Aconteceu nesta semana (dia 17), o Fórum Setorial do Varejo, no Senac Hub Academy, em Campo Grande, que reuniu diversas entidades e empresários. A iniciativa do Senac MS visou, por meio da metodologia PAM (Pocket Action Moment), ouvir as dores e necessidades do varejo e identificar possíveis contribuições para o desenvolvimento dos setores.
Estiveram presentes representantes da Fecomércio, Sindivarejo Associação Comercial de Campo Grande, Funsat e o Sebrae, que atuou como parceiro na iniciativa. O ‘Pocket Action Moment’ consiste em uma abordagem de diálogo informal, que é interativa e fluida, estimulando percepções e novas conexões de ideias. A intenção é ouvir ativamente o público presente, ampliar a visibilidade das demandas e compartilhar situações, ações e exemplos para que todos os envolvidos possam se engajar em possíveis soluções.
A dinâmica foi conduzida pela gerente da unidade Senac Hub Academy, Gilka Trevisan. “O Senac desenvolveu essa metodologia, o PAM, para ouvir demandas de diversos segmentos: já fizemos aqui sobre moda, em Dourados sobre o mercado pet e agora o varejo em Campo Grande. Dores, demandas, necessidades: a gente sabe que passamos por momentos difíceis e o Senac sabe que é necessário ouvir para conduzir iniciativas alinhadas com o mercado”, enfatiza ela.
Para a coordenadora do Programa Agentes Locais de Inovação, do Sebrae Nacional, Debora Franceschini Mazzei a experiência revelou pontos em comum entre setores, favorecendo a conexão - uma das propostas da metodologia PAM:
“Essa experiência com o Senac foi muito importante. Estávamos aqui com os nossos agentes locais de inovação de produtividade, transformação digital e rural e conseguimos fazer um levantamento das maiores dores com foco no varejo. Essa experiência é muito rica porque conseguimos fazer um levantamento e uma priorização daquelas dores que, quando a gente vai ver, no final, são muito semelhantes, independente da atividade econômica que está sendo tratada. Parabenizo o Sebrae MS por dar oportunidade para os agentes locais de inovação conhecerem mais uma ferramenta que é o PAM”, disse, lembrando que estiveram presentes agentes de inovação do Sebrae de diversos municípios.
Ao final do Fórum, a empresária Cristina Kazue Ishikawa, comentou sobre a importância deste movimento para o empresariado. “Adorei a metodologia do PAM, de como foi aplicado, foi muito legal a troca de experiência que tivemos e entender quais são as nossas dores, nossos problemas e que estamos atrás das soluções. E ficou muito claro a parceria de vocês (Senac) conosco. Fantástico”, elogiou.
“Terminamos essa edição com uma grande soma de pessoas e profissionais que atuam no varejo, ouvem o varejo, trazendo muita contribuição, muita informação pertinente para o Senac”, concluiu Gilka. Alguns dos temas mais debatidos foram:
- Gestão financeira
- E-commerce
- Tributos
- Desafios com mão de obra
- Qualificação profissional
- Redes Sociais
E por fim, a gerente Gilka também apresentou plataforma de empregabilidade do Senac, a Rede de Talentos, que foi lançada este ano, na qual os participantes foram convidados a conhecer e entender como podem cadastrar processos seletivos. Para saber mais sobre a Rede de Talentos, plataforma on-line que conecta empresas e profissionais qualificados pelo Senac, clique aqui.
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