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Sobre o curso

Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados. .

O que vou aprender?

Planejar e organizar ações de venda. 48 horas de duração
  • Acessibilidade e diversidade: atendimento inclusivo e cidadão para idosos, crianças, pessoas com deficiência e gestante;
  • Canais de vendas: venda pessoal, mala direta, catálogo, telemarketing, resposta direta, e-commerce e multimídia;
  • Conceitos e importância da logística e do estoque na área comercial;
  • Editor de textos: fontes, parágrafo, imagem cabeçalho e rodapé, leiaute de página;
  • Estrutura organizacional e suas inter-relações: funções organizacionais e organograma.
  • Funções administrativas: planejamento, direção, organização e controle.
  • Indicadores de desempenho de vendas: conceitos e aplicações;
  • Internet e correio eletrônico: envio e recebimento de e-mail com e sem anexo;
  • Marketing: definição, objetivos, composto de marketing, estratégias;
  • Merchandising: definição, atmosfera de compra, técnicas de merchandising, ações promocionais e material de ponto de venda;
  • Pesquisa de mercado: tipos, coleta de dados, tabulação, gráficos, relatórios e análise;Marketing: definição, objetivos, composto de marketing e estratégias;
  • Planejamento de Carreira: mundo do trabalho, formas de inserção no mercado de trabalho, marketing e apresentação pessoal, preparação de currículos, entrevista de emprego. Formas de atuação: como prestador de serviços, autônomo e empregado;
  • Planejamento estratégico: conceitos, tipos e metodologias;
  • Planilha eletrônica: funções básicas, elaboração, organização e formatação de dados;
  • Promoção de venda: desconto, bonificação, mercadorias gratuitas, convenções e feiras, brindes/ amostras, cupons, pacotes promocionais, cartões fidelidade, promoções combinadas e cruzadas, displays e demonstrações;
  • Prospecção: definição e passos da prospecção: análise do negócio, análise do mercado e segmentação do mercado;
  • Segurança física do trabalhador: ergonomia, saúde física e mental, prevenção de riscos (NR17 e NR05
  • Stakeholders: conceito e influências.
  • Tipos de venda: atacado e varejo;
Realizar a venda 60 horas de duração
  • Apresentação de mercadorias, produtos e serviços;
  • Classificação, componentes e ciclo de vida de mercadorias, produtos e serviços;
  • Comportamento do consumidor, pessoas físicas e jurídicas: fatores internos (motivação, aprendizagem, percepção, atitudes, personalidade) e fatores externos (família, classe social, grupos de referência, cultura);
  • Comunicação: conceito e elementos;
  • Marketing de relacionamento: estratégias, funções e importância;
  • Matemática: grandezas proporcionais, regra de três simples e composta, porcentagem, juros simples e composto, pesos e medidas.
  • Parâmetros da língua padrão: coerência e coesão textual;
  • Público-alvo: definição e elaboração de roteiro de vendas;
  • Técnicas de atendimento ao cliente;
  • Técnicas de negociação;
  • Técnicas de Vendas;
  • Tipos de documentos: pedidos, notas e cupons fiscais, relatórios de perda e de vendas, ficha de cadastro de clientes e Lei nº 8078/90 - Código de Defesa do Consumidor;
Realizar ações de pós-venda 36 horas de duração
  • Cobrança de dívidas.
  • CRM: apresentação e utilização do software;
  • Fidelização: conceito, sistemas, importância;
  • Inventário físico: conceito e procedimentos;
  • Marketing de relacionamento: estratégias, funções e importância;
  • Pesquisa de satisfação de clientes: tipos, coleta de dados, tabulação, gráficos, relatórios e análise;
  • Pós-venda: conceito e histórico;
  • Procedimentos de troca e devolução;
Projeto Integrador da Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Comerciais 1 16 horas de duração
Organizar e realizar a abertura e fechamento do caixa 60 horas de duração
  • Conferência de mercadorias e produtos em exposição na estação de trabalho;
  • Definição e aplicação: abertura do sistema;
  • Equipamentos, utensílios e materiais: tipos, características, funções, higienização, conservação e operacionalização;rganização das formas de pagamento.
  • Estrutura organizacional: organograma funcional e suas inter-relações;
  • fechamento - conferência do movimento diário a partir do relatório de caixa e organização das formas de pagamento.
  • formas de controle e registro do fundo de caixa;
  • Hardware: conceito e características;
  • Operações matemáticas básicas: adição, subtração, multiplicação, divisão, desconto e juros simples;
  • Relações de trabalho no contexto do comércio de bens, serviços e turismo;
  • rendição;
  • sangria;
  • Sistemas operacionais do Operador de Caixa;
Organizar e realizar os processos de registro da venda de produtos/serviços, no atendimento ao cliente 84 horas de duração
  • Calculadora financeira: tipos, características, funcionalidades e aplicação básica;
  • Código de Defesa do Consumidor: direitos e deveres do consumidor;
  • Consulta de preço de produtos;
  • Ergonomia no posto de trabalho, prevenção de Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e Distúrbio Osteomolecular Relacionado ao Trabalho (Dort) na função do Operador de Caixa: NR17 e ginástica laboral, estresse e ansiedade, ações que auxiliam a manutenção da saúde física e mental;
  • O Elementos da comunicação: contexto, emissor, receptor, canal, mensagem, ruídos e feedback;
  • Operações com formas de pagamento: dinheiro, cheque, cartão, tíquete;
  • Princípios do desenvolvimento sustentável: pilares, princípios ambientais, 3Rs, descarte consciente, 5Ss, logística reversa;
  • Procedimentos para devolução e cancelamento de cupom fiscal, estorno, troca e cancelamento de compra de mercadorias;
  • Produtos e serviços: conceito, tipos, características, manuseio, conferência, embalagens, preços, ofertas e promoções;
  • Relatórios do operador de caixa: tipos, características, formas de preenchimento e arquivamento
  • Segurança, ergonomia e qualidade de vida no trabalho: procedimentos de segurança de numerário
  • Técnicas de atendimento aos diversos tipos de cliente;
  • Tipos e características de registros de mercadorias: padrão de código de barras - EAN: formas de identificação, código interno, registro, pesáveis e consulta de preço;
Projeto Integrador da Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Comerciais 2 16 horas de duração
Utilizar informática básica nos processos de trabalho 48 horas de duração
  • A forma (histórico, processamento de dados, Hardware, dispositivos);
  • Acessórios;
  • Cabeçalho e rodapé;
  • Configurar páginas;
  • Conteúdo (Software);
  • Corretor ortográfico;
  • Criação de Planilha Eletrônica
  • Espaço de trabalho do Windows;
  • Excel:
  • Fontes; parágrafos, tabulações, bordas e sombreamento, marcadores, numerações, símbolos e figuras;
  • Fórmulas com operadores matemático-básicos (adição, subtração, multiplicação e divisão);
  • Impressão.
  • Inserção de dados;
  • Inserção e formatação de colunas e tabelas;
  • Janela de trabalho do Excel;
  • Mala direta e etiquetas;
  • Painel de Controle;
  • Princípios de compactação de arquivos;
  • Princípios de organização, manipulação e cópia de arquivos;
  • Recortar, copiar e colar;
  • Sistema Operacional:
  • Tipos de formatos de arquivos: pdf, doc, xls, zip, etc.;
  • Tipos de periféricos: monitor, teclado, mouse, impressora, etc.
  • Windows Explorer;
  • Word: Janela de trabalho do Word;
Aplicar técnicas de telemarketing para atender clientes e promover produtos e serviços. 96 horas de duração
  • Atendimento ao cliente para telemarketing: conceito e tipos de atendimento, tipos de clientes, técnicas de atendimento e abordagem ao cliente. Gestão de conflitos. Relacionamento interpessoal; formas de contato com clientes (via telefone, e-mail e outros), Noções de Marketing: conceito, veículos e ferramentas.
  • Características e técnicas de Abordagem: positivas e negativas.
  • Características e Técnicas de Comunicação: o processo da comunicação humana, os cuidados com o vocabulário, linguagem positiva X linguagem negativa.
  • Classificação, componentes e ciclo de vida de mercadorias, produtos e serviços.
  • Comportamento do consumidor, pessoas física e jurídica: fatores internos (motivação, aprendizagem, percepção, atitudes, personalidade) e fatores externos (família, classe social, grupos de referência, cultura).
  • Comportamento preventivo em relação à segurança pessoal
  • Comunicação assertiva: conceito e aplicabilidade.
  • Conceito de call center: uso de aplicativos de telemarketing, atendimento ao cliente (SAC), uso de tecnologias, estilo de atendimento.
  • Conceito de Marketing de Permissão.
  • Conceitos de Fonoaudiologia aplicados ao Telemarketing.
  • Formas de atuação do operador de telemarketing e legislação específica da área
  • Noções básicas de Informática (sistema operacional e planilhas).
  • O telemarketing ativo e receptivo em suas diversas aplicações: prospecção, agendamento, cobrança, vendas.
  • Parâmetros da língua padrão: coerência e coesão textual.
  • Processo de linguagem: verbal, não verbal, formal, coloquial e formas de aplicação (quando, onde, como e a quem se dirige e mensagem).
  • Processo e elementos de comunicação: contexto, emissor, receptor, canal, mensagem, ruídos e feed back;
  • Produtos e Serviços: características e benefícios.
  • Regulamentação do telemarketing: história, direitos constitucionais, resguardo da privacidade e intimidade do consumidor, uso do Código de Defesa do Consumidor e Código de Ética da Associação Brasileira de Telemarketing.
  • Segurança, ergonomia e qualidade de vida no trabalho: procedimentos de segurança de numerário; ergonomia no posto de trabalho, prevenção de Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e Distúrbio Osteomolecular Relacionado ao Trabalho (Dort) na função do Operador de Telemarketing: NR17 e ginástica laboral, estresse e ansiedade, ações que auxiliam a manutenção da saúde física e mental
  • Técnicas de atendimento: a abordagem, o script, e a argumentação
  • Técnicas de negociação e cobrança: conceito, formas e aplicação
  • Técnicas de Vendas: formas de abordagem, apresentação, identificação de interesse, uso de argumentação, superação de objeções e fechamento de vendas.
  • Telemarketing: conceito, tipos e aplicações.
  • Terceirização dos serviços: conceito e caracterização
  • Tipos de documentos: pedidos, notas e cupons fiscais, relatórios de perda e de vendas, ficha de cadastro de clientes e Lei nº 8078/90 - Código de Defesa do Consumidor.
Projeto Integrador da Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Comerciais 3 16 horas de duração
Prática Profissional da Aprendizagem em Serviços Comerciais 690 horas de duração

Posso fazer este curso?

  • Acesso ao Curso

- Idade mínima: 14 anos

  • Documento Necessário para Matrícula

- CPF
- RG.

Terei diploma ou certificado?

Sim, este curso possui Certificado de conclusão.