Mato Grosso do Sul também se destacou na programação ao apresentar dois projetos selecionados entre os 750 cases inscritos nacionalmente.
De 7 a 11 de julho, lideranças do Sistema Comércio MS, incluindo representantes da Fecomércio, Sesc e Senac, além de presidentes e executivos de sindicatos empresariais, estiveram em Brasília para uma semana de imersão estratégica. A comitiva sul-mato-grossense participou de dois eventos promovidos pela Confederação Nacional do Comércio (CNC): o Conecta e o Sicomércio. Ao todo, 36 representantes do Estado marcaram presença.
A programação reuniu os principais nomes do sindicalismo empresarial do país em torno de temas como reforma tributária, contribuição sindical, ESG, inovação, marketing e o futuro do setor terciário. Foi um espaço para alinhar diretrizes, compartilhar boas práticas e projetar soluções para os desafios que impactam o comércio de bens, serviços e turismo.
“São eventos que reforçam o papel do Sistema Comércio como agente de transformação. Além de atualizarmos nosso repertório com especialistas que discutem tendências de mercado e políticas públicas, também compartilhamos experiências que geram resultado real nos Estados. Isso fortalece nossa identidade institucional e amplia nosso impacto”, destacou Edison Araújo, presidente do Sistema Comércio MS.
Senac MS integra força-tarefa em defesa do desenvolvimento
Como instituição de referência em educação profissional, o Senac também esteve representado na agenda institucional. As discussões do Conecta, voltadas à inovação, ESG e liderança, ressoam diretamente nas estratégias da casa, que investe em metodologias educacionais alinhadas às transformações do mundo do trabalho.
A participação fortalece o alinhamento entre as casas que compõem o Sistema Comércio e contribui para que os projetos locais se conectem a um movimento nacional de modernização e defesa dos interesses do setor. Nesse sentido, o Senac reafirma seu compromisso com a formação de profissionais preparados para um mercado em constante evolução.
MS como referência nacional: dois cases selecionados
Mato Grosso do Sul também se destacou na programação ao apresentar dois projetos selecionados entre os 750 cases inscritos nacionalmente. No dia 8 de julho, o gerente de Gestão Estratégica da Fecomércio MS, Reginaldo Soares Lima, ao lado da analista Gisley Vilela, apresentou a prática “Melhoria da Competitividade das Entidades Sindicais Empresariais + Instruções de Trabalho”. A iniciativa permite mensurar e comparar o desempenho das entidades, com foco em melhoria contínua.
Já no dia 11 de julho, foi a vez do SEAC-MS (Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação) mostrar os resultados da campanha “Fiscalização da Convenção Coletiva”. O modelo, conduzido pelo presidente Daniel Felício e pela gerente executiva Ilkêmia Figueiredo, promove mais equidade entre as empresas representadas, garantindo o cumprimento das cláusulas convencionais e combatendo a concorrência desleal.
Articulação que gera valor
A atuação conjunta das lideranças estaduais em Brasília reforça o papel do Sistema Comércio como interlocutor estratégico entre os interesses do setor produtivo e a formulação de políticas públicas. Para o Senac, estar presente nesses fóruns é essencial para alinhar sua missão educacional às demandas concretas do mercado, sempre com foco em inovação, desenvolvimento regional e empregabilidade.
*Com informações Fecomércio MS