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Aprendizagem Profissional de Qualificação em Serviços Comerciais
Cursos Livres
1170 horas
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Sobre o curso
Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados. .
O que vou aprender ?
Planejar e organizar ações de venda.
48 horas
Acessibilidade e diversidade: atendimento inclusivo e cidadão para idosos, crianças, pessoas com deficiência e gestante;
Canais de vendas: venda pessoal, mala direta, catálogo, telemarketing, resposta direta, e-commerce e multimídia;
Conceitos e importância da logística e do estoque na área comercial;
Editor de textos: fontes, parágrafo, imagem cabeçalho e rodapé, leiaute de página;
Estrutura organizacional e suas inter-relações: funções organizacionais e organograma.
Funções administrativas: planejamento, direção, organização e controle.
Indicadores de desempenho de vendas: conceitos e aplicações;
Internet e correio eletrônico: envio e recebimento de e-mail com e sem anexo;
Marketing: definição, objetivos, composto de marketing, estratégias;
Merchandising: definição, atmosfera de compra, técnicas de merchandising, ações promocionais e material de ponto de venda;
Pesquisa de mercado: tipos, coleta de dados, tabulação, gráficos, relatórios e análise;Marketing: definição, objetivos, composto de marketing e estratégias;
Planejamento de Carreira: mundo do trabalho, formas de inserção no mercado de trabalho, marketing e apresentação pessoal, preparação de currículos, entrevista de emprego. Formas de atuação: como prestador de serviços, autônomo e empregado;
Planejamento estratégico: conceitos, tipos e metodologias;
Planilha eletrônica: funções básicas, elaboração, organização e formatação de dados;
Promoção de venda: desconto, bonificação, mercadorias gratuitas, convenções e feiras, brindes/ amostras, cupons, pacotes promocionais, cartões fidelidade, promoções combinadas e cruzadas, displays e demonstrações;
Prospecção: definição e passos da prospecção: análise do negócio, análise do mercado e segmentação do mercado;
Segurança física do trabalhador: ergonomia, saúde física e mental, prevenção de riscos (NR17 e NR05
Stakeholders: conceito e influências.
Tipos de venda: atacado e varejo;
Realizar a venda
60 horas
Apresentação de mercadorias, produtos e serviços;
Classificação, componentes e ciclo de vida de mercadorias, produtos e serviços;
Comportamento do consumidor, pessoas físicas e jurídicas: fatores internos (motivação, aprendizagem, percepção, atitudes, personalidade) e fatores externos (família, classe social, grupos de referência, cultura);
Comunicação: conceito e elementos;
Marketing de relacionamento: estratégias, funções e importância;
Matemática: grandezas proporcionais, regra de três simples e composta, porcentagem, juros simples e composto, pesos e medidas.
Parâmetros da língua padrão: coerência e coesão textual;
Público-alvo: definição e elaboração de roteiro de vendas;
Técnicas de atendimento ao cliente;
Técnicas de negociação;
Técnicas de Vendas;
Tipos de documentos: pedidos, notas e cupons fiscais, relatórios de perda e de vendas, ficha de cadastro de clientes e Lei nº 8078/90 - Código de Defesa do Consumidor;
Realizar ações de pós-venda
36 horas
Cobrança de dívidas.
CRM: apresentação e utilização do software;
Fidelização: conceito, sistemas, importância;
Inventário físico: conceito e procedimentos;
Marketing de relacionamento: estratégias, funções e importância;
Pesquisa de satisfação de clientes: tipos, coleta de dados, tabulação, gráficos, relatórios e análise;
Pós-venda: conceito e histórico;
Procedimentos de troca e devolução;
Projeto Integrador da Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Comerciais 1
16 horas
Organizar e realizar a abertura e fechamento do caixa
60 horas
Conferência de mercadorias e produtos em exposição na estação de trabalho;
Definição e aplicação: abertura do sistema;
Equipamentos, utensílios e materiais: tipos, características, funções, higienização, conservação e operacionalização;rganização das formas de pagamento.
Estrutura organizacional: organograma funcional e suas inter-relações;
fechamento - conferência do movimento diário a partir do relatório de caixa e organização das formas de pagamento.
formas de controle e registro do fundo de caixa;
Hardware: conceito e características;
Operações matemáticas básicas: adição, subtração, multiplicação, divisão, desconto e juros simples;
Relações de trabalho no contexto do comércio de bens, serviços e turismo;
rendição;
sangria;
Sistemas operacionais do Operador de Caixa;
Organizar e realizar os processos de registro da venda de produtos/serviços, no atendimento ao cliente
84 horas
Calculadora financeira: tipos, características, funcionalidades e aplicação básica;
Código de Defesa do Consumidor: direitos e deveres do consumidor;
Consulta de preço de produtos;
Ergonomia no posto de trabalho, prevenção de Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e Distúrbio Osteomolecular Relacionado ao Trabalho (Dort) na função do Operador de Caixa: NR17 e ginástica laboral, estresse e ansiedade, ações que auxiliam a manutenção da saúde física e mental;
O Elementos da comunicação: contexto, emissor, receptor, canal, mensagem, ruídos e feedback;
Operações com formas de pagamento: dinheiro, cheque, cartão, tíquete;
Princípios do desenvolvimento sustentável: pilares, princípios ambientais, 3Rs, descarte consciente, 5Ss, logística reversa;
Procedimentos para devolução e cancelamento de cupom fiscal, estorno, troca e cancelamento de compra de mercadorias;
Produtos e serviços: conceito, tipos, características, manuseio, conferência, embalagens, preços, ofertas e promoções;
Relatórios do operador de caixa: tipos, características, formas de preenchimento e arquivamento
Segurança, ergonomia e qualidade de vida no trabalho: procedimentos de segurança de numerário
Técnicas de atendimento aos diversos tipos de cliente;
Tipos e características de registros de mercadorias: padrão de código de barras - EAN: formas de identificação, código interno, registro, pesáveis e consulta de preço;
Projeto Integrador da Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Comerciais 2
16 horas
Utilizar informática básica nos processos de trabalho
48 horas
A forma (histórico, processamento de dados, Hardware, dispositivos);
Acessórios;
Cabeçalho e rodapé;
Configurar páginas;
Conteúdo (Software);
Corretor ortográfico;
Criação de Planilha Eletrônica
Espaço de trabalho do Windows;
Excel:
Fontes; parágrafos, tabulações, bordas e sombreamento, marcadores, numerações, símbolos e figuras;
Fórmulas com operadores matemático-básicos (adição, subtração, multiplicação e divisão);
Impressão.
Inserção de dados;
Inserção e formatação de colunas e tabelas;
Janela de trabalho do Excel;
Mala direta e etiquetas;
Painel de Controle;
Princípios de compactação de arquivos;
Princípios de organização, manipulação e cópia de arquivos;
Recortar, copiar e colar;
Sistema Operacional:
Tipos de formatos de arquivos: pdf, doc, xls, zip, etc.;
Tipos de periféricos: monitor, teclado, mouse, impressora, etc.
Windows Explorer;
Word: Janela de trabalho do Word;
Aplicar técnicas de telemarketing para atender clientes e promover produtos e serviços.
96 horas
Atendimento ao cliente para telemarketing: conceito e tipos de atendimento, tipos de clientes, técnicas de atendimento e abordagem ao cliente. Gestão de conflitos. Relacionamento interpessoal; formas de contato com clientes (via telefone, e-mail e outros), Noções de Marketing: conceito, veículos e ferramentas.
Características e técnicas de Abordagem: positivas e negativas.
Características e Técnicas de Comunicação: o processo da comunicação humana, os cuidados com o vocabulário, linguagem positiva X linguagem negativa.
Classificação, componentes e ciclo de vida de mercadorias, produtos e serviços.
Comportamento do consumidor, pessoas física e jurídica: fatores internos (motivação, aprendizagem, percepção, atitudes, personalidade) e fatores externos (família, classe social, grupos de referência, cultura).
Comportamento preventivo em relação à segurança pessoal
Comunicação assertiva: conceito e aplicabilidade.
Conceito de call center: uso de aplicativos de telemarketing, atendimento ao cliente (SAC), uso de tecnologias, estilo de atendimento.
Conceito de Marketing de Permissão.
Conceitos de Fonoaudiologia aplicados ao Telemarketing.
Formas de atuação do operador de telemarketing e legislação específica da área
Noções básicas de Informática (sistema operacional e planilhas).
O telemarketing ativo e receptivo em suas diversas aplicações: prospecção, agendamento, cobrança, vendas.
Parâmetros da língua padrão: coerência e coesão textual.
Processo de linguagem: verbal, não verbal, formal, coloquial e formas de aplicação (quando, onde, como e a quem se dirige e mensagem).
Processo e elementos de comunicação: contexto, emissor, receptor, canal, mensagem, ruídos e feed back;
Produtos e Serviços: características e benefícios.
Regulamentação do telemarketing: história, direitos constitucionais, resguardo da privacidade e intimidade do consumidor, uso do Código de Defesa do Consumidor e Código de Ética da Associação Brasileira de Telemarketing.
Segurança, ergonomia e qualidade de vida no trabalho: procedimentos de segurança de numerário; ergonomia no posto de trabalho, prevenção de Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e Distúrbio Osteomolecular Relacionado ao Trabalho (Dort) na função do Operador de Telemarketing: NR17 e ginástica laboral, estresse e ansiedade, ações que auxiliam a manutenção da saúde física e mental
Técnicas de atendimento: a abordagem, o script, e a argumentação
Técnicas de negociação e cobrança: conceito, formas e aplicação
Técnicas de Vendas: formas de abordagem, apresentação, identificação de interesse, uso de argumentação, superação de objeções e fechamento de vendas.
Telemarketing: conceito, tipos e aplicações.
Terceirização dos serviços: conceito e caracterização
Tipos de documentos: pedidos, notas e cupons fiscais, relatórios de perda e de vendas, ficha de cadastro de clientes e Lei nº 8078/90 - Código de Defesa do Consumidor.
Projeto Integrador da Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Comerciais 3
16 horas
Prática Profissional da Aprendizagem em Serviços Comerciais
692 horas
Posso fazer este curso ?
Acesso ao Curso
- Idade máxima de 24 anos incompleto.
- Idade mínima: 14 anos
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- CPF
- RG.
Terei diploma ou certificado ?
Sim, este curso possui certificado de conclusão.
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