Plataforma oficial para a Feira Bosque da Paz, uniu aprendizado e prática e agora vai beneficiar expositores e visitantes
Cerca de 500 famílias sul-mato-grossenses envolvidas diretamente com a Feira Bosque da Paz, maior feira cultural do Estado, devem ganhar uma ferramenta inédita de apoio à sua atuação. Alunos do curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, do Senac Hub Academy, estão desenvolvendo o site oficial do evento, conectando educação profissional com impacto real na economia criativa local.
O projeto é parte das atividades da Fábrica de Software, que simula um ambiente de desenvolvimento real a partir de demandas externas. A ideia surgiu durante o Dia da Integração, quando os estudantes conheceram as idealizadoras da feira e aceitaram o desafio de criar uma plataforma completa de divulgação e gestão do evento, que atrai aproximadamente 20 mil visitantes por edição.
A plataforma será acessível por computador e dispositivos móveis, com funcionalidades que incluem o cadastro de expositores, artistas e atrações culturais, além de uma galeria de fotos e área de contato. Haverá ainda um ambiente administrativo para relatórios e gestão de dados.
“Além do aspecto técnico, o projeto também envolve um entendimento profundo do ecossistema da feira: seus públicos, linguagens, ritmos e impactos. Os alunos participaram de reuniões com as organizadoras, estudaram a identidade visual e propuseram soluções de usabilidade”, explica o docente Thiago Almeida.
Para a diretora de educação profissional, Gilka Trevisan, ao integrar a formação técnica ao cotidiano da comunidade e ajudá-los a construir essa ponte, muda a perspectiva profissional dos estudantes.
“Ao atuarem diretamente com um cliente real, os estudantes são desafiados a pensar de forma sistêmica, colaborativa e ética. Construir essa ‘ponte’ é muito importante, pois é nesse tipo de vivência que a formação técnica ganha sentido, impulsiona ferramentas de inovação reais, que resultam em mudanças sociais e econômicas”, explica.
Raquel Leirião, aluna participante, conta que o desafio começou pela parte visual:
"Tivemos que pesquisar bastante e até estudar coisas que não faziam parte da nossa rotina. Queríamos algo que representasse a feira, mas que também fosse simples e atrativo para todos os públicos. No final, conseguimos chegar a um resultado que agradou e que traduz bem o espírito do evento."
Yuri Silva de Paula ressalta o aprendizado com o trabalho em equipe: "Aqui a gente coloca a mão na massa. É diferente da faculdade, porque a prática é muito mais intensa e próxima do que encontramos no mercado. Isso me ajudou a resolver problemas e a entender melhor a lógica de programação aplicada a um projeto real."
Maikelly Castro destaca como a experiência mudou sua visão de futuro: "Eu não sabia nada, nada mesmo, no começo do curso. Queria ser front-end, cuidar de design e do site. Mas no final, comecei a entender mais o back-end e hoje quero seguir nessa área. Consegui ver que quero trabalhar com imagens e programação."
A entrega final do site acontece no domingo, 17 de agosto, durante a feira, às 12h30. Durante o processo, os alunos atuaram em etapas de refinamento técnico e testes de usabilidade. Para a feira, é o início de uma nova fase: mais conectada, profissional e acessível. Para os alunos, é a prova de que a educação pode — e deve — ser aplicada com propósito.
Serviço:
Entrega do site para a Feira Bosque da Paz
Quando: 17/08, às 12h30
Local: Praça Bosque da Paz
Endereço: Rua Kame Takaiassu - Carandá Bosque