Fcp - Furukawa Certified Professional

Cursos Livres
TI
40
horas
Não há Turmas disponíveis no momento.

O fato de as empresas investirem mais em suas redes de dados do que em redes analógicas convencionais reflete uma tendência mundial de convergência da infraestrutura de dados, voz, imagem e controle predial nos ambientes corporativos. Segundo a Furukawa:[1]

O grande motivo que faz do sistema de cabeamento estruturado ser o modelo ideal para qualquer localidade é a construção de uma base sólida, preparada para qualquer mudança que venha a acontecer. Com ela, é mais fácil adicionar novos componentes e terminações na rede, dispensando grandes mudanças estruturais.

 

As empresas estão sempre em busca da excelência na instalação de redes com o cabeamento estruturado, principalmente para ter qualidade no tráfego das informações e também para a integração de serviços de comunicação. Assim, justifica-se a oferta deste curso, que possibilita ao profissional de cabeamento obter sólidos conhecimentos em instalação de redes com cabeamento estruturado e preparar-se para a certificação FCP – Furukawa Certified Professional.[2]

 

 

[1] FURUKAWA ELECTRIC LATAM. Quais são os subsistemas que formam um sistema de cabeamento estruturado?. 4 nov. 2018. Disponível em: https://www.furukawalatam.com/pt-br/conexao-furukawa-detalhes/quais-sao-os-subsistemas-que-formam-um-sistema-de-cabeamento-estruturado. Acessado em: 1o out. 2019.

[2] Para oferta do curso, é necessário firmar contrato com a Furukawa e disponibilizar os equipamentos estabelecidos pela parceira. Além disso, os docentes devem ser devidamente certificados pela Furukawa.

 

Este curso tem como objetivo desenvolver a seguinte competência: instalar componentes de cabeamento estruturado.

É destinado a estudantes e profissionais da área de redes, como: administradores de redes, coordenadores de infraestrutura, analistas de suporte técnico que desejam obter a certificação FCP – Professional Furukawa.

  • Cabeamento estruturado: tipos de cabos, normas básicas, sistema de cabeamento estruturado metálico.
  • Certificação de cabeamento estruturado: aspectos avaliados, identificação e solução de problemas de instalação, testes e homologação dos pontos de telecomunicações.
  • Equipamentos para redes e suas aplicações: switches de camada 2, 3 e 4, roteadores, rack de chão e parede, patch panel, organizador de cabos, cabos, componentes de interconexão de rede.
  • Fibras ópticas: princípio de funcionamento, classificação, atenuação e dispersão, fibra ópticas especiais.
  • Fontes e ativos ópticos: tipos de modulação, fabricação de fibras e cabos ópticos, instalações em rede interna, externa, aérea, subterrânea e adequações aos diferentes tipos de fibra.
  • FTTx e redes PON: FFTA, FTTB, FTTH.
  • Instalação de cabeamento metálico: conceitos de segurança no trabalho, técnicas e cuidados para lançamento, conectorização e montagem de racks.
  • Instalação de cabos ópticos: segurança no trabalho, técnicas e cuidados para o lançamento de cabos ópticos e montagem de DIO, conectividade e acessórios para redes ópticas, processo de emendas ópticas, certificação e testes em fibras ópticas.
  • LANs: conceitos de clusters, storage e gerenciamento de redes.
  • Normas: TIA/EIA-568 D – Sistemas de cabeamento estruturado, TIA/EIA-569 D –Requisitos de infraestrutura para cabeamento estruturado, TIA/EIA-606 D –Administração, documentação e sistemas de gerenciamento inteligente para cabeamento estruturado, TIA-942 – Sistemas de data center, EIA/TIA570 D – Sistema de cabeamento em residências.
  • Princípios de telecomunicações: sistemas de comunicação, tipo de sinalização, sistemas de transmissão, canais de comunicação em cabeamento metálico e óptico.
  • Projetos convencionais de redes: conceitos, uso hierárquico de equipamentos, ativos de rede, configurações e estudos de casos.
  • Redes de computadores: classificação, padronização, recursos de redes, modelo OSI; eficiência, segurança e confiabilidade dos dados em redes.
  • Soluções e tecnologias em redes: LAN, MAN, WAN, CAN, PAN, WLAN, ISDN, MPLS, Frame Relay e técnicas de comunicação.

Acesso ao Curso
- Ensino Médio Cursando
- Idade maior ou igual a 15 anos.
Documento Necessário para Matrícula
- CPF
- RG.

Sim, este curso possui certificado de conclusão.