10/04/2025 - Semadesc e Senac lançam game em realidade virtual para combater a dengue com tecnologia e educação - Acontece no Senac - Notícias

Semadesc e Senac lançam game em realidade virtual para combater a dengue com tecnologia e educação

10/04/2025 Campo Grande Tecnologia da Informação
Semadesc e Senac lançam game em realidade virtual para combater a dengue com tecnologia e educação

O projeto utiliza realidade virtual e gamificação como ferramentas educativas voltadas à conscientização sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti

Na manhã desta terça-feira, 09 de abril, o Senac MS, em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Semadesc, e a Federação de E-Sports MS, realizou o lançamento oficial do projeto de pré-incubação “Todos Enfrentam a Dengue”. O evento aconteceu no Senac Hub Academy, em Campo Grande, reunindo autoridades, estudantes, profissionais da área de tecnologia e entusiastas da inovação.

O projeto utiliza realidade virtual e gamificação como ferramentas educativas voltadas à conscientização sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. A proposta será desenvolvida de forma colaborativa por alunos do curso Técnico em Programação de Jogos Digitais do Senac e estudantes do 3º ano do curso de Assistente de Produção 3D da Rede Estadual de Ensino (SED/MS).

Durante o evento, os participantes conheceram as primeiras etapas do jogo e puderam interagir com os estudantes envolvidos, protagonistas na construção da solução. A proposta é oferecer uma experiência imersiva e interativa, abordando boas práticas de prevenção e combate ao mosquito.

 

Para o secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Semadesc, Ricardo Senna, a iniciativa é um exemplo do potencial da inovação tecnológica aplicada a desafios sociais. “Essa é uma ação que reúne propósito, formação de talentos e impacto real na comunidade. A tecnologia a serviço da saúde pública e da educação transforma não apenas o modo como aprendemos, mas também como nos engajamos em questões coletivas. É assim que preparamos nossos jovens para liderar o futuro com responsabilidade e criatividade”, destacou. Ele foi representado no evento pela assessora jurídica secretaria-executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação, Walkyria Albuquerque.

A diretora regional do Senac MS, Jordana Duenha, também reforçou o papel estratégico da inovação no ensino.  “Iniciativas como essa são fundamentais para internalizar a inovação no ensino — que tem se tornado cada vez mais parte do DNA do Senac como instituição. Essa prática, que combina criatividade, impacto social e resolução de problemas, favorece o pensamento inovador. Unir tecnologia e educação é um compromisso que reforçamos continuamente, formando profissionais preparados para transformar o mundo ao seu redor”, afirmou.

O lançamento marcou o início oficial do desenvolvimento do game, que será apresentado ao público nos próximos meses. A ação reafirma o compromisso do Governo do Estado, por meio da Semadesc, e das instituições parceiras em promover soluções inovadoras com impacto social, incentivando o protagonismo estudantil e a aprendizagem na prática.