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Técnico em Programação de Jogos Digitais

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Sobre o Curso

Habilitar o profissional para o desenvolvimento de jogos digitais que envolvam jogos educativos, de aventura, de ação, simulação 2D e 3D, e de marketing, entre outros gêneros do segmento de entretenimento digital.

  • Banco de dados Conceitos de banco de dados. Tipos de bancos de dados: hierárquico, relacional e orientado a objetos;
  • Documento de Game Design (Game Design Document GDD) para multiplataformas Contexto do game. Storyboard. Character Design. Gameplay. Level design. Mecânicas de jogo. Objetos essenciais do game. Conflitos e soluções. Fluxo do game. Controles. Variações de jogo. Artefatos de game design. Características do mundo virtual: cenários, personagens e animações. Características da sonorização. Storytelling. Roteirização. Rafe. Relatório de briefing. Multiplataformas;
  • Legislações: Lei 9.609/98 (Programas de Computador) e Lei 9.610/98 (Direitos Autorais);
  • Melhores práticas de desenvolvimento de software Padrões de projetos (Design Patterns). Refatoração (Refactoring);
  • Metodologias de desenvolvimento de software Introdução a Metodologias de Desenvolvimento de Software. Metodologias tradicionais. Metodologias interativas: RUP. Metodologias ágeis: XP; SCRUM; FDD;
  • Plano de desenvolvimento do jogo digital para multiplataformas Levantamento dos requisitos técnicos de hardware e software. Seleção e viabilização para diferentes plataformas. Seleção de metodologia e melhores práticas.
  • Plataformas Conceitos. Tipos e características. Requisitos técnicos mínimos de software e hardware do jogo digital, de acordo com a plataforma: computadores, consoles, dispositivos móveis e internet;
  • Princípios de comunicação de dados Características dos tipos de conexões de internet: velocidade, formas de conexão, protocolos. Tipos de navegadores;
  • Princípios de jogos eletrônicos Gêneros. Finalidade. Mercados nacional e internacional;
  • Princípios de transferência de arquivos Upload e download. Servidores. Princípios de hospedagem. Princípios de registros de domínio;

  • Documento de Game Design (Game Design Document GDD): aplicação do GDD na plataforma selecionada;
  • Etapas de desenvolvimento Prototipação. Validação. Programação. Testes e Implantação. Estimativa de esforço por meio de pontos de função de programação. Cronograma de atividades.
  • Metodologia de desenvolvimento de software: fundamentos da Metodologia de Gerenciamento de Projetos em Desenvolvimento de Softwares;
  • Projeto de desenvolvimento do jogo digital Estrutura do software do jogo digital: análise e conferência dos elementos do mundo virtual (cenários, personagens e animações). Bibliotecas. Elementos de mídia. Definição da linguagem de programação. Definição do banco de dados e sua estrutura;

  • Ambientes de desenvolvimento integrado (IDE) Tipos de ambientes. Instalação e configuração;
  • Banco de dados Implantação do banco de dados. Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGDB);
  • Controle de versão Conceito. Segurança da informação. Instalação e configuração;
  • Elementos multimídia Conceitos e características. Tipos: modelos 3D, imagens, animações, vídeos e áudios. Formatos de arquivos multimídia. Compatibilidade. Conversão de arquivos multimídia. Adequações. Integração. Sprites. Banco de mídias. Migração e ou integração de tecnologias;
  • Estrutura de dados Conceito. Tipos: filas, pilhas, listas, árvores e grafos;
  • Metodologia de desenvolvimento de software: fundamentos da Metodologia de Gerenciamento de Projetos em Desenvolvimento de Softwares.
  • Modelagem conceitual do banco de dados Técnicas de levantamento de dados. Levantamento e especificação de requisitos. Dicionário de dados. Integridade referencial. Arquitetura de arquivos de dados. Teoria dos conjuntos. Tipos de dados. Normalização;
  • Modelagem física de banco de dados relacional Linguagem SQL: histórico, definições e aplicabilidade. Ferramentas de modelagem e manutenção do banco de dados. Criação e pesquisa em tabelas. Ordenação de resultados. Filtragem de linhas. Utilização de cálculos em SQL. Manipulação de datas. União, intersecção e junção de dados. Otimização de consultas (tuning). Funções de agrupamentos e subconsultas. Criação de entidade, visão, atributos, índices, chave candidata, chave primária e estrangeira, relacionamentos e integridade referencial. Importação e exportação de dados. SQL procedural: gatilhos e procedimentos armazenados;
  • Modelo de entidade e relacionamento Entidade. Visão. Atributos. Índices. Chave candidata, chave primária e estrangeira. Relacionamentos e integridade referencial;
  • Plataforma Tipos de dispositivos. Configurações;
  • Política de recuperação de dados Conceito. Segurança da informação. Análise periódica. Procedimentos de backup e restore;
  • Segurança do banco de dados Aspectos gerais de segurança: redundância, concorrência, integridade e consistência. Criptografia. Autenticação. Falhas. Auditoria. Ameaças. Controle de acesso. Backup e restore;

  • Algoritmos Conceito de algoritmo. Representações visuais, português estruturado, linguagem algorítmica ou pseudocódigos. Comandos de entrada, processamento e saída de dados. Variáveis e constantes. Expressões e operadores. Teste de mesa. Estrutura condicional simples e composta. Estrutura de repetição. Vetores. Matrizes. Documentação;
  • Estrutura de dados Conceito. Tipos: filas, pilhas, listas, árvores e grafos;
  • Metodologia de desenvolvimento de software na elaboração dos algoritmos: aplicação dos fundamentos da Metodologia de Gerenciamento de Projetos em Desenvolvimento de Softwares.

  • Ambientes de desenvolvimento integrado (IDE) para programação de jogos digitais em computadores Tipos de ambientes. Ferramentas de desenvolvimento colaborativo. Ferramentas de desenvolvimento de programas de computador;
  • Controle de versão em programação de jogos digitais para computadores Conceito. Segurança da informação. Instalação e configuração;
  • Elementos estruturais de jogos digitais para computadores Mecânica do jogo: gameplay, jogabilidade e usabilidade. Comunicação com o banco de dados. Princípios de arquitetura cliente-servidor para jogos. Qualidade de software;
  • Elementos multimídia de jogos digitais para computadores Tipos: modelos 3D, imagens, animações, vídeos e áudios. Formatos de arquivos multimídia. Compatibilidade. Conversão de arquivos multimídia. Possíveis adequações. Integração. Sprites. Banco de mídias. Migração e/ou integração de tecnologias;
  • Linguagem de programação de jogos digitais orientada a objetos para computadores Visão geral da linguagem de programação. Plataforma de desenvolvimento. Padrões de desenvolvimento. Declaração e utilização de variáveis e constantes. Operadores. Comandos condicionais. Comandos de repetição;
  • Metodologia de desenvolvimento de software: aplicação dos fundamentos da metodologia de gerenciamento de projetos em desenvolvimento de softwares para computadores.
  • Plataforma Computadores. Configurações. Recursos da plataforma. Migração e/ou integração de tecnologias;
  • Política de recuperação de dados em programação de jogos digitais para computadores Conceito. Segurança da informação. Análise periódica. Procedimentos de backup e restore;
  • Programação orientada aos objetos Objetos. Métodos e propriedades. Herança, polimorfismo, encapsulamento e agregação. Tratamento de erros e exceções. Formulários. Uso de controles (eventos e propriedades). Módulos, funções e procedimentos. Conexão e manipulação do banco de dados. Vínculo do sistema com o formulário principal. Elaboração de listagens. Distribuição do jogo digital. Defeitos e falhas em programas de computador. Documentação do processo de desenvolvimento;
  • Protótipo de jogos digitais para computadores Ambiente de desenvolvimento. Elementos multimídias e estruturais. Atribuição de eventos e comportamento aos elementos multimídia. Alocação das mídias de acordo com o storyboard e interfaces. Implementação de cenários e personagens, de acordo com storyboard. Desenvolvimento do código da interface gráfica, de acordo com projeto. Implementação de comandos de interação dos dispositivos aos eventos;

  • Ambientes de desenvolvimento integrado (IDE) para programação de jogos digitais em computadores Tipos de ambientes. Ferramentas de desenvolvimento colaborativo. Ferramentas de desenvolvimento de programas de computador;
  • Controle de versão em programação de jogos digitais para computadores Conceito. Segurança da informação. Instalação e configuração;
  • Elementos estruturais de jogos digitais para computadores Mecânica do jogo: gameplay, jogabilidade e usabilidade. Comunicação com o banco de dados. Princípios de arquitetura cliente-servidor para jogos. Qualidade de software;
  • Elementos multimídia de jogos digitais para computadores Tipos: modelos 3D, imagens, animações, vídeos e áudios. Formatos de arquivos multimídia. Compatibilidade. Conversão de arquivos multimídia. Possíveis adequações. Integração. Sprites. Banco de mídias. Migração e/ou integração de tecnologias;
  • Linguagem de programação de jogos digitais orientada a objetos para computadores Visão geral da linguagem de programação. Plataforma de desenvolvimento. Padrões de desenvolvimento. Declaração e utilização de variáveis e constantes. Operadores. Comandos condicionais. Comandos de repetição;
  • Metodologia de desenvolvimento de software: aplicação dos fundamentos da metodologia de gerenciamento de projetos em desenvolvimento de softwares para computadores.
  • Plataforma Computadores. Configurações. Recursos da plataforma. Migração e/ou integração de tecnologias;
  • Política de recuperação de dados em programação de jogos digitais para computadores Conceito. Segurança da informação. Análise periódica. Procedimentos de backup e restore;
  • Programação orientada aos objetos Objetos. Métodos e propriedades. Herança, polimorfismo, encapsulamento e agregação. Tratamento de erros e exceções. Formulários. Uso de controles (eventos e propriedades). Módulos, funções e procedimentos. Conexão e manipulação do banco de dados. Vínculo do sistema com o formulário principal. Elaboração de listagens. Distribuição do jogo digital. Defeitos e falhas em programas de computador. Documentação do processo de desenvolvimento;
  • Protótipo de jogos digitais para computadores Ambiente de desenvolvimento. Elementos multimídias e estruturais. Atribuição de eventos e comportamento aos elementos multimídia. Alocação das mídias de acordo com o storyboard e interfaces. Implementação de cenários e personagens, de acordo com storyboard. Desenvolvimento do código da interface gráfica, de acordo com projeto. Implementação de comandos de interação dos dispositivos aos eventos;

  • Ambientes de desenvolvimento integrado (IDE) para programação de jogos digitais em computadores Tipos de ambientes. Ferramentas de desenvolvimento colaborativo. Ferramentas de desenvolvimento de programas de computador;
  • Controle de versão em programação de jogos digitais para computadores Conceito. Segurança da informação. Instalação e configuração;
  • Desenvolvimento do código da interface gráfica, de acordo com projeto. Implementação de comandos de interação dos dispositivos aos eventos;
  • Elementos estruturais de jogos digitais para computadores Mecânica do jogo: gameplay, jogabilidade e usabilidade. Comunicação com o banco de dados. Princípios de arquitetura cliente-servidor para jogos. Qualidade de software;
  • Elementos multimídia de jogos digitais para computadores Tipos: modelos 3D, imagens, animações, vídeos e áudios. Formatos de arquivos multimídia. Compatibilidade. Conversão de arquivos multimídia. Possíveis adequações. Integração. Sprites. Banco de mídias. Migração e/ou integração de tecnologias;
  • Linguagem de programação de jogos digitais orientada a objetos para computadores Visão geral da linguagem de programação. Plataforma de desenvolvimento. Padrões de desenvolvimento. Declaração e utilização de variáveis e constantes. Operadores. Comandos condicionais. Comandos de repetição;
  • Metodologia de desenvolvimento de software: aplicação dos fundamentos da metodologia de gerenciamento de projetos em desenvolvimento de softwares para computadores.
  • Plataforma Computadores. Configurações. Recursos da plataforma. Migração e/ou integração de tecnologias;
  • Política de recuperação de dados em programação de jogos digitais para computadores Conceito. Segurança da informação. Análise periódica. Procedimentos de backup e restore;
  • Programação orientada aos objetos Objetos. Métodos e propriedades. Herança, polimorfismo, encapsulamento e agregação. Tratamento de erros e exceções. Formulários. Uso de controles (eventos e propriedades). Módulos, funções e procedimentos. Conexão e manipulação do banco de dados. Vínculo do sistema com o formulário principal. Elaboração de listagens. Distribuição do jogo digital. Defeitos e falhas em programas de computador. Documentação do processo de desenvolvimento;
  • Protótipo de jogos digitais para computadores Ambiente de desenvolvimento. Elementos multimídias e estruturais. Atribuição de eventos e comportamento aos elementos multimídia. Alocação das mídias de acordo com o storyboard e interfaces. Implementação de cenários e personagens, de acordo com storyboard;

  • Metodologia de desenvolvimento de software para jogos digitais multiplayers: aplicação dos fundamentos da Metodologia de Gerenciamento de Projetos em Desenvolvimento de Softwares;
  • Normas: normas de ergonomia. Normas de qualidade de software.
  • Princípios da arquitetura cliente-servidor: instalação, configuração, funcionamento, entre outros. Sincronização entre os clientes e o servidor;
  • Princípios de desenvolvimento de jogos multiplayer: sockets, web service, threads, controle e sincronização de jogo, controle de latência, entre outros;
  • Princípios de redes de computadores: topologia, endereçamento, protocolos, redes de alto desempenho, entre outros;

  • Metodologia de desenvolvimento de software: aplicação dos fundamentos da Metodologia de Gerenciamento de Projetos em Desenvolvimento de Softwares.
  • Plano de testes de softwares Conceituação de testes de softwares aplicada a jogos digitais. Tipos e categorias de testes. Especificações de testes. Metodologias de testes. Técnicas de testes: caixa-preta, caixa-cinza e caixa-branca;
  • Qualidade de softwares Atributos qualitativos: viabilidade, estabilidade, portabilidade, manutenção, flexibilidade e usabilidade;
  • Registro de testes: especificação e relato de teste;

  • Manutenção de jogos digitais Correção e aprimoramento no jogo digital. Validação das alterações. Controle de versões. Documentação;
  • Metodologia de desenvolvimento de software: fundamentos da Metodologia de Gerenciamento de Projetos em Desenvolvimento de Softwares.
  • Registro de testes: especificação e relato de teste;

Acesso ao Curso
- Comprovante de escolaridade (Ensino Fundamental Completo)
- Idade mínima: 14 anos

Documento Necessário para Matrícula
- Certidão de nascimento
- CPF
- RG.

Sim, este curso possui certificado de conclusão.

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