Aperfeiçoamento em Serviços de Cozinha

Cursos Livres
Gastronomia
100
horas
Não há Turmas disponíveis no momento.

O curso tem por objetico, capacitar o aluno o aluno a desenvolver habilidades para identificar e aplicar corretamente os diferentes métodos de cortes dos alimentos para preparar adequadamente os pratos principais usando métodos específicos de cozimento de vegetais, carnes e cozimento quente, compreender e aplicar as informações contidas nas  fichas técnicas e operacionais, aplica as técnicas para produção de molhos, aromáticos e fundo; além de identificar e os tipos de cocção e aplicabilidade em cada alimento.

Além  da aplicabilidade das boas práticas em logística, higiene e manuseio para auxiliar na implantação de projetos de alimentos.

 

  • Cocção: -definição, métodos e efeitos: salteado. -grelhado. -assado. -fritura. -guisado. -braseado. -escalfado. -branqueamento de vegetais. -efeitos da cocção nos alimentos. Equipamentos e utensílios de cozinha.Terminologia técnica gastronômica. Produções de: -sopas (clara, purê, creme, entre outras). -básicos e derivados (claros, escuros e emulsificados frios e quentes). -pescados. -ovos (poché, omelete, fritos, frigidos e mexidos). -proteína animal. -vegetais. -cereais. -massas (longa, curta, recheada e montada).Índice de cocção. Ficha técnica: índice de aproveitamento do ingrediente. perda com descongelamento. rendimento da receita. pesos e equivalências de medidas.
  • Equipamentos e utensílios de cozinha
  • Fluxo operacional de cozinha
  • Higiene Alimentar - saude e a limpeza pessoal, a limpeza dos equipamentos, utensilios e locais de manipulacao dos alimentos.Pesos, Medidas e Equivalencias na utilizacao de ingredientes culinarios.Fundamentos da cozinha italiana - conceito, historia, sua importancia na gastronomia brasileira, diferencas e tipos.Ingredientes e utensilios necessarios na culinaria italiana.Identificacao, recebimento e armazenagem dos ingredientes.Preparo de Molhos especificos.Preparo de cardapios, contemplando pratos frios e quentes da cozinha italiana.Elaboracao de fichas tecnicas.

Acesso ao Curso
- Idade maior ou igual a 16 anos.
Documento Necessário para Matrícula
- CPF
- RG.

Sim, este curso possui certificado de conclusão.