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Aprendizagem Profissional de Qualificação em Serviços de Vendas

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Sobre o Curso

Objetivo geral: Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados. Objetivos específicos:
• Promover o desenvolvimento do aluno por meio de ações que articulem e mobilizem conhecimentos, habilidades, valores e atitudes de forma potencialmente criativa e que estimule o aprimoramento contínuo;
• Estimular, por meio de situações de aprendizagem, o desenvolvimento de atitudes empreendedoras, sustentáveis, atitudes saudável, protagonismo juvenil, social e econômico e colaborativo nos alunos;
• Articular as competências do perfil profissional com projetos integradores e outras atividades laborais que estimulem a visão crítica e a tomada de decisão para resolução de problemas;
• Promover uma avaliação processual e formativa com base em indicadores das competências, que possibilitem a todos os envolvidos no processo educativo a verificação da aprendizagem;
• Incentivar a pesquisa como princípio pedagógico e para consolidação do domínio técnico-científico, utilizando recursos didáticos e bibliográficos.

  • Editor de textos: fontes, parágrafo, imagem, cabeçalho e rodapé, leiaute de página.
  • Elementos de comunicação: contexto, emissor, receptor, canal, mensagem, ruídos e feedback.
  • Etiqueta social e profissional na atuação do repositor.
  • Lei nº 8.078/90 - Código de Defesa do Consumidor: Título I – Capítulo III.
  • Planejamento de carreira: mundo do trabalho, formas de inserção no mercado de trabalho, marketing e apresentação pessoal, preparação de currículos, entrevista de emprego.
  • Planilha eletrônica: funções básicas, elaboração, organização e formatação de dados.
  • Procedimento de troca e devolução de mercadorias e produtos.
  • Técnicas e tipos de atendimento: personalizados, diferenciados (idosos; crianças; pessoas com deficiência; gestantes).

  • Exposição de mercadorias e produtos: formas de arrumação no Ponto de Venda (PDV), horizontal, vertical e em bloco.
  • Lei nº 8.078/90 - Código de Defesa do Consumidor: conceitos (consumidor, fornecedor, produtos e serviços), Título I - Capítulos IV e V, Título III - Capítulo III.
  • Marketing: definição, objetivos e composto de marketing.
  • Merchandising: definição, atmosfera de compra, técnicas de merchandising, ações promocionais, material de ponto de venda.
  • Métodos de controle do fluxo de estoque: primeiro que vence, primeiro que sai - PVPS e último a entrar e primeiro a sair - UEPS.
  • Normas regulamentadoras ABNT NBR (NRs 05, 06, 17, 23 e 26).
  • Normas Técnicas de Qualidade.
  • Normas vigentes de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos.
  • Organização do PDV: categorização das mercadorias, produtos e insumos, limpeza e higienização.
  • Os setores varejista e atacadista: conceito, características, estratégias, estrutura e funções.
  • Promoção de vendas: definição, características, materiais de pontos de vendas

  • Cargos/ocupações/organograma dos envolvidos nas operações de movimentação de carga.
  • Definição de logística e da cadeia de suprimentos.
  • Desunitilização do recebimento de cargas e unitização (paletização, entre outras formas) para armazenagem.
  • Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Equipamentos Proteção Coletiva (EPCs): definição, tipos de principais características (NR6).
  • Equipamentos facilitadores das operações logísticas para carga e descarga.
  • Fases do recebimento de equipamentos, materiais e produtos: entrada, conferência qualitativa, quantitativa e regularização.
  • Indicadores de desempenho de recebimento: programado versus realizado.
  • Metodologias de codificação e classificação de equipamentos, materiais e produtos.
  • Planejamento de carreira: mundo do trabalho, formas de inserção no mercado de trabalho, marketing e apresentação pessoal, preparação de currículos, entrevista de emprego.
  • Procedimentos de arquivo e protocolo: físico e digital.
  • Procedimentos de devolução: físico e documental.
  • Produção de relatório e interpretação de textos: coesão e coerência textual.
  • Sistema de informação no controle de entrada e saída de cargas: editor de textos e planilha eletrônica.
  • Sistemas e tipos de etiquetas: código de barras (European Article Numbering – EAN; Uniform Product Code – UPC; Quick Response Code – QRCODE), Radio Frequency Identification – RFID, entre outras.
  • Tipos de cargas e Classificação Internacional Maritime Dangerous Goods – IMDG.
  • Tipos de documentos: pedido de compra, nota fiscal, romaneio de carga, ficha de inspeção, ficha de cautela, requisição de materiais.
  • Tipos e funções de embalagens.

  • Cálculo de estoque: mínimo, máximo, ponto de pedido, análise de cálculo do estoque de segurança.
  • Controle de estoque: sistema de informação, inventário, acurácia, giro e cobertura.
  • Equipamentos para a movimentação de materiais.
  • Estoque: conceito, tipos e classificação de níveis.
  • Ferramentas para controle de estoques: curva ABC e XYZ.
  • Indicadores de desempenho e fatores que afetam o estoque.
  • Limpeza e higienização do ambiente de estoque: procedimentos organizacionais (5S, entre outros).
  • Métodos de controle de estoques: kaban, kardex, Just in time (JIT), etc.
  • Noções de transporte, movimentação, armazenagem de equipamentos, materiais e produtos.
  • O leiaute na armazenagem: itens de estoque, corredores, portas de acesso, prateleiras, estruturas, características de áreas de risco, tipos de leiaute.
  • Organização do estoque no local de armazenagem: localização, endereçamento de produtos, instalações, leiaute.
  • Procedimentos e normas de descarte de materiais e produtos.
  • Segurança do trabalho: normas regulamentadoras ABNT NBR e EPIs e EPCs (NR6 e NR17).
  • Sistema de reendereçamento de estoques.
  • Sistemas de informação no controle de entrada e saída do estoque.
  • Técnicas de armazenagem: definição e características.
  • Tipos de equipamentos utilizados no processo de armazenagem.
  • Tipos e funções de embalagens para estocagem.

  • Acessibilidade e diversidade: atendimento inclusivo e cidadão para idosos, crianças, pessoas com deficiência e gestante;
  • Canais de vendas: venda pessoal, mala direta, catálogo, telemarketing, resposta direta, e-commerce e multimídia;
  • Comunicação oral e escrita, leitura e compreensão de textos e inclusão digital (art. 10 - MTE 723/12);
  • Conceitos e importância da logística e do estoque na área comercial;
  • Direitos humanos, com enfoque no respeito à orientação sexual, raça, etnia, idade, credo religioso ou opinião política (art. 10 - MTE 723/12);
  • Diversidade cultural brasileira (art. 10 - MTE 723/12);
  • Editor de textos: fontes, parágrafo, imagem cabeçalho e rodapé, leiaute de página;
  • Estrutura organizacional e suas inter-relações: funções organizacionais e organograma;
  • Funções administrativas: planejamento, direção, organização e controle;
  • Incentivo à participação individual e coletiva, permanente e responsável, na preservação do equilíbrio do meio ambiente, com enfoque na defesa da qualidade ambiental como um valor inseparável do exercício da cidadania (art. 10 - MTE 723/12).
  • Indicadores de desempenho de vendas: conceitos e aplicações;
  • Internet e correio eletrônico: envio e recebimento de e-mail com e sem anexo;
  • Marketing: definição, objetivos, composto de marketing, estratégias;
  • Merchandising: definição, atmosfera de compra, técnicas de merchandising, ações promocionais, material de ponto de venda;
  • Organização, planejamento e controle do processo de trabalho e trabalho em equipe (art. 10 - MTE 723/12);
  • Pesquisa de mercado: tipos, coleta de dados, tabulação, gráficos, relatórios e análise;
  • Planejamento de Carreira: mundo do trabalho, formas de inserção no mercado de trabalho, marketing e apresentação pessoal, preparação de currículos, entrevista de emprego. Formas de atuação: como prestador de serviços, autônomo e empregado;
  • Planejamento estratégico: conceitos, tipos e metodologias;
  • Planilha eletrônica: funções básicas, elaboração, organização e formatação de dados;
  • Promoção de venda: desconto, bonificação, mercadorias gratuitas, convenções e feiras, brindes/amostras, cupons, pacotes promocionais, cartões fidelidade, promoções combinadas e cruzadas, displays e demonstrações;
  • Prospecção: definição, passos da prospecção: análise do negócio, análise do mercado e segmentação do mercado;
  • Raciocínio lógico-matemático, noções de interpretação e análise de dados estatísticos (art. 10 - MTE 723/12);
  • Segurança física do trabalhador: ergonomia, saúde física e mental, prevenção de riscos (NR17 e NR05).
  • Stakeholders: conceito e influências;
  • Tipos de venda: atacado e varejo;

  • Apresentação de mercadorias, produtos e serviços;
  • Classificação, componentes e ciclo de vida de mercadorias, produtos e serviços;
  • Comportamento do consumidor, pessoas física e jurídica: fatores internos (motivação, aprendizagem, percepção, atitudes, personalidade) e fatores externos (família, classe social, grupos de referência, cultura);
  • Comunicação oral e escrita, leitura e compreensão de textos e inclusão digital (art. 10 - MTE 723/12);
  • Comunicação: conceito e elementos;
  • Direitos humanos, com enfoque no respeito à orientação sexual, raça, etnia, idade, credo religioso ou opinião política (art. 10 - MTE 723/12);
  • Diversidade cultural brasileira (art. 10 - MTE 723/12);
  • Educação fiscal para o exercício da cidadania (art. 10 - MTE 723/12).
  • Marketing de relacionamento: estratégias, funções e importância;
  • Matemática: grandezas proporcionais, regra de três simples e composta, porcentagem, juros simples e composto, pesos e medidas.
  • Organização, planejamento e controle do processo de trabalho e trabalho em equipe (art. 10 - MTE 723/12);
  • Parâmetros da língua padrão: coerência e coesão textual;
  • Público-alvo: definição e elaboração de roteiro de vendas;
  • Raciocínio lógico-matemático, noções de interpretação e análise de dados estatísticos (art. 10 - MTE 723/12);
  • Técnicas de atendimento ao cliente;
  • Técnicas de negociação;
  • Técnicas de Vendas;
  • Tipos de documentos: pedidos, notas e cupons fiscais, relatórios de perda e de vendas, ficha de cadastro de clientes e Lei nº 8078/90 Código de Defesa do Consumidor;

  • Cobrança de dívidas;
  • Comunicação oral e escrita, leitura e compreensão de textos e inclusão digital (art. 10 - MTE 723/12);
  • CRM: apresentação e utilização do software;
  • Diversidade cultural brasileira (art. 10 - MTE 723/12);
  • Fidelização: conceito, sistemas, importância;
  • Inventário físico: conceito e procedimentos;
  • Marketing de relacionamento: estratégias, funções e importância;
  • Organização, planejamento e controle do processo de trabalho e trabalho em equipe (art. 10 - MTE 723/12).
  • Pesquisa de satisfação de clientes: tipos, coleta de dados, tabulação, gráficos, relatórios e análise;
  • Pós-venda: conceito e histórico;
  • Procedimentos de troca e devolução;
  • Raciocínio lógico-matemático, noções de interpretação e análise de dados estatísticos (art. 10 - MTE 723/12);

Acesso ao Curso
- Idade mínima: 14 anos
Documento Necessário para Matrícula
- CPF
- RG.

Sim, este curso possui certificado de conclusão.

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