualificação, o jovem também tem a chance de melhorar como pessoa, tornando-se um membro útil e produtivo para a sociedade.


 


… Mas, nunca é tarde para começar!



Para aqueles que já alcançaram certa maturidade e ainda estão em busca de um caminho para seguir, ainda há tempo!


 O mercado de trabalho amadureceu e aquele pensamento de “data de validade” para os profissionais já não existe mais. Sempre há tempo de olhar para dentro, se reinventar e priorizar algumas coisas.


Existe uma frase popularmente conhecida: trabalho é trabalho. E é verdade! Mas não significa que trabalho não pode ser também uma fonte de felicidade, mesmo com todas as obrigações.


Se você sente que ainda não se encontrou profissionalmente, ou caso sinta, lá dentro, aquela vontade de fazer mais do que hoje é um hobby, siga essa voz! Pode ser a costura, culinária, a habilidade de cuidar dos outros, a fotografia ou a música. As atividades de lazer podem ser lapidadas para se tornarem profissão.


Não se sinta velho demais para retomar os estudos e, consequentemente, o controle do seu sucesso.


 


O segredo é a vontade


Tanto para quem está começando, quanto para quem quer recomeçar: encarar o mercado de trabalho é um desafio e tanto. Requer coragem, garra e dedicação. Mas, se você chegou até este parágrafo, sabemos que você já tem o ingrediente principal para a receita do sucesso: força de vontade.


Seu futuro profissional é apenas seu. Olhe para si mesmo, busque em si seus gostos e vontades. Seja um hobby ou uma vocação nata, a resposta mora em cada um de nós.


 O importante é dar o primeiro passo. Para isso, conte conosco!


Confira nossa agenda de cursos

Tags:
Voltar

Notícias Relacionadas

Carreira

Entenda o que é curso livre e quais são as vantagens

Publicado em 10/04/2024

Você sabe o que é curso livre? Essa é uma excelente alternativa para obter um conhecimento específico, enriquecer o currículo e se preparar para entrar no mercado de trabalho, ocupando vagas mais interessantes. Existem várias opções de cursos livres voltados para as mais diferentes áreas. Mas além dessa diversidade, há ainda outras vantagens, como a acessibilidade e a carga horária reduzida, que ajuda obter o conhecimento em pouco tempo. Gostou da ideia? Então continue lendo para saber mais a respeito dos cursos livres e das várias vantagens que ele pode trazer para você.

O que é um curso livre?
Os cursos livres são uma modalidade de ensino que tem como característica trabalhar um conhecimento específico. A pessoa que escolhe essa alternativa adquire uma determinada competência ou trabalha uma habilidade. Nesse tipo de curso, os temas são bem direcionados. É o caso, por exemplo, de ensinar como utilizar um programa, um pacote de programas ou um sistema, aprender uma técnica laboratorial ou até mesmo uma língua estrangeira. Os cursos livres são oferecidos por diversas instituições. São atividades legais e amparadas pelo decreto nº 5.154/04. Por isso, são um excelente caminho para quem deseja obter um conhecimento de forma rápida. Afinal, se você pesquisar o que é curso livre na internet e as características dele, vai perceber que uma das principais é a carga horária. Alguns têm duração de apenas um dia, como no caso de uma oficina ou de um workshop. Outros podem durar semanas, mas existem aqueles com carga horária mais extensa e duração de alguns meses.

Exemplos de curso livre
Como dito no tópico sobre o que é curso livre, essas formações são oferecidas nas mais diferentes áreas. Assim, são ideais para enriquecer o currículo e atualizar conhecimentos, até mesmo para quem já tem uma faculdade. A seguir, apresentamos algumas opções bem interessantes.

Lógica de Programação
Apresenta para o aluno os bastidores da programação de programas e sistemas. Ele vai entender a lógica por trás do funcionamento de tudo isso para criar os seus próprios programas ou aplicativos. É uma opção ideal para quem gosta de tecnologia da informação. Hoje em dia, a programação está presente em empresas de todos os setores. Então, é possível trabalhar em uma empresa, compondo a equipe de TI, desenvolver os próprios programas ou voltar o foco para a indústria de games, que está muito em alta também.

Administração de Contas a Pagar
Qualquer empresa ou estabelecimento precisa fazer o controle das finanças. Por isso, o curso livre de administração de contas a pagar enriquece o currículo e traz oportunidades das mais variadas. Nesse curso, o aluno compreende como funcionam as rotinas das contas a pagar e receber e da tesouraria. Conhece as legislações da área contábil, normas e procedimentos para garantir um controle bem realizado e uma boa tomada de decisão e direcionamento de investimentos.

Chefia e Organização de Cozinha
O ramo de alimentação traz excelentes oportunidades também. É possível investir no próprio negócio ou atuar junto a empresas que já existem, mas para isso é interessante ter um conhecimento a mais para agregar valor ao currículo. O curso livre de chefia e organização de cozinha é ideal para quem já tem algum conhecimento no setor de alimentação e deseja alcançar cargos mais altos, sabendo como chefiar a equipe e organizar as rotinas da cozinha fazendo a administração desse espaço.

Cortes de Cabelo
As áreas voltadas para cuidados pessoais, beleza e saúde também estão em grande destaque atualmente. Logo, o curso de cortes de cabelo pode agregar bastante valor para quem é desse ramo ou deseja entrar nele aprendendo mais sobre os cortes diferenciados. A pessoa pode oferecer para os clientes uma atenção personalizada e trabalhar a imagem pessoal. Afinal, além de aprender sobre os cortes, vai descobrir aqueles que são ideais dependendo da mensagem que cada um pretende passar, e daquilo que combina com os tipos de rosto e até mesmo de fios de cabelo.

Fit Chef
As pessoas estão cada vez mais preocupadas com a qualidade da sua alimentação, portanto, o curso de Fit Chef é um excelente investimento para quem deseja atender a esse público que está em busca de mais saúde e qualidade de vida. O aluno aprende a preparar pratos e receitas com menor teor calórico e substituição de ingredientes, evitando, por exemplo, o glúten e o açúcar. É ideal para quem deseja entrar no ramo da alimentação e atender a esse público, ou para ampliar o alcance do seu estabelecimento com a oferta de opções fit.

Introdução à Informática
Hoje em dia é muito difícil realizarmos algum tipo de operação ou transação que não envolva a tecnologia da informação. Sendo assim, quem vai entrar no mercado de trabalho precisa ter o mínimo de conhecimento sobre informática. Essa é a proposta desse curso livre. O aluno fará uma introdução para se familiarizar com equipamentos e programas, além das suas aplicações, recursos, funcionalidades e muito mais. É a porta de entrada para fazer cursos mais aprofundados na área de tecnologia.

Higiene e Manipulação de Alimentos
Cada tipo de alimento precisa ser tratado de uma forma diferente, a fim de garantir a sua integridade e a segurança alimentar. Esse curso livre ensina como higienizar e manipular os alimentos do modo correto para que eles sejam bem preservados. É uma boa opção para quem trabalha no ramo de alimentação e até mesmo para pessoas que desejam cuidar melhor da sua saúde. Afinal, podem manipular de maneira adequada os alimentos em sua própria casa.

Por que fazer um curso livre?

Você viu no tópico sobre o que é curso livre que existem várias vantagens em optar por essa alternativa. A seguir, falamos mais a fundo sobre elas para que você descubra por que vale a pena escolher esse tipo de curso.

  1. Os cursos livres podem ser feitos por qualquer pessoa.
  2. Os requisitos para fazer um curso livre costumam ser poucos, como ter uma idade mínima.
  3. Geralmente, não é necessário ter conhecimentos prévios.
  4. O investimento nesse tipo de curso é pequeno e cabe no orçamento.
  5. A carga horária não costuma ser longa.
  6. São alternativas bem acessíveis, já que muitas vezes são feitos pela internet.
  7. O conteúdo programático é bem direcionado para que você aprenda só aquilo que importa.
  8. Atendem aos mais diferentes objetivos, como se capacitar, atualizar conhecimentos e enriquecer o currículo.
  9. Podem ser feitos até mesmo com interesses pessoais para aplicar o conhecimento no dia a dia ou como forma de lazer.

Ficou claro o que é curso livre e por que vale a pena fazer um? Se você está em busca de capacitação, competências, conhecimentos e habilidades, esse pode ser um excelente caminho. Principalmente porque você consegue direcionar o seu foco e concluir o curso em pouco tempo. Assim terá um currículo mais atrativo para o mercado de trabalho.

No Senac MS, você encontra várias opções de cursos livres para escolher à vontade. Acesse o site, confira as opções e comece ainda hoje o seu curso ideal!

Leia mais
Carreira

Aprenda como fazer um bom plano de carreira em 7 passos

Publicado em 18/03/2024

Se você sente que está estagnado, um plano de carreira bem elaborado pode ser o que impulso que você precisa. Afinal, ele é capaz de direcionar seu crescimento profissional, ajudando a traçar objetivos claros e alcançáveis.

Leia mais
Carreira

Quer mudar de carreira? Veja como fazer uma transição eficaz

Publicado em 05/03/2024

Você já pensou em mudar de carreira, mas se sente perdido sobre por onde começar? Esta decisão pode parecer desafiadora, especialmente quando você está inserido no mercado de trabalho, mas sente que chegou a hora de uma reviravolta.

Leia mais
Senac Hub Academy Carreira

Mulheres à frente: o crescimento do empreendedorismo feminino no Brasil

Publicado em 07/11/2023

Comemorado no dia 19 de novembro, o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino foi estabelecido pela ONU em 2014 com o objetivo de enaltecer e promover o papel das mulheres nos negócios.

Leia mais
Carreira

Campo Grande sedia workshop sobre formação de profissionais de TI no dia 13 de abril

Publicado em 06/04/2023

O mercado de Tecnologia de Informação apresenta uma crescente demanda por profissionais no Brasil e no mundo todo. A falta de profissionais nessa área pode levar a um “apagão” ou impor dificuldades às empresas para acompanhar as transformações tecnológicas cada vez mais urgentes e necessárias.

Leia mais