06/11/2025 - Projeto de alunos da REE e do Senac usa IA contra incêndios no Pantanal - Acontece no Senac - Notícias

Projeto de alunos da REE e do Senac usa IA contra incêndios no Pantanal

06/11/2025 Campo Grande Tecnologia da Informação
Projeto de alunos da REE e do Senac  usa IA contra incêndios no Pantanal

Olhos do Pantanal’ é o único representante de MS na maior competição estudantil de inovação do país, agora segue para final, em Belém (PA).

Os alunos da Rede Estadual de Ensino (REE) e do Senac MS seguem se destacando no cenário nacional da inovação estudantil. A equipe Bitmentes, formada e desenvolvido por alunos da Escola Estadual Cívico Militar Professor Alberto Elpídio Ferreira Dias, por meio do Itinerário de Formação Técnica e Profissional (FTP), foi o único do Estado classificado para a etapa nacional do Desafio Liga Jovem (DLJ3): a maior competição estudantil de empreendedorismo e inovação social do país, promovida pelo Sebrae Nacional e executada pelo Instituto Ideias de Futuro.

O Desafio Liga Jovem tem como objetivo estimular a criatividade, a tecnologia e o protagonismo, formando estudantes capazes de propor soluções reais para a sociedade. Em sua terceira edição, o programa reuniu mais de 62 mil estudantes e 5 mil projetos em todo o Brasil, consolidando-se como a maior mobilização estudantil voltada à inovação e ao impacto social. Dividido em três grandes fases — sensibilização e trilha de aprendizado, etapa estadual e Missão Técnica Nacional —, ele envolve mentorias, formações e bancas presenciais que premiam as melhores ideias em nível nacional.

O projeto Olhos do Pantanal, da equipe Bitmentes, foi criado por um time  interdisciplinar formado por alunos que cursam o Itinerário de Formação Técnica e Profissional (FTP), na área de Desenvolvimento de Jogos Digitais. A iniciativa faz parte da parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SED/MS) e o Senac MS, que leva o profissionalizante ao ensino médio estadual por meio do corpo docente do Senac. A iniciativa faz parte do V Itinerário Formativo, uma das trilhas do novo Ensino Médio, instituído pelo Ministério da Educação (MEC).

Sob orientação do professor Felipe Doza, que leciona tanto no Senac Hub Academy quanto nas escolas estaduais parceiras, a equipe desenvolveu uma solução tecnológica baseada em inteligência artificial e imagens de satélite para detectar e apoiar o combate a incêndios florestais no Pantanal. O ‘Olhos do Pantanal’ alia aprendizado profissional e propósito social, demonstrando como a educação profissional pode gerar soluções concretas para desafios ambientais.

Esse formato de ensino aproxima o aluno da realidade e mostra o poder da tecnologia quando usada para o bem coletivo.
Ver o projeto chegar etapa à etapa nacional é um reconhecimento de todo esse esforço e do potencial da educação técnica em Mato Grosso do Sul

— destaca o professor Felipe Doza.

Durante o processo, os estudantes realizaram visitas técnicas ao Centro Integrado do Corpo de Bombeiros, onde validaram o uso da ferramenta em situações reais de monitoramento. A equipe representará Mato Grosso do Sul na Missão Técnica Nacional, que acontece entre 29 de novembro e 4 de dezembro, em Belém (PA), com todas as despesas custeadas pelo Sebrae.

Destaque 

Conhecido como Itinerário de Formação Técnica e Profissional (FTP), o programa permite que os estudantes desenvolvam competências práticas e técnicas alinhadas às demandas do mundo do trabalho, complementando a formação geral. Em Mato Grosso do Sul, essa parceria foi responsável por uma grande expansão do ensino técnico em escolas estaduais, com a contratação e capacitação de novos docentes do Senac, que passaram a atuar diretamente nas salas de aula da rede pública.

De acordo com o superintendente de Modalidades e Programas Educacionais da SED, Davi de Oliveira Santos, em 2025, no âmbito do Itinerário de Formação Técnica e Profissional, foram atendidas 243 unidades escolares da REE (Rede Estadual de Ensino) em todos municípios de Mato Grosso do Sul, envolvendo 36 mil estudantes, em 27 itinerários distintos.

A diretora regional do Senac MS, Jordana Duenha, ressalta que a parceria com a SED/MS é resultado de um trabalho contínuo de fortalecimento da educação profissional. “Desde o início dessa colaboração, o Senac passou por um processo de expansão e formação docente, contratando novos professores e oferecendo capacitação pedagógica para que o modelo de ensino profissionalizante fosse integrado às escolas estaduais”, pontuou.

O desempenho do Senac MS nesta edição do Desafio reforça a força da educação técnica no Estado. Cinco projetos da instituição chegaram à etapa estadual, nas categorias ensino médio, técnico e superior. Entre eles, o OrientaApp, orientado pelo professor Thiago Gonçalves de Almeida, foi o único projeto de uma faculdade particular entre os finalistas universitários, com uma proposta de tecnologia assistiva voltada à acessibilidade de pessoas cegas em pontos turísticos. Além dele, dois projetos do Programa Voucher Desenvolvedor, formados por alunos do curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas (parceria do Governo do Estado e Senac MS) e um projeto da Fábrica de Software do Senac MS, também alcançaram a fase estadual. 

Com o avanço da equipe Bitmentes, e do projeto Olhos do Pantanal, classificado para  o desafio nacional, o Senac MS reafirma o compromisso com uma educação que conecta tecnologia, inovação e propósito social, preparando jovens protagonistas para transformar realidades e inspirar novas soluções sustentáveis.