Com base em pesquisas com a população, criaram protótipos de apps que permitem registros feitos por usuários.
A cidade de Dourados, assim como muitas outras, enfrenta desafios cotidianos que afetam diretamente a vida de seus moradores. Pensando nisso, dois grupos de jovens aprendizes usaram suas habilidades para desenvolver soluções de impacto para a cidade. Ambos os projetos envolveram a tecnologia e o desenvolvimento de aplicativos colaborativos.
“Durante uma discussão em sala, algumas pessoas mencionaram que a maioria dos aplicativos de ônibus em Dourados apresentava diversos bugs e falhas. Diante disso, nossa turma decidiu realizar uma pesquisa para analisar as principais reclamações dos usuários”, conta Rômulo Lucas, aluno envolvido no projeto.
Com base nos dados coletados na pesquisa com 600 pessoas, eles criaram um protótipo de aplicativo que permite aos usuários consultar horários, visualizar a localização dos ônibus em tempo real e verificar a lotação dos veículos.
A proposta também inclui melhorias na infraestrutura e a criação de pontos de ônibus.
No campo ambiental, o grupo focou em um problema igualmente urgente: as queimadas e o descarte irregular de lixo.
A ideia foi criar uma plataforma digital onde os moradores possam denunciar essas práticas e, ao mesmo tempo, acessar informações sobre as consequências desses atos para o meio ambiente.
Além disso, o projeto incluiu ações práticas, como o plantio de árvores em áreas estratégicas da cidade, e palestras educativas para conscientizar a população sobre os impactos ambientais.
“O que me motivou a me envolver ativamente nesse projeto, além de ter abraçado a ideia como um problema real que estava impactando nosso dia a dia, foi o fato de sempre ter gostado muito de tecnologia. Vi nessa situação uma oportunidade de solucionar um problema em que a tecnologia poderia ser uma peça fundamental para disseminar a informação”, explica Vitor Alves, aluno do Senac e integrante do grupo.
Esses projetos têm em comum o uso da tecnologia como ferramenta para resolver problemas reais da comunidade, ao mesmo tempo, em que engajam os cidadãos em um processo ativo de transformação.
Os alunos não apenas aplicaram os conhecimentos adquiridos em suas formações, mas também aprenderam a importância de ouvir a comunidade, entender suas necessidades e propor soluções criativas.
A docente Serrame Borges Alia, responsável pelo acompanhamento do projeto, enfatiza: “O desenvolvimento desses projetos dentro da disciplina de Aprendizagem Profissional de Qualificação em Serviços de Vendas trouxe uma vivência que mostrou a relevância de entender o contexto da cidade e como a tecnologia pode ser usada para gerar impacto social. Eles não apenas desenvolveram aplicativos e soluções criativas, mas também demonstraram como a união de conhecimento técnico e percepção das necessidades pode promover mudanças significativas.”
Foto: Grupo de alunos no dia da apresentação do protótipo de aplicativo de transporte.