Projeto transforma espaço na unidade de saúde, reforça o cuidado com a comunidade e com a sustentabilidade.
No bairro São Carlos, em Três Lagoas, uma iniciativa simples e potente tem feito a diferença no dia a dia da Unidade Básica de Saúde Joel Neves da Silva. Alunos do curso Técnico em Enfermagem do Senac criaram uma Horta Medicinal Comunitária dentro da unidade.
A proposta surgiu a partir da escuta ativa e do contato direto com os moradores e profissionais da UBS. Após visitas técnicas, aplicação de questionários e observações no território, os estudantes Alípio Neto, Heloisa Sampaio Natal e Kelly Riti identificaram a importância de integrar práticas de saúde com ações sustentáveis, que dialogassem com o conhecimento tradicional da comunidade.
Com orientação da professora Gabriela Silva Rodrigues, os alunos idealizaram um espaço terapêutico que reúne diversas plantas medicinais amplamente utilizadas pelas famílias da região. Entre elas estão espécies como boldo, hortelã, capim-santo e erva-cidreira, reconhecidas por seus efeitos calmantes, digestivos e anti-inflamatórios.
Conforme a professora responsável pelo projeto, a horta superou o papel de recurso natural e passou a atuar como ponto de conexão entre profissionais da saúde e usuários da UBS. O espaço tem estimulado o diálogo, o acolhimento e um cuidado mais integral, aproximando pessoas e fortalecendo vínculos.
Além de beneficiar diretamente a comunidade, a ação proporcionou aos estudantes uma vivência prática essencial para o desenvolvimento de competências como empatia, planejamento, protagonismo e trabalho em equipe. A realização do projeto também foi percebida pelos alunos como um momento marcante, especialmente pela receptividade da comunidade e pela colaboração da equipe da unidade de saúde.
Um projeto que floresce com o Mês do Meio Ambiente
Desenvolver uma horta medicinal em uma unidade de saúde pública vai muito além do cultivo de ervas, é uma ação concreta de educação ambiental.
A iniciativa conecta temas essenciais como o uso consciente dos recursos naturais, a valorização do saber popular e o fortalecimento de vínculos comunitários em torno do cuidado com a saúde e com o planeta.
Ao promover o uso de plantas medicinais, os estudantes também incentivam práticas de autocuidado mais acessíveis, naturais e sustentáveis.