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Técnico em Programação de Jogos Digitais
Cursos Técnicos
Games
1000 horas
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Sobre o curso
Habilitar o profissional para o desenvolvimento de jogos digitais que envolvam jogos educativos, de aventura, de ação, simulação 2D e 3D, e de marketing, entre outros gêneros do segmento de entretenimento digital.
O que vou aprender ?
Planejar o desenvolvimento do jogo digital para multiplataformas
84 horas
Banco de dados Conceitos de banco de dados. Tipos de bancos de dados: hierárquico, relacional e orientado a objetos;
Documento de Game Design (Game Design Document GDD) para multiplataformas Contexto do game. Storyboard. Character Design. Gameplay. Level design. Mecânicas de jogo. Objetos essenciais do game. Conflitos e soluções. Fluxo do game. Controles. Variações de jogo. Artefatos de game design. Características do mundo virtual: cenários, personagens e animações. Características da sonorização. Storytelling. Roteirização. Rafe. Relatório de briefing. Multiplataformas;
Legislações: Lei 9.609/98 (Programas de Computador) e Lei 9.610/98 (Direitos Autorais);
Melhores práticas de desenvolvimento de software Padrões de projetos (Design Patterns). Refatoração (Refactoring);
Metodologias de desenvolvimento de software Introdução a Metodologias de Desenvolvimento de Software. Metodologias tradicionais. Metodologias interativas: RUP. Metodologias ágeis: XP; SCRUM; FDD;
Plano de desenvolvimento do jogo digital para multiplataformas Levantamento dos requisitos técnicos de hardware e software. Seleção e viabilização para diferentes plataformas. Seleção de metodologia e melhores práticas.
Plataformas Conceitos. Tipos e características. Requisitos técnicos mínimos de software e hardware do jogo digital, de acordo com a plataforma: computadores, consoles, dispositivos móveis e internet;
Princípios de comunicação de dados Características dos tipos de conexões de internet: velocidade, formas de conexão, protocolos. Tipos de navegadores;
Princípios de jogos eletrônicos Gêneros. Finalidade. Mercados nacional e internacional;
Princípios de transferência de arquivos Upload e download. Servidores. Princípios de hospedagem. Princípios de registros de domínio;
Planejar as atividades de programação para o desenvolvimento do jogo digital
84 horas
Documento de Game Design (Game Design Document GDD): aplicação do GDD na plataforma selecionada;
Etapas de desenvolvimento Prototipação. Validação. Programação. Testes e Implantação. Estimativa de esforço por meio de pontos de função de programação. Cronograma de atividades.
Metodologia de desenvolvimento de software: fundamentos da Metodologia de Gerenciamento de Projetos em Desenvolvimento de Softwares;
Projeto de desenvolvimento do jogo digital Estrutura do software do jogo digital: análise e conferência dos elementos do mundo virtual (cenários, personagens e animações). Bibliotecas. Elementos de mídia. Definição da linguagem de programação. Definição do banco de dados e sua estrutura;
Configurar e incorporar os elementos multimídia à plataforma de desenvolvimento
84 horas
Ambientes de desenvolvimento integrado (IDE) Tipos de ambientes. Instalação e configuração;
Banco de dados Implantação do banco de dados. Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGDB);
Controle de versão Conceito. Segurança da informação. Instalação e configuração;
Elementos multimídia Conceitos e características. Tipos: modelos 3D, imagens, animações, vídeos e áudios. Formatos de arquivos multimídia. Compatibilidade. Conversão de arquivos multimídia. Adequações. Integração. Sprites. Banco de mídias. Migração e ou integração de tecnologias;
Estrutura de dados Conceito. Tipos: filas, pilhas, listas, árvores e grafos;
Metodologia de desenvolvimento de software: fundamentos da Metodologia de Gerenciamento de Projetos em Desenvolvimento de Softwares.
Modelagem conceitual do banco de dados Técnicas de levantamento de dados. Levantamento e especificação de requisitos. Dicionário de dados. Integridade referencial. Arquitetura de arquivos de dados. Teoria dos conjuntos. Tipos de dados. Normalização;
Modelagem física de banco de dados relacional Linguagem SQL: histórico, definições e aplicabilidade. Ferramentas de modelagem e manutenção do banco de dados. Criação e pesquisa em tabelas. Ordenação de resultados. Filtragem de linhas. Utilização de cálculos em SQL. Manipulação de datas. União, intersecção e junção de dados. Otimização de consultas (tuning). Funções de agrupamentos e subconsultas. Criação de entidade, visão, atributos, índices, chave candidata, chave primária e estrangeira, relacionamentos e integridade referencial. Importação e exportação de dados. SQL procedural: gatilhos e procedimentos armazenados;
Modelo de entidade e relacionamento Entidade. Visão. Atributos. Índices. Chave candidata, chave primária e estrangeira. Relacionamentos e integridade referencial;
Plataforma Tipos de dispositivos. Configurações;
Política de recuperação de dados Conceito. Segurança da informação. Análise periódica. Procedimentos de backup e restore;
Segurança do banco de dados Aspectos gerais de segurança: redundância, concorrência, integridade e consistência. Criptografia. Autenticação. Falhas. Auditoria. Ameaças. Controle de acesso. Backup e restore;
Projeto Integrador Técnico em Programação de Jogos Digitais
13 horas
Desenvolver os algoritmos e a estrutura de dados para jogos digitais
96 horas
Algoritmos Conceito de algoritmo. Representações visuais, português estruturado, linguagem algorítmica ou pseudocódigos. Comandos de entrada, processamento e saída de dados. Variáveis e constantes. Expressões e operadores. Teste de mesa. Estrutura condicional simples e composta. Estrutura de repetição. Vetores. Matrizes. Documentação;
Estrutura de dados Conceito. Tipos: filas, pilhas, listas, árvores e grafos;
Metodologia de desenvolvimento de software na elaboração dos algoritmos: aplicação dos fundamentos da Metodologia de Gerenciamento de Projetos em Desenvolvimento de Softwares.
Programar e integrar os elementos multimídia do jogo digital para computadores
108 horas
Ambientes de desenvolvimento integrado (IDE) para programação de jogos digitais em computadores Tipos de ambientes. Ferramentas de desenvolvimento colaborativo. Ferramentas de desenvolvimento de programas de computador;
Controle de versão em programação de jogos digitais para computadores Conceito. Segurança da informação. Instalação e configuração;
Elementos estruturais de jogos digitais para computadores Mecânica do jogo: gameplay, jogabilidade e usabilidade. Comunicação com o banco de dados. Princípios de arquitetura cliente-servidor para jogos. Qualidade de software;
Elementos multimídia de jogos digitais para computadores Tipos: modelos 3D, imagens, animações, vídeos e áudios. Formatos de arquivos multimídia. Compatibilidade. Conversão de arquivos multimídia. Possíveis adequações. Integração. Sprites. Banco de mídias. Migração e/ou integração de tecnologias;
Linguagem de programação de jogos digitais orientada a objetos para computadores Visão geral da linguagem de programação. Plataforma de desenvolvimento. Padrões de desenvolvimento. Declaração e utilização de variáveis e constantes. Operadores. Comandos condicionais. Comandos de repetição;
Metodologia de desenvolvimento de software: aplicação dos fundamentos da metodologia de gerenciamento de projetos em desenvolvimento de softwares para computadores.
Plataforma Computadores. Configurações. Recursos da plataforma. Migração e/ou integração de tecnologias;
Política de recuperação de dados em programação de jogos digitais para computadores Conceito. Segurança da informação. Análise periódica. Procedimentos de backup e restore;
Programação orientada aos objetos Objetos. Métodos e propriedades. Herança, polimorfismo, encapsulamento e agregação. Tratamento de erros e exceções. Formulários. Uso de controles (eventos e propriedades). Módulos, funções e procedimentos. Conexão e manipulação do banco de dados. Vínculo do sistema com o formulário principal. Elaboração de listagens. Distribuição do jogo digital. Defeitos e falhas em programas de computador. Documentação do processo de desenvolvimento;
Protótipo de jogos digitais para computadores Ambiente de desenvolvimento. Elementos multimídias e estruturais. Atribuição de eventos e comportamento aos elementos multimídia. Alocação das mídias de acordo com o storyboard e interfaces. Implementação de cenários e personagens, de acordo com storyboard. Desenvolvimento do código da interface gráfica, de acordo com projeto. Implementação de comandos de interação dos dispositivos aos eventos;
Projeto Integrador Técnico em Programação de Jogos Digitais
13 horas
Programar e integrar os elementos multimídia do jogo digital para consoles
108 horas
Ambientes de desenvolvimento integrado (IDE) para programação de jogos digitais em computadores Tipos de ambientes. Ferramentas de desenvolvimento colaborativo. Ferramentas de desenvolvimento de programas de computador;
Controle de versão em programação de jogos digitais para computadores Conceito. Segurança da informação. Instalação e configuração;
Elementos estruturais de jogos digitais para computadores Mecânica do jogo: gameplay, jogabilidade e usabilidade. Comunicação com o banco de dados. Princípios de arquitetura cliente-servidor para jogos. Qualidade de software;
Elementos multimídia de jogos digitais para computadores Tipos: modelos 3D, imagens, animações, vídeos e áudios. Formatos de arquivos multimídia. Compatibilidade. Conversão de arquivos multimídia. Possíveis adequações. Integração. Sprites. Banco de mídias. Migração e/ou integração de tecnologias;
Linguagem de programação de jogos digitais orientada a objetos para computadores Visão geral da linguagem de programação. Plataforma de desenvolvimento. Padrões de desenvolvimento. Declaração e utilização de variáveis e constantes. Operadores. Comandos condicionais. Comandos de repetição;
Metodologia de desenvolvimento de software: aplicação dos fundamentos da metodologia de gerenciamento de projetos em desenvolvimento de softwares para computadores.
Plataforma Computadores. Configurações. Recursos da plataforma. Migração e/ou integração de tecnologias;
Política de recuperação de dados em programação de jogos digitais para computadores Conceito. Segurança da informação. Análise periódica. Procedimentos de backup e restore;
Programação orientada aos objetos Objetos. Métodos e propriedades. Herança, polimorfismo, encapsulamento e agregação. Tratamento de erros e exceções. Formulários. Uso de controles (eventos e propriedades). Módulos, funções e procedimentos. Conexão e manipulação do banco de dados. Vínculo do sistema com o formulário principal. Elaboração de listagens. Distribuição do jogo digital. Defeitos e falhas em programas de computador. Documentação do processo de desenvolvimento;
Protótipo de jogos digitais para computadores Ambiente de desenvolvimento. Elementos multimídias e estruturais. Atribuição de eventos e comportamento aos elementos multimídia. Alocação das mídias de acordo com o storyboard e interfaces. Implementação de cenários e personagens, de acordo com storyboard. Desenvolvimento do código da interface gráfica, de acordo com projeto. Implementação de comandos de interação dos dispositivos aos eventos;
Programar e integrar os elementos multimídia do jogo digital para dispositivos móveis
108 horas
Ambientes de desenvolvimento integrado (IDE) para programação de jogos digitais em computadores Tipos de ambientes. Ferramentas de desenvolvimento colaborativo. Ferramentas de desenvolvimento de programas de computador;
Controle de versão em programação de jogos digitais para computadores Conceito. Segurança da informação. Instalação e configuração;
Desenvolvimento do código da interface gráfica, de acordo com projeto. Implementação de comandos de interação dos dispositivos aos eventos;
Elementos estruturais de jogos digitais para computadores Mecânica do jogo: gameplay, jogabilidade e usabilidade. Comunicação com o banco de dados. Princípios de arquitetura cliente-servidor para jogos. Qualidade de software;
Elementos multimídia de jogos digitais para computadores Tipos: modelos 3D, imagens, animações, vídeos e áudios. Formatos de arquivos multimídia. Compatibilidade. Conversão de arquivos multimídia. Possíveis adequações. Integração. Sprites. Banco de mídias. Migração e/ou integração de tecnologias;
Linguagem de programação de jogos digitais orientada a objetos para computadores Visão geral da linguagem de programação. Plataforma de desenvolvimento. Padrões de desenvolvimento. Declaração e utilização de variáveis e constantes. Operadores. Comandos condicionais. Comandos de repetição;
Metodologia de desenvolvimento de software: aplicação dos fundamentos da metodologia de gerenciamento de projetos em desenvolvimento de softwares para computadores.
Plataforma Computadores. Configurações. Recursos da plataforma. Migração e/ou integração de tecnologias;
Política de recuperação de dados em programação de jogos digitais para computadores Conceito. Segurança da informação. Análise periódica. Procedimentos de backup e restore;
Programação orientada aos objetos Objetos. Métodos e propriedades. Herança, polimorfismo, encapsulamento e agregação. Tratamento de erros e exceções. Formulários. Uso de controles (eventos e propriedades). Módulos, funções e procedimentos. Conexão e manipulação do banco de dados. Vínculo do sistema com o formulário principal. Elaboração de listagens. Distribuição do jogo digital. Defeitos e falhas em programas de computador. Documentação do processo de desenvolvimento;
Protótipo de jogos digitais para computadores Ambiente de desenvolvimento. Elementos multimídias e estruturais. Atribuição de eventos e comportamento aos elementos multimídia. Alocação das mídias de acordo com o storyboard e interfaces. Implementação de cenários e personagens, de acordo com storyboard;
Projeto Integrador Técnico em Programação de Jogos Digitais
13 horas
Programar jogos digitais multiplayer
108 horas
Metodologia de desenvolvimento de software para jogos digitais multiplayers: aplicação dos fundamentos da Metodologia de Gerenciamento de Projetos em Desenvolvimento de Softwares;
Normas: normas de ergonomia. Normas de qualidade de software.
Princípios da arquitetura cliente-servidor: instalação, configuração, funcionamento, entre outros. Sincronização entre os clientes e o servidor;
Princípios de desenvolvimento de jogos multiplayer: sockets, web service, threads, controle e sincronização de jogo, controle de latência, entre outros;
Princípios de redes de computadores: topologia, endereçamento, protocolos, redes de alto desempenho, entre outros;
Realizar testes em jogos digitais
84 horas
Metodologia de desenvolvimento de software: aplicação dos fundamentos da Metodologia de Gerenciamento de Projetos em Desenvolvimento de Softwares.
Plano de testes de softwares Conceituação de testes de softwares aplicada a jogos digitais. Tipos e categorias de testes. Especificações de testes. Metodologias de testes. Técnicas de testes: caixa-preta, caixa-cinza e caixa-branca;
Qualidade de softwares Atributos qualitativos: viabilidade, estabilidade, portabilidade, manutenção, flexibilidade e usabilidade;
Registro de testes: especificação e relato de teste;
Aprimorar e realizar manutenção de jogos digitais
84 horas
Manutenção de jogos digitais Correção e aprimoramento no jogo digital. Validação das alterações. Controle de versões. Documentação;
Metodologia de desenvolvimento de software: fundamentos da Metodologia de Gerenciamento de Projetos em Desenvolvimento de Softwares.
Registro de testes: especificação e relato de teste;
Projeto Integrador Técnico em Programação de Jogos Digitais
13 horas
Posso fazer este curso ?
Acesso ao Curso
- Comprovante de escolaridade (Ensino Fundamental Completo)
- Idade mínima: 14 anos
Documento Necessário para Matrícula
- Certidão de nascimento
- CPF
- RG.
Terei diploma ou certificado ?
Sim, este curso possui certificado de conclusão.
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