Desenvolvimento socioemocional |
60 horas de duração |
-
Atitude sustentável: as dimensões da sustentabilidade (social, ambiental, cultural, política e econômica); empresas sustentáveis; consumo consciente e os oito “Rs” da sustentabilidade;conduta ética e cidadania; a ética no século 21; direitos e deveres fundamentais do cidadão; a ética no trabalho; diversidade humana; empatia e valorização da diferença; cidadania digital; reputação digital; responsabilidade no uso e na divulgação de dados e imagens; disseminação de fake news e legislação sobre a utilização da internet.
-
Colaboração: modelo 3C – comunicação, cooperação e coordenação; trabalho coletivo versus trabalho colaborativo; diferença entre grupo e equipe; negociação de conflitos; estratégias de negociação, convívio interpessoal; diversidade humana; valorização de equipes plurais e multiculturais; tomada de decisão compartilhada e busca de consenso; liderança colaborativa; ferramentas colaborativas; inteligência coletiva e colaboração em rede.
-
Comunicação: elementos da comunicação; barreiras ou ruídos comunicacionais; tipos, características e funções da linguagem; técnicas de expressão oral; uso da entonação, ritmo, ênfase e pausa na fala; técnicas de expressão corporal; significados dos movimentos, posturas e gestos; expressão facial; estado emocional; influência do contexto; intenções e reações; comunicação no ambiente de trabalho; características da comunicação organizacional; formalidade e informalidade na linguagem verbal e não verbal; escuta ativa; práticas e formas de interação nas plataformas digitais; comunicação e imagem pessoal nas redes sociais.
-
Criatividade: características; aplicação no mundo do trabalho; pensamento divergente e convergente; etapas da resolução criativa (imersão, análise, ideação); ferramentas de criatividade (improvisação, fontes e referências para inspiração; mapa mental; brainstorming); relação entre inovação e atitude empreendedora.
-
Pensamento crítico: concepção e finalidade; hierarquia das informações; resolução de problemas; etapas de análise de uma situação-problema; causa e consequência; ferramentas para a sistematização de ideias e soluções; análise argumentativa (validade, consistência dos argumentos e falácias.); análise crítica das informações (pensamento crítico na era digital; filtragem e checagem de notícias e informações).
-
Planejamento de carreira: mundo do trabalho, formas de inserção no mercado de trabalho, tipos de carreira, autoconhecimento; marketing e apresentação pessoal, capacitação contínua, características do profissional do futuro.
|
Educação financeira |
20 horas de duração |
-
Consumo: diferença entre desejo e necessidade; análise dos comportamentos que impactam a tomada de decisão de consumo (vieses comportamentais); consumo x consumo sustentável; compras à vista e compras a prazo; conceito de curto, médio e longo prazo; uso dos cartões de débito e crédito; tipos de juros: simples, compostos, prefixados e pós fixados; conceito de empréstimo e financiamento; órgãos e entidades de proteção e defesa do consumidor.
-
Investimento: conceito e relação risco x retorno; risco de mercado e risco de crédito;liquidez; objetivo e perfil do investidor: capacidade e disposição para assumir riscos; adequação do investimento: análise dos comportamentos que impactam a tomada de decisão em relação aos investimentos (vieses comportamentais); tipos de investimento (caderneta de poupança, fundos de investimentos, fundos imobiliários, tesouro direto, CDB, ações, debêntures); cuidados que se deve ter ao investir; principais instituições responsáveis por disciplinar e fiscalizar o mercado, entre elas, CVM.
-
Planejamento financeiro: receitas e despesas fixas e variáveis; salário líquido e bruto; peso relativo; conceito de valor e preço; orçamento pessoal; análise dos comportamentos que impactam a tomada de decisão em relação ao planejamento (vieses comportamentais); planejar para poupar; diferença entre provisão e reserva; estimativas; conceito de inflação; valor nominal e valor real; reservas para emergências e provisões para fins específicos.
|
Inglês básico para TI |
20 horas de duração |
-
Instruções em língua inglesa: manuais, documentação e Normas Técnicas Internacionais.
-
Técnicas de leitura em língua estrangeira (inglês): elementos paratextuais; (aspectos gráficos: layout, recursos tipográficos); brainstorming (possibilidades temáticas do texto); background (ativação dos conhecimentos prévios); leitura skimming (levantamento das informações gerais); leitura sacanning (busca de informações específicas); identificação de palavras-chave; reconhecimento de tópicos frasais e de ideias centrais.
-
Uso da língua inglesa na sintaxe de linguagens de programação: definição do programa, compilação, tipos de dados, identificadores, variáveis, constantes, uso de operadores (aritméticos e lógicos), comandos de controle do programa (fluxos condicionais e fluxos de repetição) e manipulação de bibliotecas de linguagem.
-
Vocabulário técnico e expressões: glossário de termos técnicos básicos de TI, técnicas de uso de dicionário e ferramentas online de tradução.
|
Desenvolver sistemas de informação |
72 horas de duração |
-
Desenvolvimento colaborativo: conceito e ferramentas para o desenvolvimento de sistemas.
-
Ferramentas de desenvolvimento de software.
-
Linguagem de programação orientada a objetos: classes, atributos, métodos, propriedades, herança, polimorfismo, encapsulamento e ambientes de programação (IDE).
-
Lógica de Programação: conceito de algoritmo; algoritmos estruturados.
-
Planejamento: conceito, tipos de metodologias para o desenvolvimento de sistemas.
-
Regras de negócio: conceitos; tipos, características; requisitos funcionais e não funcionais.
-
Sistemas de informação: conceito e tipos.
-
Variáveis e constantes: expressões e operadores; estrutura condicional simples e composta; estrutura de repetição; vetores e matrizes.
|
Implementar banco de dados |
72 horas de duração |
-
Gestão de dados: usuários, backup e recuperação de dados.
-
Modelagem de dados: definição, planejamento, ferramentas, levantamento de requisitos, dicionário de dados, modelo de dados relacional, Modelo de Entidade e Relacionamento (MER).
-
Normalização de dados: níveis e aplicabilidade.
-
Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD): conceito e arquitetura.
-
Structured Query Language (SQL) – Linguagem estruturada de consulta: scripts Data Definition Language (DDL) – Linguagem de definição de dados; comandos de Data Manipulation Language (DML) – Linguagem de manipulação de dados.
|
Realizar testes e manutenção do sistema de informação. |
36 horas de duração |
-
Ciclo de vida do sistema: planejamento de atualização e correções.
-
Controle de versão: conceito; segurança da informação; instalação e configuração.
-
Plano de teste: metodologias, especificações do teste, defeito, falha, registros de teste.
-
Política de recuperação de dados: conceito; backup e restore.
-
Ramificação do projeto, controle de histórico, marcações, resgate e versões estáveis.
|
Desenvolver aplicações Web |
60 horas de duração |
-
Ambiente de desenvolvimento web com Python: instalação e configuração.
-
Aplicações web com Python
-
Desenvolvimento web: conceitos; tipos de desenvolvedor e atribuições (front end,back-end efull stack developer); equipe de desenvolvimento; sistemas web responsivos.
-
Framework de desenvolvimento ágil e multicamadas para Python: Django, Flask ou Bottle
-
Persistência com banco de dados com Python no ambiente web: conexão e manipulação de dados.
-
Tecnologias para o desenvolvimento web: HTML; CSS; Java Script.
|
Desenvolver cálculos financeiros em planilhas eletrônicas |
40 horas de duração |
-
Características do Mercado Financeiro e Mercado de Capitais: banco, corretora, bolsa, fintech.
-
Certificações do Mercado Financeiro: tipos e características
-
Conteúdo dinâmico: tabela dinâmica e gráfico dinâmico
-
Controle financeiro: fluxo de caixa; Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE); contas a pagar e receber
-
Dados não estruturados: conceitos e funcionalidades de bancos de dados NoSQL
-
Finanças na nuvem: princípios de cloud computing; processo de migração de planilhas e de integração entre sistemas; características e funções das ERPs e de aplicações como Business Intelligence (BI) e Corporate Performance Management (CPM).
-
Formatação de conteúdo: princípios; aplicabilidade; objetos (fonte, texto, células, linhas e colunas, mescla de células, filtros, quebra de texto, formatação condicional, congelamento de painéis); formatação condicional simples; configuração da página de impressão.
-
Fórmulas e funções: operadores aritméticos (adição, subtração, multiplicação, divisão); alça de preenchimento e trabalho com endereços; referências relativa e absoluta; funções básicas (Soma, Média, Mínimo, Máximo).
-
Gráficos tradicionais: barra, linha, pizza, área, mistos
-
Matemática financeira: principal; juros simples; juros compostos; prazo ou período; montante; prestação; capital inicial
-
Novas tecnologias no Mercado Financeiro: Blockchain, Inteligência Artificial (IA), Analytics.
-
Planilhas eletrônicas: conceitos; funções matemáticas; funções estatísticas; funções lógicas; funções financeiras; formatação condicional; tabelas dinâmicas; principais funções avançadas financeiras.
-
Recursos iniciais: interface; inserção de dados; importação de dados externos (arquivo CSV); edição e seleção; gravação e abertura de planilhas
|
Projeto Integrador - Finanças |
20 horas de duração |
|
Prática Profissional da Aprendizagem em Programação de Sistemas com Aplicações Financeiras |
400 horas de duração |
|