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Acessibilidade aplicada ao turismo de aventura.
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Apresentação pessoal e postura profissional.
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Atendimento às necessidades e expectativas do cliente atual.
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Atividades de turismo de aventura, conforme Lei da Política Nacional do Turismo nº 11.781.
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Código de Defesa do Consumidor aplicado aos serviços turísticos.
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Comunicação como ferramenta de trabalho: ouvir, expressar-se com clareza e objetividade e redigir textos apropriados a cada necessidade que se apresente.
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Conceito de turismo de aventura.
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Condução de atividades de Turismo de Aventura.
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Cuidados com o meio ambiente e as comunidades locais.
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Educação e interpretação ambiental.
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Elaboração de programas de atividades.
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Gestão do tempo: seleção, priorização, fluxograma, cronograma, situações de ruptura e acompanhamento das atividades pertinentes ao trabalho.
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Histórico e desenvolvimento do turismo de aventura no Brasil e no mundo.
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Instrução aos clientes: normas técnicas, informações locais e turísticas, boas práticas.
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Instrumentos e equipamentos de uso do condutor.
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Legislação Turística: regulamento dos serviços e equipamentos turísticos (Lei Federal nº 11.771/2008 e Decreto nº 7.381/2010); Portarias 127 e 130 de 26 de julho de 2011.
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Mercado de atuação do profissional condutor de turismo de aventura.
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Meteorologia: interpretação de nuvens; tempestades e raios; sensações térmicas e suas consequências.
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Noções de Cartografia: leitura e interpretação de mapas; escalas e demais convenções gráficas.
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Orientações para o bem-estar do cliente: alimentação, vestimentas e cuidados pessoais.
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Perfil do público: tipos, características (LGBTI+, idosos, PcD, entre outros) e necessidades específicas.
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Perfil profissional do condutor de turismo de aventura e suas atribuições.
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Relação entre meio ambiente, sustentabilidade e o turismo de aventura.
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Relacionamento interpessoal.
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Relacionamento interpessoal: percepção do outro, respeito às diferenças individuais, resolução de conflitos de forma assertiva.
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Responsabilidade civil e criminal do condutor.
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Seguros de Responsabilidade Civil.
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Técnicas de atendimento e técnicas de negociação.
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Técnicas de condução de grupos.
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Técnicas de orientação e navegação.
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Tipos de atendimento: personalizados, diferenciados, presenciais, eletrônicos, telefônicos e impressos.
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Unidades de Conservação: conceito e classificação.
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Abordagem das vítimas e prioridades no atendimento.
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Acidentes com animais peçonhentos, insolações, hipertermias e hipotermias.
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Acidentes: conceitos e causas.
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Avaliação e prevenção de perigos e riscos.
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Avaliação inicial do cenário do acidente.
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Funcionamento do serviço de urgência e emergência (Bombeiros, SIATE, SAMU).
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Fundamentos de busca e resgate.
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Grupos voluntários de busca e salvamento.
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Imobilizações e transporte de urgência.
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Informações aos participantes.
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Monitoramento e ação corretiva.
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Normas técnicas vigentes.
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Papel do socorrista: urgências, urgências coletivas e caixa de primeiros socorros.
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Plano de ação emergencial.
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Procedimentos de primeiros socorros: asfixias; alergia; traumas; intoxicação; vertigens; corpos estranhos no organismo; queimaduras; afogamentos; hemorragias; mal súbito; entorses; luxações; crises convulsivas; parada cardiorrespiratória.
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Procedimentos de segurança.
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