07/08/2025 - Alunos do Senac têm projetos selecionados para incubação após Pantanal Tech - Acontece no Senac - Notícias

Alunos do Senac têm projetos selecionados para incubação após Pantanal Tech

07/08/2025 Campo Grande Tecnologia da Informação
Alunos do Senac têm projetos selecionados para incubação após Pantanal Tech

Iniciativas do programa Voucher Desenvolvedor foram destaque em propostas para fortalecer turismo e cultura na região de Aquidauana.

Alunos do programa Voucher Desenvolvedor, iniciativa realizada pelo Governo do Estado, por meio da Semadesc, em parceria com o Senac, tiveram dois projetos selecionados para incubação durante a Pantanal Tech. As soluções tecnológicas “Se Acha Pantanal” (aplicativo de busca) e “Empreendeaqui” (plataforma de regularização de microempresas) foram escolhidas como as melhores propostas para impulsionar o turismo e a cultura em Aquidauana.

As ideias foram apresentadas no início deste mês, no Senac Hub Academy, em Campo Grande, a uma banca avaliadora composta por representantes da Semadesc, da Fundtur, da Prefeitura de Aquidauana e da direção regional do Senac. Após a avaliação, os projetos foram oficialmente entregues ao município e seguirão agora para o processo de aceleração e incubação, para se tornarem soluções funcionais para aplicação prática.

A iniciativa integra o Voucher Desenvolvedor, programa gratuito que oferece o curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas a estudantes da rede pública estadual. Com carga horária de 1.200 horas, a formação tem foco em inovação, prática profissional e transformação social.

Para a diretora regional do Senac MS, Jordana Duenha, os resultados apresentados reforçam o impacto da metodologia.

“Os alunos mostraram que estão preparados para aplicar a tecnologia na resolução de problemas reais da sociedade. O Senac acredita no poder da educação prática, que aproxima a sala de aula das demandas do mercado e forma jovens protagonistas de soluções inovadoras.”

O desafio foi proposto aos alunos durante o evento Pantanal Tech, que aconteceu em Aquidauana, no campus da UEMS, e simulou um ambiente real de trabalho, exigindo o desenvolvimento rápido de soluções aplicáveis, apresentação para banca avaliadora e defesa de suas propostas. Esse processo contribuiu não apenas para a vivência técnica, mas também para o desenvolvimento de competências empreendedoras e socioemocionais.

Com a seleção, os projetos passam a contar com acompanhamento técnico para serem aprimorados e implantados em benefício da comunidade de Aquidauana.